Marcos De Ros - "Rock Masterpieces" free download

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia

Tu tem um Argos! Que massa! Acho um baita pedal!!!

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


Renan Vuorinen

Eu estou tentando articular um lance, como ja te disse outrota, foi voce quem me enfluenciou a estudar peças classicas na guitarra, mas tenho poucas peças completas, todavia tenho alguns digamos recortes, destinados a servirem de exercicios, eles me parecem ótimos no que diz respeito ao desenvolvimento de fraseado e técnica, eu acho que posso utiliza-los para esse fim, o que voce acha??????


Cara, eu fiz isso a vida toda! Pelo menos para mim era uma maneira de estudar sem ter que ficar tocando coisas chatissimas que nunca me deram a menor vontade de pegar na guitarra. Se eu tivesse começado tocando 1234 em todas as cordas, provavelmente teria desistido...

Mas já tive alunos que eram muito diferentes e inclusive passavam horas nos exercicios de cordenação, ou seja, cada cabeça uma sentença...


Apropósito ja aproveitando (desculpa te encher de perguntas),mas para uma boa execução de sweep, voce abafa as cordas com a mão direita o tempo todo da execução????? Ja vi alguns conhecidos utilizando ligados na volta por não abafarem as cordas, como voce faz???????

Olha, eu sempre abafo tudo. Não estou falando de tocar stacatto (coisa que eu geralmente faço muito também...) mas sim de abafar as cordas que tu não utiliza. Se tu não tem professor ou alguém que te escute tocar para te dar dicas, tu vai ter que usar toda a tua auto-critica e analisar muito bem o som que tu está tirando.

Abraço!

Renan Vuorinen
Veterano
# nov/08
· votar


De Ros

Pois é cara a algum tempo eu tenho tentado achar a maneira mais bacana de deixar o sweep o mais limpo possivel, eu acho lindo o desenvolvimento de arpeggios, mas tem de estar tudo muito limpo e sincronizado, atualmente abafo levemente as cordas que utilizo, para que não harmonizem com as outras, principalmente os arpeggios com pestaninhas, o som parece bom, mas não sei se esta é a melhor maneira de se executar arpeggios.

Abração

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


Renan Vuorinen

Cara, é mais ou menos isso que eu faço, a diferença é que eu não abafo levemente... Eu abafo muito! E palheto bem mais forte também, principalmente quando rola essas pestaninhas!


Abraço!

Renan Vuorinen
Veterano
# nov/08
· votar


De Ros

Ah!!!!

Então vou tentar abafar mais, e palhetar com força.

Mas a mão esquerda voce deixa levinha????? Ou calca as ganha????

E tem alguma dica especifica para digamos.... tornar os dedos meio que independentes, as veses me pego com duas notas sendo "apertadas" ao mesmo tempo, mas o ideal é arpeggiar uma por uma, correto?????

Abração tchê

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


Renan Vuorinen
Detalhe importante - eu palheto com mais força os arpejos, principalmente os com "pestaninhas". Já as escalas ou outras coisas, toco bem leve.
A mão esquerda sempre "levinha", ou o mais relaxada possivel.
Para deixar os dedos mais independentes, procure as formas mais variadas possiveis de arpejos e estude bem lento (pelo menos até ficar mecanizado).

Abraço!

edalko
Veterano
# nov/08
· votar


De Ros

Ae cara... bem-vindo ao Fórum

Legal que sempre que vi alguma entrevista sua vc se mostrou bem humilde e simpático... nada estrela.
Parabéns.

Aproveitando o ensejo, será que vc poderia citar os equipamentos que tem, mencionando as suas caracteristicas e o porquê de te-los em seu setup?

Abraços

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


edalko

Velho, talvez tu me ache um pouco mala nessa resposta, mas é o seguinte - eu só vou falar dos equipamentos que eu sou endorser, que é a Guitarra Walczak, os pedais Wavebox, as correias e suportes Ibox e os amplificadores Meteoro.

Dai tu vai me dizer "Po, que cara idiota! Baita dum vendido!!".

Mas é o seguinte - eu até utilizo equipamentos de outras marcas, mas são marcas que não dão apoio ou endorser a nenhum músico Brasileiro!

