Ajuda com a análise de uma harmonia!

    Autor Mensagem
    Marisco
    Veterano
    # fev/06


    Pois é galera, to estudando um som aqui, mas tá meio complicado de decifrar a harmonia. Quem puder ajudar, eu agradeço:

    A harmonia é:

    |: F#m | C#m | D7+ | G#m7 C#7(b9) | D7+ | D#m7(b5) G#7(b13) | C#m F#7 | Bm7 E7(9) :|

    |: A7+ | C#m7 | D7+ | Bm7 | Dm7 | G7(13) | A7M(9) | % :|


    Bom, a minha análise seria a seguinte:

    |: VIm | IIIm | IV7+ | IIIm7/V7 V7(b9)/VIm | IV7+ | IIm7(b5)/IIIm V7(b13)/IIIm | IIIm V7/IIm7 | IIm7 V7(9) :|

    |: I7+ | IIIm | IV7+ | IIm7 | IVm7/Im | VII7(13)/Im | I7M(9) | % :|


    Após alguma análise dá pra notar que a música esta claramente em A maior, e minhas dúvidas residem basicamente em quatro acordes:

    1) A seqüência | G#m7 C#7(9b) | (que se me análise estiver correta esses acordes são os mais improváveis para encaixar no resto da harmonia).

    2) A seqüência | Dm7 | G7(13) | que ao meu ver configuram um empréstimo modal do Campo de A Menor Natural.

    Bom, se alguém puder me dar uma luz eu agradeço muito.

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # fev/06
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    Cara, ao que me parece o G#m7 foi pego por empréstimo modal do tom de E maior, já que este tom é tom vizinho do tom de A maior, e o C#7(b9) funciona como dominante para modular para o tom de D maior.


    Me corrigam se errei.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
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    Marisco

    Esta seqüência G#m7 - C#7(b9) é um II, V, I menor, resolvendo no F#m. A sacada foi subsituir este F#m por um D7M, que tem sua formação praticamente idêntica, alterando apenas o baixo. Você pode usar a escala de F#_menor hamônica pra estes dois acordes, e o modo lídio pro D7M.

    Esta progressão de acorde menor subindo uma terça menor (Bm --> Dm) é muito comum. Seria substituir o IVº grau de Lá maior pelo IVº do modo paralelo, Lá menor.

    Já o acorde G7(13) você pode encarar como um Dm6(9), enfatizando mais o modo dórico. Note que o G7(13) com um 5a no baixo tem a mesma formação.


    e---------------------------
    B----5-----------5----------
    G----4-----------4----------
    D----3-----------3----------
    A----------------5----------
    E----3----------------------

    G7(13) Dm6(9)



    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
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    O D#m7(b5) - G#7(b13) é um II, V, I menor como eu postei acima... só que é o II, V, I de C#m. A escala do acorde II e do V é a C#_menor_harmônica.

    Perceba que ocorre uma seqüência de II, V, I:


    VI III IV || II V IV (subst. do VI)
    |: F#m | C#m | D7+ || G#m7 C#7(b9) | D7+ |


    II V III V II V
    || D#m7(b5) G#7(b13) | C#m F#7 | Bm7 E7(9) :|
    I



    II, V I secundários.

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
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    LeandroPanucci
    Esta seqüência G#m7 - C#7(b9) é um II, V, I menor, resolvendo no F#m. A sacada foi subsituir este F#m por um D7M, que tem sua formação praticamente idêntica, alterando apenas o baixo. Você pode usar a escala de F#_menor hamônica pra estes dois acordes, e o modo lídio pro D7M.

    Pois eh, eu até pensei nisso. Mas se o G#m7 fosse IIm7/VIm, ele teria que ser meio diminuto, e não apenas menor.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
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    Marisco

    Não necessariamente. Isso é o bom do II, V, I.

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
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    LeandroPanucci
    Tu supõe então que esse F#m possa ser um F#m7+, e que o G#m7 seria o segundo grau da Menor Melódica?

    Pq se for um F#m7 o único segundo grau possível seri G#m7(5b).

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
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    Marisco

    Seria menor_melódica no G#m e no C#7(b9). O acorde esperado é o F#m, mas é substituído pelo D7M, que é diatônico.

    Na análise é II, V, I

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
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    LeandroPanucci
    O acorde esperado é o F#m, mas é substituído pelo D7M, que é diatônico.

    Mas isso pode ser considerado resolução deceptiva?

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
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    upa!

    lula_molusco
    Veterano
    # fev/06
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    o que era pra eu ver aqui? não entendi nada...

    Extrapolation
    Veterano
    # fev/06
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    po, q massa, os dois cobroes do forum discutindo um papo cabeça

    só pra upar

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
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    Marisco

    Mas isso pode ser considerado resolução deceptiva?

    Acho que pode, porque o esperado é o F#m, embora seja um acorde muito semelhante, a sonoridade tem um sabor "maior".

    Jonas Be Good with a 69
    Veterano
    # fev/06
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    Mas isso pode ser considerado resolução deceptiva?

    eu acho q sim porque a partir do momento em que o 2 5 1 nao resolve na tonica é uma cadencia deceptiva por exemplo um 2 5 6(relativa da tonica)

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
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    lula_molusco
    Era pra ver que mesmo que mesmo que a harmonia possua acordes que não sejam diatônicos à tonalidade em questão, ela ainda pode ser encerrada nesta tonalidade (nesse caso está em Lá maior).

    LeandroPanucci
    Jonas Be Good with a 69
    Justo!

    Extrapolation
    O Panucci até pode ser cobrão, mas eu ainda sou filhote.

    gsprs
    Veterano
    # fev/06
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    Mãe de deus
    po, q massa, os dois cobroes do forum discutindo um papo cabeça

    só pra upar(2)


    Extrapolation
    Veterano
    # fev/06
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    Marisco
    O Panucci até pode ser cobrão, mas eu ainda sou filhote.
    dexa disso cara, te valoriza tche

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
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    Marisco

    O Panucci até pode ser cobrão, mas eu ainda sou filhote.


    Eu sou piolho de cobra hehehehehe

    dexa disso cara, te valoriza tche

    É verdade, você analisou a harmonia corretamente.

    Extrapolation
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Extrapolation
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    LeandroPanucci
    Eu sou piolho de cobra hehehehehe
    kkkk
    pelo menos piolho de cobra nao é um animal peçonhento... já a lacraia...

    dexa disso cara, te valoriza tche

    vale pra ti tb

    e nao digo isso dos dois só por essa analise
    só ter visto a analise de vcs já me foi uma aula e uma esclarecida sobre varias coisas
    obrigado aos dois

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/06
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    Marisco

    Vc tentou esse acorde ao invés de G#m7 usar G#° (meio diminuto)

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
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    Fernando de almeida
    Até tentei, mas não fica bom.
    E até no songbook está G#m7.

    LeandroPanucci
    Extrapolation
    O pior eh que é em análise de harmonia eu ainda estou engatinhando. Essa eu levei uns 40 minutos pra fazer, rsrsrs. Mas o Panucci mandou bem no help.

    Obrigado a todos!

    Master John
    Veterano
    # fev/06
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    Que música é essa?

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
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    Master John
    Você É Linda, do Caetano

    Fabiano Piano
    Veterano
    # nov/09
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    Não confiem nos songbooks do Chediak!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
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    Fabiano Piano

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