Ajuda para a compra : Fender ou Gibson?

    Autor Mensagem
    almagest
    Veterano
    # nov/08


    Olá pessoal. Me registrei recentemente no fórum para tirar uma dúvida com vocês.
    Esta semana pretendo comprar uma nova guitarra. Testei um monte delas e, dentro do meu orçamento, fiquei entre a Fender American Standard e a Gibson Les Paul Studio. Sei que são guitarras completamente diferentes, mas o problema é que eu gostei muito de ambas, em todos os sentidos. Só fiquei com um certo receio de que caso eu pegue a Fender ela não responderia bem para sons mais pesados. O tipo de som que eu toco varia de Radiohead, Jeff Buckley, Floyd a Opeth, Tool e Porcupine Tree.
    Enfim, será que podem me ajudar nisso? Qual dessas duas vocês acham que seria mais apropriada?

    Desde já, valeu!

    Frankito Lopes
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fender seria minha escolha...
    telecasters comandam e stratos sao... stratos.

    < opiniao sem embasamento tecnico >

    DsL-Hard Rock
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    duvida cruelllllllllllllllllllllllllll
    vc podia pega uma fender com humbucker na ponte
    ja q n tem les paul com single =/
    espero ter ajudado
    =)

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    almagest

    (...)Só fiquei com um certo receio de que caso eu pegue a Fender ela não responderia bem para sons mais pesados. (...)

    Ambas são execelentes guitarras e completamente diferentes como você mesmo disse. Quando o assunto é som pesado clássico eu penso logo em uma Les Paul, mas este é o meu gosto pessoal. Quanto ao fato de a strato não responder bem nos sons mais pesados isso é uma meia verdade. Com os captadores de fábrica você de fato vai ter problemas em obter grandes saturações, sem falar daquele apito gigantesco. Mas nada que a troca por captadores certos não resolva. Por que será que as guitarras do Iron Maidem são statos? Eles são um bom exemplo de como a fender responde bem nessas situações, sem falar do braço que é muito confortável.

    Les Paul ou Strato? Acho que essa pergunta só você poderá responder. Ambas são magníficas.

    Boa sorte.

    Abraço.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Bom mesmo seria ter as duas. São guitarras complementares, onde uma responde com sons brilhantes a outra responde com peso, e praticamente não possue um ponto de equilibrio entre as duas. Em todo caso se vc optar pela Gibson, terá que apostar num bom ampli que lhe ofereça um bom som limpo com um certo peso.
    Eu toco de Les Paul a muitos anos, e te confesso gostaria de ter uma Fender para complementar os timbres que não consigo com a Les Paul.

    almagest
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: almagest
    · votar


    É uma dúvida cruel! Eu me senti mais confortável tocando com a Fender e o timbre limpo dela é demais, mas quando coloquei a distorção a guitarra não correspondeu. Mas o amplificador não era bom. Porém eu confesso que fiquei com medo disso.
    A Gibson eu gostei demais, aquele timbre gordo - mesmo limpo - é muito bonito e com distorção nem se fala, fica realmente bom. Mas me senti um pouco desconfortável a tocar nela, mas creio que isso seja questão de costume, né?

    Preciso definir o quanto antes, pois essa semana pretendo comprar uma.

    Valeu pela ajuda, pessoal. Estão realmente ajudando.

    DsL-Hard Rock
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Velho, a guitarra ser desconfortavel eh soh costume
    teve um tempo que passei sem guitarra, tocando soh violão
    nos 2 primeiros dias foi uma MERDAAAA, meu dedo n alcançava o mizão nem fudendo

    mais no fim do mês tava fazendo solos no violão d boa
    eh questão d costume soh
    + qualquer coisa, fender com humbucker na veia =)

    boa sorte

    In The Navy
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Digo que deves ir de Gibson

    marcioguita
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Veio, a Dimarzio tem humb. com formato de singles, que numa strato nao deixa nada a dever pra essa gibson. Se fosse a std ou custom, eu nao pensava 2 vz, mas sou + a strato tunada. Abçs

    almagest
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    @marcioguita

    Tem alguma imagem desse humbucker? Ou pelo menos o nome do modelo hehehe

    Valeu.

    marcioguita
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    FT1(fast track)--- tem várias marcas boas tbm seymor duncan e os nacionais q acho que são quase tao bons quanto...

    daniel_guitar
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    pra ponte é bom o ft2(fast track 2) ou então um chooper (e tipo um paf pro em forma de single) tb tem da seymour duncan

    almagest
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Valeu pessoal, toda dica é bem vinda.
    No dia eu testei várias guitarras, inclusive mais baratas. Testei a PRS SE e me surpreendi. Testei as Epiphones caras e não gostei; testei uma PRS norte-americana e me apaixonei. Aquela era A guitarra para mim, mas como não tenho 10,000.... hehehehe
    Depois testei as duas que coloquei aqui: A Fender e a Gibson Les Paul, ambas grandes guitarras, mas possuem vantagens e desvantagens bem latentes. Por incrível que parece, de todas as que eu testei a que me fez sentir mais seguro (na tocabilidade, na pegada, nos timbres) foi a PRS de 10,000 ehehehe

    joaormrt
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    cara
    gibson les paul é gibson les paul
    eu compraria esta

    gucrispim
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu iria de Fender justamente pq a Gibson eh Studio...