O que é que tu tem a ver com isso? Tudo! Pois, se tudo der certo, vai chegar um ponto da tua carreira que tu precisar desse tipo de apoio, e dai tu vai falar com os caras e eles vão debochar de ti, dizendo: "Cara, nós temos o ________ (escreva aqui o nome de um guitarrista gringo) de endorser, para que vamos precisar de você?

Velho, eu me nego a fazer marketing gratuito para empresas que vem aqui vender os intrumentos deles e fazer marketing com os musicos deles sem valorizar os músicos nacionais.

Se o pessoal daqui fosse muito ruim, eu até compreendia, mas velho, olha o nivel dos guitarristas brasileiros! é um absurdo!!

Hehehe, desculpa o desabafo, mas quero que tu entenda bem a razão de eu não citar algumas marcas que tu pode me ver usando por aí (se bem que tu vai ter que adivinhar, porque eu sempre tapo as marcas, hehehe).

Segue o que eu utilizo:

Guitarra Walczak Magna e a V-Rod - Simplesmente fantásticas.

Pedal Marcos De Ros Distortion Booster e o pedal Delay, ambos da Wavebox - Ja comentei o pedal uma ou duas páginas atras.

Correias Ibox modelo Marcos De Ros (porque é muito massa!).

Ampli Meteoro V8, valvulado, uma beleza de amp!

Desculpe o tamanho da resposta, me inspirei, hehehe!

Abraço!!

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


South American Guitar Masters é o nome da inovadora tour que reúne os músicos Marcos De Ros (Brasil) e Pablo G. Soler (Argentina). Esta tour já percorreu 5 países na América latina, juntado milhares de fanáticos das seis cordas e arrancando elogios da critica especializada.

Desde 2004 percorreu diferentes destinos dentro da Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Chile repetindo suas atuações anualmente devido a grande repercussão das mesmas.


E aqui fica um registro em vídeo da parte final de uma dessas apresentações, num show completamente informal que a dupla fez em 2007 na cidade de San Luis, Argentina.

Como se trata de uma longa "jam", o vídeo foi cortado em trechos – O vídeo número um e o número seis (final) é com a interação dos guitarristas, nos assim chamado "trade offs", os vídeos dois e quatro são solos do Brasileiro Marcos De Ros e o três e o cinco, solos do Argentino Pablo Soler.

Divirtam-se!


http://br.youtube.com/watch?v=qYJnLy_H_-E
Marcos De Ros & Pablo Soler - "The Jam" part 1

http://br.youtube.com/watch?v=mJzNZBKEmf0
Marcos De Ros & Pablo Soler - "The Jam" part 2 - De Ros Solo

http://br.youtube.com/watch?v=GIQ1-letpu0
Marcos De Ros & Pablo Soler - "The Jam" part 3 - Soler Solo

http://br.youtube.com/watch?v=B4q_X1jwjeY
Marcos De Ros & Pablo Soler - "The Jam" part 4 - De Ros Solo

http://br.youtube.com/watch?v=OIhIBFNYQBc
Marcos De Ros & Pablo Soler - "The Jam" part 5 - Soler Solo

http://br.youtube.com/watch?v=2ZEA8EeXOtE
Marcos De Ros & Pablo Soler - "The Jam" Final.

Renan Vuorinen
Veterano
# nov/08
· votar


De Ros

Entendi, vou tentar treinar bem como voce descreveu,

Como eu pude ver em seu site, o video do voo do besouro, voce usa a palhetada alternada de uma maneira bem diferente do que eu costumava ver em videos de outros guitarristas, parece-me que voce alterna os dedos, sem articular muito o pulso, isso procede?

Sua mão direita realmente parecia estar bem leve e relaxada, o aproveitamento da palhetada é melhor usando a articulação dos dedos? Ou tem alguma coisa relacionada com a interpretação dessa peça?

Só mais uma (como sou chato)....

Voce usa muita força para segurar (apertar) a palheta? pois quando seguro ela com força a palhetada não fica boa, quando a deixo leve na mão não tenho muito exito ao palhetar a 6º corda, como voce faz?????

Abraço tche

Vinicius Nogueira
Veterano
# nov/08 · Editado por: Vinicius Nogueira
· votar


De Ros

Parabéns pelo seu trabalho, ótima qualidade.

