Gravando guitarra em casa

Autor Mensagem
tiago.sk
Veterano
# dez/08


Poderiam me ajudar como tenho de fazer para gravar o som da guitarra para o pc com um interface de audio como o UA-4FX ? o que tenho de ligar onde ?

alexdiffer
Veterano
# dez/08
· votar


tiago.sk

Use a busca e o google que ja te ajudam

Jg Destroyer
Veterano
# dez/08
· votar


alexdiffer
eita cara pra que isso?

tiago.sk
vc ja conseguiu conectar a placa ao computador? Ela tem controle do volume do Pré (o que vem da guitarra)? vc ja tem programa de edição?


abç!

ianajh
Veterano
# dez/08
· votar


Já ouvi um esquema que mesmo na placa de som on-board do pc você pode conectar sua guitarra na entrada do microfone...
é só usar um daquele adaptadores de P10 para P2 para ficar do tamanho certo...

Slash_1989
Veterano
# dez/08
· votar


num eh na entrada do microfone!!!
a entrada do mic eh rosa, vc tem q ligar na line in, q eh a azul
ou vice versa
com esse adaptador ae q vc falo

tiago.sk
Veterano
# dez/08
· votar


tenho uma epiphone sg special, um amp fender frontman 212r e uma pedaleira boss me-20 ... Com, esse interface de audio vou liga-lo atraves de usb ao pc .. e depois ligo a guitarra apenas directamente á interface ou ligo a pedaleira primeiro ..... como faço amigos ?

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


como faço amigos ?

Bom, você precisa ser desinibido, converse com todo mundo, seja gente boa...


Brincadeiras à parte:

Você já tem algum software pra gravar? Se não tiver, procure o Audacity que é de graça e funciona.

Com, esse interface de audio vou liga-lo atraves de usb ao pc .. e depois ligo a guitarra apenas directamente á interface ou ligo a pedaleira primeiro

Não entendi direito, mas você deve ligar a guitarra no input da pedaleira e ligar um cabo no output e a outra ponta no pc.
Sobre o usb... tem certeza que essa pedaleira tem usb (não uso pedaleira, mas até onde eu sei não tem)?

tiago.sk
Veterano
# dez/08
· votar


Minow

não me fiz entender. O que tem usb é a interface de audio. E o que eu gostaria de saber era o ''esquema'' para gravar ...
Por exemplo : ligar guitarra a pedaleira --> ligar pedaleira e interface --> interface ao pc .... Entende o que gostaria de saber ?

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


tiago.sk
Oh sim, desculpa.

ligar guitarra a pedaleira --> ligar pedaleira e interface --> interface ao pc ....

Sim, é isso mesmo.

tiago.sk
Veterano
# dez/08 · Editado por: tiago.sk
· votar


Minow
Não preciso de amplificador para gravar, certo ?

- Ligo a guitarra normalmente a pedaleira--> na output da pedaleira que estava ligada ao amp ligo à interface--> por fim a interface ao pc ?? está correcto ?

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14 · Editado por: Jeff.guitar
· votar


Bom dia pessoal... Ressuscitando o tópico para pegar umas informações aí.

Eu li várias coisas sobre como gravar a guitarra em um home Studio, excluindo a possibilidade de microfonar um AMP, que até hoje só gravei assim em estúdio, com ajuda de um técnico, obvio =]

Aí tem algumas opções, eu li sobre elas, e olhei alguns vídeos, mas não vi nenhuma comparação, dizendo, os prós e contras e cada e tal, se alguém tiver algum conhecimento e puder ajudar aí, agradeceria e muito, as opções seriam:
• Guitarra -> Interface com pré-amp (focusrite scarlett, M-Audio, Apogee etc).
• Guitarra -> Pré-Amp -> Interface (as mesmas já citadas).
• Guitarra -> Pedaleira ou Rack -> Interface (as mesmas já citadas acima)

No caso da guitarra ligada direto na interface, seria usando um Amplitube da vida, para simular amp caixas e etc.

Guitarra ligada na interface com um pré-amp entre eles, seria para não usar um pré do amplitube, e usar, por exemplo, a “line out” de um amplificador valvulado como um Pedrone Titan (que tem um preço interessante), eu desconsiderei pré-amp como Marshall JMP e semelhantes por causa do valor kk’

O último caso, seria usando a pedaleira (ex. POD HD500) como simulador de amps ao invés do amplitube, ou até um Rack mais enconta como um POD HD PRO.

