ajuda no harmonico artifical

Autor Mensagem
matlock
Veterano
# out/08


galera eu andei lendo no forum como fazer harmonico artificial
q eh soh bate com a palheta e encostar levemente o dedo(pelo q eu entendi), mas nao tah saindo o harmonico, poderiam me dar umas dicas.


vlw galera


PS: quero dah uns harmonicos nervoso tpws o do zakk wylde hehe.

ogaitnas
Veterano
# out/08
· votar


matlock
ganho, captação da guitarra, cordas mais grossas, tudo isso
facilita, além de vc estar realmente fazendo direito heeh

pr0view
Veterano
# out/08
· votar


eu aprendi sozinho, nossa como eu fiquei feliz aquele dia uaeuahe

Penta_Blues
Moderador
# out/08
· votar


Boa noite!!!

matlock
Acrescente à receita do nosso camarada ogaitnas mais três ingrediente: paciência, dedicação e muito treino.
Se fosse fácil, todos seriam "Zakk Wilde"...
Valeu!!!

alexdiffer
Veterano
# out/08
· votar


pr0view

eu aprendi sozinho, nossa como eu fiquei feliz aquele dia uaeuahe



deve ter ficado exendo o saco o dia inteiro shaushau eu lembro de mim cada duas notas improvisadas 3 tinham harmonico shauhauhsu
e daqueles bem toscos sem vibrato hsaushauhsuasha

MrSin
Veterano
# out/08
· votar


eu tambem aprendi a fazer sozinho, mas desencana de fazer igual ao zakk wylde! Vai testano, ve alguns videos, procura uns videos do van halen XD! PQ tem aquele jeito de bater com o indicador na casa que vc quer o harmonico(igual o eddie van halem sempre faz)

alexdiffer
Veterano
# out/08
· votar





pacificpoker
Veterano
# out/08
· votar


matlock
ahhh... e usa o captador da ponte... nucna tinha tentado... hoje aumentei o volume e coloquei o ganho do amp no 7... saiu facinho... serio mesmo... até me surpriendi... pensei que era mto foda... e tipo.. dependendo de onde vc da o harmonico ( ou perto do captador do braço.. ou perto do captador da ponte) cada lugar tem uma sonoridade diferente... perto do captador da ponte sai mais gritado...

Rafa-Ban
Veterano
# out/08
· votar


eu aprendi sozinho, nossa como eu fiquei feliz aquele dia uaeuahe
éh,, eu tbm... como o nosso amigo pacificpoker
disse,existem certos lugares onde vc pode atacar a corda pra obter os harmonicos,eu ataco em cima do captador do meio,emcima docp do braço,que no meu caso é um humbucker,então é perto da bobina de fora,e um pouco atrás do cap do mei,existem inúmeras possibilidades de vc extrair,uma dica vc pode etrair mtos dos harmonicos do zakk atacando em cima do cap do meio nas casas 2,3e 5 da mizão
espero ter ajudado

Midwayz
Veterano
# out/08
· votar


tbm aprendi sozinho so q raramente uso

matlock
Veterano
# out/08
· votar


ah eu me bato mto
mas pelo menso consegui faze 1 vez
auhiahiahiuha
pura cagada mas jah conta^^
vlw ae pela força galera

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


alexdiffer
jájá a galera vai usar paquímetro pra ver se ta fazendo certo!!!

só tocando pra extrair harmônicos...

nyurig3
Veterano
# out/08
· votar


alem de faze o que vc falou eu viro a palheta de lado um pouco
sai facil o harmonico
alem disso uso captadores EMG heheheheheh mais facil ainda

Tataum
Veterano
# out/08
· votar


aprender sozinho é foda, eu aprendi sozinho... e até hj tenho mais facilidade pra fazer eles com o indicador do que com o dedão... mas dá pra fazer com os dois...

uhauhauahauhuah

há braços....

Penta_Blues
Moderador
# out/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

pacificpoker
Rafa-Ban
Camaradas, cuidado com a forma com que postam suas dicas pois pode levar a conclusões equivocadas.
O fato de existirem pontos diferentes para se obter harmônicos artificiais não significa que se pode escolher tais lugares por serem mais fáceis que outros.
Existem pontos específicos para se extrair hamônicos artificiais e cada um deles difere porque resultam em harmônicos diferentes. Exatamente como ao longo do braço vc digita pontos diferentes e obtém notas diferentes.
Valeu!!!

diego gr
Veterano
# out/08
· votar


Eu não sei se isso também acontece com alguém aqui...
Eu tenho facilidade em dar harmonicos artificias, inclusive com vibrato e tal, mas tenho uma imensa dificuldade pra voltar a tocar as próximas notas normalmente depois,
me perco pois seguro a palheta de um jeito especifico pra dar o harmonico, e depois pra voltar me perco todo hahahahah
Acontece isso com vcs?

Renan Vuorinen
Veterano
# out/08
· votar


Uma coisa que descobri sobre os harmonicos (também aprendi solito), é que para cada casa, para cada corda existe um local em que se da a palhetada para se fazer harmonicos,

e isso independe de onde se localizam os caps, depende da
corda,

va tentando em vario locais da corda, tem lugares que por mais que a técnica esteja certa não sai de geito nenhum, e em uma casa se pode tirar varios harmonicos diferentes, va testando man

Tenta na casa 4 corda 3, esse é fera,
Vai testando

Abraço

Renan Vuorinen
Veterano
# out/08
· votar


Penta_Blues

Sorry man, postei antes de ler seu post, é bem o que voce disse.

Abraço

Penta_Blues
Moderador
# out/08
· votar


Boa tarde!!!

