Analise de Harmonia

Autor Mensagem
Mulder
Veterano
# nov/08


Gente, a musica "Missouri Uncompromissed" do Pat Metheny tem me rendido dores de cabeça para analisa-la harmonicamente. Gostaria de saber como vocês analisariam ela. Aqui a partitura ô:

http://www.ethosbrasil.com/parts/Jazz/MissouriUnc.pdf

E como vocês fariam para improvisar em cima dela, hã? Valeu povo.

Mulder
Veterano
# nov/08
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Ninguem?

_music_4_ever_
Veterano
# nov/08
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experimenta passar o tópico para o fórum erudito.

Minow
Veterano
# nov/08
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Hahahaha
Surreal mesmo essa harmonia.
Eu não tentaria intepretar em tonalidades não, tocaria seguindo a cifra mesmo.

_music_4_ever_
Acho que no fórum de violão ou teclado seria até mais simples de conseguir uma resposta...
Sem querer desmerecer os guitarristas, até porque também sou, mas esse fórum aqui costuma dar mais trela pra tópicos sobre a guitarra do Slash ou que guitarra comprar com X Reais do que com esse tipo de coisa...

Fábio MG
Veterano
# nov/08
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A música está em lá maior, com exceção do trecho Bb/A, Db/Ab, Eb/G, que é uma sequência de aproximação cromática a outro acorde diâtônico (D/F#). Quanto ao improviso por toda a música é só pensar em lá maior. Já no trecho cromático acho que o melhor é pensar por acorde mesmo, cada acorde uma escala.

Abraço.

Minow
Veterano
# nov/08
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Fábio MG
com exceção do trecho Bb/A, Db/Ab, Eb/G

Só metade da música. Ahuahuaehuaeha

Atum Bluesman
Veterano
# nov/08
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Minow
Só metade da música. Ahuahuaehuaeha
(2)

Fábio MG
Veterano
# nov/08
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Não é metade da música porque é apenas um compasso cada um, enquantos os acordes da escala de lá ocupam mais compassos.

james_the_bronson
Veterano
# nov/08 · Editado por: james_the_bronson
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A Iônio no começo: 4 compassos de A...

Toca a nota característica, E, várias vezes. E ela está presente no acorde...

C Mixolídio: Compasso do Bb...

Mesma coisa, mas com o Bb...

( Também pensei em E Lócrio, porque ele dá o intervalo característico, mas sei lá, ele toca Bb-C duas vezes, parece reforçar esse intervalo do C Mixo )...

Db Lídio: Compasso do Db e do Eb...

Desta vez com o G...

D Iônio: Compasso do D...

A...

E Iônio: Compasso do E...

B...

D Iônio: Compasso do D...

A...

A Iônio: Compasso do A...

Aí considerei A Iônio porque ia voltar para o começo :P ...

Acho, veja bem, acho que é isso :] ...

EDIT: Queria que alguém mais analisasse para eu mesmo confirmar ou corrigir ^^ ...

james_the_bronson
Veterano
# nov/08
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Mas aê, sinceramente???

Acho que tocando pode parecer outra coisa...

Análise modal parece tão amplo quanto o modalismo ( meio óbvio né? )...

Fábio MG
Veterano
# nov/08
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james_the_bronson

Ótimo!

Eu só acho que a sequência Bb/A Db/Ab Eb/G não soa modal porque o sentido é de aproximação cromática.

Abraço.

Jabijirous
Veterano
# nov/08
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primeira coisa, bote os graus A é I Bb/A bII o Db ali ta escrito é errado ele é C#/G# V/VI o Eb/G ta escrito certo ele é o SubV/IV D/F# IV Eadd9 V Dadd9 IV A I

Resumindo a gente tem

I bII V/VI SubV/IV V IV I


escalas para improvisar (isso é gosto, vou botar uma das opções)

vou colocar o mais fácil para poder entender melhor

I Escala de lá maior
bII é um acorde de empréstimo modal Am frígio
V/VI escala de F#m harmônico ou C# mixo b13
SubV/IV lidio b7

V IV I escala de la maior


não tem nada de complicado nessa música, nem modulante ela é!!!

o negócio é que essa edição está escrito errado, então nego acaba inventando coisas!!

james_the_bronson
Veterano
# nov/08
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Fábio MG

Mas os movimentos não são cromáticos. Não entendi isso :\ ...

