A criatividade de Alex Lifeson (Rush)

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08 · Editado por: erico.ascencao


    Decidi escrever este tópico pra falar do Alex Lifeson, que é um puta guitarrista por muitas vezes esquecido - ou até mesmo desconhecido.

    O Alex é um dos guitarristas mais criativos que eu conheço. O cara já passou por várias fases diferentes, e sempre inovou com relação a seus timbres e estilo de tocar.

    No começo da carreira, de 1974 até 1976, ele era muito influenciado por blues, como reflexo das influências do Led Zepelin que o Rush tinha no início da carreira. O curioso é que ele usava umas Gibsons ES, aquelas semi-acústicas, e tirava sons distorcidos mesmo, e não só com um crunchzinho...

    A partir de 1976 toda a banda começou a explorar umas coisas mais progressivas, e ele foi nessa onda. Começou a usar uma Gibson doule neck, além de efeitos diferentes, como phaser. Nesta época ele também começou a mostrar seu talento com os violões, principalmente com o violão clássico. Nessa época foi feita a sua obra-prima: La Villa Strangiato.


    No fim dos anos 70 e início dos anos 80 ele começou a deixar de lado as semi-acústicas e começou a usar uma Hentor Sportscaster, que na verdade era uma Fender Stratocaster modificada (não sei como...). Essa época coincidiu com a época em que a banda começou a usar sintetizadores com maior frequência, então o papel dele foi sendo "tomado" pelos teclados. Mesmo assim, ele continuou explorando diferentes timbres, principalmente timbres mais agudos. Em algumas ocasiões ele chegou a usar uma Telecaster também.


    No fim dos anos 80 ele passou por uma fase mais shreder. Começou a usar uma superstrato SSS (!!!) da marca Signature, com Floyd Rose e tudo o que tinha direito. Inclusive ouvi falar que ele usou na época amplificadores GK de baixo. Tudo isso permitiu que ele tirasse um som incrivelmente original.


    Nos anos 90 a banda voltou a um estilo mais Rock n' Roll. E o Alex voltou a ter seu papel principal com relação às partes melódicas da música, usando de timbres mais pesados do que nunca com suas PRS.


    E agora, nos anos 2000, em plenos 54 anos, o cara está na ativa. No último álbum, lançado em 2007, ele retorna às sonoridades mais clássicas, usando e abusando de intrumentos acústicos (violões de 6, de 12 cordas e mandolim) e das Gibsons com Floyd Rose feitas especialmente pra ele.


    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Rush me fascina mto pelas linhas de baixo, são geniais.

    Blackus
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Fender Stratocaster modificada (não sei como...).
    basicamente Floyd Rose e um humbicker Bill Lawrence L-500 na ponte

    Inclusive ouvi falar que ele usou na época amplificadores GK de baixo.
    não, eram GK transistorados pra guitarra.

    Abigobaldo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    otimo topico cara, o lifeson é foda demais

    zoso
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Rush e Pink floyd na minha opinião foram as duas melhores bandas de rock progressivo, estão em um nível bem superior as outras bandas desse estilo, pelo menos as que eu ouvi.Alex Lifeson com certeza um dos grandes gênios da guitarra, sou muito influenciado por ele o cara é foda.Alguem já ouviu o cover que eles fizeram do cream na música crossroads???, é de deixar o queixo caído, ouçam!!!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Rush in Rio é simplesmente sensacional! Tem uma entrevista bem legal com ele e com o Geddy Lee na Roadie Crew número 116 de setembro!

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    zoso
    Eles gravaram um CD de covers chamado Feedback, que inclui Crossroads do Cream, Summertime Blues (essa com uma versão bem característica) do Eddie Cochrane, The Seeker do The Who e Heart Full of Soul de uma banda que eu não lembro agora.

    pasb2006
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Esse cara e o Eric Jonhson são minhas principais referências de timbre, aquele som de chorus/phaser que ele tira com as caixas Leslie é um dos melhores timbres que eu já ouvi...

