Faça Você Mesmo - Reforma e Pintura - Strato Golden antiga

    Autor Mensagem
    ariancarvalho
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: ariancarvalho


    Bem, eu tenho um superstrato da golden, de mais ou menos uns 8 anos. Minha primeira guitarra, nunca me desfiz dela pelo valor sentimental, porque pelo valor sonoro.. Enfim, estou de férias, e resolvi reforma-la para me ocupar.
    Resolvi trocar algumas peças. Tarrachas novas, captadores novos, potenciometros e chave nova. Além de fazer uma pintura inspirada na clássica guitarra EVH.
    Vou esclarecer um pouco sobre o processo que eu mesmo fiz aqui em casa, nada muito difícil, alguns erros aqui e ali, mas gostei do resultado.
    Peças novas:
    Tarrachas Wilkinson Ez-lock
    Potenciometros 500k aplha
    Chave 5 posições alpha
    Captadores:
    Braço - Traditional HB Malagoli
    Meio - Traditional Texas Malagoli
    Ponte - Traditional HB Hot Malagoli

    O projeto da pintura:
    http://img194.imageshack.us/img194/7717/guitarravetor2.jpg

    Desmontando a guitarra, seprando as peças, desegrinpando parafusos, etc etc
    http://img821.imageshack.us/img821/4482/guitarradesmontada.jpg

    Lixando a guitarra, comecei com lixa 80, passei para 100 > 120> 150 > 180> 220> 280> 320> 500. Para ficar com uma superfície lisa, homogênea boa para a tinta. Não vi necessidade de lixar até a madeira, e também não encontrei um primer decente pra passar.
    http://img228.imageshack.us/img228/6250/img1039x.jpg

    Primeira cor azul, para os gráficos. Usei Colorgin Spray Azul Escuro - 1 lata.
    http://img703.imageshack.us/img703/3632/img1040ek.jpg

    Depois que ela secou por um dia e meio, apliquei fitas para isolar a cor azul, no modelo dos gráficos do projeto, preparando a guitarra para receber a cor branca.
    http://img542.imageshack.us/img542/8550/img1044b.jpg

    Primeira mão de branco. Tinta Colorgin Spray Branco - 2 latas, pois há maior dificuldade em cobrir o azul com o branco.
    http://img853.imageshack.us/img853/8598/img1045ty.jpg

    Toda branca já. Cuidado para não fazer camadas muito grossas com a tinta, aplicar sempre suavemente, de longe.
    http://img3.imageshack.us/img3/3916/img1046c.jpg

    Depois de secar por 2 dias, retirei as fitas com cuidado para não rasgar a pintura, mesmo assim ainda tive uns contratempos, mas nada imenso.
    http://img688.imageshack.us/img688/581/img1048s.jpg

    Nesse ponto deixei a guitarra curar por uns dias para depois lixar de novo com lixa 500, 600 até mesmo 800 antes de aplicar o verniz. Usei Verniz Brilhante Suvinil - 2 latas. Aplicar suave, de longe, uniformemente sem pressa, e sem economia.

    Furação do Headstock para as novas tarrachas.
    http://img571.imageshack.us/img571/2659/img1049n.jpg

    Lixar e proteção para pintura do headstock. O processo de lixar segue o mesmo da guitarra, com lixas mais grossas até mais finas, 100 até 500.
    http://img402.imageshack.us/img402/6925/img1050rw.jpg

    Primeira cor do Head, mesmo processo da pintura do corpo, mesmas tintas.
    http://img585.imageshack.us/img585/9582/img1051vt.jpg

    Esqueci de tirar fotos fazendo a segunda cor do head, mas é o mesmo processo.

    Agora acabado, esperei uns 4 dias para a guitarra e o head secarem bem, poderia ter esperado mais para obter um melhor resultado. Quanto mais seca a tinta melhor ela via receber o verniz e menor perigo haverá quando se for lixa-la com lixas finas (600, 800..) para o acabamento.
    Apliquei também o mesmo verniz no headstock, cerca de 8 mãos de vezniz.
    Esperie mais alguns dias para o verniz secar por completo, eu esperei somente 3 dias, mas quanto mais tempo melhor, depois disso eu poli a guitarra com massa para polir simples, depois passei encerei com cera automotiva liquida para ficar com um acabamento brilhante.