Minow
Veterano
# nov/08
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Pra mim, V7 ou SubV de alguém que não I, III ou VI já é tratado independentemente, acho tão mais simples do que ficar analisando todos os acordes... bem mais simples olhar a cifra e tocar do que ficar interpretando, se o cara quiser intenção de modo, por exemplo, ele escreve "lídio b7", pronto!
Eu acho bem mais simples pra tocar.

james_the_bronson
Veterano
# nov/08
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EDIT:

Jabijirous

Realmente, eu peguei ela encarando como modal já huehuehuehue :\ ...

E o D - A é a cadência imperfeita mesmo :O ???

Jabijirous
Veterano
# nov/08
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james_the_bronson

cadencia plagal!! IV I é plagal!!.

primeira coisa é conhecer a obra do pat!! ele é bem simples, e a música tonal é sempre assim, prepara e resolve, se não resolve na hora resolve mais tarde heheheheh

Minow
Veterano
# nov/08 · Editado por: Minow
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james_the_bronson
Plagal ;O


Edit: hahaha

Jabijirous
Você é guitarrista?
Quando toca, você costuma analisar antes? Eu só marco os acordes que merecem uma atenção especial pra não fugir muito do tema, esse negócio de analisar até a mãe pra mim é pra passar na matéria do Marcelo.

james_the_bronson
Veterano
# nov/08
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Jabijirous
Minow
Plagal

É, é!!!

Verdade...

Jabijirous
Veterano
# nov/08
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Minow

sim sou guitarrista, tive aulas com o marcelo de harmonia tb!!

sim cara, eu sempre analiso antes, isso é, quando tem algo estranho, como essa partitura que esta escrito errado, é bom saber!! mas sobre escalas para improvisação é gosto, eu sempre falo o seguinte, primeiro tem que saber o básico para poder fazer o complicado, não adianta fazer o basico achando que ta fazendo o complicado!!

james_the_bronson
Veterano
# nov/08
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Jabijirous
marcelo de harmonia

Pourra, eu ia falar "o Marcelo dizia que era plagal, de onde tirei aquilo?" mas achei que você ficaria perdido huehuehuehue \o\ !!!

Jabijirous
Veterano
# nov/08 · Editado por: Jabijirous
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eheheeehe

o lance é entender a escala cromática, ai tu pega uma partitura dessas voce ja sabe de cara onde está o erro

Minow
Veterano
# nov/08
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Jabijirous
Pra mim é bem mais simples ir por tipos de escalas e arpejos acompanhando os acordes, a não ser que seja um two five ou algo do tipo.

james_the_bronson
Veterano
# nov/08
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Jabijirous
o lance é entender a escala cromática

Você fala daquelas loucuras de saber qual a origem de cada nota da escala cromática :O ???

Jabijirous
Veterano
# nov/08
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Minow


eu ja faço ao contrário, eu penso em intervalos! mas como eu dou aula ja viu né?? tem que ensinar a teoria pra depois fazer sozinho

Jabijirous
Veterano
# nov/08
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james_the_bronson

EXATO

é bem mais simples do que parece cara!!

Minow
Veterano
# nov/08
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Jabijirous
Então, acho que é a mesma coisa que a gente tá falando, acho que é o que todo mundo faz se tiver uma cifra na frente, hahaha

é bem mais simples do que parece cara!!

Enriqueça o tópico e explique então, porque eu também não sei isso não! Haha

james_the_bronson
Veterano
# nov/08
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Isso aí \o\ !!!

Jabijirous
Veterano
# nov/08
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é simples

temos C D E F G A B

primeira coisa, quem é sensivel de quem??

C quem é a sensivel de D?? é C#

então fica assim

C C# D D# E F F# G G# A A# B


na descida a nota sempre resolve meio tom a baixo

exemplo

B quem é que resolve no A? A#?? não Bb

então a escala fica assim

B Bb A Ab G Gb F E Eb D Db C

agora se pararmos para pensar, um é como se fosse o dominante secundário e outro SubV

A7 V (contém o C#, sensivel de ré)

Eb7 SubV (o baixo resolve meio tom)

james_the_bronson
Veterano
# nov/08
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Jabijirous
agora se pararmos para pensar, um é como se fosse o dominante secundário e outro SubV

A7 V (contém o C#, sensivel de ré)

Eb7 SubV (o baixo resolve meio tom)


Uhum, mas de onde saiu esse A7 e o Eb7???

Jabijirous
Veterano
# nov/08
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james_the_bronson


A7 é o dominante de ré que tem a nota C#, ou seja a sensível de ré

o Eb7 tb contém a nota C# mas o baixo é diferente, ele é o SubV do ré

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