Chiado em humbuckers, acontece com vcs?

    Autor Mensagem
    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: edilsonaragaojr


    Pessoal, estou com um probleminha aqui...Tenho uma ibanez rg 370dxl captação H-S-H (captadores infinity). Além dela, uso um amp staner bold 60 bass amplifier (amp de baixo, simples) e um vamp2. Tanto em casa quanto nos ensaios (usando um aplificador meteoro grandão do estúdio...) noto um chiado quando uso distorção. Acho que isso não é normal, pois uso captadores humbuckers que não deveriam chiar. É um chiado (hum) como se o captador fosse single-coil, vale ressaltar que não é microfonia é chiado mesmo...O chiado aparece nas distorções high-gain e mesmo quando eu coloco o ganho na metade (mais hard rock)...Detalhe que eu estou usando o noise gate do vamp2 em 12 (vai de zero a 15), as outras pessoas usam normalmente em 8 ou em 9 e já eh suficiente...=[...Outro detalhe, uso sempre o botão de tone aberto, se eu fecho o botão de tone, o chiado reduz...Se eu abro o botão de tone ele aumenta...A impressão que dá eh q a minha guitarra tah com um eskema de push-pull no botão de tone que transforma os humbuckers em singles, mas não eh isso, pelo menos as ibanez rgs's não vêm com push pull...Se eu encosto a mão na ponte o chiado dá uma aumentadinha...se eu tiro, ele diminui...Agora vamos às hipóteses:
    -Aterramento mal feito do amp (acho q não eh isso, pois no estúdio faz o mesmo chiado)
    -Aterramento mal feito na guitarra (é uma possibilidade)
    -Cabos vagabundos (outra possibilidade, mas não sei não, testei com cabos de um amigo meu em outro setup e o chiado diminuiu muito pouco)

    OBS.: Fiz um teste ligando a minha guitarra no setup do outro guitarrista da minha banda, o chiado apareceu do mesmo jeito...sendo q ele usa uma strato com captadores seymor duncan e o chiado dele eh quase inexistente (tem um pouco, mas não chega a incomodar como o meu)...O que vocês acham que pode ser...

    Por favor, ajudem...

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    edilsonaragaojr
    captadores infinity
    Aterramento mal feito na guitarra
    Acho que uma boa blindagem resolveria.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    edilsonaragaojr
    Ao contrário do que se pensa, Hb's (inclusive os de qualidade comprovada) também geram chiados, ruídos de fundo e microfonia, apenas esses fenômenos acontecem em bem menor escala que nos singles, e com o uso de distorções, não há como eliminar o chiado.
    Tirando as questões de cabos ruins (que geram chiados), vale à pena uma conferida no aterramento e uma redução do ganho das distorções. Se vc estiver usando a distorção do amp Meteoro ou de pedaleira de baixo custo, acostume-se, pois vai chiar mesmo.
    Abç

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    edilsonaragaojr
    Fiz um teste ligando a minha guitarra no setup do outro guitarrista da minha banda,

    Humm.. Há quanto tempo não faz manutenção nela?

    Abs.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    eu sei, mas acho q deveria chiar menos, meus amigos usam o noise gate em 9 e cancelam o hum...eu uso em 12 e continua...não eh normal isso...estou achando q eh aterramento ou cabos..
    MauricioBahia
    Humm.. Há quanto tempo não faz manutenção nela?

    faz um tempinho...

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    edilsonaragaojr

    Cara, esses chiados são irritantes!!!!! A minha Strato tava insuportável (não cuidava dela há anos) e resolvi entregar nas mãos do Bertola pra ele dar uma geral. Era chave de 5 posições bichada, pots ferrados... Devia ter até barata dentro dando curto, ferrugem... Coitada.
    Bem, a strato tá na mão do mestre.

    Em suma, se já tem um "tempinho..." e tá piornado o chiado, acho que deve levar sua guitarra no médico. hehe

    Abs

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia
    eh, vou fazer isso, soh keria ter uma idéia do q pode ser...pq tipo, se for o aterramento, aí eu não mandaria blindar...se for cabos, aí eu compraria cabos novos, se não for cabos, aí eu não compraria, entendeu? Pq não tou com grana...E aki em Fortaleza, eh sério cara, tem muito pilantra...

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    edilsonaragaojr

    E aki em Fortaleza, eh sério cara, tem muito pilantra...

    hehe, putz, tem mesmo.

    DICA: Aproveita q o Levi vai pegar a guita dele lá no Rafael da Guitartrix e leva a tua! Ele vai te dar um parecer mais consciente, já q ele vai tá com a guita na mão ne, =)

    No mais, Edilson e Smoke td a vê! :D

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    SaldanhaPessoa
    beleza cara! bem lembrado oh!!! tinha me eskecido q ele ia lah! Smokeeee ruleeiaaaaA!!!!! =]

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    edilsonaragaojr

    É foda mesmo. Pilantragem mata cara, desanima...
    Mas como o SaldanhaPessoa disse, o cara vai dar uma força!

    Boa sorte!

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia
    valew pela disposição em ajudar cara, abraço aew! =]

    MANFREDINI
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    bem, tem alguns captadores de alnico de baixo ganho que quando distorcidos chiam mesmo (aquele lance meio "Cream" ou "Black Sabbath", chamaria de fuzz e não de chiado =) ), não sei se é o seu caso, pois você está dizendo que é um chiado de single...

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MANFREDINI

    ele tem uma Ibanez Rg 370 dxl, e os caps têm ganho alto.. provavelmente n seja esse o caso.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    poiseh...tenho quase certeza q eh aterramento...hj vou ver se levo no luthier...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chiado em humbuckers, acontece com vcs?