Minha tese sobre os Braços Parafusados e Colados.

Autor Mensagem
Soul Wyx
Veterano
# jan/09


De acordo com a Gibson, que faz braços colados, os braços devem ser colados para que a madeira do braço tenha um atrito maior com a madeira do corpo e assim passe a vibração dando um Sustain Maior.
Então ja que o braço é colado, a cola vai impedir que a vibração passe por inteira, assim, apesar de ter uma vibração passando ali, ela não irá passar inteira.
De acordo com a Gibson, o braço parafuso criar um certo "vácuo" ali dentro e assim não permite que a vibração passe por inteira.
Então resumindo, um Braço BEM parafusado Iguala a um Braço colado ou até passa ele.
Igualmente uma solda bem feita iguala ou passa os cabos da George que são com plugs encaixados.
(/ot=>Eu quero quebrar minha guitarra, fui arrumar oitava e acabei no final deixando ela inutilizável por um bom tempo, até o luthier pegar nela.)

BulletForMyValentine
Veterano
# jan/09
· votar


Soul Wyx

Já ou vi isso e vi testes que mostraram que braço parafusado pode até dar mais sustains, dependendo da colocação.

Headstock invertido
Veterano
# jan/09
· votar


Colado > parafusado

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


Headstock invertido
Fala isso pro pessoal da fender...
Eu não digo nada, até pq nunca fiz nenhum teste, e que diz que esse é melhor que aquele é achismo.

Slash Hammett
Veterano
# jan/09
· votar


li uma vez na guitar player q alguns fabricantes afirmam q existem maneiras de se produzir guitarras com braço parafusado com mais sustain do q guitarras com braço colado.
nao lembro tb quem postou em algum topico, q uma revista americana usou equipamentos para fazer mediçoes, calculos e etc, q mostraram q braços parafusados tem sustain maior do q braços colados.
se isso eh verdade eu nao sei, mas acho q o bertola poderia explicar melhor isso ai.

flws

Soulface
Veterano
# jan/09
· votar


Qr sentir diferença de verdade no sustain?
Compre um Fernandes Sustainer da vida.

Fora isso, fica tudo meio q na base da teoria.

Slash_1989
Veterano
# jan/09
· votar


uma revista americana usou equipamentos para fazer mediçoes, calculos e etc, q mostraram q braços parafusados tem sustain maior do q braços colados.

uow, agora o mundo pode encontrar a paz...

Rafa_XD
Veterano
# jan/09
· votar


Soulface
Nossa, aí é sustain pra vida toda rsrsrs

Soulface
Veterano
# jan/09
· votar


uma revista americana usou equipamentos para fazer mediçoes, calculos e etc, q mostraram q braços parafusados tem sustain maior do q braços colados.

Puta merda!
Esses caras não conhecem o cronômetro?

Slash Hammett
Veterano
# jan/09
· votar


Slash_1989
Soulface

ahsuhauhasu =D

Headstock invertido
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel
Fala isso pro pessoal da fender...

Gibson > fender

Zandor
Veterano
# jan/09
· votar


Gibson > fender

Há controvérsias

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


Headstock invertido
Afff, não vou nem responder essa.....

Headstock invertido
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel
Afff, não vou nem responder essa.....
Ainda bem, quem cala...blablabla

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09 · Editado por: Dark Fallen Angel
· votar


Headstock invertido
Cara, gibson pode ser mais bonita, mais bem acabada, com mais detalhes, mais complexa. Mas eu sou musico, e não colecionador de obras de arte (infelizmente não tenho grana pra isso hHUahaUHA) Eu escolho minhas guitarras pelo som, e até agora não achei nenhuma com som melhor que a fender. Não tenho nada contra as outras marcas, tanto é que se eu achar alguma outra guitarra com som melhor que da fender eu compro. Mesmo se for da gibson cara. Se vc pegar a sua gibson ai (não sei que modelo) e espetar direto no seu amp (ou no pc mesmo) e tirar um som foda, sem efeito nenhum eu vou lá na loja e troco minha guitarra.

Headstock invertido
Veterano
# jan/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Dark Fallen Angel
Olha cara...do mesmo jeito que vc afirma que acha o som das Fender o melhor, eu digo que Gibson > Fender, e nada do q vc disser vai mudar minha opinião, pra mim nenhuma tem um som melhor que a outra, são diferentes, nem muito pela marca, mas pelo modelo eu ficaria com uma Gibson pois prefiro Les paul a Strato, e gosto mais de som cheio , gordo e grave do que som estalado, agudo e relativamente magrin,...de boa, vamo parar de desvirtuar o topico do cara...

erico.ascencao
Veterano
# jan/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Faça o seguinte:
1) Pegue duas Gibson les paul idênticas, só que uma original e uma com braço parafusado (a Custom Shop está aí pra isso...).
2) Compre um atuador mecânico para servir como "guitarrista". Assim você simula a mesma pegada para um teste.
3) Faça o atuador tocar as cordas soltas das duas guitarras, da mesma forma.
4) Meça a duração do som de cada uma das guitarras

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


Eu cheguei a ver essa reportagem (acho que saiu na GP) e posso garantir que existem muitas controvérsias à respeito do resultado.
Não estou dizendo que o resultado está errado, mas digo que ele "pode estar errado".
Várias questões foram levantadas e enviadas para a revista, por isso eu acredito que esse teste deva ser refeito (à não ser que o objetivo seja ser imparcial).

