Problema com tempo, velocidade, compasso

Autor Mensagem
Ch4p0L1N
Veterano
# set/06


tenho um sério problema ao tocar guitarra e quero saber como resolver

eu aprendo um solo, aih fico treinando ele pra ter a pegada e tocar direitinho, mas qnd alguem ouve eu tocando esse solo (ou riff, qualquer coisa) sempre falam: TA FORA DO TEMPO!!! TOCA CERTO KCT!

o problema eh q eu toco mto rapido ou mto fora e nao percebo, aih se eu gravo esse solo eu percebo q ta totalmente fora de ritmo, tempo... como faço pra consertar isso?

darkwolf
Veterano
# set/06
· votar


ouça

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


Ch4p0L1N
Um metrônomo e um pouco de treino resolve o teu problema

Ferrari
Veterano
# set/06
· votar


Puts.. é treta .. eu tinha bastante desse problema , e tenho um pouco ainda.

O negócio é ouvir bastante a música que você tá tirando , e "decorrar" a melodia.
E fazer isso que você fez, gravar você tocando , ver os erros e tentar corrigi-los
Mas é isso ae , se esforce , nunca desista
Flww

Halludryehl
Veterano
# set/06
· votar


metronomo

Ch4p0L1N
Veterano
# set/06
· votar


entao vou pedir pro meu amigo me ensinar a usar o metronomo

Jimi Halen Benitz
Veterano
# set/06
· votar


Eu comecei a tocar junto com a música original. Com o metrônomo eu faço leitura de ritmos, treino de palhetada e mão direita; procura bater o pé junto com o metrônomo. Minha noção de tempo aumentou muito desde que comecei a fazer isso. O tempo e o ritmo tem de estar internalizados, que nem meu professor diz;"tem que estar na sua cabeça ali 1,2,3,4,1,2..."

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


Sem contar q o cara tem q ter noção de quais notas devem encaixar no "1" da contagem. Senão, não adianta nada.
Pra isso, um pouco de teoria é necessário.

pedrobrito
Veterano
# set/06
· votar


Treina

Thiagoham
Veterano
# set/06
· votar


arranja uma banda e toca! a melhor coisa pra se ter noçao é na pratica!

BaNdAiD
Veterano
# set/06
· votar


arranja uma banda e toca! a melhor coisa pra se ter noçao é na pratica!

Exatamente...tocar com uma banda faz o musico evoluir muuuito!!!

LeonMaia
Veterano
# set/06
· votar


cara tem um tópico do Philipius que resume muito essa tua dificuldade além de você ter que escutar muito a musica vc tem que tocar com o "feeling" dela. cara dá uma olhada aqui nesse tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/84982/ se não for isso que está acontecendo ao menos vai mais conhecimento.

Espero ter ajudado

darkwolf
Veterano
# set/06
· votar


que nem meu professor diz;"tem que estar na sua cabeça ali 1,2,3,4,1,2..."
não é querer me gabar, mas eu nunca tive problema com isso, esse negócio de tempo parece q nasceu comigo..

Véi Angelo
Veterano
# set/06
· votar


darkwolf
mas vc é um fenômeno que regaça na tumeni notes em 2 anos
vc n conta =\

Cover_Malmsteen
Veterano
# set/06
· votar


Ch4p0L1N
presta atenção no q tu ta tocando não é só tocar as notas corretamente manter o andamento de uma musica n é tão facil como muitos dizem mais se vc tiver com a contagem do tempo na sua cabeça n tem erro

SauloMoreira
Veterano
# set/06
· votar


rpz... ouvir MUITA musica ajuda...... se voce conhece a musik e tocar c vai ver que tah diferente.... tente tocar acompanhando a musik original tambem, mas regule as alturas pra voce ouvir voce e a musik original, se voce tacar a sua lah em cima c atropela tudo e num percebe o erro....

acompanhar musik original ao tirar eh essencial pra executar bem... e arrume uns 2-3 amigos e monte uma banda pow... fiz isso antes mesmo de ter guitarra (tocava com uma emprestada) e c evolui MUITO....

:)

krixzy
Veterano
# abr/14 · Editado por: krixzy
· votar


Galera, já pesquisei aqui no forum e na net, já quebrei a cabeça e não consegui esclarecer minha dúvida...