Mas eu como guitarrista prefiro outra forma de tocar, ouvi suas músicas e achei que faltou tirar a frigideira da sua mão hehehe.

Mas quem curte esse tipo de som na guitarra vai apreciar muito mais seu trabalho.

Abraço.

PS: ví esses vídeos da sua jam, e realmente não gostei nem um pouco. Como falei, pra quem gosta dessa fritação toda vai gostar do seu trabalho, aí é questão de gosto mesmo, e respeito o seu modo de tocar. Abraço.

edalko
Veterano
# nov/08 · Editado por: edalko
· votar


De Ros

Nem esquenta...
Já havia lido uma entrevista sua falando dessa falta de apoio.

A que vc atribui essa falta de apoi de marcas famosas?? Ao desconhecimento do músico no mercado internacional ou à sua falta de qualidade técnica??

Se bem que, ao que parece, isso tá mudando, afinal o Frank Solari é endorser da PRS (e nunca o vi em nenhum programa de exposição de massa), o C&X da Taylor, assim como o Lulu Santos...

Depois, entendo a questão do marketing gratuito, mas não é uma posição muito radical deixar de adotar equipos consagrados (mesmo com o teu suor) para divulgar outros que, em matéria de qualidade e durabilidade, são amplamente constestados??

Ou seja, não estaria vc arruinando o seu timbre por uma filosofia de não marketing gratuito???

Afinal, entendo que vc poderia não mencionar marca, mas dizer: olha uso um pedal semelhante ao tube screamer, com umas diferenças sonoras assim, assado.
Uso um delay digital/analógico que me dá essas e aquelas funções...

Entendo eu que não precisaria se privar de equipos top, pela não veiculação da marca.

Ou senão faz como o Michel Leme que meteu um adesivo no headstock de sua Gibson, ou o Samuel Rosa que pôs uma fita isolante no logo Marshall de seu amp...

É que por um lado, acho hipocrisia de certas pessoas que dizem usar determinados equipos nacionais, quando se sabe que possui vários equipos top, de marcas internacionais consagradas, e que certamente os produtos nacionais não são usados em gravação. Ou seja, passa-se ao público uma falsa imagem de "bom moço, consumidor de produtos nacionais", quando na realidade não abre mão da qualidade dos produtos gringos...

Polêmicas à parte... legal sua disposição de responder as perguntas da galera

Abraço

Deji
Veterano
# nov/08
· votar


Na real acho que o verdadeiro boicote não é esconder o que se usa, e sim não usar.
Mas... "cada um no seu quadrado"
Eu não tenho o menor problema em divulgar o equipamento que uso, o que é bom deve ser elogiado e reconhecido.

De qualquer forma, muito Bem vindo :)

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


Vinicius Nogueira

Vinicius, adorei seu comentário! Acho tri chato quando as pessoas criticam e desrespeitam o músico que tá na batalha pelo seu trabalho, dizendo "achei uma merda" e daí para baixo...
Já o teu comentário foi super legal, afinal, todo mundo tem seu gosto e é impossivel a alguém agradar a todos...

Em todo o caso, vou te deixar um link de outro video, me dá outra chance e depois me fala o que tu achou, ok?

http://br.youtube.com/watch?v=O_IONcWddHk

Abração!

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


edalko

Li o que tu escreveu, mas olha só, eu não deixo de usar esses equipos, eu só não falo sobre eles, sacou.
E o outro detalhe - os que eu sou endorser, eu realmente uso! E sem estar sacrificando timbre ou qualquer outra coisa.
Vou te contar um segredo - o timbre e a pegada não estão nos equipos... Claro, se tu pegar uma guitarra que não afina ou é desconfortável, aí a coisa complica, mas hoje em dia é até raro encontrar instrumentos assim.

Cansei de fazer turnes com guitarras coreanas ou de Taiwan. E leva uns pedais super baratos também, porque nessas tours sempre tinha que contar com o fator risco (e sim, já me roubaram todos os equipos num pais aqui na america do sul).

Mas se tu quer saber bem a verdade, hoje em dia, a única coisa que estou usando que não sou endorser é um pedal da Zoom (que já fui endorser a muitos anos e acho o pessoal super gente boa, não tenho problema de citar a marca deles). É um G2, que utilizo como compressor e afinador e noise gate. As vezes uso o reverb também, mas em doses homeopáticas.

