Autor |
Mensagem |
BulletForMyValentine Veterano |
# jan/09
· votar
mas eu nao consigo alternar...sei la....a sensação quando vc faz um solo pra galera e vai la na frente é muito boa...sem preconceito contra os basistas...
Existem músicas sem solo... mas não sem base.
Acho que isso é querer ser o centro das atenções.. pura vontade de aparecer.
|
ekipe Veterano |
# jan/09
· votar
Esse negócio de 1 fazer base e o outro solo é coisa de Hard Rock, no metal os 2 guitars devem ser fodas em tudo!
|
estúpido Veterano |
# jan/09
· votar
Bom eu sou o guitarrista solo da minha banda.. Mais abro espaço se o guitarrista base quiser fazer alguma coisa,criar algo..,.realmente existe um preconceito aí, naum valorizam e naum reconhecem uma boa base.
|
Billy The Kid Veterano |
# jan/09 · Editado por: Billy The Kid
· votar
E aí pessoal,bom,realmente se você estiver distraído ouvindo uma música,e chega a hora do solo,você só presta a atenção no solo,mas a base é tipo aquela coisa importante que está ali e você não está prestando nenhum pouco de atenção,mas se você tira aquilo,você percebe a diferença...
Experimentem escutar qualquer música com solo no guitar pro por exemplo...você escuta a música normal e ok,mas então experimente tirar a base,fica ruim.É claro,dependendo do solo,se ele for muito true ele não perde tanto tirando a base tanto quanto um solo comun...
|
atmospherick Veterano |
# jul/12 · Editado por: atmospherick
· votar
Na minha opnião existe preconceito contra guitarristas que não possuem versatilidade, ou seja, só sabe fazer a base básica e não aprendeu mais nada nem se interessou em aprender coisas diferentes. São dois lados da mesma moeda... eu já estou até cansado de ver as pessoas criticando guitarristas de rock e blues por causa das pentatônicas, situação diferente, mas em ambos os casos o que está sendo criticado é a versatilidade.
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/12
· votar
Sou de um tempo que não tinha isso, venho da escola anos 70, onde as bandas só tinham um guitarrista.......gravávamos base e depois colocávamos os solos em estúdio, ao vivo normalmente, o tecladista segurava a onda hamonica na hora do solo, e quando não tinha tecladista, o baixista e o batera compensavam, com dinâmica, para não ficar um "buraco" no peso ou na massa sonora.
Era bom, porque porque nos obrigava a se dedicar tanto a harmônia quanto aos solos, e não ficar só no padrão "power acordes" e buscar soluções para preencher a música, se utilizando de arpeggios, efeitos e etc.
Vide Jimi Page, em Starway to Heaven ao vivo. Starway foi gravada cheia de overdubs de guitarra, a solução encontrada por Page foi usar uma Gibson de dois braços, afinando as 12 cordas dentro do padrão predominante na música, assim elas reverberam o tempo todo, deixando a harmonia mais encorpada, como se fosse uma harpa.
Com relação ao preconceito, ele existe só pelo público leigo, e por guitarristas iniciantes, que ainda têm a visão de que "o melhor" sola e "o pior" faz a base.
|
Menson_irmão Veterano |
# jul/12
· votar
rrealmente, uma boa base ajuda muito tem um guitarrista na minha banda q ele é fraquinho nos dois quisitos, muitas vezes deixo de improvisar pq ele não tem dinamica sulficiente pa base ficar legal, só quano o tecladista se liga e tenta compensar, ai da pa fazer legal, coisa q não acontece na igreja, tem um guitarrista todo apelão la sempre eu faço as bases pra ele, porem no ensaio na brincadeira, combino com o baixista e o baterae fico dano umas improvisadas, o apelão ve e faz umas bases muito dahora, muitas vezes um solo não fica bom por causa de uma base mal feita
bom, é isso q eu acho, abraços XD
|
Billy The Kid Veterano |
# jul/12
· votar
muitas vezes um solo não fica bom por causa de uma base mal feita
bah, pura verdade!
|
Phil Santos Veterano |
# jul/12
· votar
Um cara que me inspira muito, a respeito de bases, é Daron Malakian. Se vcs pegarem os 2 primeiros CDs de System of a Down, muitas músicas têm solo, mas a maioria das músicas é base! Principalmente no Mezmerize/Hypnotize, ele é um cara que sabe fazer bases e riffs sem ficar repetitivo (mesmo que a maioria das músicas de SOAD são no mesmo tom lol ).
