Dúvida modulação 1 tom e meio

    Autor Mensagem
    Rapha Ferreira
    Veterano
    # nov/08


    Eu preciso tocar dois blues, como se fossem uma música só. Um está em tom de lá e o outro em tom de dó. Eu teria que mudar de tom dentro de uma mesma música, no caso, de lá para dó. Isso se chama modulação, estou certo? Como eu poderia fazer essa modulação sem "quebrar" a harmonia?

    Diino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Rapha Ferreira

    HPS?
    Harmonized Pitch Shifter?

    Rapha Ferreira
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Diino
    O que é HPS? É algum efeito. Se for, não estou falando de efeitos. Eu preciso tocar duas músicas em tons diferentes, mas sem dar uma quebra na harmonia quando passar de um tom para o outro.

    Diino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Rapha Ferreira

    ah, entao entendi errado. foi mal.

    abç!

    Alex_Guitar
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Alex_Guitar
    · votar


    Rapha Ferreira
    Camarada, para se dizer isso, seria legal vc. colocar a harmonia da música aqui para ser ver uma possível solução para isso.
    De qualquer forma, em se tratando de Blues, acredito que uma modulada meio que "na cara" subindo em "ataques" semi-tom por semi-tom de A(lá) até C(dó) no dois ou três últimos tempos do compasso preparatório (supondo que o compasso seja 4/4) deve dar algum resultado.
    Ex:


    Tempo: 1 2 3 4 1 2 3 4
    ||----------------|-----------------|
    || A | A Bb B C |
    ||----------------|-----------------|


    Rapha Ferreira
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Alex_Guitar
    Na parte que muda de tom é assim:

    A7-D7-Dm7-A7-E7-D7-A7


    Eu estava pensando em usar G7-C7 depois desses acordes. Será que fica legal? Não estou com uma guita aqui, mas vou testar mais tarde.

    Alex_Guitar
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Rapha Ferreira
    Eu estava pensando em usar G7-C7 depois desses acordes. Será que fica legal? Não estou com uma guita aqui, mas vou testar mais tarde.
    Pode ser uma saída muito boa sim, já que o último acorde é um A7, o que pode "puxar" o cadencial que vc. está querendo:

    | A7 | Dm7 G7 | C |

    Mas seria interessante se tivesse uma melodia para "costurar" essa modulação, pq. só com o instrumental pode ser que ela "aparentemente não funcione" entende ?

    Rapha Ferreira
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Alex_Guitar
    Saquei. Vou tentar algo em cima disso mais tarde.

    Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida modulação 1 tom e meio