Autor |
Mensagem |
Guitar_RdS Veterano |
# out/08
· votar
diego gr Blz, assim q chegar em casa eu passo o link pra galera conferir lá.
|
WeS Guitar Hero Veterano |
# out/08
· votar
Guitar_RdS Vou tentar te explicar:
Os harmônicos artificiais tem o mesmo princípio dos harmônicos naturais (aqueles que são tirados na 12º, 7º, 5º... casa), pois essas casas onde se tiram os harmônicos naturais são nada menos que as divisões da corda que o Penta_Blues citou, os chamados pontos nodais.
A diferença quando você vai fazer um harmônico artificial é que você não os trastes para "indicar" onde ficam as divisões da corda.
Vou dar um exemplo, porque não é muito facil de explicar:
Vamos supor que você queira fazer um harmônico artificial na casa 5 da corda 3. Quando se usa um harmônico natural supõe-se que você está usando a corda solta, logo a oitava da nota que você tocou vai estar na casa 12 (que é a "primeira divisão" que há, por ser o meio da extenção da corda). Intão para o caso do exemplo, quando você está tocando a casa 5, o meio da corda não é mais a casa 12, pois você mede agora da casa 5 até a ponte. Isso significa que é agora a casa 17, logo, na casa 17 há um harmônico!!
Você pode testar: toque a casa 5 e encoste o dedo indicador direito em cima do traste 17. (isso é um harmônico com tapping)
Lógico que você não vai ficar medindo as divisões toda hora pra dar os harmônicos, acaba-se acertando os lugares por uma questão de prática (vou procurar o do Joe Satriani ensinando uns trechos de Surfing With The Alien em que ele da um harmônico e diz: "esse eu peguei por sorte hein!"). Mas uma dica de referência para saber onde está cada lugar onde se deve palhetar para ter o harmônico é dar a palhetada onde você costuma tocar com a mão direita, e de lá você procura mais pra direita ou para a esquerda. Normalmente ficam entre o captador da ponte e o do braço.
Espero ter ajudado. Depois eu dou uma relida pra acertar alguns possíveis erros....
Abraço.
|
WeS Guitar Hero Veterano |
# out/08
· votar
Agora que eu vi... o Penta_Blues já deu uma explicação bem detalhada...
mas beleza...
|
Penta_Blues Moderador |
# out/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar
Boa noite!!!
Guitar_RdS prefiro ser chamado de burro do ficar sem saber. Vou te dar uma dica: Quem pergunta é burro por cinco minutos. Quem não pergunta é burro a vida toda...
Teria como dar uma explicação mais simples e detalhada, citando mais exemplos, etc. Não sei se é simples, mas acho que deve bastar... Cada vez que uma corda é tocada ela vibra de acordo com um determinado padrão e gera o que chamamos de Fundamental, que seria o componente mais característico que se ouve numa corda vibrando. O som gerado por esta vibração está numa frequência que corresponde ao comprimento de onda igual ao comprimento da corda. Como a corda não vibra apenas na frequencia da fundamental, existem outras frequencias múltiplas desta fundamental que vibram simultaneamente e que têm comprimentos de onda menores. Certos pontos ao longo da corda ao serem tocados de uma determinada maneira fazem determinadas ondas pararem de vibrar, mas permitem que outras ondas continuem vibrando e, consequentemente emitindo som. No traste 12, por exemplo, vc impedirá a onda da fundamental vibrar e portanto não ouvirá o som da fundamental, mas como vc "dividiu" a corda em dois pedaços (um deles do nut até o traste 12 e outro do traste 12 até a ponte) vc fez com que somente as ondas com metade do comprimento da fundamental continuassem vibrando. Como vc calou o som de maior volume (a fundamental) o que vc escuta é o som que continua vibrando que é metade da fundamental, ou seja, uma oitava acima. Simples né?...rs
diego gr Guitarras com tamanho de escala menores (como a Les Paul) têm mais dificuldade de tirar harmonicos artificiais? Não cara. Os Harmônicos têm relação com o comprimento da corda e não com o comprimento da Escala. Uma Escala de Lespa com 24,3/4" tem duas metades do mesmo jeito que uma Strato de 25,1/2" tem. O tamanho das metades será diferente se compararmos Escalas diferentes, mas metade é sempre metade dentro de uma mesma Escala, tenha ela o comprimento total que for, não é mesmo?
