Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


RhafaSoulGuitar
A nota "morta" pode ser problema de trastejamento, leve num luthier pra verificar e troque os parafusos enferrujados.

P3R4
Não, é pra trocar a ligação.
Verifique a impedância do falante e ligue em outro que seja equivalente.

Philipi
Essa inclinada é apenas no caso da sua ponte não permitir regulagem mais baixa das cordas.
A inclinação em si não altera em nada a tocabilidade pois ela é mínima.

Mynssen
Veterano
# ago/09 · Editado por: Mynssen
· votar


Bom dia, Bertola e Seiji.

Como já disse há alhum tempo comprarei (essa semana, se Deus quiser \o/) minha SX SST 62.

Trocarei seus caps e pretendo colocar os seguintes:

Dual Blade Twin Vintage (Sergio Rosar) no braço;
Single Traditional Texas (Sound) no meio;
Lil Killer (GFS) na ponte;

Como podem ver, colocarei dois caps duplos em formato de single e um single no meio.
Isso me deuas seguintes dúvidas:

1 - Haverá algum problema de compatibilidade entre eles? Os caps da ponte e braço tem mais saída, ficarei com um timbre ruim nas posições 2 e 4 (até porque colocarei pots de 500 então talvez o cap do meio fique mais agudo)? Seria melhr abandonar o single e utilizar apenas duplos?

2 - Nesse caso o cap do meio deve ter polaridade invertida como sugere o site da captadores.com?

3 - Pelo que vi todos eles são caps cerâmicos, mas o Bertola me alertou e eu fiquei em dúvida. Afinal são todos cerâmicos mesmo?

Desde já agradeço.

Zébob
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Tenho um violão memphis preto, atrás ele é cheio de arranhados pequenos e quanto se bota isso contra a luz fica bem visível. Existe algum produto que pode polir e tirar esses arranhões?

abç

reefs
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

oq vc acha do amp meteoro atomic drive 20 w ?
não consegui achar esses laney e peavey para estudo ...
vlw!

Cleber Dorricio
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji

Na verdade eu num acho nada ,se acho ainda duvido!!...kkk...
Eu estava achando a bitola fina.....vc acha que pode haver algum tipo de perda?
Uma vez um amigo comparou a perda de sinal com uma mangueira furada ,eu não quero danificar ,quero solucionar !!

Mauricio Luiz Bertola

Deu certo o relic ,tem que ficar uns 20 cm de distancia e mudar sempre a posição ,pois,se ficar em um só lugar vai manchar.
O cheiro é terrivel ,mais eu passei um veja e saiu (o cheiro).
A distancia e a quantidade define o envelhecimento.
O meu eu fiz bem suave ,só pra ficar homogênio com o escudo eo braço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Mynssen
Se vc usar um capt single no meio, e usar pots de 500K (o que será necessário por conta dos outros dois), o timbre dele ficara agudo mesmo, mas o que interessa é o som "fora-de-fase" das posições 2 e 4.
Sim, a polaridade tem que estar invertida em relação aos outros dois.
Zébob
Vc pode polí-lo, mas os arranhões vão continuar lá, portanto, esqueça isso.
reefs
Muito ruim.
Cleber Dorricio
Interessante a técnica...
Abçs

edilsonaragaojr
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Caro Bertola, hj estava regulando a floyd rose da minha ibanez rg 370dx e, quando estava mechendo nos parafusos de trás pra afrouxar um pouco as molas da ponte edge III, um dos parafusos saiu da madeira (devido à tensão das molas) e arrastou consigo uns farelos de madeira. Resultado: o parafuso não tem mais madeira suficiente naquele buraco para parafusar e segurar a ponte no nivelamento correto, só fica firme se eu parafusar mais no fundo, mas assim a ponte não ficará nivelada nunca...Estou desesperado, esse problema tem solução? A solução é fazer algum enxerto? Isso seria muito caro? Ou será q tem alguma solução mais simples, tipo fazer outro buraco? Por favor, dá um help aki...Vc em toda a sua experiência já tinha visto algo desse tipo acontecer?

Mynssen
Veterano
# ago/09 · Editado por: Mynssen
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mas o que interessa é o som "fora-de-fase" das posições 2 e 4.

Bertola, desculpe, mas essa parte eu não entendi.
No caso esse som "fora-de-fase" que vc citou é ruim?
A combinação do single com o duplo vai gerar um som muito "conflitante" ou algum outro problema de timbre?
Seria melhor deixar todos os caps duplos?

BaseGuitar
Veterano
# ago/09
· votar


Ei, Seiji, só uma pergunta, vc ainda tem o seu atelier em São Bernardo, perto do Paço ?
Se estiver, vou dar uma passada lá depois. ^^

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


Cleber Dorricio
Bom, a comparação seria mais pertinente com a espessura da mangueira.
Uma mangueira fina não deixaria passar muita água, é como um fio muito fino que possui maior resistência elétrica, assim como o comprimento de ambas.
Só que numa guitarra estamos nos referindo à muito pouca tensão (menos de 1V) e distâncias muito curtas entre os componentes, então se vc tiver uma mangueira muito fina para transportar um fio d'água à curtas distâncias é o suficiente, e com eletrônica ou eletricidade é a mesma coisa.
Para vc ter uma idéia, um fio de fone de ouvido é finíssimo e transporta muito bem os sinais de áudio por mais de 50cm.

