Tópico de discução sobre tratamento de madeira

    Autor Mensagem
    Grimc
    Veterano
    # dez/08


    Bom, acabo de comentar em um tópico sobre qual a melhor madeira, porém nosso amigo mum fez um inteligentíssimo comentário. Não adianta vc ter um pedação de alder no seu corpo de guitarra se ele nao foi bem secado, nao tiver a densidade apropriada, etc etc etc etc... Mas, qual a opinião de vocês sobre isso?

    Soulface
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mais um Tópico de discução sobre tratamento de madeira

    _Dio
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: _Dio
    · votar


    amigo, gostei da idéia do tópico e tal, mas só uma correçãozinha:

    é discuSSão e não discuÇão.

    aBraço

    edit ao Soulface: você poderia postar o link do seu blog/site por favor?

    Grimc
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Soulface
    DiogoCarvalho
    Brasilero mau dizidu naum si corregi si dexa tudu di boca abrida

    _Dio
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Grimc
    asuehasuehausehauseh tá certo amicö.

    Grimc
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    corressaum eu iscrivi dexa eh decha

    Grimc
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    bom mas o tópico não é sobre a correta avaliação da língua portuguesa e sim sobre o tratamento da madeira portanto vamos voltar para o assunto :)

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Pra mim pode ser mogno, alder, cedro, pau véio, mdf, cdf, fdp, desde que não encolha, não rache no meio, tenha boa durabilidade e faça som, o resto tá valendo.

    Grimc
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    exatamente. O fato de não rachar ao meio remete a uma secagem correta.
    cdf, fdp,
    Se vc usaria pau de cdf e fdp na sua guita, td bem huahuahuauahua

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Grimc

    haha que isso, vc tá levando as coisas por trás kra...


    Mas falando sério, esse tipo de coisa é pra gente que tem condiçõe$, tempo e espaço pra poder testar vários tipos de madeiras diferentes. Pra pobres mortais como eu e a maioria resta tocar com o que tiver à mão.

    Não que eu abra mão de coisa boa, mas dentre todas as variáveis que compõe o som de uma guitarra a madeira é a que eu menos ligo.

    _Dio
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    concordo com você, apesar de eu não entender de madeira

    edumnovaes
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    mas a madeira muda mta coisa naum?!
    se naum , pega um pedaço do seu guarda roupa, taca 5 humbuckers e da um pau na guita do slash, juninho afram, edu ardanuy...

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    edumnovaes

    Cara, não é bem por aí, a madeira tem que ser preparada pra fazer uma guitarra, não é só pegar qualquer pedaço e fazer, aliás, eu já vi gente pegar pedaços de móveis antigos e fazer guitarra! Não sei se fica bom, mas já fizeram...

    E outra, hoje difícilmente se compra uma guitarra porcaria, a não ser que a pessoa pague 200 reais, aí não tem como garantir muita coisa, mas das médias pra cima por mais que não seja tudo da melhor qualidade vai ser coisa boa.

    B.Frusciante
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Não importa a madeira, acho que todos devem tratá-la bem e ser bem carinhosos


    Ora, caras! Estamos no século XXI

    edumnovaes
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Rodrigo Yoshida

    exatamente isso q eu quis dizer!
    me expressei mal...
    rsrssrsrsrsrrs

    Megamedes
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Esse negócio de racismo contra madeira é foda, viu.

    leolmx
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    E outra, hoje difícilmente se compra uma guitarra porcaria, a não ser que a pessoa pague 200 reais, aí não tem como garantir muita coisa, mas das médias pra cima por mais que não seja tudo da melhor qualidade vai ser coisa boa.

    E aquela história de que as ibanez tão vindo de MDF?

    To afim de lascar minha guitarra por dentro pra ver se a minha é...

    Alguém tem uma técnica eficaz e discreta para tal destruição?

    Jandira
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Jandira
    · votar


    Primeiramente, acerta o erro de Português aí que essa doeu minha hipófise. (é assim msm? haha!).

    leolmx
    E aquela história de que as ibanez tão vindo de MDF?

    To afim de lascar minha guitarra por dentro pra ver se a minha é...

    Alguém tem uma técnica eficaz e discreta para tal destruição?


    Raciocine...
    Raciocine...
    Raciocine...

    Agora entra no site da Ibanez e olha de qual madeira é feita o seu modelo de guitarra.

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Jandira

    O que andou acontecendo é que algumas guitarras anunciadas como Basswood estavam vindo com mdf, conheço um kra que pinta guitarras e ele já pegou várias.


    leolmx
    E aquela história de que as ibanez tão vindo de MDF?

    To afim de lascar minha guitarra por dentro pra ver se a minha é...


    Cara, tem umas que foram anunciadas como Resoncast (nome bonito pra mdf), porém mesmo assim são guitarras que compensam comprar se for por um bom preço. Eu quase comprei uma RG 450 desse material, conheço gente que já teve e me disseram que timbrísticamente não dá pra ouvir diferenças, só me alertaram pro fato de que pra refazer a pintura seria meio difícil, mas ela tinha ponte lo pro edge que é uma das fudidas da Ibanez, além de ser linda!

