Guitarristas que tocam Blues - Nova "Safra"

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


japaubatuba

Cara, sinceramente, eu não entendi a brincadeira.

Aliás, eu não entendo porque dizem que o Chimbinha é ruim, porque o cara tem um swing danado, tá longe de ser fácil dominar essas levadinhas ritmicas dele. Mesmo esses solinhos com acordes a la semba e cu-duro (dois ritmos africanos) não são facinhos de fazer não, e ao contrário de muito solo de fritador, aí não é só ficar 10h se masturbando com a escala da guitarra, tem que saber mesmo pra fazer.

Enfim... acho que foi a brincadeira mais fail do tópico, até porque tocar blues, ao menos em termos de raizes, tá bem mais próximo do calipso (o ritmo caribenho), do que do metal melódico.

Drive30
Veterano
# ago/10
· votar


eu gosto do chimbinha...
.
.
.
.
.
.
.
.
.
longe de mim. kkk

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Drive30

Velho, desculpe, mas o papo é blues...

Abs

nichendrix

Velho, se começar a discussão sobre Chimbinha, o tópico vai virar uma doideira! ;-)

___________________

Aliás, acho que a galera deveria parar de pensar tanto no Chimba... ;-)

Drive30
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia

Sei que o papo é blues, fala isso para quem postou o video do chimbinha. nao fui eu nao. abcs

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Drive30

hehehe. Tô, sabendo do vídeo. O japaubatuba postou lá e espero que seja editado, vamos ver...

É que tem certos assunto que dão pano pra manga e não acabam nunca mais! ;-)

Vlw! Abs

MMI
Veterano
# ago/10 · Editado por: MMI
· votar


MauricioBahia

Oba! Vamos discutir o Chimbinha!!! Huahuahuaahua

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


MMI

Oba! Vamos discutir o Chimbinha!!! Huahuahuaahua

nichendrix
Veterano
# ago/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia
MMI

Cara eu não vejo problema em discutir de forma produtiva o Chimbinha em um tópico de Blues, porque as raízes das duas musicas é a mesma, pois os dois gêneros foram originados em misturas musicais que tem sua origem mais remota nos povos Bantos da África.

Ambos os estilos vem da mistura de musica ocidental e/ou indígena com o as musicas tradicionais africanas feitas pelos povos bantos da costa leste da África, se você for analisar harmônica e melodicamente as semelhanças não muito maiores do que o que pode parecer em um primeiro momento.

Tanto é que o jump-blues, que usa progressão de 8 compassos e andamentos bem rápidos usando quase sempre os modos lídio e mixolídio, basicamente a mesma estrutura do calipso, o que comprova que os dois tem uma relação bem intima, com o calipso, nas origens dos dois estilos no século XIX, e os estilos derivados como o Ska, o Reggae, o Rockabilly etc, tem muito em comum também. Aliás se vc parar pra notar a técnica de tocar solos baseados em acordes muito comum nos dois estilos é bem próxima, se vc pegar esses solos do Chimbinha e mudar um pouco o ritmo você consegue fácil um solo de Rockabilly.

Enfim, são duas coisas muito próximas e em um olhar mais técnico bem parecidas. Se você pegar todos esses estilos "modernos" de origem Banto, do Semba e do Cu-duro, passando pelo Samba, Baião, o Xote, todos os ritmos caribenhos (calipso incluso), até chegar ao Blues, Soul, Rockabilly, Rock and Roll... todos são muito semelhantes tanto harmonicamente quanto melodicamente, já que tem as mesmas origens na musica dos povos Banto.

A ignorância da maioria não implica na ignorância de todos. Como disse uma vez um professor de guitarra lá de NYC, para a maioria dos ouvintes pode parecer estranho, mas nós somos guitarristas, não somos a maioria dos ouvintes.

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: Enfim, são duas coisas muito próximas e em um olhar mais técnico bem parecidas.