Pronto, taí a lista do que eu uso!

Abraço!

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


Deji

Na real acho que o verdadeiro boicote não é esconder o que se usa, e sim não usar.
Mas... "cada um no seu quadrado"
Eu não tenho o menor problema em divulgar o equipamento que uso, o que é bom deve ser elogiado e reconhecido.

De qualquer forma, muito Bem vindo :)


Concordo contigo! Tanto que se tu falar comigo pessoalmente, eu vou te dizer sem o menor constrangimento quais as melhores marcas e produtos que existem no mercado (na minha humilde opinião, lógico!).

Mas aqui é um espaço público e eu tenho um compromisso ético com algumas marcas e também alguns problemas com outras que desvalorizam completamente o músico brasileiro (e isso inclui você!).

Enfim, tá aí a lista da que eu uso. E lembrando que as vezes tu chega no estudio e tem pouquissimo tempo para gravar e o produtor já esta com o preset do simulador pronto, e aí não tem muita conversa, espeta a guitarra aí mesmo e manda bala, porque senão a fila anda...

Abraços!

edalko
Veterano
# nov/08
· votar


De Ros

Ponto positvo!!!

desculpa aí, não queria que vc visse o questionamento como sabatina, ou como uma pseudo-lição-de-moral...

É que vc sabe, assim como nós, que tem muita gente aí que se vende por pouco.
Lógico que uma porcentagem muito grande do timbre tá na pegada, no jeito de tocar, mas como aqui é um Fórum e as pessoas, assim como eu, sempre procuram apreender um pouco mais sobre equipos, acho legal as vezes a sinceridade sobre o setup, que vc demonstrou ter.

Com relação a levar equipo podre pra turnê já vários amigos meus que foram em festivais na Europa falaram que o trato com os equipos lá é grotesco... isso quando não roubam...

Se bem que, conforme vc disse, com a padronizção de equipos na China, hj em dia os equipos tem quase tudo a mesma qualidade, ressalvando aqueles top de linha ou hand-made.

Lembro de vc ter comentado que achou legal o Dr. Drive, mas que não havia usado ele na gravação porque não te patrocinava... Continua achando ele bom?

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


edalko

O Dr. Drive da Meteoro? A Meteoro foi uma das primeiras empresas a me apoiar, estou com eles a uns 15 ano mais ou menos! E é um pedal que eu adoro! Sabe porque não usava ele na turnes? Porque meus pedais tinham que caber na minha mochila junto com as roupas, CDs para venda, livros (porque dias dentro de um onibus não é mole), e o Zoom era bem menor! Senão eu seguramente usaria ele!

É que tu tem que ver qual é o nivel de tourne que eu faço, hehehe! Um dia eu escrevo um livro e tu vai morrer de rir com cada buraco que eu já me meti. Sério, já toquei nuns lugares que fariam o buteco da esquina do pior bairro da tua cidade parecer o Carnegie Hall!

Abraço!

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


De Ros: Mas se tu quer saber bem a verdade, hoje em dia, a única coisa que estou usando que não sou endorser é um pedal da Zoom (que já fui endorser a muitos anos e acho o pessoal super gente boa, não tenho problema de citar a marca deles). É um G2, que utilizo como compressor e afinador e noise gate. As vezes uso o reverb também, mas em doses homeopáticas.

A declaração acima deve ter matado uns 10 do coração aqui no FCC que odeiam a Zoom "e pronto". Eu, modestamente, uso um G2 como o De Ros citou, apenas para afinar algumas modulações. Qual o problema?

E outra delcaração pra galera ficar ligada:
De Ros: Vou te contar um segredo - o timbre e a pegada não estão nos equipos... Claro, se tu pegar uma guitarra que não afina ou é desconfortável, aí a coisa complica, mas hoje em dia é até raro encontrar instrumentos assim.

Em suma, (se entendi bem), o guitarrista é quem faz a diferença!

Abs De Ros!