    Enfim remontei a guitarra, instalando as novas peças, tarrachas, captadores, pots, fiz uma blindagem, mas acabei quebrando o nut ¬¬. E não tinha peça para reposição.
    http://img513.imageshack.us/img513/5710/dsc02073h.jpg

    Depois de algumn trabalho e quase 3 semanas, o resultado final.
    http://img29.imageshack.us/img29/2127/fffffla.jpg

    Não ficou perfeita, tive uns erros na pintura, mas eu me diverti muito no processo, deu uma nova vida à essa guitarra golden antiga minha, já encostada. Os som dos captadores malagoli deram uma definição que ela nunca teve, principalmente o HB Hot que um ganho maravilhoso, eo Texas com um som magro e brilhante de single coil bem característico, as tarrachas seguram a afinação honestamente, apesar de não ser fã de grandes alavancadas.

    Desculpem o post grande, espero que ajude quem tiver vontade de fazer alguma reforma na sua guitarra antiga, com alguma habilidade dá pra conseguir um resultado legal e bem divertido.
    Obrigado, e até a próxima!

    Alexandre.M
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Alexandre.M
    · votar


    ariancarvalho
    parabéns cara,ficou top.
    gastou quanto no total? essa tua escala ai é a tal escala escalopada?
    vai ajudar muita gente este teu tópico.

    ariancarvalho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Sim, essa escala é escalopada completa. Todas as casas são 'fundas', foram lixadas.

    Seguem os preços:
    Tintas: 2 Colorgin Brancas [R$24] + 1 Colorgin Azul [R$13]
    Verniz: 2 Verniz Brilhante Suvinil [ R$35]
    Lixas: duas de cada, 80, 100, 120, 150, 180, 220, 250, 280, 320, 500 [ R$20]
    Massa para polir e Cera [R$35]

    Só para a pintura gastei uns R$150,00, porque comprei também uns panos para polir e passar a cera, e a fita para os gráficos.

    Tarrachas Wilkinson Ez-Lock [R$85]
    Captadores Braço+Meio+Ponte [R$210]
    Potenciometros+Chave 5P [R$80]

    hey
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ficou foda.
    parabéns.

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ariancarvalho
    Ficou bem bonita!! Parabéns!!

    ariancarvalho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    A próxima vai ser a Telecaster que vai ficar amarelona, e vou trocar toda a parte elétrica.

    123nove
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara, muito legal.

    restaurei uma aria pro e uma jennifer, fiz a mesma coisa, só que mantive os caps de ambas.


    mto legal o topico cara. PARABENS!

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ficou bonitona hein, parabéns!

    lindoso
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    123nove
    Toquei numa aria dum amigo meu da decada de 90, e gostei bastante dos caps(principalmente do hb da ponte...)

    ariancarvalho
    Otimo trabalho cara ! :)
    Não esqueça de postar os trabalhos com a tele aqui tbm.

    abç

    -King
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ariancarvalho
    Ficou bem legal... O acabamento ficou brilhante como se fosse uma pintura profissional? Estava pensando em pintar uma strato velha aqui de Daphne Blue mas tenho algumas dúvidas sobre o resultado final.

    zedoidiao
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Muito legal! O nut ja trocou? izem que o nut de cobre da um som maneiro =)

    ariancarvalho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    -King
    Para o acabamento ficar perfeito, bem lisinho como pintura profissional, você precisa lixar a superfície com lixar bem altas, tipo 1200 pra cima, e na hora de envernizar o final fazer bem levemente, sem excesso, bem suave, com algumas boas camadas. Depois dar um polimento e encerar.
    Mesmo assim talvez não fique liso 100% como as pinturas feitas com aerógrafo, mas fica muito bom e brilhante, dependendo do verniz.

    ariancarvalho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    lindoso
    Valeu cara, obrigado!

    zedoidiao
    Ainda não troquei, vou leva-la num luthier essa semana e aproveitar pra regular o braço pra cordas 0.10.

