Teoria Musical (dúvida) - Modulação

    Autor Mensagem
    leolmx
    Veterano
    # jul/10


    Estou curtindo bastante as músicas do japão ultimamente, elas são bem ricas na sua estrutura harmônica, com muitos cromatismos e uso das escalas menor harmônica e melódica. Foi então que eu descobri a banda Mintjam, que é a banda de um guitarrista que eu curtia muito tempo atrás, só que achava que ele tinha sumido do Youtube porque parou de postar vídeos no canal dele, não fazia idéia de que ele havia formado uma banda.

    Ok, já enrolei bastante, vamos analisar a harmonia de uma música deles: Back-alley Spiders.


    http://www.youtube.com/watch?v=KO-fduj9xCg

    A intro dela já evidencia o tom da música: C#m. Aquele acorde bissexual "Hendrix Style" (C#7/9#) é bem locão.
    O pré-refrão é muito interessante. Ele possui apenas dois acordes: A e A#. A escala cromática explica isso certinho. Este A# acaba virando dominante e é resolvido em um C#m, onde o refrão nasce.

    Então, até aí tudo bem, o refrão que eu ainda não entendi. Deixa eu dissecar a harmonia dele para análise:
    C#m E F# A B E G#m Bm E A D G#

    Antes de seguir, pergunto: Concordam com a harmonia acima ou será que interpretei errado? Deixei tudo em tríades para facilitar a análise.
    Ok, seguindo. Para mim, este refrão possui duas modulações, então, três tons: B, E, A. Explico porque:
    C#m E F# = B
    A B E G#m = E
    Bm E A D = A

    Esta análise é fácil. O que eu não entendo é como os "acordes pivôs" foram utilizados para a mudança de tom. Por exemplo: O F# está no tom de B, ele está funcionando de pivô para começar a harmonia de E, mas desde quando existe um F# no campo harmônico de E? Além disso, este F# antecede o A. Fazendo com que haja um intervalo de 1½ tom entre os acordes maiores, não existe isso na escala harmônica e nem melódica, ou existe?

    Outro exemplo, do G#m para o Bm, mesmo intervalo de 1½ tom, mas ambos os acordes são menores, esta seria a escala diminuta fazendo a modulação de E para A?

    E por último, do D para o G#. Desta vez o intervalo é de uma quinta diminuta, que escala é essa que possui dois acordes maiores em intervalos de 3 tons?

    Bom, eis as minhas dúvidas, queria que o pessoal que entende bem de harmonia viesse aqui e me desse uma luz, obrigado.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Quanto um acorde ser pivô de modulação como preparação, isto é bem comum mesmo, o caso é que, pelo o que eu entendi, este acorde não tem relação com a nova tonalidade. Até onde eu sei, uma modulação pode ser direta, sem necessidade de uma preparação. Por exemplo: uma música que está o tempo inteiro em Dó maior e depois sobe um semitom. Não há nenhuma relação harmônica entre Dó maior e Dó# maior, então a modulação é direta. Pode ser isso. Acho que ouvindo a música fica mais fácil entender... Infelizmente não posso ouvir agora.

    leolmx
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eu não acho que exista modulação em que os dois tons não possuem nada em comum, ficaria muito dissonante e anti-musical, mas eu ainda estou estudando sobre isso, se alguém pudesse me dar um exemplo (que agrade os meus ouvidos hehehe) eu agradeceria muito. Talvez eu mesmo dei um exemplo para mim ao mostrar aquela música acima, não consegui achar nenhuma ligação entre os tons do refrão e mesmo assim ficou muito legal. Talvez haja, mas eu não achei.

    Não há nenhuma relação harmônica entre Dó maior e Dó# maior

    Hmm, na verdade há sim! Quando vc toca um acorde C e sobe para um C#, o próprio C vira a 7M do C#.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    leolmx

    Hmm, na verdade há sim! Quando vc toca um acorde C e sobe para um C#, o próprio C vira a 7M do C#.

    Se você ver por este ângulo, então tudo está relacionado.

    leolmx
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    up

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    mas desde quando existe um F# no campo harmônico de E?

    Existe sim, porque não existiria? Na armadura de clave de E Maior, segue-se: fa#, do#, sol#, re#. Então todo fá que for tocado dentro da tonalidade de E será "sustenizado".

    Abraço...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teoria Musical (dúvida) - Modulação