Montando o som dentro da sala de ensaios!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Excelente tópico.
Minhas contribuições:
1) Atenção total aos vocais e backins. Tem que estar afinados e o vocalista tem que se ouvir, e bem.
2) Tocar com dinâmica, sempre; e com um volume compatível, que conjugue dinâmica e "pressão" quando necessária.
3) Se o arranjo não pede, ou se o baixista e/ou o baterista não são "virtuoses", tocar simples, evitar "firulas" desnecessárias, tocar no tempo certo.
4) Equipamento simples e organizado, instrumentos limpos e bem cuidados, tudo isso evita problemas.
5) Os amplificadores tem que estar o mais alto (altura mesmo) possível, de modo a que o som fique definido e claro para todos. Amps de baixo tem que ter potência e projeção sonora elevados.
6) Se há teclados na banda, a equalização deve ser muito bem pesquisada para evitar "choques de frequências", e o volume dos instrumentos em relação às passagens e dinâmicas das músicas muito bem pesquisado, para evitar uma "guerra" de volumes entre os membros da banda.
7) Alegria! Alegria! O ensaio deve ser alegre e descontraído, sem cobranças excessivas, em tom de camaradagem, amizade e ajuda mútua; uma cerveja em comum depois do ensaio e um bom "bate-papo" sobre tudo, principalmente música, ajuda a criar uma união e um espírito de camaradagem. Muitos convidados, principalmente namoradas(os), no ensaio também atrapalha.
Abçs

erico.ascencao
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muitos convidados, principalmente namoradas(os), no ensaio também atrapalha.

O que isso já me deu de problema...

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


erico.ascencao
ja tive problemas levando a minha tbm... e sai da banda por conta disso

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


Outra coisa, use pedal de volume para solos, isso faz com que não seja necessário tocar e regular a guitarra o tempo todo no potenciomêtro e faz com que os solos (que não deixam de funcionar como se fosse o vocal) seja bem ouvido por todos.
Outra coisa, guitarra base é base! Não adianta querer arrebentar e fazer solo. Não é desmerecimento para ninguém. Se tiver 2 guitarras, dividam os solos, e quando você for base, faça nada mais do que a base sem atrapalhar o solo.


não concordo com essa parte

É difícil fazer ele entender que no ensaio não precisa descer o braço. Deixa isso pro show ok?

você toca bateria?

daniel_guitar
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
queria frizar tb essa parte q Bertola comentou tipo sempre e bom marcar dpois do ensaio ou pelo menos 1 vez por semana os integrantes marcarem pra tocar uma ideia sobre música, mulheres e essas coisas isso ajuda no entrosamento pessoal de cada um, e levar convidado so um ou outro dpois de mt tempo q já teja fluindo e talz e olhe lá e de modo algum no começo

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


Muitos convidados, principalmente namoradas(os), no ensaio também atrapalha.

maldita Yoko Ono... (bla bla bla, fudeu com os Beatles)

erico.ascencao
Veterano
# out/08
· votar


gucrispim
Uma vez rolou uma treta na banda porque teve um ensaio na minha casa que tinham mais convidados do que membros da banda, aí o ensaio virou uma zona.

E era um ensaio meio sério porque agente queria gravar o ensaio pra ter uma referência do que agente estava tocando. Mas rolou de tudo, desde o nosso mesa de som (sim, era o 6º elemento da banda) brincando de por efeitos "Darth Vader" nos microfones dos vocalistas até criança pequena aprontando dentro da minha casa.

A. Bissacot
Veterano
# out/08
· votar


MANFREDINI

Não concorda lá porque? É legal explicar pro pessoal saber o ponto de vista!

O que eu quero dizer quando digo que base é base, é que não adianta o cara que tá fazendo base tacar o volume lá em cima e encobrir a guitarra solo. Cada um tem o seu lugar, não menos importante que outro.

Quanto aos bateristas que descem o braço. Comprem baquetas acústicas, baquetas próprias pra não fica tão alto o som! Com já disseram, ensaio é pra acertar músicas. Show é pra quebrar tudo.

As vezes é mais importante fazer um violão e voz pra acertar os backs e voz do que tentar acertar no meio do ensaio.

Só completando! Acho legal quem não concordar com alguma coisa ae dizer o por quê. Assim o tópico fica mais completo.