WeS Guitar Hero Os harmônicos artificiais tem o mesmo princípio dos harmônicos naturais (aqueles que são tirados na 12º, 7º, 5º... casa), pois essas casas onde se tiram os harmônicos naturais são nada menos que as divisões da corda É um erro muito comum dar o nome de "harmônicos naturais" aos harmônicos artificiais obtidos nos trastes 4, 5, 7, 9, 12, 16, 19 e 24, então tome cuidado com isso. Harmônicos Naturais são aqueles gerados juntamente com a fundamental e que são responsáveis por, juntos, determinarem o timbre do instrumento. Já os Harmônicos Artificiais são todos aqueles "produzidos" quando se muta a fundamental. Inclusive aqueles que estão nos trastes 4, 5, 7, 9, 12, etc. A confusão acontece porque a técnica normalmente utilizadas para obter estes Harmônicos difere daquela usada para obter aqueles encontrados fora da Escala do braço, mas repito, tanto um quanto outro são Harmônicos Artificiais.
Valeu!!!
|
WeS Guitar Hero Veterano |
# out/08
· votar
Penta_Blues Intão quando se faz um harmônico com tapping também se muta a fundamental??
|
Guitar_RdS Veterano |
# out/08
· votar
Penta_Blues Quanto à teoria do harmônico agora eu entendi, mas na prática do harmônico artificial (aquele q vc bate a nota e raspa o dedo na corda) existe um lugar certo de "raspar" o dedo pra cada nota q vc for tocar? Ou existe um ponto "coringa" onde vc bate qualquer nota em qualquer corda e raspa o dedo naquele local e sai um harmônico artificial? Pq eu vi na vídeo-aula do Alan Matos q ele bate qualquer nota e raspa o dedo em qualquer corda entre o cap do braço e o cap do meio e sai harmônicos bem agressivos, daí dá pra usar bends e vibratos pra destacar ainda mais o harmônico artificial né? Espero não ter falado besteira nenhuma...
WeS Guitar Hero Vlw, agora me responda: Pra fazer esse tapping harmonic você deve tocar a nota e depois tocar em cima do traste da 4º, 5º ou 8º nota, ou pode ser dada em cima de outros graus da escala?
Flw!
|
Penta_Blues Moderador |
# out/08
· votar
Boa noite!!!
WeS Guitar Hero Intão quando se faz um harmônico com tapping também se muta a fundamental?? O princípio da técnica de Harmônicos Artificiais é "mutar" a fundamental. Então, sim, qualquer forma de se obter harmônicos artificiais consiste em "mutar" a fundamental, seja com a mão esquerda, seja com o dedo indicador (comum entre violonistas), seja com o polegar da palheta (pinch harmonic).
Guitar_RdS existe um lugar certo de "raspar" o dedo pra cada nota q vc for tocar? Sim. Existe um ponto muito específico quando vc deseja obter um determinado Harmônico Artificial e este tem a ver com o comprimento da corda.
Ou existe um ponto "coringa" onde vc bate qualquer nota em qualquer corda e raspa o dedo naquele local e sai um harmônico artificial? Pq eu vi na vídeo-aula do Alan Matos q ele bate qualquer nota e raspa o dedo em qualquer corda entre o cap do braço e o cap do meio e sai harmônicos bem agressivos, Não se trata exatamente de um "ponto coringa" já que vc irá obter harmônicos diferentes. Vou exemplificar de maneira grosseira o que acontece, mas ao invés de notas e trastes, colocarei números: Digamos que do nut até a ponte da sua guitarra vc tem uma corda de 60 cm. Num determinado ponto vc divide esta corda em 04 partes, ou seja, vc tocará num ponto a 15 cm da ponte. Vc terá um harmônico artificial duas oitavas acima da fundamental. Se vc digitasse nesta corda um traste que reduzisse o comprimento desta para 30 cm e tocasse no mesmo ponto que vc tocou antes, vc dividiria a corda em 02 partes, o que produziria um harmônico artificial uma oitava acima da fundamental. Volte o dedo para um traste que deixe esta corda com 45 cm e seu harmônico artificial, tirado no mesmo "ponto coringa", dividirá a corda em 03 partes e produzirá uma oitava mais uma quinta da fundamental. Sacou porque não se trata de um "ponto coringa"? Os resultados não serão os mesmos se vc alterar o comprimento da corda, apesar de sempre obter harmônicos num ponto em comum.
Valeu!!!
|
WeS Guitar Hero Veterano |
# out/08 · Editado por: WeS Guitar Hero
· votar
Guitar_RdS não intendi direito sua pergunta... veja se é isso que você quer saber:
A música é a Cuve, ele faz diversas vezes, algumas até pouco perceptiveis
- aos 0:11 ele faz 2 harmônicos artificiais.... perceba pelo som...
- aos 0:31
- aos 0:44 ele faz de novo
Abraço
|
Guitar_RdS Veterano |
# out/08
· votar
Penta_Blues Agora entendi. Mas eu não consigo produzir harmônicos raspando o dedo em cima do cap da ponte. Não sai. Só consigo fazê-lo entre os caps do meio e do braço. Vou treinar isso q vc falou. Vlw mesmo!
