Review de les pauls "humildes": Golden GDL x Dolphin DGLP

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# dez/08 · Editado por: erico.ascencao


Fim de ano, saco cheio da faculdade (tanto que bodiei uma prova que seria à hoje tarde), problemas a resolver no centro... tudo favoreceu pra eu passar na Santa Efigênia (mais precisamente na Rua do Seminário) pra dar uma olhada nas lojas de instrumentos. E eu consegui um feito histórico: testar duas guitarras naquela rua cheia de vendedores "bulldog" sem levar um encordamento sequer!

O objetivo era testar guitarras les paul para tentar perceber a diferença entre um corpo de basswood e um de mogno. As procuradas eram: Condor CLP2, Shelter Nashville e Dolphin GGLP. Já pra acabar com a felicidade de alguns, não achei a Condor nem a Shelter. A Dolphin já representou bem as les paul de basswood, aí vão os comentários:

Dolphin GGLP - R$650: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86050487-guitarra-phoenix-les-p aul-2-nova-imperdivel-estudo-troca-_JM (esta é uma Phoenix, mas a Phoenix que eu vi numa loja e a Dolphin que eu testei são idênticas, só muda o nome no headstock)
- Escala: RoseWood
- Trastes: 22 de alpaca
- Corpo: basswood
- Braço: Maple (Colado)
- Tarrachas: Blindadas
- Captação: 2 humbucking fechado cromado
- Ponte: Tune-O-Matic
- Chave: 3 posições
- Controle: 2 volume, 2 tone
- Hard case incluso
A princípio, gostei dela. Tinha o grave que eu esperava de uma les paul, só que com um pé num timbre mais "ardido", com mais médios do que esperava. O braço é pouca coisa mais largo que o da minha Cort X6, ou seja, não deve fugir dos padrões de les paul. O acabamento é bem simples. Não deu pra ver a emenda no corpo, nem no tampo nem no fundo - não sei se este fato é bom ou ruim. Senti um pouquinho de dificuldade de tirar uns harmônicos artificiais, o que mostrou ser indício de um captador que "embola" (Bertola, descobri o que é um captador que embola!), ou seja, não tem tanta definição - isso mesmo considerando o teste feito com um Peavey 112. A grande vantagem é que ela vem com hard case.

Continuando à procura da Condor, entrei numa loja e o cara me ofereceu a mesma Dolphin e uma Golden daquelas mais modernosas (série GLD). O cara veio tentanto me convencer que a Golden era uma puta guitarra, que tinha o braço colado e o corpo em mogno que eu queria. Retruquei: "Mas eu vi no site da Golden que o corpo é em cerdro...", e o cara ficou meio sem graça, mas mesmo assim continuou na insistência. Insistiu tanto que eu fiz uma cara de cão abandonado e pedi pra testar. Eis o resultado:

Golden GLD - de R$600 a R$700: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84397412-guitarra-golden-les-pa ul-somos-loja--_JM
- Tarraxas: Blindadas
- Corpo: basswood (edit: fiz o review pensando que era em cedro, mas de fato é em basswood. Veja o site: http://www.goldenguitar.com.br/int_produto_detalhe.asp?txtid=142 )
- Captadores: 2 humbucking Wilkinson
- Chave: 3 posições
- Controle: 2 volume e 2 tone
- Ponte: Tune-O-Matic
- Ferragem: Cromada
- Escala: Jacarandá
- Trastes: 22
- Braço: Maple
A princípio tive preconceito com a marca, dada a velha fama de guitarras horríveis feitas de compensado, fora também o fato de não ser de mogno. O vendedor me trouxe uma branca, achei lindo o acabamento, muito bem trabalhado - 1 x 0 pra Golden. Desta vez testei com um ampli igual ao meu, um Meteoro Nitrous GS100. Gostei muito do timbre, é bem mais encorpado e menos "ardido" do que o da Dolphin, além de os captadores terem o som mais definido, facilitando inclusive na execução dos harmônicos artificiais - 2 x 0. Os captadores são da Wilkinson, e ao invés de vir com aquela capinha metálica clássica, vem com uma capinha que parece um sutiã de sadomasoquista (não tinha definição melhor). Além disso, o design dela é mais moderno, parecido com o da SX les paul. A questão é: compensado ou não? Eu acho que não, ela era bem pesadinha para tal, e o sustain era bom. O braço é parecido (se não idêntico) ao da Dolphin, e também não consegui ver a emenda do corpo, desta vez pelo fato de a pintura ser "sólida" (era uma pintura branco branco mesmo, não aparece nem os veios da madeira como aparece na Dolhpin).