Seguinte, alguns amigos aqui já comentaram nos meus solos em JAM, tipo:

"Foi rápido depois lento no solo, indo e voltando no tempo" ou "Fora do Tempo"

Dizem que o cara tem que começar um solo e manter a velocidade até o fim, mas eu não entendo pq vejo muita gente que varia de velocidade no mesmo solo como o próprio zakk wylde nesse video:

https://www.youtube.com/watch?v=rYMupc564zE

Observem que ele sola lento depois fica rápido, no solo que começa, observem tbm que ele parece solar mais rápido que a velocidade da batida na bateria em alguns trechos.

Se alguém puder me da uma explicação ai agradeço muito, pq as vezes me falam sobre o tempo na hora dos solos mais ai vejo os caras famosos ai variando velocidade tbm e não consigo entender. Onde tá meu problema, e se eu não souber onde to errando não tem como corrigir...

Rachmaninoff
Veterano
# abr/14
· votar


krixzy
observem tbm que ele parece solar mais rápido que a velocidade da batida na bateria em alguns trechos

Sim, ele faz isso. O que acontece é que, em música, as regras são muito flexíveis (há quem diga que, em música, não existem regras), e é possível, sim, você tocar fora do tempo de forma intencional, como forma de aumentar a expressividade do que você está tocando (o "groove"). Isto não é algo simples, e requer muita, muita prática, e só se consegue fazer se você souber como tocar perfeitamente dentro do tempo. Pode parecer um contrasenso: você aprende a tocar rigorosamente dentro do tempo, para poder tocar fora dele. E, como eu disse, você toca fora do tempo de forma intencional; se você toca fora do tempo sem querer, como vai ter noção do que está fazendo? Como vai conseguir dosar as acelerações e reduzidas?

Geralmente, pra você tocar perfeitamente dentro do tempo, você precisa ter uma boa coordenação motora entre as duas mãos, o que te permite tocar relaxado. Um dos grandes mestres desta técnica é o Yngwie Malmsteen, que toca numa velocidade furiosa e mal mexe a mão; a coordenação do cara é incrível. Esse cara demonstra como praticar isso:



O Zakk Wylde copiou muita coisa do Randy Rhoads, inclusive essas variações sutis de tempo. O Randy trouxe isso do violão clássico, onde isso é comum. Pra mim, um dos caras que mais consegue fazer isso com perfeição é o Marty Friedman, que tem um feeling do c*****o. Eu acredito que a melhor maneira de ter uma compreensão perfeita de como isso funciona é aprendendo a ler partitura. Como partitura traz a notação do tempo, você aprende "na marra" a tocar no tempo certo.

Enfim, tem gente que pega isso rápido, tem gente que demora um pouco mais. Você pode tocar o resto da vida sem se importar com o tempo, ninguém vai te processar por isso, mas quando você for tocar numa banda, com outros caras... se você sai do tempo, isso fica muito evidente.

Como sugestão, comece tocando coisas simples, em cima do metrônomo. Comece do básico, quanto melhor você souber os fundamentos, mais seguro vai se sentir. Este vídeo é bem básico, e achei muito bom:



E, se não tiver um metrônomo, use esse. Boa sorte.

SkyHawk
Membro
# abr/14
· votar


Marcando

krixzy
Veterano
# abr/14
· votar


Rachmaninoff

Então mano, eu já estudei essa parada ai, inclusive uns vídeos sobre isso, como vc pode ver esse aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=RDVhtZuEBeI

A questão de tocar 1 nota ou 4 notas a cada batida do metrônomo isso pra mim é simples, eu entendo isso, a questão é que tem cara que toca bem mais que 4 notas numa batida vira um ninja depois começa a tocar mais devagar.

Pelo que vc falou, se eu começar a compor um solo numa BT seguindo o ritmo, eu posso no meio do solo fazer uns shapes bem rápidos fugindo do tempo da música sem me preocupar com ela, e depois voltar a solar no tempo sem problemas e sem me preocupar com quantas notas estou tocando a cada batida?