WeS Guitar Hero Quando chegar em casa eu vou ver com calma, se bem q hj à noite eu tenho um show, então só amanhã. Mas eu vou ver isso direitinho. Flw!
|
alfredmad Veterano |
# out/08
· votar
WeS Guitar Hero Posso estar enganado, mas o que o Petricci faz aos 0:31 deste vídeo é um pinch harmonic, pois ele apenas encosta a palheta na corda para produzir o harmônico.
Harmônico com tapping é o que Eddie Van Halen faz nos primeiros segundos (0:06 e 0:07) do solo da música Beat it:
|
alfredmad Veterano |
# out/08
· votar
WeS Guitar Hero para você fazer o harmonico com tapping você precisa tocar a nota e depois encostar o dedo levemente no local pra fazer o harmonico.... Na verdade a nota não precisa estar soando antes do tapping, já que o próprio faz a nota soar.
Veja só o vídeo:
|
gucrispim Veterano |
# out/08
· votar
WeS Guitar Hero nada a ver isso de harmônico com tappin q vc postou.... isso dai quase nao é harmonico, o cara deixa eh rolar o feedback num simples harmonico... tappin eh outra historia
|
Guitar_RdS Veterano |
# out/08
· votar
Agora tô ficando mais confuso do q quando entrei...
|
alfredmad Veterano |
# out/08
· votar
Guitar_RdS Qual a dúvida?
|
WeS Guitar Hero Veterano |
# out/08
· votar
alfredmad gucrispim Verdade... eu apenas confundi os nomes... O que eu postei do video do petrucci eh o pich harmonic mesmo... não o tapping..
falha minha
|
BurnTKD Veterano |
# out/08
· votar
Lembro que na primeira vez que o harmônico saiu, eu paguei um churrasco pra gurizada pra comemorar...
mentira minha.
Abraços
|
Guitar_RdS Veterano |
# out/08 · Editado por: Guitar_RdS
· votar
alfredmad WeS Guitar Hero Esse fim de semana fiquei sem net em casa, daí não deu pra consultar o fórum e ver os vídeos. Assim q normalizar a net eu vejo os vídeos e pergunto o q não entendi.
|
gucrispim Veterano |
# out/08
· votar
tem um solo de violão de nylon que o EVH faz (tem por ai na net), com tappins e harmônicos, é mto bom, dêem uma procurada
|
Guitar_RdS Veterano |
# out/08
· votar
Acho q vou tentar desenvolver sozinho por enquanto, pra poder amadurecer as idéias, quando estiver +ou- pronto eu volto nesse tópico e posto as dúvidas. Vou quebrar a cabeça muito mas é importante tentar. Flw!
Obs: A net q eu tô usando não é lá de casa.
|
Guitar_RdS Veterano |
# out/08
· votar
Ontem eu cheguei lá em casa e liguei a minha guita na minha Gt5 e liguei nos fones. E tava decidido a entender os harmônicos. Resultados: Entendi essa divisão no comprimento da corda, não do jeito citado acima, mas na tentativa mesmo, descobri q o ponto depende da casa q vc tá tocando, foi meio estranho mas agora tá entendido e é só treinar. Testei também o tapping harmonic e descobri q é muito simples, mas que fazer rápido e com precisão é mais complicado do q se imagina. Coloquei também um prendedor de cabelo no começo da primeira casa (ouvi dizer q dá uma "limpada" no som, abafando os eventuais ruídos de se bater sem querer nas cordas soltas), diminui um pouco os ruídos mas não foi tão estrondosa a diferença, então tirei ela. Conclusão: Foi só pegar a guitarra e tirar tempo pra fazer "experiências" e vi q não é nenhum bicho-de-7-cabeças.
Só surgiu uma pequena dúvida: O harmônico q
|
Burp após Duff Veterano |
# out/08
· votar
Qual a dúvida???
|
Guitar_RdS Veterano |
# out/08
· votar
O harmônico q se faz encostando a palheta na corda (esqueci o nome), é feito apenas encostando ela depois de bater a corda (só q logicamente no lugar certo), tipo o tapping, se bem q com a palheta vc vai encostar ela em cima dos caps né?