BaseGuitar
Sim, ainda estou lá no centro de sbc.
Pode passar sim mas é melhor me ligar antes pra confirmar se estarei por lá.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


edilsonaragaojr
Ou vc terá que colocar um parafuso de maior diâmetro ou fazer um enxêrto. Nada tão difícil.
Mynssen
Não é ruim não, apenas diferente. O som das posições 2 e 4 são os que dão o "quack" característico da sonoridade da Strato.
Abçs

daniel_guitar
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola quais cuidados especificos e preciso se ter com o roller nut? e de quanto em quanto tempo deve ser procedido esses cuidados?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


daniel_guitar
Pingar óleo de máquina de vez em quando.
Abç

Mynssen
Veterano
# ago/09
· votar


Valeu Bertola, muito obrigado pela ajuda de sempre. o/

edilsonaragaojr
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Li uma recomendação da galera de colocar palitos de dente dentro do buraco e parafusar normalmente, resolvi tentar e deu certo, pelo menos eu acho q deu certim, não tah mais folgado. Vc ainda recomenda fazer o enxerto ou posso deixar assim mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


edilsonaragaojr
Coloque algo mais "justo", como palito de unha, com cola de madeira.
Abç

daniel_guitar
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obrigado Bertola quando trocar as cordas sempre vou fazer isso

HiT123
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pedi os caps da sound/malagoli Trad. Texas no braço e no meio e um Trad. HB Hot pra ponte para por na minha Condor RX-20s e andei lendo que essa gutiar já vem com potenciometros de 500k eu quero saber se preciso trocar os potenciometros quando for trocar os caps.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


HiT123
Em princípio não, mas se vc perceber que ela ficou aguda demais, troque por 250K.
Abç

mmayorca
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola,

vc acha que o captador da Malagoli Custom 57 Plus, é ideal para rock anos 60/70, ou existe alguma opçao melhor?

obrigado, pela ajuda...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


mmayorca
Acho sim, esse capt tem uma sonoridade bem "vintage".
Abç

mmayorca
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eu tenho uma guitarra Cort HSS, e vou colocar esse custom 57 nela, e andei pensando em mandar escavar o espaço para poder colocar um P90 no braço, será que ficaria legal?

Cleber Dorricio
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji

Obrigado ,entendi perfeitamente.


Fábio Seiji e Mauricio Luiz Bertola

A respeito da blindagem ,deu certo.Eu usei aluminio grosso semelhante ao de marmitex ,deu trabalho ,mais ficou bem feitinho ,cortei em tiras e usei cola branca e durex.Soldei o terra direto no aluminio e testei a continuidade ,tudo OK.O ruido sazonal diminuiu muito.Fiquei preocupado com com os positivos então isolei os pontos para não ter dor de cabeça.
Porem eu não sabia que o timbre mudaria ,ficou bem estalada e houve perda de grave ,nada de muito exagerado mais mudou ,acho que a madeira na cavidade dos caps aveludam mais o som.
Obrigado .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


mmayorca
Fica sim.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Cleber Dorricio
Experimente colocar espuma embaixo dos captadores e trocar as molas dos capts por pedaços de "garrote".
Abç

guitarbriell
Veterano
# ago/09
· votar


e ai galera blz sou novo no forum. fui numa loja fj e vi um amp da orange, alguem ja ouviu fala? o cara falou q é melhor q fender.o q vcs acham?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


guitarbriell
Orange é muito bom cara!
Abç

nicida
Veterano
# ago/09
· votar


ó luthiers do fórum, peço vossa sabedoria! por favor!

a minha rosca ta fudida!

/rosca dura urgente

hehe sem malícia vai... a rosca da minha ponte tremolo strato, de 6 parafusos espanou! de forma que eu nem presciso rosquear para a alavanca entrar, e enquanto eu toco ela cai às vezes..

detalhe: a alavanca está em perfeito estado, o que espanou foi a ponte mesmo!

existe alguma solução eficás? além da veda rosca, que eu não gosto muito, por que acaba gastando, tem jeito? se não, valhe a pena trocar a ponte? por qual?

ja vou agradecendo... abç.

Cleber Dorricio
Veterano
# ago/09
· votar


Valeu ,vou tentar a espuma mais pra frente ,eu curti os estalos ,parece até Texas Special.
Ancioso que sou ,já alterei a configuração do Line 6 .
Os meus Tex Max já vieram com as borrachas ou garrotes.
Obrigado é sempre bom saber mais !!

felipepossidonio
Veterano
# ago/09
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/115026/p0#6202805
eu resucitei esse topico la, me da uma luz por favor hehe. vlw

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III