Velho, isso é questão de interpretação mesmo, mas o tema do tópico é "Guitarristas que tocam Blues ". Não quero ser chato, mas já sendo, ele não toca Blues e muito menos é da "Nova Safra", como o tópico sugere.

O que me deixa cabreiro, nem é comentar dele, mas é que aqui no FCC ele é alvo de piadas e chacota por muitos, então, fico pensando se o tópico não viraria "mais um" pra falar mal deste artista. Então, gostaria que isso não ocorresse pro tópico não ficar chato.

Abs ;-)

ps. o japaubatuba postou um vídeo que nem tem o Chimba tocando blues. Nem sei pq ele fez isso, mas... Alías, sei, foi uma piada, mas é que nem postar do Slash alguma coisa fora do contexto. Vira Tópico Farofa! hehe

Essa Coca é Fanta
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O Jack White é mais para "alternativo" que para blues, embora "chupe" muita coisa do Jimmy Page.

Jack 'chupa' o que do Jimmy Page por exemplo ? (Não é pra levar na maldade).

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia

Como eu disse, uma bela de uma piada fail... hehehehehe

Mas no caso eu ando procurando desculpa pra discutir essas semelhanças, faço pós-graduação com um pessoal de Angola, e por acaso um deles é sociólogo e gestor de uma regional do ministério da educação de lá.

Por acaso o cara também é musico amador, e a gente termina discutindo muito sobre musica e das semelhanças entre as coisas. Tenho aproveitado também para conhecer mais da musica africana e são sempre conversas bem interessantes.

Mas como se eu for criar um tópico sério sobre o assunto vai dar merda... sempre aproveito a oportunidade quando ela aparece... hehehehhehehe

Essa Coca é Fanta

Cara, já começa no Big Muff Pi, os amps Fender Silverface, Silvertone e Supro... e olha que ainda nem cheguei no ponto onde eles começam a tocar hehehehehehe

Drive30
Veterano
# ago/10
· votar


eu acho som do jack white legal... algumas musicas sao alternativas mas tem umas que ele mistura isso com uns bluesoes roots e uma slidera nervosa. Acho bem criativo... saca versao do classico 'death letter' do son house, acho legal tambem ele fazer base/solo alternando as pegadas.

Varios guitarristas ai citados, jonny lang, bonamassa, sei la acho tudo meio que parecido ...

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Por falar em chupar, Page, Hendrix, Clapton, SRV... Todos chuparam Albert King! SRV então, nem se fale...

nichendrix: Mas como se eu for criar um tópico sério sobre o assunto vai dar merda...

500 páginas...

Abs

Drive30
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
é verdade

mas o albert king chupou robert johnson... entao continua a legiao de chupadores

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia

Rapaz, só se for 500 paginas de papel higienico.

Drive30

Até tem algum sentido nisso, mas pra mim, ele e o B.B King chuparam mesmo foi o T-Bone Walker, que chupou o Charlie Christian a doidado, que não chupou ninguém porque criou o solo de guitarra propriamente dito heheheheheh

ogner
Veterano
# ago/10
· votar


Esse papo de chupar me lembrou muito ela, hein:

ê la em casa!!!!

Drive30
Veterano
# ago/10
· votar


Charlie christian nao era um guitarrista de jazz??

ah deve ter chupado o roberto johnson tambem, afinal o cara eh referencia e mais antigo tambem creio eu. Ele so nao tocava guitarra porque na época ainda estavam fazendo as primeiras hollow body, heheh.

Robert Johnson chupou o diabo apenas! kk

deve ter chupado no maximo o son house, peetie wheatstraw ou robert petway que eram antecessores mas acho que quase mesma época, ou entao algum escravo que pegou uma boca de garrafa quebrada e comecou a tocar com ela no violao nas plantacoes de algodao no mississipi... kkkk

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix
MauricioBahia

Nic, meu chapa, não acho esse desastre todo não. Mas postei aquilo de sacanagem com o Bahia, porque eu sei que ele não queria descambar o tópico para esse lado.
Talvez você esteja em abstinência das flores da praça... hehehehehehe
Grande abraço!