E também teria a opção de usar pedais, mas está opção iria se juntar com uma das três já citadas, por exemplo, guitarra -> pedais -> Pedaleira/Rack/Pré-Amp/sem nada -> interface de áudio.

Agradeço a ajuda aí pessoal, e comentei sobre as opções, eu já li coisas no forúm, mas não obtive muita coisa, ou procurei mal, mas eu tentei procurar bastante.

ah, outra coisa, tem como usar somente o pré-amp de um amplificador com Fx Loop?

PGilbert
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar
Eu acho que depende do tipo de gravação que você quer fazer.

Eu, por exemplo, gravo com a guitarra ligada direto na interface e uso amplitube. Pra mim já é suficiente porque já consigo tirar um som que me agrada.

Eu acho que você deveria pensar em um pré-amp só no caso de querer um som muito específico que somente um cabeçote pode te dar. Se não for o caso e você só vai usar o cabeçote para gravar, então não vale a pena.

Quanto a ligar na pedaleira eu acho besteira. O amplitube e o guitar rig tá tem simuladores muito bons e, pelo que ouvi, muito melhores do que qualquer pedaleira.

Os racks entram no mesmo caso do cabeçote: Eu usaria apenas para conseguir um som específico que só um tipo e marca X poderiam me dar. Caso contrário, nem cogitaria essa possibilidade.

Enfim, na minha humilde opinião, ligar direto na interface é mais barato e vai te suprir tão bem quanto as outras duas opções.

Abraço!

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


PGilbert
A questão de gravação, o que eu fico meio incomodado, é a questão da dinâmica mesmo, talvez que eu conseguisse um pré que simula um AC30 da Vox ou algo assim, para ligar direto na interface ajudaria... Mas não consigo achar orgânica uma gravação que não foi feito com o feijão e arroz (amplificador valvulado e microfonado).
Não que um amplitube não tenha um som muito bom, eu até fico impressionado onde a tecnologia chegou e etc, mas não é a mesma coisa =P

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/14
· votar


Jeff.guitar
Engraçado que, pra usar no apartamento, eu sinto mais dinâmica no amplitube do que microfonando o amp. Pra conseguir uma dinâmica massa no amp tem que ligar muito mais alto do que a vizinhança permite.

ogner
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar
Não que um amplitube não tenha um som muito bom, eu até fico impressionado onde a tecnologia chegou e etc, mas não é a mesma coisa =P

Acho que falta um pouco de suor ae!! Muitas horas em cima dos VSTs, velho!!
Muitas!! hehe!!

Hoje só concordo com essa premissa em se tratando de som ao vivo. Gravado, na minha opinião não existe mais isso!! Simuladores e pós produção fazem o trabalho todo com perfeição. O ponto é que, pra quem sabe fazer e tem experiencia, microfonar pode ser ate mais fácil!! Os produtores ja tem a receita do bolo ( os bons, claro )

MauricioBahia
Moderador
# fev/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner

+1

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


Pessoal, eu posso estar surdo, ou ouvindo muito mal, mas eu nunca ouvi nenhuma gravação de VTS tão boa quanto de um amplificador Valvulado 'bem gravado', já ouvi gravações ótimas, inclusive melhores que a maioria do pessoal do youtube grava com valvulados, mas algo extramente profissional ligando guitarra na interface, eu ainda não vi/ouvi.
Mas, eu concordo que tenho que trabalhar muito mais no VST para tirar sons melhores, até me animo, fuço um monte e tal, mas sei lá.

geronimo.correa
Veterano
# fev/14 · Editado por: geronimo.correa
· votar


Jeff.guitar
Pessoal, eu posso estar surdo, ou ouvindo muito mal, mas eu nunca ouvi nenhuma gravação de VTS tão boa quanto de um amplificador Valvulado 'bem gravado', já ouvi gravações ótimas, inclusive melhores que a maioria do pessoal do youtube grava com valvulados, mas algo extramente profissional ligando guitarra na interface, eu ainda não vi/ouvi.
Mas, eu concordo que tenho que trabalhar muito mais no VST para tirar sons melhores, até me animo, fuço um monte e tal, mas sei lá.


Esse seu "tão boa quanto", "extremamente profissional" é muito subjetivo... acho que o que você está procurando realmente não existe, um amp microfonado sempre será um amp microfonado, um VST sempre será um VST, uma simulação nunca será IGUAL o real... mas isso não quer dizer que é ruim, pelo contrário... mas tudo é subjetivo, é o tal do DEPENDE... na real, pra mim, o importante é soar bem, sabendo das "limitações" (amp é amp, vst é vst, e etc)... quem tá ouvindo o que foi gravado não vai saber o que você usou, vai saber se agrada ou não... essas gravações que você ouviu garanto que você só sabe que é VST porque alguém te disse... rsrs... Eu pelo menos tenho dificuldade de perceber se é VST ou não, quando BEM gravado e pós processado... Tem esse equipamento aqui: http://www.two-notes.com/en/hardware/torpedo-live/ acho que ninguém falou a respeito, dá uma olhada! Abs!

