Exercícios para tempo/compasso

    Autor Mensagem
    Konrad
    Veterano
    # jan/09


    Boa tarde a todos,

    Venho aqui solicitar ajuda para resolver um problema: embora já estude teoria e pratique há muito tempo, ainda tenho dificuldades em improviso em compassos mais longos, como 12/8 por exemplo. Alguém sabe de algum tipo de exercíco específico para correção da duração das notas em improviso? Por exemplo praticar whole notes, half notes, quarter notes.... e assim vai?

    Agradeço de antemão

    Xwing
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Rapaz, eu posso tentar...

    Tenta imaginar os compassos compostos como simples, cheios de tercinas...

    Assim...

    6/8
    1-2-3 - 1-2-3
    1 2

    9/8
    1-2-3 - 1-2-3 - 1-2-3
    1 2 3

    12/8
    1-2-3 - 1-2-3 - 1-2-3 - 1-2-3
    1 2 3 4

    Ou

    6/8
    1-2-3 - 4-5-6
    1 2

    9/8
    1-2-3 - 4-5-6 - 7-8-9
    1 2 3

    12/8
    1-2-3 - 4-5-6 - 7-8-9 - 10-11-12
    1 2 3 4

    Tente lembrar que o 6/8 lembra uma valsa...

    Espero ter ajudado.

    Konrad
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Xwing

    Obrigado mesmo rapaz. Estou precisando também de uns exercícios físicos. Você acha que um metrónomo é uma boa? Como eu poderia gravar uma base, um baixo, bateria etc? Qual software poderia me ajudar?

    Valeu

    Xwing
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rapaz exercício físico com metrônomo eu nunca fiz não, tipo flexões, polichinelo essas coisas, mas quem sabe não dá certo! haiuahiuah

    Bricandeira. O metrônomo é essêncial cara, ajuda o cara a se manter na linha, no tempo. Mas de vez em quando é bom você dar um tempo, pra ficar mais "solto" tocando.

    Quanto a softwares EU uso o Band In A Box pra uns playbacks bestinhas tipo uma progressão em uma base pré-programada, acredite! Esse programa tem mais estilos de música que você possa imaginar, mas também eu uso o Guitar Pró, só que aí o cara tem que saber como colocar as notas da bateria, saber leitura ritmica, essas coisas que envolvem o assunto que você tava com dúvida.

    Qualquer coisa...

    Blackus
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Xwing
    Nem sempre né, pega um Frank Zappa, talvez os tempos fortes mudem, de repente um 9/8 pode ficar 1 2 3 4 - 1 2 3 - 1 2...

    Xwing
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ahh véi... mas aqui não é o caso, o cara tá querendo o básico, aí você já tá entrando em outra conversa... o cara que quer começar a entender música tem que ir nos mais fáceis, Zappa é muito massa de ouvir, agora estudar é muito difícil, tem coisas muito bizarras e se o cara ainda tá aprendendo o básico, não é muito bom ficar dando exemplos de coisas muito "bizarras", as vezes intimida, mas as vezes encoraja, vai saber... o que é importante é não ser restritivo nas afirmações, foi isso o que eu tentei fazer.

    Valew.

    Konrad
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Blackus
    Xwing

    Olha só, pessoal, acho que não me fiz claro. Já estudo há bastante tempo.... quero aprimorar a técnica em tempos compostos, e a propósito, Zappa é incrivelmente complexo, musicalmente falando, completamente "descompassado"... heheheh se é que vocês me entendem.

    Acho que deveriam abrir um tópico pra dúvidas de teoria, o que vcs acham?

    Abraço e obrigado pelas dicas de softwares.

    Bruno

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Exercícios para tempo/compasso