Equilíbrio dos instrumentos na banda

    Autor Mensagem
    Naloxone
    Veterano
    # jan/09


    Que método eu posso usar para saber o correto equilíbrio de volume entre os instrumentos no estúdio e também no palco? O que fazer?

    mão muito lenta
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    o melhor método método é usar o bom senso.

    no estudio procure deixar os amps ou retornos próximos ou virados pra cabeça dos musicos, assim, ninguém precisa aumentar o volume do seu amp e "embolar" tudo.

    cuidado pra não invadir a frequência d outro instrumento, tipo assim:

    guitarra - frequencia mais aguda, baixo na frequencia grave, teclado numa frequencia mais média, pode parecer muito óbvio isso, mas tem muita gente que não liga pra isso e regula o seu amp como se fosse fazer um solo sozinho num estádio pra 100000 pessoas.

    e avisa ao batera que, no ensaio, ele não precisa sentar a mão como no show.

    tem mais dicas que a galera pode te ajudar aê...

    Powerslave158
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    é bem nessa mesmo, bom senso é praticamente tudo, quando ve q teu instrumento tah cobrindo os otros é a hora de se ligar e baixar antes que peçam, timbrar bem os instrumentos tbm ajuda.

    Digamos a banda são 3 guitarra num volume legal q esteja da mesma altura do baixo aí nos solos usa um pedal de volume ou algo do tipo, e o batera tocar normal não sentar muito a mão a não ser que seja em um show né!

    edukotzen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    um dos problemas que tenho é isso, hoje mesmo toquei e o outro guitarrista da minha banda, tava com o timbre tão grave que embolava tudo, e era o mais alto, acho que tem que ter bom senso, pedais de volume equalizadores tão ai, a base tem que estar num volume agradavel, o baixo mais alto seguindo de voz batera e guitarra

    abraços

    nicida
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    edukotzen
    também depende do que você quer destacar na música, se a música tem uma linha de baixo marcante, o baixo aumenta um pouco o volume, dependendo da música as bateria tem que falar baixinho, ou descer a mão mesmo!

    o que eu gosto de fazer é colocar cada músico o mais longe do amp o possível, aí tem uma noção geral, e pode notar se o volume está baixo ou alto, a coisa mais comum que tem é o guitarrista sentar do lado do amp e colocar o volume no 3 achando que ta alto pra kct, quando ninguém tá ouvindo nada do solo fodão (ou não..) que ele tá mandando...

    bom senso
    close topic.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Naloxone
    Em 1º lugar, tocar o mais baixo possível no estúdio, pois senão vc perde a perspectiva geral do som. Vc também pode pedir que um colega mais experiente assista ao ensaio de sua banda e de as opiniões necessárias. No mais, bom senso e experiência, que é insubstituível.
    Abç

    Marcosrcf
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Já ensaiei em um estúdio que o dono ficava ouvindo e depois comentava com a gente!
    "Olha, vocês podem fazer tal coisa pra melhorar", "experimenta dar uma mudada no timbre em tal música" e etc...

    Putz... a gente melhorava demais a cada ensaio! Sem dúvidas uma opinião de fora da banda é sempre bem vinda!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equilíbrio dos instrumentos na banda