OBS1: Não fiz este review dentro do tópico de review de les paul pois lá o esquema é Epiphone e Gibson, além do fato de quem for procurar por este review nem está pensando em gastar mais que R$1000 ou R$1200 numa les paul.
OBS2: Já existem revies das duas guitarras, mas é sempre bom ter mais de um para que haja confronto de informações.
OBS3: Fiz o review pensando que a Golden GLD tinha o corpo em cedro, mas na verdade ela tem corpo em basswood. Já fiz as edições necessárias.

wppereira
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao
Foi essa aki que vc testou?? Pq na página fala q o corpo é de basswood e o braço é maple...

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Só algumas dúvidas:
1) Jacarandá é a mesma coisa que rosewood?
2) Cedro é realmente parecido com o mogno em termos de timbre?
3) Qual é a destes captadores Wilkinson? Tá mais pra captador genérico, pra um Kent Armstrong/Malagoli ou pra Dimarzio/Seymour Duncan?

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


wppereira
Porra, não tava conseguindo entrar no site. Lembrava de cabeça que as Golden eram em cedro.

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


wppereira
Na verdade foi esta, com tarraxas cromadas: http://www.goldenguitar.com.br/int_produto_detalhe.asp?txtid=142
Que bosta, é basswood também!

wppereira
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao
Parece q todas são basswood...

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


wppereira
Só as GL são em cedro. E essas GL são os alvos das maiores críticas.

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Caralho, sofri um efeito placebo fudido... ainda ficou faltando o teste da Condor CLP2.

GuitarTigre
Veterano
# dez/08
· votar


basswood... madeira de baixo, haha. Li uma vez aqui no FCC um cara falando que basswood dava som de baixo na guitarra, pq era madeira (wood) de baixo (bass)! haha, me estraguei de tanto rir...

Tenho um colega que tem uma dessas Golden LP, não sei exatamente qual o modelo, ele comprou faz uns tres meses por 600,00 e ja ta tentando vender por 300,00. Daí ja da pra se concluir mais ou menos alguma coisa... Ele me disse que preferia a Tonante que tinha antes...

Diino
Veterano
# dez/08 · Editado por: Diino
· votar


edit.

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


GuitarTigre
Tem um cara que tocava comigo que tinha uma Golden les paul das antigas (uns 3 anos de idade) e gostava pra caralho. Porém ele usava uma Zoom 707II...

BulletForMyValentine
Veterano
# dez/08
· votar


Eu ainda ficaria com a Phoenix que entrou de exemplo... bem melhor!

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


BulletForMyValentine
Pior que mesmo identificado o meu efeito Placebo, eu ainda preferiria a Golden.

mvtguns
Veterano
# dez/08
· votar


Galera alguem tem informações da Phoenix Les Paul?È boa mesmo?
compensa?Ou as acima são melhores?
obrigado

GuitarTigre
Veterano
# dez/08
· votar


BulletForMyValentine, não é vc que tem uma Phoenix dessas?

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


mvtguns
O Bertola já comentou num review que ele fez sobre a Shelter Nashville que Shelter Nashville = Phoenix Les Paul = Dolphin DGLP. Eu vi as duas últimas e cheguei à conclusão que elas são esteticamente idênticas, só muda o nome no headstock. Até o formato da pintura sunburst é igual. A Shelter me parece ser mais bem acabada.

GuitarTigre
O Headstock Invertido tem uma Dolphin... você não está confundindo?

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Olhem o depoimento que eu achei no site da Golden:

por Djones hessel de tatui - SP :: 7/12/2008 21:13:50

eu sempre fui fã de rhapsody of fire (power metal) um dia eu vi um clip deles (unholy warcry)a guitarra do luca turilli neste video era da mesma cor da golden gmp 590 rd, la estava eu andando pelo centtro de tatui quando eu vejo este lindo modelo em uma loja!!! foi amor a primeira vista!!! eu trabalhei, suei vendi camera digital vendi cd's até que consegui dinheiro para obtela, ja me ofereseram guitarras consideradas as melhores do mercado, por preços e parselamentos inrecusaveis, sim eu testei essas guitarras, modelos de guitarristas consagrados, mas nenhuma delas me deu um som tão bom e um prazer de tocar e beleza quanto a minha GOLDEN GMP 590 RD!!!!!!! obrigado golden pelo melhor dos instrumentos!!!! eu sou Djones Hessel guitarrista de uma banda de garagem power metal melodico, eu prometo que não pouparei esforços para evoluir e ser lembrado musicalmente, e no dia que eu subir nos palcos do wacken (alemanha) gods of metal (italia) rock n rio (brasil) palcos poderosos pra um musico que gosta de um som mais tecnnico e pesado, eu garanto pra vocêis, eu subirei nestes palcos com uma GOLDEN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

