Compasso..Tempo e Improviso

    Autor Mensagem
    be yourself
    Veterano
    # fev/06


    Antes de mais nada:
    Eu usei a busca!!!

    Bom galera é o seguinte...Eu imagino lá o John Petrucci e outros guitarristas do nivel dele..Será que ele conta o compasso na música ou ele já decorou??? É obrigado sempre a contar o compasso?

    Quando mudamos o Tempo o compasso fica mais rápido ou mais devagar...Então em uma partitura como eu vou saber que 187 é em tal velocidade?:S Pra que serve exatamente o Tempo???

    Minha proxima aula vai falar sobre improvisação,Alguém pode me adiantar algo para eu já ir estudando e tal...

    É isso! Abraços!

    pedrobrito
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Será que ele conta o compasso na música ou ele já decorou???

    Com certeza ja decorou

    É obrigado sempre a contar o compasso?

    Não ué. Mas se for uma música com uma divisão complicada e vc ainda nao tiver domínio sobre ela, rola de contar mesmo.

    Então em uma partitura como eu vou saber que 187 é em tal velocidade?

    Precisa de usar um metrônomo para isso.

    Pra que serve exatamente o Tempo???

    Essa pergunta ta estranho, especifica mais aí

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    O tempo da música...Tipo no Guitar Pro..Lá em cima tem "Tempo:" Dae por exemplo "120" "90" O Tempo serveria para acelerar a música?

    Eu queria ver outras pessoas também respondendo as minhas perguntas :)

    Brigadão ae Pedro!!!

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Ahh outra coisa!
    Tem ritmos que quando eu vou tocar e contar eu me enrrolo..Tem algo que eu faça para melhorar isso?:S

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Upaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Tempo tem haver com bpm, batidas por minuto. Mais batidas, mais rápido o andamento.

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Ahh outra coisa!
    Tem ritmos que quando eu vou tocar e contar eu me enrrolo..Tem algo que eu faça para melhorar isso?:S


    Para de ouvir só rock e heavy, começa a ouvir jazz, samba e choro e tentar tocar junto que melhora. Tenta também ouvir mais as bases da música.

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Luckas_Guitar

    Mas eu não ouço Metal XD...Por acaso o ritmo que eu tava me enrrolando era de música clássica espanhola...

    Alex_Guitar
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Alex_Guitar
    · votar


    be yourself
    Camarada, eu não seria a pessoa mais indicada para te esclarecer sobre este assunto mas, acho que posso tentar te ajudar um pouquinho...
    :o)

    Bom galera é o seguinte...Eu imagino lá o John Petrucci e outros guitarristas do nivel dele..Será que ele conta o compasso na música ou ele já decorou??? É obrigado sempre a contar o compasso?
    Muito provavelmente ele já decorou a música de tanto tocar ensaiando-a com o resto da banda. No caso do Petrucci, já li algumas entrevistas dizendo que, quando eles acabam de compor alguma coisa que se utilize de algum momento de poliritmia (compassos fora do tempo que estamos acostumados a escutar por ex: 4/4, 2/4 ou 3/4), ele fica contando o tempo até se acostumar e decorar.


    Quando mudamos o Tempo o compasso fica mais rápido ou mais devagar...Então em uma partitura como eu vou saber que 187 é em tal velocidade?:S Pra que serve exatamente o Tempo???
    A velocidade no metrônomo é sempre a mesma. Se vc. colocar ele para fazer os cliques a 90 bpm´s e depois em 200 verá que diminui sensivelmente o intervalo entre um clique e outro mas, a velocidade do metrônomo é sempre a mesma dentro dos cliques (bpm´s) estabelecidos por vc. O que vai mudar é a quantidade de notas que vc. vai usar naquele intervalo entre um (ou mais) clique ou outro. A melhor maneira de descobrir como isso funciona é pegando um metrônomo e fazendo a experiência de tentar colcar a mesma quantidade de notas em batidas (bpm´s) diferentes.


    Minha proxima aula vai falar sobre improvisação,Alguém pode me adiantar algo para eu já ir estudando e tal...
    Camarada, depende do que vc. já sabe. Mas, poderia dizer para ir estudando escalas incessantemente para ficarem bem "debaixo dos dedos". Na parte de harmonia muito provavelmente seu professor vai abordar a aplicação prática delas em um determinado momento da música e isso é meio complicado para falar em um post. Sendo assim, vamos deixar ao encargo dele. Afinal de contas, ele está ganhando p´ra isso né ? ... :o)

    Espero que tenha ajudado !
    :o)

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Alex_Guitar

    Putz cara!! Brigadão!!! Ajudou sim! Valeu!
    Abraços!!!