    Eu já achei essa guitarra por 200 dólares, me diz uma coisa, vc não compraria? haha

    http://www.sevenstring.org/forum/standard-guitars/48831-the-most-beaut iful-ibanez-made-ever-period-rgr470-56k-no.html

    Grimc
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Megamedes
    Huahuahuahuhaua

    Bom gnt, essa história das ibanez de mdf eu nao sabia huahuahua, mas tipo...

    Tenho uma SX em alder. Não importa se eu coloque toda a parte elétrica pontes tarrachas cordas adesivos da Fender, o som não vai ficar igual justamente pois a fender eh uma guitarra que tem um controle de qualidade alto em relação a isso...

    Sim, as madeiras tem diferenças timbrísticas gritantes. Alder tem um som mais aveludado do que o ash por exemplo, mogno tem um outro som, marfim, marupá, mdf, osb, e assim por diante


    Rodrigo Yoshida
    Porra essa guitarra nao tem mdf que aguente! Eu compraria sem saber qual eh a madera huahuahua

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Grimc

    Cara legal o tópico, eu acho que todo guitarrista deve saber pelo menos o minimo sobre madeiras, é extremamente importante pois a madeira é essencial, faz uma diferença muito grande no timbre e é algo que deve ser discutido sempre, assim como os caps e tarraxas e tudo mais,

    Em relação a madeira um lance que me chama muito a atenção é o ébano indiano, tem guita com escalas feitas dessa madeira?????

    Abraço

    leolmx
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    essa história das ibanez de mdf eu nao sabia huahuahua

    Procura na busca, tem um tópico de 20 páginas a respeito disso.

    PERGUNTA INÚTIL!!!
    O "a" sublinhado ali em cima tem crase ou não???? xD

    Eu já achei essa guitarra por 200 dólares, me diz uma coisa, vc não compraria? haha

    Por 200 doletas dava pra comprar até duas dessa xD
    O problema é que eu paguei muito mais que 200 na minha achando que comprei um instrumento de boa qualidade, recheado de pó de serra...

    mum
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    é sem crase, pois vc nao está se referindo a algo.

    leolmx
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    mum

    Vlw!!!

    Soulface
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    leolmx
    E aquela história de que as ibanez tão vindo de MDF?
    tem um tópico de 20 páginas a respeito disso.

    Se tem um tópico com mais de 20 páginas, leia ele todo antes de sair espalhando besteira por aí.
    Não existe história nenhuma de q as Ibanez estão vindo de MDF.
    Larga a mão de ser preguiçoso e fofoqueiro!

    Soulface
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    só me alertaram pro fato de que pra refazer a pintura seria meio difícil
    hehehehehehehehehhe!!!

    Eu fiz!!!
    http://img291.imageshack.us/my.php?image=pinturahv2.jpg

    http://img88.imageshack.us/my.php?image=luhier008io4.jpg

    guitarclub
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Desta maneira, o entendimento das metas propostas garante a contribuição de um grupo importante na determinação das direções preferenciais no sentido do progresso de tratamento de madeiras para fabricação de instrumentos musicais. Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação desafia a capacidade de equalização dos modos de operação convencionais, como qual madeira utilizar, quanto tempo deixar secar, como deixar secar, entre outros. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o julgamento imparcial das eventualidades nos obriga à análise do impacto na agilidade decisória sobre isso. O que temos que ter sempre em mente é que a expansão dos mercados mundiais auxilia a preparação e a composição das condições financeiras e administrativas exigidas para obter madeiras de ótima qualidade para fabricação de instrumentos musicais, tais como guitarras elétricas.

    Não obstante, a determinação clara de objetivos afeta positivamente a correta previsão do orçamento setorial de instrumentos musicais. As experiências acumuladas demonstram que a competitividade nas transações comerciais promove a alavancagem do investimento em reciclagem técnica, como os conhecidos modelos "Reissue", no qual baseam-se em modelos consagrados e, muitas vezes, praticamente sem mudanças, principalmente no processo de madeiramento do instrumento em questão. Neste sentido, a necessidade de renovação processual facilita a criação de todos os recursos funcionais envolvidos em todos os processos, desde o corte, até a fabricação de tal instrumento, passando por condições de armazenamento da madeira (humidade, temperatura, quantidade de luz, etc.), condições de transporte, o processo de formação do "shape" do instrumento em questão, colagem de madeiras, etc.

    No entanto, não podemos esquecer que a revolução dos costumes maximiza as possibilidades por conta dos procedimentos normalmente adotados. O empenho em analisar o acompanhamento das preferências de consumo assume importantes posições no estabelecimento do sistema de participação geral. É importante questionar o quanto o surgimento do comércio virtual estimula a padronização das condições inegavelmente apropriadas no ramo musical.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico de discução sobre tratamento de madeira