MAIS UMA VEZ OBRIGADO
Djones Hessel
AISENGARDEN


erico.ascencao
Veterano
# dez/08 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Eu até que tentei ajudar, fazendo um review pra mostrar as qualidades de um exemplar da Golden, só que aí vem estes caras e fodem tudo!!! HUAHUAUAUAHUAUAUHA!

GuitarTigre
Veterano
# dez/08
· votar


Entrei no site da Golden pra ver essa GOLDEN GMP 590 RD, puxa, que copia barata das Ibanez! Até que é bonita, apesar do tamanho do headstock...
Será que pagaram muito pro cara fazer aquele depoimento?

tomasbignoto
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao

falaee rapaz..

link pra dolphin dglp: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79268468-_JM


abçs!

Bendsup
Veterano
# dez/08
· votar


as les paul novas da golden estão bem legais... comprei uma pro meu pai e levei num luthier cascudo, o cara gostou e eu tambem... pelo preço é a melhor opção..

In The Navy
Veterano
# dez/08
· votar


Eu tenho uma phoenix Les Paul
e no site diz que o corpo dela é de cedro

Eu já toquei numa golden e acho minha Phoenix bem melhor
O braço dela é MUITO bom

BulletForMyValentine
Veterano
# dez/08
· votar


GuitarTigre

Tenho sim!

Guitarrinha muito boa cara! Bem confortável... claro que os caps não são lá grande coisa, mas pelo preço dela, achei uma guitarra muito decente!

Abs

BulletForMyValentine
Veterano
# dez/08 · Editado por: BulletForMyValentine
· votar


In The Navy

A Phoenix LP 2 tem corpo e braço em Maple!

mvtguns

Eu tenho uma Phoenix Les Paul e posso dizer que é ótima (levando em conta a faixa de preço). Achei muito superior que as concorrentes, inclusive no acabamento muito bem feito delas.

In The Navy
Veterano
# dez/08
· votar


BulletForMyValentine
Nossa, nem sabia que tinha isso de Phoenix LP 2 e etc

Alias, qual a diferença entre a de cedro e a de maple, digo, diferenças visualmente visiveis

BulletForMyValentine
Veterano
# dez/08 · Editado por: BulletForMyValentine
· votar


In The Navy

diferenças visualmente visiveis

ueahuehaue essa foi ótima!

A LP-2 eu acho que tem bem mais som de Les Paul mesmo... mais sustain e tal.

In The Navy
Veterano
# dez/08
· votar


BulletForMyValentine

Agora to em duvida do que é feito a minha ¬¬
Jurava que era cedro por que ela é estupidamente pesada e tal, mas pelo jeito a minha não é de cedro

Headstock invertido
Veterano
# dez/08 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Olá,

Tenho uma Dolphin DGLP e posso afirmar com toda a certeza...a guitarra é BEEEEM honesta! Apenas DUAS coisas devem ser feitas ao comprá-la:

1 - Comprar um par de captadores bons (comprarei pra minha um jogo de HH777 da malagoli)

2 - Levar em um bom Luthier para aquela regulagem completa (de preferência corda 0.010 pra cima)

Ela tem um ótimo acabamento, bela construção...o braço é muuuito confortável e suporta muito bem uma ação baixa de cordas, a minha não está regulada e a ação é simplesmente fantástica! Além de ser LINDA! O design é fiel ao da Gibson...realmente, pelo preço, sou mais ela do que as concorrentes.

EDIT: Olhem as fotos dela no link que o cara postou aí encima...ela é linda demais...^^

Headstock invertido
Veterano
# dez/08
· votar


Só uma correção! Essa Phoenix pode ter o braço em maple mas a Dolphin é basswood (corpo e braço)

Abraço!

BulletForMyValentine
Veterano
# dez/08
· votar


In The Navy

Pior que agora até eu fiquei... tem lugar que fala que é cedro... tem lugar que fala que é mogno (o que eu duvido) e tem lugar que fala que é maple uaehuaheuahe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review de les pauls "humildes": Golden GDL x Dolphin DGLP