Essa Coca é Fanta
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

Pow fala ae, to curioso..

=)

MMI
Veterano
# ago/10 · Editado por: MMI
· votar


nichendrix
Essa Coca é Fanta

Nic... Abre esse tópico logo e pára de frescura. Se descambar, descambou e vc abandona.

Eu mesmo abri um tópico de brincar de teste cego. To me surpreendendo ali e aprendi umas coisas...

Essa Coca é Fanta
Veterano
# ago/10
· votar


MMI

O que você quis dizer com esse texto ? Eu juro que não entendi absolutamente nada.

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


Essa Coca é Fanta

para o nichendrix falar logo!!! Ele vai entender...

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI

Que tópico? "Chimbinha e Slash: uma visão afro-reggae-rock"? o/

hehe vai bombar!

;-)

Essa Coca é Fanta
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia

Sinceramente ? Eu ficaria com o Chimbinha.. (Não estou zuando não, é sério).

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


MMI

Calma que eu não peguei ar não hehehehehe... eu só acho que o fórum as vezes é muito fechado e preconceituoso, especialmente a meninada metal from hell... acho que é pq daqui há menos de um mês o motor entra nos 3.0 e a cabeça começa a abrir mais pra novas possibilidades.

Drive30

Cara, na verdade não tem muita influência do Robert Johnson no estilo do Albert King, do B.B. King e até mesmo do Freddie King. Acredito que os 3 tinham alguma influência indireta do Johnson e do pessoal da geração dele como o Son House, Elmore James e afins.

Isso porque é uma geração que nasceu muito próximo da morte do Robert Johnson e viveram uma época onde a onda da época era o Swing, e no caso específico dos negros existia uma mistura muito grande de Swing, Blues, Boogie-Woogie, Jump Blues, Rythm and Blues, os primórdios do Doo Woop e do Soul.

Essa geração ouvia muito o T-Bone Walker e o cara que mais influênciou ele, o Charlie Christian, que era sim um guitarrista de jazz, pra falar a verdade junto com ooLoonie Johnson, Django Reinhard e o T-Bone Walker, formam os 4 principais guitarristas da primeira geração da guitarra elétrica. OLoonie Johnson, também foi outra grande influência do Albert King.

Outros nomes bem influentes, especialmente no blues da época eram o Jimmy Reed, John Lee Hooker, Bukka White, Blind Lemon Jefferson, Muddy Waters, que em geral eram as grandes influências dentro do blues da época.

Quem já ouviu o Charlie Christian e o T-Bone sabe que o som deles não é o som que mais tarde ficou associado à guitarra no Jazz, é um som que tem uma forte base no Blues (embora seja jazz), em alguns momentos o Charlie Christian e o T-Bone Walker praticamente tocavam rock and roll 20 anos antes do estilo virar moda, em um ponto não há como negar que o Christian era bem mais sofisticado que o T-Bone, tanto que é considerado como um dos "pais" do Bebop, junto com o Charlie Parker, Dizzie Gillespie, Thelonius Monk e Max Roach.

Dá pra notar isso inclusive nas tonalidades das musicas do B.B. King e do Albert King, que em geral tocam em tons mais jazzisticos e mais ligados aos metais, como Eb, Bb, D, F (que inclusive era uma das afinações preferidas dele). E não o E, A, G mais tradicional.

Vale lembrar também que o Albert King é um nome muito importante da primeira geração do Soul Elétrico, já que junto com o Ottis Redding e o Steve Cropper tocavam guitarra com o Booker T. and the MGs, o mais lendário grupo de soul dessa época.