    Roger Pagge
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ariancarvalho
    cara me explica uma coisa
    como funciona o processo da lixa
    Lixando a guitarra, comecei com lixa 80, passei para 100 > 120> 150 > 180> 220> 280> 320> 500.
    Quando se troca de lixa, por exemplo da 80 para a 100 ? :S

    é lixar um pouco e trocar ? malz ae mas é que nao saquei essa parte

    ariancarvalho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Roger Pagge
    Bem, você pega a guitarra, passa um pano nela pra ela ficar limpa.
    Começa com a lixa de 80 a lixar TODA a guitarra, eu lixei sempre em um sentido, lixa a guitarra completamente, sempre tirando o pó de tempos em tempos pra ver o quanto você já lixou.
    Quando conseguir deixar a superfície uniforme, toda lixada com a lixa de 80, e com os 'arranhões' distribuindo-se completamente pela superfície da guitarra, ai você passa para a lixa superior, tipo a 100.
    Eu demorava uns 20 minutos para lixar a superficie toda da guitarra e deixar uniforme as ranhuras feita pela lixa.
    Qualquer coisa pode perguntar mais ai, que se eu puder ajudo.

    Roger Pagge
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ariancarvalho
    Ah vlw, sakei. meu amigo tá com uma tagima aki e quer reforma ela e eu vo ajuda

    para começar tirando a tinta tem que passar a 80 só para a tinta, ou ir diminuindo tbm ?

    Abraço

    Night_Rider
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ariancarvalho
    Qual nut você colocou?

    ariancarvalho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Roger Pagge
    A lixa 80 é bem grossa, se você quiser dá pra tirar a tinta com ela, eu optei por não tirar toda a tinta, para não expor a madeira, visto que não achei um primer/selador bom aqui.
    Se ficar muito difícil e cansativo, pode procurar um removedor de tinta químico e tirar junto com uma espátula, em uns 10 minutinhos, a tinta sai com a química e se usar sem excesso não agride a madeira.

    Night_Rider
    Vou procurar um nut de osso aqui com o luthier, se ele não tiver coloco um de plástico pra quebrar o galho, e peço de um osso no ML depois.

    Will Bejar
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ariancarvalho
    Muito bem, cara... parabéns!!! Eu estou terminando um projetinho que "pintei" (na verdade meu amigo...rs) com spray Colorgin (paguei R$10,00/lata!!!).

    É muito legal esses projetinhos.

    A minha eu tirei a pintura e ficou uma base meio transparente, então, meu amigo usou um fundo lá da oficina que ele trabalha e mandou a tinta (2 latas). Ainda tenho que abrir a furação pro captador do braço, a via onde passa, os fios até o captador da ponte e abrir a cavidade pra chave seletora (o corpo é hardtail Tom Delonge da Squier).

    O braço eu cortei o bico de papagaio e fiz um acabamento porco, não tô muito exigente com isso... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Abç! E parabéns!!!

    ariancarvalho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Will Bejar
    Pois é, usando um fundo PU, a tinta escolhida fica melhor, fica mais forte, e a madeira fica mais selada protegida, é que eu não achei um bom aqui, por isso não usei.

    XBK
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ariancarvalho
    Já que o negócio é "faça você mesmo", porque você não faz o nut???

    Vai num açougue e peça um pedaço de osso da canela ou do fêmur do boi. Diga para o açougueiro que é para o seu cachorro.

    Peça a gentileza dele cortar as duas pontas. Com isso, o tutano ficará exposto e poderá sair na limpeza (vai ficar como um macarrão furado, ou como um cano de PVC, ou seja, oco). Do contrário, quando você for serrar, ele estará lá com um cheiro não muito agradável.

    Coloque num caldeirão com água e bem pouco detergente para não fazer muita espuma e deixe ferver por um bom tempo. Vá trocando a água de tempos em tempos, colocando mais ou menos detergente, de acordo com a espumeira feita, até deixar ele bem limpo.

    Pronto, você terá matéria prima para fazer vários nuts. Você pode usar uma serra de cano para tirar um tamanho próximo do que vai usar e lixar até chegar no tamanho correto.

    Para isso você tem as lixas e uma poderosa ferramenta mostrada em uma foto: uma mini-retífica.

    Faça isso quando não tiver ninguém em casa. De preferência no primeiro dia de um final de semana que você vai ficar sozinho. Corre o risco do(a) responsável pela cozinha te pegar de pau, pois o cheiro não será muito agradável e a sujeira no fogão poderá ser boa. USE UMA PANELA VELHA.

