O processo da Fender contra a Shelter: quando aconteceu?

    Autor Mensagem
    PenCapChew
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: PenCapChew


    E aí pessoal,

    Estou pesquisando sobre essa informação e não encontrei nada, a não ser um tópico de 2003, que foi o mais antigo que achei, mas que não sanou minha dúvida.

    Tenho 3 guitarras, entre elas uma Shelter Strato (se não me engano é uma SST1, já que ela tem 22 trastes) comprada em 2002, nova. Quero descobrir se ela foi feita antes do famoso processo. No headstock está escrito "Shelter Custom Hrnd Made Traditional Series". Quase não uso essa minha guitarra, mas ela está reguladinha, com cordas bem baixas, 0.10, e tem um som bem caraterístico de strato... só um captador tem um chiado um pouco mais forte, mas ok.

    Algumas fotos:

    http://img247.imageshack.us/img247/8080/shelter06rp7.jpg

    http://img340.imageshack.us/img340/5214/shelter01xz9.jpg

    http://img260.imageshack.us/img260/7403/shelter02wk8.jpg

    http://img259.imageshack.us/img259/7352/shelter03sq2.jpg

    http://img266.imageshack.us/img266/841/shelter05bf9.jpg

    Enfim, alguém sabe quando aconteceu o processo e quando as guitarras sem patentes da Fender começaram a ser vendidas no Brasil?

    Valeu!!

    Machine Gun Man
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Também quero saber. Só o que ouvi foram boatos.

    Slash Hammett
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    aproveitando o topico, eu queria saber mais sobre a historia de que a fender quase faliu no começo dos anos 80. é verdade? como foi isso?

    MatheusMX
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Provavelmente sua guitarra foi feita antes da Shelter ser processada, pois ela tem o design do headstock igual ao da Fender.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    PenCapChew
    Se não me falha a memória foi em 2005.
    Sua guitarra é legal, um "up-grade" de captadores (Stellfners ou Sound/Malagoli) mais uma blindagem e a troca de tarrachas deixaríam sua guitarra muito boa.
    Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    PenCapChew
    A única informação que tenho é que esta inscrição Shelter Custom Hand Made Traditional Series vem nas atuais SX. Pelo menos, no meu SX SJB 75 tem esta inscrição.

    Slash Hammett
    Parece que foi verdade. Se eu não me engano, foi "culpa" do Sr. Floyd Rose, que inventou a ponte flutuante, causando a disseminação de guitarras shreders como a Kramer. Esta crise da Fender durou enquanto durou a febre da Floyd Rose nos anos 80.

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cara sua guitarra tem o headstock da FST 62, porém nunca vi uma FST 62 com 22 trastes, e nunca vi uma SST1 como esse headstock (logo tipo escrito assim).

    Rod Turtle
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    erico.ascencao
    Floyd não inventou a ponte flutuante,na época os floyds eram usados como tremolo normal.Fabricantes como charvel,jackson e ibanez se estabeleceram principalmente nessa época.Fender e gibson lançaram vários modelos diferentes dos demais da empresa tentando (sem sucesso) garantir mercado nesse segmento crescente na época.Hoje em dia elas não precisam arriscar "sujar" o nome da companhia,pois elas são donas de outras empresas (fender comprou a jackson e a charvel e a gibson comprou a kramer),apesar de que a gibson usa muito mal as companhias compradas.

    Rods Conti
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Rods Conti
    · votar


    PenCapChew

    kra.. muito boa sua guita.. jah tokei em uma igual a sua..

    PenCapChew
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Valeu aí pessoal, pela ajuda.
    Acho que minha Shelter é uma cópia da American Standard, antes do processo da Fender.

    E realmente, Mauricio Luiz Bertola, um upgrade vai deixar a guitarra, que já é legalzinha, com outra cara.

    aproveitando o topico, eu queria saber mais sobre a historia de que a fender quase faliu no começo dos anos 80. é verdade? como foi isso?

    Cara, essa história de falência da Fender deve-se a uma forte crise que a empresa enfrentou nos anos 80. A empresa deixou de lucrar como antigamente porque começaram a surgir muitos instrumentos copiados (principalmente vindos da Ásia) e o interesse do público voltou-se para os video-games, que estavam em ascensão na época. Sei que nos anos 80 a Fender trocou sua equipe de gerenciamento e lançou um programa de modernização da companhia, que contou inclusive com o re-lançamento de produtos vintage. Não adiantou muito, porque certa vez o número de funcionários de uma fábrica caiu de 1000 pra 90 funcionários. Em 1965 a Fender era uma empresa da CBS, acordo que foi desfeito em 1985. Depois da quebra desse acordo a Fender voltou a navegar em bons mares, passou a investir em qualidade ao invés de quantidade. Lançou novos modelos de seus produtos, construiu uma nova fábrica da Califórnia e a taxa de câmbio favoreceu a exportação. As fábricas da Fender, que totalizavam 4.200m² em 1985, ficaram com 24.000m² em 1990. Uma fábrica no México foi inugurada, entre outras novidades.

    Zeraus
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Zeraus
    · votar


    PenCapChew
    Membro Novato


    Esse aí gosta mesmo de Nirvana

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    PenCapChew
    o interesse do público voltou-se para os video-games
    Estariam os fabricantes de instrumentos preocupados com Guitar Hero e Rock Band?

    BaNdAiD
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    erico.ascencao

    Estariam os fabricantes de instrumentos preocupados com Guitar Hero e Rock Band?

    Acho q não. Hoje as fábricas já são bem estabelecidas, e investem em qualidade ao mesmo tempo que se guarnecem com as submarcas. Ou seja, acho que infelizmente o guitar hero não vai abalar o mercado de fabricação de guitarras...

    Slash Hammett
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    vlw ai pro pessoal q tirou a minha duvida.

    Rod Turtle
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    BaNdAiD
    Estariam os fabricantes de instrumentos preocupados com Guitar Hero e Rock Band?

    Acho q não. Hoje as fábricas já são bem estabelecidas, e investem em qualidade ao mesmo tempo que se guarnecem com as submarcas. Ou seja, acho que infelizmente o guitar hero não vai abalar o mercado de fabricação de guitarras...


    Então você devia olhar denovo o jogo para ver quantos empresas estão endorsando esse jogo,só pra falar umas:Line 6,krank,gibson,ernie ball music man,e a lista de companhias interessadas só aumenta.

    guitartube
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    PenCapChew
    O processo da Fender contra a Shelter: quando aconteceu?

    Não existe processo nenhum contra a Shelter. A Fender ameaçou processar qualquer empresa que copiasse seus modelos, principalmente o formato do headstock.
    Foi reinvidicado pela Fender e Gibson, que devem existir um determinado número de diferenças entre todos os modelos de guitarras de outros fabricantes, que se espelham em seus produtos básicos.

    Hj qq fabricante deve respeitar estas diferenças, e é por isso que mudaram o headstock da Shelter e outros detalhes. A SST62 (eu já tive a Strato e uma Les Paul cópia), nunca foi cópia exata de uma Fender original 1962, embora seja uma guitarra boa. Uma observação mais apurada, identiifica inúmeras diferenças entre as duas, tipo: posição do tirante, captadores staggered, nut e abaixadores, formato dos trastes, etc.....

    O que pode ter ocorrido, é a Shelter ter levado uma chamada, assim como muitas outras empresas. Isto é mito brow, e brasileiro adora estas paradas.

    Flw!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O processo da Fender contra a Shelter: quando aconteceu?