Inclusive tem um vídeo no Youtube que ele é entrevistado, perguntam para ele a respeito de solos e ele diz "Bem, eu faço solos, mas meus solos... eles não são na técnica de Rhandy Rhoads ou Eddie Van Halen, mas algo tipo Jerry Garcia, Mark Knopfler, Jimmy Page, Carlos Santana, David Gilmour... algo do estilo deles meio misturado, essas ideias vem aos meus solos e prefiro deixar os solos serem mais simples, sou mais de ouvir o conjunto todo da obra do que 'privilegiar' um solo... curto muito Buckethead, acho ele fantástico, mas não é um caminho que eu tenha tomado dentro da música, não é algo que me interessou. Sou um compositor, e tento trazer a atitude da música pra guitarra, sem aquela tendência de vc ver pessoas tentando tocar 100 notas de uma vez, o Santana mesmo é um cara que te faz sentir a música. Quando eu toco, entro na linha mais melódica, é legal ter um solo mas meus solos são mais melódicos, quando componho uma música pode acabar vindo uma ideia de solo, e aí 'opa, isso encaixa', diferente da linha de pensamento que diz que toda música TEM que ter um solo. Na verdade, o fato é que vc PODE ter um solo na música, mas não é minha preocupação."
Aos 09:46 de vídeo surge essa pergunta sobre solos.
|
AlessandroVG Veterano |
# jul/12
· votar
Base é até mais importante que um solo, mas o preconceito com os basistas nunca acaba
|
Phil Santos Veterano |
# jul/12 · Editado por: Phil Santos
· votar
Outra banda que tbm me influencia e segue essa linha bem "basista" é Macaco Bong, é uma banda (trio) de rock instrumental de Cuiabá (como eles mesmos dizem, vieram do meio do nada), e em sendo rock instrumental, não é daquele tipo que tem uma base e um cara fazendo solos e frases enquanto tem um tema por trás, não. A guitarra é base e "solo" ao mesmo tempo...
...bem, só vendo pra entender.
Ah, esse vídeo aí, o único efeito é o canal sujo do amp. E eles tocaram no SWU, acho que em 2010, e abriram o show do SOAD ano passado em SP, quem foi disse que achou mt bão. ;)
|
gadantas Veterano |
# jul/12
· votar
Pô, ótima dica, Phil Santos! Sonzaço desse Macaco Bong!
|
Phil Santos Veterano |
# jul/12 · Editado por: Phil Santos
· votar
gadantas Cara, aqui no FCC tem alguns tópicos sobre essa banda ou citando ela. Depois que um amigo me mostrou umas 3 músicas, fui logo baixar o CD - é grátis, no site da Trama. Muito bom mesmo, posso dizer que aprendi mais sobre guitarra - ou melhor, sobre música mesmo. E lançaram um novo EP e tão trabalhando no 2º CD.
|
silasamilcar Veterano |
# jul/12
· votar
Que seria do Angus Young sem o Malcon Young???? Nada a ver esse tipo de mentalidade... Um solo pode ser horrível sem uma base harmônica apropriada. Dá só uma olhada em por exemplo Take cover do Mr Big... Tira a base e vê o que sobra.... Não só essa mas muitas outras...
|
TELEGAB Veterano |
# jul/12
· votar
Aqui na minha região guitarrista bom é oq sabe fazer solo, aqui neguinho faz a bases mal feitas e depois faz um solo do caramba acho isso muito rídculo, eu não sou necessariamente um base, pq não fico o tempo todo lá nas primeiras casas ou só metendo power chords, eu assim por dizer "viajo" pela guitarra, tento inovar fazendo riffs e tal, toco com um baterista ai já fizemos jams de 30 minutos, ai o cara vai pros festivais ou mostra esse trabalho pra pivete metido a guitar hero que só quer saber de solar não sabe nem timbrar guitarra e fala que eu não tenho ténica e não sou bom, a vão se ferrar, pra mim a coisa mais legal é fazer riffs e fzer uns solinhos fracos, ai vem moleque dizer que o cara é ruim. É de matar o cristão,
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Esse pensamento de que base é secundário, pra mim, é totalmente "anti musical". Chega a ser infantil. Digno de piada, me perdoem. Solo é bacana, faz sucesso, mas não faz música boa! O conjunto criatividade/harmonia é tudo!
A pior coisa do mundo é ver uma cara que sola pra dedéu fazer bases pífias. Eu até fiz um tópico sobre isso:
Guitarristas incompletos: solam muito mas não sabem fazer a parte rítmica! http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/250216/
Pra ilustrar:
|
GUITAR PLAYER BR Membro Novato |
# ago/16
· votar
Qualquer, Guitarrista, que entenda de música sabe a importância de uma boa base Angus Young do AC/DC Disse: "Sem as Bases do Malcom eu não seria quem sou hoje", Malcom Ensinou Angus a tocar Guitarra, qualquer um que entenda de música (ao menos que consiga ouvir o baixo da música) Sabe, Que sem una boa base, o solo fica vago, o solo da música Iron Man, do Black Sabbath, Fica Vago, por mais que tenha o baixo; e o Tony Iommi, Seja un Ótimo Guitarrista, Fica Um som Meio Vago. Não Toco em banda sou guitarrista de quarto, Sei Fazer a maioria dos solos do acdc, com perfeição, mais sei q sem uma base a música fica ruim.
Existe sim e preconceito, mais ele so e praticado, pelos iniciantes (Na Maioria Fã do Slash) Nada Contra, mais e a verdade.
|