Abraços a todos

A. Bissacot
Veterano
# out/08
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

Com certeza velho! A diferença real entre as bandas pode não ser aqueles músicos virtuosos, mas sim um vocal bem afinado e backs bem colocados. Beatles é muito dificil de tocar por causa de vocal. As músicas são fáceis, mas os arranjos de voz muito bem feitos. Tocar elas sem fazer os arranjos de voz é assassinar o todo o trabalho que eles tiveram.

MatheusFarage
Cara uma que tem uns arranjos legais é:
Meu Universo é Você. São músicas românticas saca, mulherada adora! Mas procure ouvir, mesmo que não goste. Tem muita coisa boa pra tirar de lá!

Abraçossss

Ant--
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
7) Alegria! Alegria! O ensaio deve ser alegre e descontraído, sem cobranças excessivas, em tom de camaradagem, amizade e ajuda mútua; uma cerveja em comum depois do ensaio e um bom "bate-papo" sobre tudo, principalmente música, ajuda a criar uma união e um espírito de camaradagem. Muitos convidados, principalmente namoradas(os), no ensaio também atrapalha.

Como sempre o Bertola acertou no comentário :)

O lance de levar convidado para ensaio fica ainda pior se o cara for músico, porque muitas vezes ele não se segura e acaba interferindo. Já vi convidado (batera) se sentando na bateria assim que o batera oficial se levantou. O cara chega de fininho, pedindo licença e depois se empolga, faz mil fraseados de músicas que não têm nada a ver com o estilo da banda, tenta se mostrar o máximo, e ainda fica aquela sensação ruim de ter que pedir pro cara deixar o ensaio continuar. Claro que isso foi ensaio em casa, porque em estúdio nem rolava perder tempo assim. Mas atrapalhou.
Já a reunião-cerveja após os ensaios funcionam muito bem, e aí sim, já podem incluir namoradas/esposas. Além de não atrapalhar, elas ficam satisfeitas de não serem deixadas de lado.

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


erico.ascencao
mas isso não era um ensaio, era uma festa de São Cosme e Damião! UAHEUAHEuAHE

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Minha esposa odiava meus ensaios semanais. Ficava me ligando direto. Nos separamos e este problema acabou.

Ensaiava com conhecidos dela e nem tinha mulher solteira na banda hein!

Algumas namoradas e esposas parecem também odiar sumariamente ensaios. Acho que é o medo de tocarmos em bares/boates a noite... Só pode ser.

Talvez se eu fosse ao Maracanã todo sábado ela não falasse nada...

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


MauricioBahia
Ciúme é uma praga sinistra!
Abç

Ant--
Veterano
# out/08
· votar


O maior problema é que elas se sentem excluídas. Acho que nem é ciúme de outra mulher. Ciúme da guitarra, dos amigos, da música. É brabo, hehe.

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bertola
Praga sinistra é um ótimo nome para uma banda de metal.

hehe.

Ant--
É por isso que agora eu só mantenho relações (harmônicas) com a minha guitarra: nova, não fala nada, só me dá prazer, vai a todos os ensaios comigo... heheh

Abs

A. Bissacot
Veterano
# out/08
· votar


Sobre visitantes

Aqui a gente não tem muito problema. Vem namorado da vocalista (que fica com cara de bunda o tempo todo) mas a gente não tá nem aí pra ele, dane-se. Vem a minha namorada, senta num cantinho, fica queta e raramente, quando eu pergunto, fala alguma coisa. Ela, por incrível que pareça, não esquenta a cabeça com os ensaios! Posso ensaiar a vontade que não dá rolo. A namorada do guitarrista deu azia com ele esses dias "Aff, mas você tem que ser o último a sair?????". A namorada do batera (quando ele tinha) ou ligava no meio do ensaio pra ele ir buscar ela, ou tinha que sair no meio do ensaio pra levar ela embora! O baixista não tem namorada (graças a Deus). Bem, acho que quem tá bem mesmo na banda sou, que a namorada apóia e ainda as vezes assiste o ensaio sem enxer o saco hahahhahaha! Brincadeira não?

Quanto à visitantes, eu nem a banda ligamos. Se vier fazer graça fica palpitando a gente já manda beber no bu e boa!