MMI
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar

É como dizem, "no pain, no gain". Como disse o ogner, com umas horas de suor dá para achar um som, seja em linha, seja com amp em linha, seja microfonando, seja com um Amplitube. Cada pessoas, depois de horas de batalha, vai preferir de um jeito, mas isso é pessoal. Você vai ver que cada pessoa aqui do fórum grava de um jeito.

A única ressalva que eu faria é que para quem não tem muita experiência, não tem por que usar um pré externo. Só se for um pré específico para guitarra, como um Mesa Triaxis, Kemper Profiling preamp, Rocktron Prophesy II etc., mas aí parece que você denominou como rack e não como pré. Ainda assim, mesmo com esses equipamentos, não tem vida fácil, são dias para achar o som neles. Porém, um pré externo tipo um Avalon, Art, UA, Focusrite, Presonus ou sei lá o que, não é o caminho certo. Quando você tiver bastante experiência, souber tirar som de tudo quanto é jeito, numa sala boa e tratada, quem sabe um pré desses com um microfone de fita faça a diferença, mas não é o jeito de se começar a gravar em casa.

A receita para isso começa com muita vontade e suor. ;-)

MauricioBahia
Moderador
# fev/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Jeff.guitar: mas algo extramente profissional ligando guitarra na interface, eu ainda não vi/ouvi.

Pra mim, tem sim cara... Olha essa, por exemplo de uma banda bem conhecida aqui. Ou seja, dá até pra comparar, de repente:



E...



Abs

MMI
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar

algo extramente profissional ligando guitarra na interface, eu ainda não vi/ouvi.

A verdade é que a grande maioria das coisas que a gente ouve, não sabemos como foram gravadas. Mais ainda, os produtores fazem suas mágicas que geralmente nem os guitarristas sabem o que foi feito.

Acredite, tem muita coisa profissional que foi gravada dessa forma. De cabeça assim, sei de coisas do Neal Schon, do Taj Mahal e muitos caras que tocam jazz, tudo gravado assim, espetado na interface. Mas ainda assim, geralmente isso não se conta, os caras não querem fazer propaganda de graça. Mas que existe, existe.

geronimo.correa

Há alguns anos eu conheço o Two Notes Torpedo, inclusive hoje tenho um Torpedo C.A.B.

É um bom equipamento, bastante interessante e que possibilita gravar ou mesmo tocar em linha, mas ainda assim, demanda umas horas de suor. rs

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


geronimo.correa
Valeu cara, eu entendi o que você quis dizer... acho que meu maior erro, foi tentar tirar um som de um amplificador valvulado em um VST... não que um seja melhor que o outro, e sim diferente e o som do VST não me agradou tanto quanto de um amp, na verdade, acho que por causa de estar acostumado tocar com amp, fui tentar tirar o mesmo som e não deu, e me frustrei, mas vou tentar rever isto aqui. Outra, o Line6 POD HD PRO neste vídeo teve um som legal, não é o que e procuro, mas é legal, daí eu entendi a diferença de cada equipo, cada um com seu som, não melhor ou pior mas diferente e etc.

MMI
Quando eu falei de Rack, falei de um POD HD PRO (cito ele por ser minha referência no meu pouco conhecimento) e acho que podemos incluir os preamp de guitarra dedicados como os que você citou...
Quando eu gravei, gravei num estúdio aqui em POA, e usamos dois micros no AC30, um SM57 para pegar a definição e um Mxl V67 tube para pegar o corpo, este segundo ficou um pouco mais longe que o Sm57 e com a chave de reforço de graves ligado, foi ligado os dois mics num pré da avalon, sem compressão e sem mais nada, e depois todo o resto o cara fez 'in box' e ficou bem legal, eu gravei umas bases e tal. Vou até tentar conseguir este audio, para vocês terem uma base.
Mas eu entendi onde você quis chegar... vou tentar tirar o melhor som que eu puder de VST e dar uma pesquisada em alguns preamps dedicados a guitarra, mas com calma, pois são caros, e comprar algo e depois não tirar o som que esperava, será uma frustração gigante.

