Qual frequencia usar no Afinador?

Autor Mensagem
Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


Uma dúvida qe me surgiu lendo um tópico.

Eu tenho um afinador Groovin GCT 350: http://www.harmoniaweb.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df7 8eab33525d08d6e5fb8d27136e95/g/c/gct-350.jpg

Eu estou deixando ele no padrão, 440hz.
Mas acontece que ele vem indicando uma letra no lado direito, que dá para alterar pelo botão "item" (na imagem dá pra ver melhor). Apertando o botão item essa nota se altera para: G, B, C ou esse símbolo √. Estou supondo que essas letras são respctivas às notas (Sol, Si, Dó).
Eu estou deixando ele na letra C em 440Hz.
Alguém sabe o que isso quer dizer? A afinação está de acordo com a padrão utilizada pela maioria dos músicos (Lá 440hz)?

Ele veio de fábrica em G 440hz, mas essa regulagem não me dava o tom bemol no visualizador, ex: Eb, Gb etc...já a que eu colei dá esses tons.

makumbator
Moderador
# mar/12 · Editado por: makumbator
· votar


Tom.Morello

Vc não entendeu, o 440Hz (ou 442, 445, 415, etc...) se refere à frequencia do lá 4, e que após se estabelecer que a nota lá 4 vale x hertz, as demais já ficam definidas por tabela.

As letras são das notas mesmo, da maneria que vc pensou.

O fato de aparecer G e 440Hz no visor não quer dizer que o sol está em 440 Hz, e sim que no padrão de lá 4 igual a 440Hz, a nota captada é o sol.

Obviamente tudo isso tem no manual, basta ler.

Dragonlokker
Veterano
# mar/12
· votar


Clauber guns
A normal é 44000Hz

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


makumbator

Valeu cara, tirou minha dúvida e me deixou mais tranquilo.
Brigadão.

Obviamente tudo isso tem no manual, basta ler.

Pois é, deixei o manual dando sopa na mesa do computador e minha mãe acabou jogando fora.
Até procurei para baixar, mas não tem.

Enfim, valeu =)

Abixibarraba
Veterano
# mar/12
· votar


foi mal galera, desculpa, ae, ngm nasceu sabendo de nada e talz, td mundo sempre tem o q aprender....mas isso ae .......&¨(*$*&$(*)@¨%*(@)¨%)@(%$....o cara teve que explicar 189024721412 vez, so faltou ele , ( makumbator ) desenhar uma tirinha com memes e gravar um vídeo ensinado a afinar a guitarra com o afinador.

VitorH
Veterano
# mai/12
· votar


Boa noite galera.
Bom sei que o padrão da frequencia é 440Hz .
Agora é o seguinte , meu violão tava trastejando muito e meu afinador tem capacidade de ate 450 Hz , e eu puis 450Hz e simplesmente paro de trastejar , o violão virou outro.
As duvidas: Posso deixar?
Pode vim a estragar meu instrumento? Se sim qual o dano?
Espero ajuda de vcs. Abraço.

sidguitar1
Veterano
# mai/12
· votar


VitorH
as cordas vao ficar mais tencionadas, se o violao nao esta regulado pra isso pode danificar ele pq como vc notou ele parou de trastejar, sinal dq o braço foi puxado pra frente pela açao das cordas mais tencionadas, outro problema e q se vc for tocar com uma banda dai ferro tudo, vc vai afinal seu violao nos 450 e nao vao ficar afinado com o teclado ,baixo etc, nao tem jeito nao, leva teu violao num luthier pra ele resolver o problema de estar trastejando, pede explicaçoes a ele, algumas vezes ate trocando a corda acontece de desregular o braço,abraço

feelinguitar
Veterano
# set/12
· votar


443 é a frequencia "correta" ! Pelo menos aos meus ouvidos é a que melhor soa bem, em outra palavras "tira mais som da madeira" como se todas as cordas vibrassem mais, e em harmonia. podem reparar no video abaixo de uma lição da Guitar Player, que o guitarrista Ciro Visconti afina em 443hz. Se voce afinar em 440, vai notar que a afinação da sua guitarra não vai bater com a dele. Precisa ser em 443.

Mas isso não quer dizer que seja a afinação correta, é só uma quetão de física.

Aos meus ouvidos, 443 é muito mais energia, 440 soa murcho.

feelinguitar
Veterano
# set/12
· votar


ops, o video




makumbator
Moderador
# set/12
· votar


feelinguitar

Cada um pode usar a frequência de base que desejar. Não há nenhuma obrigação de ser 440, ou qualquer outra.

Por exemplo, na música erudita brasileira o padrão é quase sempre 442 hz. Em outros países há orquestras que utilizam 444, 445 e até 447.

Na música antiga se usava outros padrões(mais baixos). Em gravações e concertos de orquestras que usam instrumentos e práticas históricas "autênticas" o padrão quase sempre é 415 hz, mas também há os de 418, 430, entre outros.

feelinguitar
Veterano
# set/12
· votar


makumbator
Cada um pode usar a frequência de base que desejar. Não há nenhuma obrigação de ser 440, ou qualquer outra.

mas não tem uma frequência exata onde as cordas por si só vibram mais, fisicamente falando?

valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual frequencia usar no Afinador?