Quando à descontração, o ensaio parece uma festa! Só nego dando risada, só alegria mesmo! Diferente de quando a gente estava com os outros vocais, que era tudo mundo de cara amarrada! A mina de um gás legal nesse esquema.

É isso ae negada! Tópico tá ficando bom!

erico.ascencao
Veterano
# out/08
· votar


MauricioBahia
Quando eu e meu cunhado começamos a montar uma banda, agente ensaiava num quartinho nos fundos da casa dele. Quando arrumamos uma vocalista mulher foi um fusuê com a minha irmã, ela ficou com um bico deeeeeeeeeeeeeeeste tamanho. A vocalista era "voluptuosa", mas precisava ter coragem pra pegar ela... huahuahauuaua

Com o tempo minha irmã e a vocalista se tornaram melhores amigas.

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao

Ainda bem que não se tornaram as "melhores inimigas"... uhahuahu

Abs

BurnTKD
Veterano
# out/08
· votar


Namorada em ensaio é um PORRE.
Ensaios sem namoradas são sempre melhores.
Minha opinião xD

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vem a minha namorada, senta num cantinho, fica queta e raramente, quando eu pergunto, fala alguma coisa. Ela, por incrível que pareça, não esquenta a cabeça com os ensaios! Posso ensaiar a vontade que não dá rolo.

A. Bissacot


uhauhahua.

Pela minha interpretação ela não fala e, mesmo quando você pergunta, fala pouco! ;-) É isso mesmo?

É um anjo! ;-) uhauhauhauh

Abs.

Zuricow
Veterano
# out/08
· votar


Po Galera, to aproveitando o topico que ta muito bom.

Ainda to aprendendo na guitarra, começando a fazer arranjos, solos, enfim, pegando o jeito. O Professor vive falando pra montar uma bandinha pq é importante.

A única experiencia que tive foi um ensaio pra tocar Dont' cry planejado às pressas. Foi um horror, mas engraçado. Eu na época tocava menos ainda, acabei sobrando nos vocais e base. Acabou que a apresentação não saiu ruin nao.

Agora hoje em dia é que ta dificil, ainda não consegui saciar o "Gostinho de quero mais" de quando saí do estúdio. Tenho um amigo que toca guitarra tanto qnto eu, um baixista que não treina a seis meses (so 1 mes de aula) e um baterista que ta fazendo aula a uns 3 meses. Será que sai alguma coisa? Melhor esperar.

Johnny Favorite
Veterano
# out/08
· votar


Eu já acho que o baixo deve ser regulado dependendo da pegada do batera em relação ao bumbo. Legal ter um guitar com a pegada mais limpa(strat) em contraste com um que exagera levemente no drive/dist (Lespa, Sg). Outra cois alegal para arranjos é que os dois guitars nunca embolem os acordes e façam sempre coisas diferentes. É bom também ficar d elado com os amplis para ter uma boa audição de vc mesmo mas ainda assim ter uma noção meio que de palco (pra não chegar na hora de tocar em algum lugar e ficar tudo diferente). Evidencie os médios nas guitarras e o grave no baixo. Quanto a voz tem que ficar por cima de tudo e ter um bom retorno!

Johnny Favorite
Veterano
# out/08
· votar


Eu já acho que o baixo deve ser regulado dependendo da pegada do batera em relação ao bumbo. Legal ter um guitar com a pegada mais limpa(strat) em contraste com um que exagera levemente no drive/dist (Lespa, Sg). Outra cois alegal para arranjos é que os dois guitars nunca embolem os acordes e façam sempre coisas diferentes. É bom também ficar d elado com os amplis para ter uma boa audição de vc mesmo mas ainda assim ter uma noção meio que de palco (pra não chegar na hora de tocar em algum lugar e ficar tudo diferente). Evidencie os médios nas guitarras e o grave no baixo. Quanto a voz tem que ficar por cima de tudo e ter um bom retorno!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Johnny Favorite
Legal ter um guitar com a pegada mais limpa(strat) em contraste com um que exagera levemente no drive/dist (Lespa, Sg). Outra cois alegal para arranjos é que os dois guitars nunca embolem os acordes e façam sempre coisas diferentes.
Concordo em gênero, número e grau. Nada mais "rasteiro", inclusive estéticamente, do que uma banda com duas guitarras iguais.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tenho um amigo que toca guitarra tanto qnto eu, um baixista que não treina a seis meses (so 1 mes de aula) e um baterista que ta fazendo aula a uns 3 meses. Será que sai alguma coisa? Melhor esperar.