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia

Hehehe, foi mal, não quero matar ninguém do coração!
E quanto ao lance de que é o guitarrista quem faz a diferença, pode ter certeza disso! Basta olhar meu video tocando com o Paul Gilbert! O som dele é muito mais limpo e definido, tu entende tudo, tudo mesmo o que ele toca, já eu... bem, deixa pra lá...
Mas o importante é que eu posso garantir que a gente estava usando os mesmos equipos e com a mesma regulagem - mesmo volume, tudo era igual, a unica diferença era aquela pecinha que fica atras da guitarra, o tal do guitarrista. Desde aquela época, passei a estudar muito isso, o som que eu tiro da guitarra, a minha pegada.

Gente, vou viajar e ficarei uns dias sem postar, mas asseguro que na volta (semana que vem) eu respondo a tudo (se tiver alguma pergunta, claro).

Abraços!

MauricioBahia
Moderador
# nov/08
· votar


De Ros

Sinto informar que acabou de matar mais uns três com o post acima!! Ao todo já são 13 vítimas (e este número vai aumentar).

huaahahah

Abs e boa viajem!

roxy
Veterano
# nov/08 · Editado por: roxy
· votar


De Ros:

O nome dele é André Viegas, mas pode chamar de Vassoura, hehehe.
Outro dia eu conto quem botou o apelido, mas vai a dica - foi um dos guitarristas mais incriveis que já conheci e é daqui da minha cidade também... Vamos ver quem adivinha


Não sei se já responderam, mas seria Paulo Schroeber ou Rafa Schuller?

E só para aproveitar o ensejo, mais um video que acabei de postar - esse é de 98, numa sessão de estudos na sala onde dava aulas !

http://www.youtube.com/watch?v=VqwMEOz5cWU


Cara essa sala não é na 2001? aqueles quadrinhos de guitarristas e baixistas...

Pulando os elogios e o que já foi dito aqui, com a troca troca de guitarristas no Guns n' Roses podia sair uns rumores de Bumblefoot e De Ros na tour do Chinese...
Abraço.

roxy
Veterano
# nov/08
· votar


Só para deixar claro sobre o que eu falei da turnê do Chinese Democracy ( É brincadeira ) sei que teu estilo é bem diferente, mas gostei de ver a Jam que fez com Bubblefoot, isso na minha opinião enobrece os guitarristas brasileiros, e os ótimos músicos de Caxias do Sul, que apesar de ser uma cidade não muito grande ( + ou - 500.000 hab ) " exporta" excelente músicos, para as capitais e "além mar". Olhem nossas performances nas olimpíadas, Copa do Mundo onde os miliónarios e patrocinados pelo governo tem uma performane abaixo do esperado, o cinema nacional patrocinado pelo governo tem sempre a mesma temática de violência Rio/SP, a arquitetura não muda muito desde Niemeyer, nos 50', a literatura fez sucesso com Paulo Coelho, sem quer desmerecer o autor que de fato tem uma ideologia, seus livros não tem uma crítica muito boa e pouco nos forneçe de cultura, entre milhares de outros motivos... mas alguns músicos brasileiros tem conquistado um respeito visto talvez só na tropicália e bossa nova ( mas eram criação nossa ) e não tínhamos muitos competidores de fora, mas das artes musicais indo de Sepultura à heavy metal, progresssivo, erudito, melódico...O Brasil está numa fase boa. Que sirva de inspiração para aqueles que tocam, indepente do estilo, idade, equipamento ou instrumento, cada vez tocar melhor e não deixar de sonhar, pois o caminho já está sendo aberto. Abraços.

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


Oi Roxy, beleza? Sim tu acertou, que eu me lembre, foi o Paulo sim, também conhecido como véio, hehehe!
Essa sala era onde eu dava aulas em Caxias, na sinimbu, do lado do Pratavieira.

Quando a esse teu texto, concordo totalmente! Acho que o Brasil é pródigo em talentos, principalmente na area da música, e que aquele que realmente acreditar nos sonhos e batalhar todos os dias para realizar suas conquistas, por menores que sejam, vai conseguir muita coisa e, se não mudar o mundo, pelo menos vai servir de fonte de inspiração para as pessoas a sua volta! E certamente vai ser muito mais feliz!

Grande abraço!!!

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


Bom já que não tem mais nenhuma pergunta ou comentário, segue mais um video!

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/T_q0nTwO1S0&hl=pt-br&fs=1"></param><pa ram name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/T_q0nTwO1S0&hl=pt-br&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Abraço!