Renan Vuorinen
Sinal que não falei besteira, meu camarada!
Ou pelo menos agora não falei besteira sozinho...rsrs
Valeu!!!

Broderick
Veterano
# out/08
· votar


É doido fazer harmonico com a alavanca igual o Dimebag \m/

leoc_rj
Veterano
# out/08
· votar


Mais uma dica: quanto mais perto as cordas estiverem dos caps, mais fácil desses harmônicos saírem.

matlock
Veterano
# out/08
· votar


como q faz os harmonicos com tapping? tava vendo uns video do van halen, notei q ele faz mto isso hehe^^

X -hide -X
Veterano
# out/08
· votar


diego gr
me perco pois seguro a palheta de um jeito especifico pra dar o harmonico, e depois pra voltar me perco todo hahahahah
Acontece isso com vcs?


sim, comigo sim, hehehhe

Gasoline
Veterano
# out/08
· votar


Penta_Blues
Renan Vuorinen
Os harmonicos ocorrem mais "audivelmente" quando tocados em distância especifica das notas digitadas. Normalmente 12, ou 24 casa acima.
O Eric Johnson explica bem este conceito (junto com os "tap harmonics") na video aula The Art of Guitar, é bem interessante, e vale a pena procurar. Acredito que tenha no Youtube.

Então de acordo com a nota digitada, muda a posição palhetada para o harmonico, que nada mais é que vibrar a nota, e segurar a corda, deixando soar só a harmonia de oitava (ou 2) da nota.
(Até onde eu sei, caso eu tenha dito alguma besteira, quero aprender, ok?)

Renan Vuorinen
Veterano
# out/08
· votar


Penta_Blues

Sinal que não falei besteira, meu camarada!
Ou pelo menos agora não falei besteira sozinho...rsrs


AUHSuahsUAHSuahsUAHSUahsuAHSUah!!!!!

É isso ae, se errarmos erramos juntos, e com convicção. asuhauahSUhsuS.

Abraço

Renan Vuorinen
Veterano
# out/08
· votar


Gasoline

Boa dica tchê,

Assim que puder vou dar uma pesquisada.

Valeu

Guitar_RdS
Veterano
# out/08 · Editado por: Guitar_RdS
· votar


Gasoline
Eu ontem achei umas vídeo aulas do Alan Matos num site e ele disse q vc pode dar harmônicos em qualquer casa/corda e palhetar somente entre os caps do braço e do meio q vai sair um harmônico bem agressivo.

Não só disse como fez e realmente saiu muito louco os harmônicos dele. Não sei se era por usar caps ativos ou se foi com ajuda do amp (gain, agudos, etc), só sei q saiu louco demais!

Penta_Blues
Moderador
# out/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Gasoline
Então de acordo com a nota digitada, muda a posição palhetada para o harmonico, que nada mais é que vibrar a nota, e segurar a corda, deixando soar só a harmonia de oitava (ou 2) da nota.
Quase isso. Um pouco incompleto e um pouco confuso, mas está no caminho.
Vamos ver se eu consigo me fazer entender:
Não se tira Harmônicos em qualquer "lugar" da corda, mas isso tem muito a ver com o comprimento da corda.
Apesar de parecer confuso, isso é muito simples de entender quando vc conhece o princípio que gera o harmônico, ou seja, o fato de que para se produzir Harmônicos Artificiais vc deve dividir a corda em partes iguais pois os Harmônicos só são produzidos quando vc toca exatamente no ponto em que a corda é dividida por igual. O chamado "Ponto Nodal".
Alguns harmônicos são mais enjoados de "tirar" do que outros, assim como existem cordas mais fáceis e outras menos. O que acontece é que existem pontos muito específicos pra se produzir os harmônicos artificiais, daí a dificuldade desta técnica.
A dica é: quanto mais vc "dividir" a corda, mais agudo será o harmônico produzido, pois o mesmo situa-se num ponto mais alto em relação à sua nota quando tocada a corda solta.
Olha só: A 6ª corda (E) tem um harmônico uma oitava acima se vc tocar no traste 12. Será outra nota E, só que mais aguda. Isso porque vc dividiu a corda em duas partes. Se vc dividir por três (no traste 7 ou 19) vc terá um harmônico três vezes mais alto, ou seja, uma oitava mais uma quinta, que produzira uma nota B, ou seja, mais aguda que a corda solta E. São exemplos simples pra que fique mais fácil de entender que quanto mais dividido for o ponto em que se produz o harmônico, mais agudo será o mesmo.
Na verdade vc não produz harmônicos, pois eles já são produzidos juntamente com a fundamental quando esta é tocada. O que acontece quando vc toca certos pontos é que vc "mata" a nota e deixa que o harmônico apareça mais do que ela. Daí se chamar "Harmônico Artificial".
Valeu!!!

Guitar_RdS
Veterano
# out/08
· votar


Penta_Blues
Pode parcer meio ridículo o q vou t dizer mas prefiro ser chamado de burro do ficar sem saber.
Vi as vídeo-aulas do Alan Matos como citei acima, daí quando li (várias vezes inclusive) fiquei sem entender quanto a esse negócio de dividir a corda e talz.
Teria como dar uma explicação mais simples e detalhada, citando mais exemplos, etc.
Obrigado.

diego gr
Veterano
# out/08
· votar


Guitar_RdS
Eu ontem achei umas vídeo aulas do Alan Matos num site
posta o link desse bagulho ae!!

Penta_Blues
Não se tira Harmônicos em qualquer "lugar" da corda, mas isso tem muito a ver com o comprimento da corda.
Guitarras com tamanho de escala menores (como a Les Paul) têm mais dificuldade de tirar harmonicos artificiais?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ajuda no harmonico artifical