A minha dúvida é no solo mesmo, na harmonia eu não tenho problemas, a questão é no solo principalmente quando estou compondo, tenho a noção do tempo certinho, consigo contar as batidas, mas não fico me prendo a tocar certo numero de notas a cada batida, sempre certinho, fico solando livre, as vezes toco uma nota por batida, as vezes 6, 8... talvez seja ai o problema.

Jessé Wylde HudSon
Veterano
# abr/14
· votar


Ch4p0L1N

O negoçio é treinar bem seus ouvidos e escutar bastante o que deseja aprender e notar bem o ritmo, prestar atenção no andamento da música. Tente acompanhar o ritmo com o pé e depois de aprender é só repetir e repetir, com bastante concentração. Depois você começa a Repetir com o metrônomo ao invés de usar a própria música. Não tem segredo, o único segredo e repetir e repetir e cada vez mais com disciplina e concentração, ir aperfeiçoando até se chegar ao objetivo.

Rachmaninoff
Veterano
# abr/14
· votar


krixzy
a questão é que tem cara que toca bem mais que 4 notas numa batida

O cara pode estar tocando 8 ou 16 notas por batida. Ou ainda, usando tercinas (3, 6 ou 9 notas por batida). Mas continua no tempo.


krixzy
se eu começar a compor um solo numa BT seguindo o ritmo, eu posso no meio do solo fazer uns shapes bem rápidos fugindo do tempo da música sem me preocupar com ela, e depois voltar a solar no tempo sem problemas e sem me preocupar com quantas notas estou tocando a cada batida?

Nunca, jamais poderá fugir do tempo. Quando você intencionalmente acelera ou reduz o andamento do solo, você tem que prestar mais atenção no tempo ainda. Quando você toca as notas à frente do tempo, cria uma "tensão", quando toca atrás, cria um "relaxamento". Esta forma de tocar é refinadíssima, a galera do jazz usa muito. Acho que, no seu caso, o que está lhe confundindo é que você não consegue discernir muitas notas dentro de um único tempo, por exemplo, 16 notas por batida. É nota pra caramba, mas é simplesmente subdivisão do tempo. O tempo continua lá.


Pra você ver o que acontece quando se toca fora do tempo, observe esse vídeo. Depois de rir, analise criticamente e pense: tirando o vocalista (que desafina muito), o que os outros caras estão fazendo de errado pra ficar tão ruim?



Perceba que os instrumentistas estão tocando as notas 100% certas! O único, único problema é que eles estão todos fora do tempo.


krixzy
não fico me prendo a tocar certo numero de notas a cada batida, sempre certinho, fico solando livre

Isso não existe. Ou você toca no tempo (seja lá quantas notas forem), ou vai soar que nem os caras do vídeo aí em cima.

krixzy
Veterano
# abr/14 · Editado por: krixzy
· votar


Rachmaninoff
A impressão que da ai é que cada um tá tocando uma coisa diferente, o que nesse caso, seria que numa sequencia harmônica G - C - A... Enquanto um tá em G outro já tá em C, outro ainda em A o que mistura tudo, nesse caso eu não me atraso nem adianto, acompanho a tonalidade de cada acorde, durante o solo procuro sempre tocar a T, 3ª ou 5ª do acorde no inicio dele, ou durante a passagem dele, quando o tempo dele passa, dando um exemplo de 4 tempos, e começa um outro acorde de 4 tempos, eu passo a tocar a tonalidade do outro acorde, escute esse solo que fiz pra uma JAM:

https://soundcloud.com/krixzy/solo-guia

Ver se vc consegue entender o que está tão errado nesse solo no tempo, pois disserem que eu não tinha noção de tempo nessa JAM, foi ai que comecei a quebrar a cabeça pra entender, pois se o numero de notas em cada tempo não tem nada a ver então fiquei ainda mais confuso.

Rachmaninoff
Veterano
# abr/14
· votar


krixzy
pois se o numero de notas em cada tempo não tem nada a ver então fiquei ainda mais confuso.

Como assim? É óbvio que tem! O que você tem que fazer é encaixar as notas em subdivisões do tempo, e essas subdivisões é que podem variar. Se você está tocando uma música em 4/4 (como 99% das músicas de rock são), você vai tocar 1 nota por batida (semínima), ou 2 notas por batida (colcheia), ou 4 notas por batida (semicolcheia), ou 8 notas (fusa)... e por aí vai. Pode também usar tercinas, mas não vou entrar no assunto pra não complicar agora.