Zuricow


Paga pra ver! A melhor coisa. Junta essa galera, mesmo destreinada e testa. Se achar que pode melhorar, continua ensaiando. Se estiver ensaiando em estúdio e gastando, aí precisa pensar no custo/benefício de continuar os ensaios. Se for numa casa, pelo menos a diversão é garantida até os vizinhos reclamarem. Tocar em banda é bom demais, apesar das encrencas que acontecem.

Porém, no somatório, a felicidade dá um banho na tristeza!!! (Samba no pé!!!) ueuheuhe.

Abs.

Ant--
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Johnny Favorite
Legal ter um guitar com a pegada mais limpa(strat) em contraste com um que exagera levemente no drive/dist (Lespa, Sg). Outra cois alegal para arranjos é que os dois guitars nunca embolem os acordes e façam sempre coisas diferentes.
Concordo em gênero, número e grau. Nada mais "rasteiro", inclusive estéticamente, do que uma banda com duas guitarras iguais.
Abç


Aí os Stones detonam. Keith e Ron o tempo todo se divertindo, fazendo firulas, e nenhum entrando no espaço do outro.

Volto a insistir no quesito DINÂMICA. Todos os músicos da banda precisam dominar isso (inclusive os vocais). Saber deixar um espaço para a própria música respirar, e depois atacar na hora certa. Nos ensaios é sempre bom relembrar para a turma que não é vergonha nenhuma o instrumentista ficar parado esperando a hora certa de entrar. Dependendo do músico isso costuma ser difícil de enfiar na cabeça dele. Aí entra um recurso importantíssimo: GRAVAÇÃO. Grave um ensaio e mostre onde vc acha que poderia ser melhorado, onde embolou, etc... Discutir em cima de um ensaio gravado às vezes é tão prazeroso quanto ensaiar, e sempre dá frutos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Ant--
Exatamente!
Abç

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ant--

Eu gravo todos os ensaios. A banda comprou um gravado digital Zoom H4. Coloco num tripé e deixo gravando. Melhor investimento de todos que já fizemos. Sem gravação fica o "vazio pós ensaio".

Depois, em casa, eu (Isauro) separo do áudio gravado no H4 ( postei sobre o H4 aqui) o que prestou do ensaio e mando por e-mail pra galera ouvir e treinar; trazer novas idéias no próximo encontro.

O rendimento da banda, no geral, melhorou muito com as gravações.

Abs

A. Bissacot
Veterano
# out/08 · Editado por: A. Bissacot
· votar


MauricioBahia

uhauhahua.

Pela minha interpretação ela não fala e, mesmo quando você pergunta, fala pouco! ;-) É isso mesmo?

É um anjo! ;-) uhauhauhauh

Abs.


É bem isso! Ela é bem falante, mas respeita o ensaio! Mas entende que o ensaio é algo que eu gosto e que ela num tem gabarito pra ficar palpitando! Então ela respeita e só quando eu pergunto alguma coisa ela fala só se gostou ou não da música! Num inventa moda! Hahaha é realmente um anjo! hahahahah!

bpv
Veterano
# nov/08
· votar


A. Bissacot

ahaha, minha namorada é tipo isso tb. ela curte as músicas e fica lá curtindo tb. até paga de camera-man quando levamos camera. inclusive, estou aqui no trampo assistindo os vídeos gravados no ensaio de sabado desse fds. ela qm gravou.

acho q todos vcs que têm uma namorada que NÃO te apoiam nas coisas que vocês mais gostam de fazer (como a música), não deveriam estar namorando. Acredito que fará com que você traumatize com música e pode até parar por conta disso. eu não sei quanto a vocês, mas se eu tivesse uma namorada q não me apoiasse na música (meu hobby e uma das coisas q mais me faz ter vontade de viver), eu terminaria na hora, por mais q eu a amasse.

na minha opinião, não dá pra abrir mão da música por causa de mulher (namorada/esposa/peguete/biscate).

abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando o som dentro da sala de ensaios!