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mas eu não ouço Metal XD...Por acaso o ritmo que eu tava me enrrolando era de música clássica espanhola...

    Putz, mas essa é mais cabulosa msm. O legal desse estilo é que ele é bem peculiar! Tb curto muito.

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    hehehe eu me amarro em tocar heheh..
    Mais uma duvida sobre compasso..Tipo é melhor tocar no pé? na boca ou na cabeça (Apenas pensando no tempo do compasso)? Ou com o os headbangs?:P Eu consigo contar com a cabeça..Mas o ruim é que as vezes o compasso desaparece da cabeça AUEHaeuhAUEH
    Vê se alguem tem uma forma maneira de contar ae! Abração!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Eu não conheço uma regra específica pra contar, mas utilizo de um recurso, que é subdividir o compasso em colcheias. Eu fiz uma música no guitar pro em 4/4, mas em determinado momento eu precisei mudar o compasso pra 5/8, pra dar o tempo de 2,5 tempos, ou seja, eu precisava de um compasso 2/4 somado com uma colcheia (1 mínima + 1 colcheia = 5 colcheias = compasso 5/8). Não sei se estou certo fazendo isso. É bom estudar as figuras que preenchem o compasso.

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Dando um Up no meu tópico sobre contar compasso e tal...
    Vi a tab da Master Of Puppets do Merdallica..Porra..Eu de jeito nenhum consegui contar aqui e tocar ao mesmo tempo?O_O É normal isso?:S

    Extrapolation
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    LeandroPanucci
    claro q tá certo cara
    escuta uns Emerson, Lake and Palmer, tem bastantes temas em varios compassos em 7/8 (o nosso 3,5/5 hehe) e no final do tema um 4/4

    na hora de tocar, tem musicas deles q é mais facil sim pensar em 7/8, e outras em 3,5/4

    é só treinar o pezinho e mao na massa

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Extrapolation

    O ideal mesmo é ter sempre um metrônomo por perto.

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    É..Mas o que que acontece quando está ao vivo em um show e não se pode usar o metrônomo?:P
    Sei lá..Eu ainda não tentei contar com os pés na tab do Metallica...
    Dae vocês falaram para treinar o pé..E quando tá em pé??? Como faz para contar?:P

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Tem alguns ritmos que eu consigo contar até de cabeça..Mas outros não..
    Tipo...Não consigo solar e contar (De cabeça) Ao mesmo tempo..XD

    teuabreu
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    be yourself

    Não vai se aventurando na marcação de tempo na musica Flamenca não, é sem duvida o estilo mais dificil de se contar, é comum ver tempos malucos no Flamenco alem de possuirem uma infinidade deles dependendo do estilo por exemplo buleria, tango flamenco, soleares, e geralmente um guistarrista Flamenco se especializa em so uma forma destas, alem da tecnica da mão direita(pricipalmente o rasgueio, e o picado) serem extremamente dificeis.

    Começa aos poucos, se interessar baixe no Emule a video-aula de Oscar Herrero que é muito boa, tem tecnicas de Flamenco, divisão de tempo dos varios ritmos flamenco e etc.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    be yourself
    É..Mas o que que acontece quando está ao vivo em um show e não se pode usar o metrônomo?:

    Ao vivo fica soando aquele som dentro da cabeça: " tec - tec - tec - pim - tec - tec - tec - pim - ..."

    diwillo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Sei la..qd eu toco ao vivo normalmente ja peguei o tempo das musicas pq tao bem ensaiadas..ai nem preciso conta nda heheeh

    E estudando eu conto com a voz mesmo :)

    U1000D
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    qto tempo vcs aguentam ficar improvisando?

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Putz..Engraçado..Com o pé eu consigo marcar o tempo na boa..Agora com a voz e com a cabeça eu não consigo :(

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Upa :(

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Droga,Tô frustrado XD...

    be yourself
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Upppppppppppppppppppp!!!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    be yourself

    Tem que ter feeling no pé.

    Extrapolation
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    LeandroPanucci
    eu prefiro dançar

    newbone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    graças a Deus eu tenho uma facilidade mto grande em 'decorar' ao inves de ficar contando, sempre entro certinho

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compasso..Tempo e Improviso