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    gucrispim
    Eu iria de Fender justamente pq a Gibson eh Studio
    Neste caso eu também faria isso se eu não pudesse esperar mais um pouco pra pegar uma LP standard.
    Mas qualquer uma que ele pega é guitarra pra vida toda.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    almagest
    Como você se sentiu melhor com a Fender eu apostaria nela, se caso você sentisse falta de peso é só apelar para os humbuker em forma de single, tem vários modelos de captadores nesse estilo.
    Se você se sentiu desconfortável com a Gibson eu não arriscaria, mas em todo o caso volte na loja e teste-as de novo. Agora, não dá pra tirar o peso da Gibson.

    Ps.: Os Iron's Men usam Fender, mas com Hb's em forma de single. Estou errado????

    almagest
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: almagest
    · votar


    Farei isso, podem ter certeza. Quando for pra comprar eu irei testar quantas guitarras for possível.
    Só uma coisa: American Standard/Series são boas, não? Sei que não são "top Fender", mas são boas? Ou é "gato por lebre"?
    Não sou o maior conhecedor de Fenders. A Les Paul mesmo sendo Studio eu sei que é ótima. Pude fazer o comparativo.

    Novamente: Valeu pela ajuda, pessoal.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08
    · votar



    Eu iria de Fender justamente pq a Gibson eh Studio...
    (2)

    conandrade
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tenho visto por aí, o pessoal falando muito bem dessa safra nova das American Standard. Bem construídas, bom material... não tem erro, é uma Stratocaster legítima. E se quiser um som mais vintage, é só mudar captador. É guitarra pra vida inteira, pra basicamente tudo que é tipo de som.

    Eu tive algumas, pré-2000 e eram boas guitarras. Eu, particularmente, prefiro bem mais que a LP Studio (tive 1 preta em casa, do meu irmão, nada demais). Mas as LP tb são ótimas guitarras e tem ótima revenda, se precisar/quiser.

    Acho que a melhor coisa a se fazer é o famoso INSTINTO. As pessoas têm usado pouco e é fundamental.

    O que vc mais gosta de tocar e não consegue ficar sem ouvir/tocar?

    A resposta vai te dar a guitarra que vc precisa. Não necessariamente a que vc quer...

    E em caso de dúvida cruel, escolha aquela que vc se sentir melhor. Não vai perder nada.

    []´s!

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    almagest
    Você não poderia considerar a possibilidade de pegar uma Fender mexicana e uma Epiphone les paul?

    Caso queira necessariamente uma delas, vá numa loja e teste as duas. Veja por qual você se apaixona, isso é fundamental. Guitarra (ainda mais Fender ou Gibson) é que nem esposa, você escolhe pra ficar pro resto da vida.

    Alex Supertramp
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu escolheria a Les Paul, até pela versatilidade, mas eu sou suspeito pra falar, sou apaixonado por aquele timbre organico. Pra mim não tem guitarra melhor.

    markolino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    cheque especial

    e cata as 2

    assunto resolvido

    Rod Turtle
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    erico.ascencao
    As mexicanas só tem 21 trastes,é um detalhe que vale lembrar e que pra muita gente faz muita diferença.

    Iago
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    almagest
    Radiohead, Jeff Buckley, Floyd
    esses caras usam Fender 90% do tempo. Jeff Buckley ja era tem anos, mas usava sempre uma telecaster.

    Se voce esta na duvida, eu diria, "espere". nao compre nada agora, so quando vc tiver absoluta certeza do que quer. Assista mais videos, escute mais discos e tente descobrir o que eles usavam nas suas musicas favoritas. E de qualquer jeito, eh mais facil de se conseguir um timbre Les Paul com uma strato do que um timbre Fender com uma Les Paul.

    Megamedes
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Pega uma fender com hum (25465453486334)

    Grimc
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu iria de Fender justamente pq a Gibson eh Studio...(3)
    Fender Strato. tenho uma strato q nem chega perto da fender e gosto muito dela, magina uma fender

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para a compra : Fender ou Gibson?