Enfim, embora o Robert Johnson, Son House, Skip James e outros grandes nomes dos anos 20 sejam bem conhecidos hoje em dia, eles praticamente sumiram no final da década de 20 (muitos dizem que fugindo de pagar a divida com o capiroto) e só reapareceram por volta dos anos 60, sendo portanto 2 gerações anteriores à geração do Blues dos anos 50, que em geral tinham influências mais diversas especialmente no Rhythm and Blues e no Jazz.

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix

Olha, eu já acho que no caso do BB King não tem muita influência do R Johnson não. Posso estar errado, mas foi o que eu entendi na biografia dele. A influència dele foi mais para o pastor da igreja que ele ia e Bukka White, que tinha um grau de parentesco com a mãe dele e uns discos da tia dele. Ele diz que o tal do slide ele nunca conseguiu tocar, então desenvolveu tocar com bends para simular os slides. Mas pelo menos ali ele não fala quase nada de R Johnson.
Esse pessoal da primeira geração não tinha divulgação, os negros eram uma minoria extremamente pobre que não podiam comprar discos, não consumiam música para ter influências como hoje se tem. A maioria foi para igreja, para as ruas, aprenderam na raça. Complicado falar em influências para essa turma.

nichendrix
Veterano
# ago/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

É por aí, como eu falei a influência do Robert Johnson nessa geração do B.B. King, do Albert King, Gatemouth Brown, Freddie King e afins é muito pequena, em geral os caras aprendiam com os parentes, o próprio Albert King aprendeu a tocar com o pai, e teve o T-Bone Walker, Loonie Johnson, Blind Lemon Jefferson, Charlie Christiam como principais referências, mas em geral essas referências vieram bem mais tarde na vida deles.

O mesmo vale pro B.B. King que sempre cita o Bukka White que era primo dele como a pessoa que ensinou ele a tocar, e depois se influênciou muito pelo o Loonie Johnson e o T-Bone Walker quando ainda estava no Mississipi (que eram dos poucos musicos negros que faziam algum sucesso entre os brancos também, portanto tocavam na radio), embora ele sempre diga que fora o Bukka White, as grandes influências dele são o Charlie Christian e o Louis Jordan (e consequentemente o Carl Hoggan, que era o guitar da banda do Jordan), embora eu acredito que ele só tenha conhecido o som desses caras perto da época de mudar pra Memphis, mas ainda antes de seguir a carreira de musico, nos tempos que era radialista.

Drive30
Veterano
# ago/10
· votar


nichendrix
Muito boa e enriquecedora a discursao, porem so uma observacao.

Eu acho que sao basicamente 2 vertentes que voce colocou a tona aqui.

1) A geracao jazz-blues, que ai sim entraria charlie christian, t-bone , etc.. como influenciadores dos kings da vida e etc... que acho tambem de extrema importancia para a musica, pois na minha opniao influenciou massiçamente o prog rock de final 60/70 (genesis, rush, kansas , floyd, ...)

2) A geracao delta-blues (que eu curto mais) que na minha modesta opniao é a vertente que mais influenciou o rock classico, o que seria do I-IV-V sem robert johnson, son house e afins? Essa geracao influenciou muddy waters, buddy guy, robert lockwood (chicago blues 1950) que por sua vez influenciou o rock britanico da decada de 60, cream, rolling stones, led zeppelin, sabbath, hendrix e por ai vai...

Acho que essas 2 grandes escolas de influencia foram os divisores de agua da musica no seculo 20. Obviamente temos tambem o classico que influencia a todos estilos sempre... mas ai ja é outra historia e nao quero voltar o seculo 11, musica medieval, egipcia, etc...

nichendrix
Veterano
# ago/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Drive30

Cara vou responder lá no tópico de história do Blues, porque é bem mais adequado, e não polui mais o tópico aqui.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/228362/

EDIT: Pronto respondido lá no tópico de História do Blues.

MMI
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia

Que tópico? "Chimbinha e Slash: uma visão afro-reggae-rock"? o/

hehe vai bombar!


Chega de sacanagem. Fomos embora daqui!
Abraço!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas que tocam Blues - Nova "Safra"