Esse teu solo aí, tecnicamente o não é ruim, sua pegada é boa até... mas está completamente, totalmente fora do tempo, dá até uma agonia de ouvir. Faça um exercício: tente transcrevê-lo para o Guitar Pro. Das umas uma: ou você não vai conseguir, ou vai soar completamente diferente. Aliás, fica aí um excelente dica: no seu próximo solo, antes de gravar, escreva-o no Guitar Pro, porque ele vai te obrigar a ter as notas no tempo.

krixzy
Veterano
# abr/14 · Editado por: krixzy
· votar


Rachmaninoff
Acho que agora entendi o que vc quer dizer, durante cada pulsação no metrônomo, eu posso tocar de 1 nota até 16, ou quantas conseguir, a cada pulsação, no caso durante a batida 1 eu posso tocar 4 notas, durante a batida 2 eu posso tocar 2, durante a batida 3 posso tocar 8 notas, durante a batida 4 posso segurar ou tocar uma noma como semínima e por ai vai... como o cara faz nesse vídeo em 2:15:



É isso?

Edit: Na música é mais complicado de acompanhar a batida do que no metrônomo, mas ver essa melodia pequena que gravei e ver o que acha do tempo, tentei gravar com 2 notas cada pulsação.

https://soundcloud.com/krixzy/teste/s-93gSS

Rachmaninoff
Veterano
# abr/14
· votar


krixzy
Isso mesmo cara, firmeza agora! Você só perdeu o tempo aos 0:06, mas conseguiu recuperar depois. Algumas notas estão fora do tom, mas como o foco aqui era outro, não vou comentar sobre isso. Como exercício, tente fazer outra gravação em cima dessa base curta, só que tocando mais notas por batida.

krixzy
Veterano
# abr/14
· votar


Rachmaninoff
Vou praticar um pouco e tentar 4 notas por batida, essa BT ta em 147 bpm, vou precisar dar uma esticada nos dedos rs...

Muito obrigado ai mano pela paciência, eu tava a um tempão quebrando a cabeça pra saber como isso funcionava, agora vou praticar bastante pq nunca tinha praticado tocar assim, já cheguei a fazer o famoso 1234 com metrônomo várias e várias vezes, mas como sempre tocava 4 notas a cada batida não sabia que na mesma batida eu poderia misturar 2, 4 ou mais notas por batida sem sair do tempo, estou pensando em um exercício aqui pra me acostumar melhor com isso, algo tipo, variar a quantidade de notas a cada batida, por exemplo, primeira batida 4 notas, segunda batida 2 notas, 3 batida 3 notas quarta batida 4 notas.

Sobre tercina que vc comentou antes, seria em vez de 2, 4, 8 notas por batidas, seria 3, 6 , 9? Se eu misturar tudo isso tem problema, tipo com o mesmo tempo tocar 4, 3, 9, notas por batida?

Rachmaninoff
Veterano
# abr/14
· votar


krixzy
De boa, cara.

Sim, tercinas são 3 notas por batida (ou 6, ou 9, ou 12...) e você pode misturar sim. A primeira batida pode fazer 4 notas, a segunda batida com 6, a quarta com 2, e por aí vai. O importante é você sempre encaixar a quantidade de notas por batida, sem deixar nenhuma "escapar", é a velha filosofia do "cada um no seu quadrado". O DVD Rock Discipline do John Petrucci tem uns exercícios que talvez lhe interessem:



Boa sorte.

krixzy
Veterano
# abr/14
· votar


Rachmaninoff
Ah blz então, e obrigado mais uma vez pela orientação ai, fico muito agradecido mesmo ^^

Gabriel Nextage
Membro Novato
# abr/14 · Editado por: Gabriel Nextage
· votar


Eu não tenho a sua velocidade porém tenho um pouco mais de noção de tempo, na Seven Nation Army você tem um exemplo quase que perfeito da pulsação que você deve seguir na música (no caso DESSA música, nem todas pulsações são iguais).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema com tempo, velocidade, compasso