Outra coisa, algo que eu sinto falta, é o timbre dos meus falantes, Celestion Greenback, já toquei em vários amps, e alguns muito mais caros que os meus, com vários tipos de falantes, mas foi o VoxAC30 com greenback que me conquistou, e muito mais que os blue alnico. Agora, se eu parar para pensar, posso até ver, talvez sim, talvez não, que eu tenha fechado minha mente para este som, e não ver outro som como bom para o que eu estiver tocando e etc. Poxa, acho que tô viajando u.u

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


MauricioBahia
Realmente eu tenho que reconhecer que são bons sons, algo realmente 'profissional', mas ainda falta aquele algo a mais, talvez se até passe por um (ou outro) compressor na mix, ficaria algo mais para frente, mais vivo, mas ficou ótimo. Eu estou entendo o papel do VST, mas ainda acho que não 'substitui' um valvulado. Entendeu né? (curti muito os vídeos)

MMI
Agora ouvindo os depoimentos, e ouvindo algumas coisas, eu vejo que dá para fazer algo profissional, vou até me dedicar nisto. mas acho começar a comprar com outra coisa, começa a ser meio pessoal, como já disseram, cada um grava de uma forma, e é legal quem grava guitarra, expor o jeito que grava, pois para quem está começando a dar os primeiros passos sozinho, pode ver o 'mundo aberto' e pensar, vou me seguir isto aqui, como prioridade, mas sempre deixando todas as possibilidades em aberto, certo? =P

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


torpedo-live two notes
É um preamp de guitarra que foi feito para substituir um amplificador, tipo ligar dele, e depois na interface e gravar, isto? Curti os áudios e etc.
Já testaram estes preamp com pedais, ou é algo desnecessário?

MMI
Veterano
# fev/14 · Editado por: MMI
· votar


Jeff.guitar

torpedo-live two notes
É um preamp de guitarra que foi feito para substituir um amplificador, tipo ligar dele, e depois na interface e gravar, isto? Curti os áudios e etc.


Ele não é um pré. É um simulador de falante. Simula 4x12, 4x10, 2x12, 1x12, combo etc.

Você liga o cabo de saída do amp, ao invés de ir para os falantes, vai para o Torpedo. Também dá para ligar a saída do pré, ele pode simular o power e os falantes.

Tem um vídeo do André Nieri usando um Torpedo CAB e um pedal Bogner como pré, sem amp.

Edit.: Ele é uma boa opção para quem tem um amplificador favorito, dá para gravar em casa a noite silenciosamente, mesmo com o amp no talo, mesmo que seja um Plexi de 100W. Outra possibilidade para tanto é usar um atenuador, como o THD Hotplate, na mesma saída do amp (a que vai para os falantes), usando a saída dummy load dele, em linha. Opções não faltam, equipos é o que mais tem, o problema é batalhar e acertar o som que agrade.

geronimo.correa
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar
Valeu cara, eu entendi o que você quis dizer... acho que meu maior erro, foi tentar tirar um som de um amplificador valvulado em um VST... não que um seja melhor que o outro, e sim diferente e o som do VST não me agradou tanto quanto de um amp, na verdade, acho que por causa de estar acostumado tocar com amp, fui tentar tirar o mesmo som e não deu, e me frustrei, mas vou tentar rever isto aqui. Outra, o Line6 POD HD PRO neste vídeo teve um som legal, não é o que e procuro, mas é legal, daí eu entendi a diferença de cada equipo, cada um com seu som, não melhor ou pior mas diferente e etc.

Acho que é por ai brother! Mas que eu prefiro um amp de verdade gritando na minha orelha, sem dúvida! hehehehe :) Abs!

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


MMI
Acho que entendi, então com o Torpedo, eu poderia ligar minha guitarra nos pedais, dos pedais no amp (pré e power) e a "outspeak" do amp ligar no torpedo? Se é isto, isto é uma loucura, já mais pensei que existiria isto, ele suporta até 100W correto?

Mas ele é fiel ao som do amp?
Muito fera isto O.o

Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


geronimo.correa
Acho que é por ai brother! Mas que eu prefiro um amp de verdade gritando na minha orelha, sem dúvida! hehehehe :) Abs!
É bom o cheiros das válvulas né? kkk' Sentir o amp do teu lado, não tem preço.

geronimo.correa
Veterano
# fev/14
· votar


Jeff.guitar


Jeff.guitar
Membro Novato
# fev/14
· votar


geronimo.correa
Valeu velho, estou achando muito legal esta ideia de ligar o Vox neste cara.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravando guitarra em casa