Flw galera!
|
diego gr Veterano |
# out/08
· votar
Guitar_RdS num deu pra entender nada cara
harmonico natural eh quando palheta normal, mas só encostando a ponta do dedo da mão ESQUERDA e tirando logo após palhetar, pra continuar soando o harmonico
harmonico artificial eh quando encosta o DEDO da mão direita depois de palhetar, e continua soando mesmo com a mão esquerda no braço
|
Guitar_RdS Veterano |
# out/08
· votar
diego gr Eaí grande Diego blz? Desculpe se não deu pra entender, mas não era isso q vc me disse q eu perguntei não. Vou tentar ser mais sucinto: Existe uma técnica a qual vc toca a nota normal e depois vai com a palheta e a encosta na corda, produzindo assim um harmônico. E digo q existe pq eu consegui fazê-la ontem. O fato é q ouvi falar nos harmônicos, tipo o q o Eric Johnson faz (segundo um camarada disse acima) onde ele toca a nota e depois de um tempo ele vai lá e encosta o indicador na corda, eu consegui fazer isso encostando o dedo entre os caps do meio e do braço, daí produz o harmônico artificial. Preste bem atenção, não estou falando de palhetar e depois raspar o dedo).
Sabendo disso, quero agora saber se fazer o harmônico encostando a palheta na corda tem alguma coisa a mais por baixo do óbvio de q é só encostar a palheta na corda e já sai o harmônico, só usei a comparação do tapping harmonic pra poder ter uma referência.
Acho q não consigo ser mais claro do q isso, se vc não entender é pq eu não tô me expressando da maneira correta. No mais, obrigado pela ajuda. Abs!
|
diego gr Veterano |
# out/08 · Editado por: diego gr
· votar
Guitar_RdS ah sim, tinha esquecido desse
não sei o nome, mas é um harmonico obtido com tapping, muito usado por van halen (exemplo: inicio das musicas Dance The Night Away e Mean Street) pra fazer ele, tente colocar o dedo da mao esquerda na casa 3 ou 5 e com o dedo indicador da mão direita tente dar um "tapinha" nas casas 12, 15, 17 ou 24 (nao lembro de quais casas são) cada casa que você fizer o tapping vai soar um harmônico diferente, e se não me engano o mais "gritante" deles será sempre 12 casas acima da que você está segurando na mão esquerda ah! use o cap da ponte, provavelmente o cap do braço não produzirá som (a nao ser que seja um captador top)
exemplos de harmonico natural: versos da musica Pound Cake do Van Halen (aquelas notas "agudas" hehehe) e inicio da música Lil' Jack Horny do Extreme
exemplos de harmonico artificial: quase todos os riffs do Zakk Wylde (aquelas notas "agudas" que parecem um gritinho hahaha)
|
Leblues Veterano |
# out/08
· votar
harmonico artificial é que nem sweep, quando voce pega as manhas do bagulho tu não para de fazer, sai automatico.....eu aprendi a fazer os 2 sozinho, todo mundo tentou me ensinar mas eu nunca aprendia, certo dia saiu na cagada e eu peguei o esquema e não esqueci mais...
|
Penta_Blues Moderador |
# out/08
· votar
Boa tarde!!!
diego gr harmonico natural eh quando palheta normal, mas só encostando a ponta do dedo da mão ESQUERDA e tirando logo após palhetar, pra continuar soando o harmonico Esta definição não está correta. O que vc explicou foi uma das formas de se obter harmônicos artificiais.
harmonico artificial eh quando encosta o DEDO da mão direita depois de palhetar, Esta é outra forma de se obter harmônicos artificiais.
Harmônicos naturais são aqueles naturalmente gerados junto com a fundamental ao se tocar uma nota qualquer. Qualquer forma de se fazer soar mais alto os harmônicos do que a fundamental resulta no que se chama de Harmônicos Artificiais.
Valeu!!!
|
Guitar_RdS Veterano |
# out/08
· votar
Então agora é só treinar e deixar rolar! \o/
|
THAINAN Veterano |
# out/08
· votar
minha guitarra é uma strato ( ou melhor quase strato) captação HUMBUCKER +SINGLE+ SINGLE
sai melhor com o da ponte , que é o humbucker
com distorção ou sem distorção meu amp é o meteoro atomic drive
o negocio é o jeito de fazer velho
|
Guitar_RdS Veterano |
# out/08
· votar
Galera, ontem arrumei um tempo pra estudar de novo, daí q eu descobri um monte de parada nova. Cada casa tem um lugar certo pra raspar o dedo. Não consigo explicar, mas sei q tá começando a fluir legal. Tô praticando também os tapping harmonic.
Tava vendo uma coisa q o Penta_Blues havia dito.
Vou dar um exemplo: Fiz o harmônico na casa 4 da corda 3. Depois fiz com a palheta na mesma posição na casa 9 da mesma corda e saiu o mesmo harmônico. Agora se eu mudar o lugar de palhetar, continuando na casa 9 da corda 3, sai outro harmônico diferente.
Não consigo explicar melhor q isso, só sei q tá dando certo e que com mais estudo não vou mais ter problemas com harmônicos (pelo menos com os de raspar o dedo, huahuahaua)!
Flw galera e boa sorte pra quem está tentando, assim como eu, se aprimorar nesta fabulosa técnica dos harmônicos artificiais!
|