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


Ih, desculpa, não era isso que eu tinha que ter postado, e sim isso:

http://br.youtube.com/watch?v=T_q0nTwO1S0

Guri "poca prática" é fogo....

Valeu!

Penta_Blues
Moderador
# nov/08
· votar


Boa tarde!!!

De Ros
E quanto ao lance de que é o guitarrista quem faz a diferença, pode ter certeza disso! Basta olhar meu video tocando com o Paul Gilbert! O som dele é muito mais limpo e definido, tu entende tudo, tudo mesmo o que ele toca, já eu... bem, deixa pra lá...
Cara, tremenda lição! Seja ela encarada como ensinamento técnico ou de humildade.
Grandes caras são assim: mesmo sendo muito bons admiram quem é bom sem inveja e não se envaidece daquilo que sabe...
Valeu!!!

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


Penta_Blues

Valeu guri!
Um abraço e um bend!

Renan Vuorinen
Veterano
# nov/08
· votar


De Ros
Bom já que não tem mais nenhuma pergunta ou comentário,

É, sem querer ser chato mas ja sabendo que sou.....

Tem uma pergunta la encima que fiz sobre sua técnica de palhetada alternada, vou copiar....

Como eu pude ver em seu site, o video do voo do besouro, voce usa a palhetada alternada de uma maneira bem diferente do que eu costumava ver em videos de outros guitarristas, parece-me que voce alterna os dedos, sem articular muito o pulso, isso procede?

Sua mão direita realmente parecia estar bem leve e relaxada, o aproveitamento da palhetada é melhor usando a articulação dos dedos? Ou tem alguma coisa relacionada com a interpretação dessa peça?

Só mais uma (como sou chato)....

Voce usa muita força para segurar (apertar) a palheta? pois quando seguro ela com força a palhetada não fica boa, quando a deixo leve na mão não tenho muito exito ao palhetar a 6º corda, como voce faz?????

Abraço tche

De Ros
Veterano
# nov/08
· votar


Renan Vuorinen

Caramba, tinha lido essa pergunta mas esqueci de responder!

Olha, tem três movimentos básicos para palheta alternada. Vou citar o movimento e dois guitarristas conhecidos que utilizam esse movimento (poderia citar muitos mais, mas dois é o suficiente):

Uso de todo o antebraço (Vinnie Moore e John McLaughlin).

Palhetando com o pulso (Paul Gilbert e Al Di Meola).

Movimento dos dedos (eu as vezes, e acho que o Ardanuy).



Existem outros movimentos, mas são mais raros (o do Steve Morse por exemplo).

Esse com os dedos eu uso de vez em quando. Ele é legal porque é muito preciso, tu controla totalmente a dinãmica e o som das notas, mas não dá para chegar a grandes velocidades (eu pelo menos não consigo). Toco o Vôo do Besouro e olhe lá...

Com o pulso é bastante complicado, eu demorei muitos anos para conseguir um resultado satisfatório. A vantagem é também a precisão - tu consegue mudar de figura (tercina , semi-colcheia, sextina etc...) com facilidade, mas, pelo menos para mim, foi duro desenvolver a técnica.

Com o braço - tu tem muito mais força (para fazer escalas num violão, só consigo assim) e muito mais velocidade! Contras: Estudar lento com o braço é super cansativo e tu não tem tanto controle assim...

Se tu analisar, pelos guitarristas que citei em cada tipo de movimento, todos eles funcionam. Basta tu achar aquele que tu te adapta melhor. Um segredo é estudar lento da mesma maneira que tu vai tocar rápido (por isso que com o braço é cansativo...)



Bom, tu me pediu sobre a força ao segurar a palheta- Isso é um pouco relativo, mas nunca tu vai colocar muita força. Tem guitarristas que tocam tão relax que deixam a palheta cair as vezes!

Mas dai tu tem dificuldade para palhetar a sexta corda, né? Pois na sexta corda tu coloca mais força! É muito comum mudar a postura e a força conforme vai mudando de corda, não esquenta. Quer saber se tá bom? Escuta o que tu está tocando. Se tu curtir é porque está certo!


Espero ter ajudado!

Abraço!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Marcos De Ros - "Rock Masterpieces" free download