    Enfim, qualquer um pode ter um nut de osso em seu instrumento. Basta um pouco de vontade. Mas dá um p*** trabalho.

    Na internet você encontra nuts de osso a venda.

    Ou se estiver no Mato Grosso do Sul e próximo a Jardim, vá até lá que tem uma cooperativa de artesanato em osso muito cultuada no exterior. Não vai custar nada você pedir para eles fazerem uns bloquinhos de osso para você.

    Não sei se eles fazem isso. Conheci o trabalho deles quando fui num casamento naquela cidade. Portanto, eu não tenho nenhum contato com eles e não estou fazendo propaganda aqui.

    Aliás, acho que estou fazendo sim. Mas é no intuito também de divulgar um produto de nosso país, feito por pessoas que precisam. Acho que não precisamos de nuts de "osso de mamute encontrado na Sibéria" ou de lojas estrangeiras, quando temos produtos nossos, ou podemos fazê-los em casa.

    Segue o link: http://www.pantanal-brasil.com/page.aspx?pagina=251

    Em uma das fotos aparece um telefone (67) 9986-6887.

    XBK
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Complementando:

    Quando chegar em casa com o osso serrado nas duas pontas, você pode limpar o interior dele com um ferro antes da fervura. Isso vai ajudar no tempo de limpeza no fogo e diminuirá (um pouco) o mau cheiro.

    Na última fervida, coloque um pouco de cloro (água sanitária).

    Alguém pode dizer para colocar um pouco de soda cáustica (diabo verde) que limpa melhor.

    Não faça isso. Além de perigoso para sua saúde e pele, a soda cáustica é tão forte que pode enfraquecer o osso e com o tempo ele pode "esfarinhar".

    Uma alternativa seria colocar o osso (sempre sem as pontas para ficar fácil de tirar o tutano) em um formigueiro de lava-pé. Dependendo do tamanho do formigueiro, de 4 a 7 dias o osso estará limpo, ou seja, elas farão o trabalho sujo para você.

    Will Bejar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ariancarvalho
    madeira fica mais selada protegida, é que eu não achei um bom aqui, por isso não usei.
    É, então, pelo que eu entendi, não é obrigatório, mas é bem melhor!!! Como eu não tô muito exigente... hehehehe...

    ariancarvalho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    XBK
    Valeu cara, depois que fui no luthier e vi os ossos de boi lá em cima do balcão dele pensei: "Porra, se eu soubesse teria feito eu mesmo!".
    Hahahaha, é só tomar cuidado com as medidas, e limpar bem o osso, osso envelhecido seco me parece melhor.
    Dá proxima vez eu tento! Obrigado pela dica.

    Will Bejar
    Se você retirar TODA a tinta deixando a madeira exposta, é muito aconselhável passar uma seladora/fundo para proteger a madeira e fazer que a tinta "pegue" melhor.
    No meu caso eu não retirar toda a tinta, deixei a proteção original da guitarra e pintei por cima.

    Will Bejar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ariancarvalho
    a minha ficou com alguma imperfeições, pois como disse, só ficou numa base transparente, não sei se é seladora, mas parecia um verniz, sei lá... vou ver se monto a guitarra esse final de semana e mando as fotos aqui pra vcs verem.

    ariancarvalho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Will Bejar
    Se parece verniz, deve ser seladora então, é bom pra proteger a madeira contra umidade.

    XBK
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ariancarvalho

    Envelhecida, só madeira.

    Osso velho = osteoporose.

    Piadas a parte, o osso deve ser limpo quando conseguir do açougue nos termos acima.

    Se você pegar o osso que seu cachorro enterrou ele poderá já estar sofrendo processo de decomposição por bactérias. Sua qualidade/durabilidade não será tão boa.

    Osso "fresco" ficará branco. Osso velho, enterrado, tende a escurecer.

    Abs

    OBS.: Não compre nuts de coveiros, nem tente prestar homenagem a um parente querido que já foi exumado, com a desculpa de tê-lo sempre ao seu lado nas horas felizes em que você toca...

    ariancarvalho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    XBK
    Nut de coveiro é F*DA!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faça Você Mesmo - Reforma e Pintura - Strato Golden antiga