BulletForMyValentine
Veterano
# jan/09
· votar


Então, resumindo, todo mundo fala merda quando diz que braço colado ou parafusado tem mais sustain, pq na verdade ninguém nunca comprovou isso e só fala pq "ouviu dizer".

Até que seja, de fato, realizado um teste com guitarras quase idênticas, com a única diferença na colocação do braço, todo mundo tá falando abobrinha sem comprovação...

john_joao
Veterano
# jan/09
· votar


Soul Wyx
acredito tem gente paranóica com esse lance de sustain, também acredito que há muitos mitos com relação à isso (guitarra com floyd rose não tem sustain, só les paul tem sustain, blablabla.)

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


BulletForMyValentine
Pois é, a construção é muito importante e pouca gente se dá conta disso.
É possível sim construir uma guitarra com braço parafusado que tenha mais sustain que uma de braço colado, da mesma forma que é possível construir uma de braço colado que tenha mais ataque que uma de braço parafusado.
Tudo depende da construção; das dimensões e formato das peças.
Um braço fino com espessura regular do começo ao fim vai ter mais ataque, assim como um headstock grande e pesado; pois a vibração vai ser mais intensa e consequentemente menos duradoura.
Um braço com amortização da espessura e largura acentuada no sentido do corpo para o headstock, assim como um headstock pequeno vai vibrar com menor intensidade e por mais tempo.
Existem outros detalhes a ser levado em consideração, mas isso serve para ilustrar que o tipo de junção não pode ser o único quesito a ser avaliado.

BulletForMyValentine
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji
Pois é....

Acho que o negócio é pegar, tocar e ver como é o instrumento (ficou meio estranho isso... hehehe)... esse negócio de achismo e a velha história do "ouvi dizer" só disseminam idéias que, muitas vezes, estão erradas ou parcialmente corretas.

Soul Wyx
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji
Matou a pergunta. +D

JH Mayer
Veterano
# jan/09
· votar


Aaaaa, pelo que eu sei é assim:

No braço parafusado, vocês podem ver que na "divisa" de braço/corpo há um "degrau", não me lembro muito bem, mas eu sei que é necessário nas guitarras de braço parafusado. Esse degrau proporciona uma "quebra de fibras" da madeira da guitarra, ou seja, o som vai "caminhando" pelas fibras da madeira em direção ao braço (guitarras boas são construídas com uma madeira que possua fibras na vertical, para o som se propagar bem), com essa quebra de fibras, o som perde um pouco de sua força e permanece mais fraco, "terminando" primeiro.

Já nas guitarras de braço colado, esse degrau não é tão grande, por tanto o som se propaga com maior força, demorando mais pra acabar.

Guitarras com o braço integral (aquele que vai até o final do corpo e colam-se as asas nele) nem se fala, né?

Não acredito que seja tão determinante essa questão do "vácuo dos parafusos" ou da "barreira de cola".

Bom, foi isso que eu aprendi, acredito que realmente, é uma teoria bem fundada, faz sentido.

Desculpem pelas grande quantidade de aspas, foi a única maneira que deu pra explicar em miúdos, senão ficaria mais difícil entender (com termos técnicos). huahuahuahua

Abraçoss

TWT ICE
Veterano
# jan/09
· votar


na minha tese sobre esse assunto

braço colado é colado, e braço parafusado é parafusado

Soulface
Veterano
# jan/09
· votar


TWT ICE
SGs tem o braço colado e parafusado! hehehehe

JH Mayer
Veterano
# jan/09
· votar


Soulface

Nossa... essa eu não sabia mesmo! uhauhauhahu

Que tipo de Sg? Gibson, Sx, Epipoca, qq uma ou tem um tpo específico? ou são só as Epipoca Special? ahuuhahua

Soulface
Veterano
# jan/09 · Editado por: Soulface
· votar


JH Mayer
Praticamente todas.
OQ acontece é q as SGs tem o braço colado. Mas o corpo é mais fino, se comparado com as LPs.
Então, para reforçar a junção, é colocado um parafuso nela.

E como ninguém percebe?
PQ esse parafuso é "mascarado", pois serve tb para prender o pino onde se prende a correia.
Por isso q as SGs tem o problema de ficarem desequilibradas qndo penduradas no ombro.
Mas qm disse a Gibson liga pra isso? hehehehehehehe

http://www.whocollection.com/SG3.JPG

JH Mayer
Veterano
# jan/09
· votar


powww... daora, curti aprender isso....

Meu amor por Sg's aumenta cada dia mais, conforme vou decifrando-as (66

ahuahuahhuauha

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


BulletForMyValentine
Eu acho que sustain é bom dentro de um limite, passou desse limite o restante é desnecessário.
Senão opta pro sustainer do Soulface.

TWT ICE
Como diria uma grande filósofa:
"Cada um no seu quadrado !"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha tese sobre os Braços Parafusados e Colados.