    Axo que o mais interessante do Rush é que cada músico da banda segue seu próprio caminho, raramente vemos todos os instrumentos fazendo a mesma coisa e mesmo assim tudo soa perfeitamente equilibrado.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/08
    · votar


    erico.ascencao
    Heart Full of Soul é do Yardbirds. A versão do Rush ficou linda, sensacional!
    Não há nada o que dizer do Ales e do Rush, apenas que são dos melhores.
    Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    pasb2006
    Realmente, cada um tem uma função bem definida, e todas as funções juntas preenchem as músicas perfeitamente.

    Gasoline
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Não há nada o que dizer do Alex e do Rush, apenas que são dos melhores. (2)

    Perfeitamente colocado, caro Bertola.

    Uma grande influência para todos que almejam ser "músicos" no melhor sentido da palavra. Técnica a serviço da (ótima) música.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/08 · Editado por: brunoepronto
    · votar


    Rush é uma banda fantástica, e o Alex pra mim é referência de timbres bacanas e de bom gosto.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Até eu mesmo não valorizo o Alex o quanto ele merece. Ele merece ser valorizado no meio guitarrístico tanto quanto o Neil e o Geddy em seus respectivos meios instrumentais.

    Uma prova de quanto ele é esquecido foi o fato de ele ter "ganhado" um modelo signature - e nem é signature, é "inspired by" - de guitarra somente esse ano ou ano passado: http://www.gibsoncustom.com/inspiredby/Alex_Lifeson_ES-355.html . Enquanto isso, o Geddy tem o Fender Jazz Bass signature desde os anos 90, se eu não me engano, e o Neil sempre teve baterias feitas pra ele.

    Blackus
    Veterano
    # out/08
    · votar


    erico.ascencao
    O Alex tem faz um tempo tb uns amps Hughes and Kettner signature... e essa Inspired by dele é linda

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Blackus
    Nessa turnê que acabou ele usou Gibsons em geral, uns violões Garrison, amplis H&K...

    Henrique S.
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Henrique S.
    · votar


    erico.ascencao

    vai ver ele só tem Inspired by, porque no show ele usa diversas guitarras, doubleneck, varias PRS, Les Paul, SG

    até Les Paul com floyd eu ja vi ele usando! heheheh

    Edit:

    acho o timbre dele foda bagarai, ainda vou ter um HK Triamp II nem que eu tenha que fazer um! huaehueahuaehuehauaehu

    João_Luiz
    Veterano
    # out/08
    · votar


    erico.ascencao
    Somos então um grande grupo de admiradores do Rush aqui no FCC.

    Cresci ouvindo Rush, e acho uma das bandas mais talentosas, perfeccionistas e experimentalistas que já existiram.

    A fase do Alex que mais gosto é até o Moving Pictures, onde ninguém tocava uma guitarra como ele...

    Abraço!

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Ressucitando o tópico para dar a melhor definição que eu já vi sobre o Alex:

    Vá devagar e solte um grande fá suspenso. Se o lendário guitarrista Alex Lifeson tem um mantra, deve ser este. O acorde (tecnicamente um F#7sus4) é conhecido pela sua legião de fãs como "o acorde Alex" ou "o acorde Hemispheres", sendo o acorde de abertura da obra épica do Rush "Hemipsheres". Ele pode também ser ouvido em "Far Cry", a música de abertura do 19º álbum de estúdio do Rush, o "Snakes & Arrows", de 2007.

    O fato de um único acorde poder ser assciado tão fortemente com um guitarrista é um testemunho da influência de Lifeson no meio. Ele é um guitarrista de guitarristas. Enquanto Steve Vai nos faz pensar "Adoraria conseguir fazer isso", Alex Lifeson nos faz pensar "Adoraria ter pensao nisso".


    adriano_exia
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    conheci a pouco tempo essa banda (nunca tinha me interessado em tocar ou escutar), mas ai um camarada pediu pra quebrar um galho na banda dele e tocar limelight e the pass... apesar de não ser fã de prog... rush é simplesmente do lindo... anseio por tocar limelight novamente em uma banda

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    A primeira vez que ouvi YYZ (conscientemente, pq nas outras foi sem ter noçao ou atenção) fui hipnotizado!!! Isso foi em 98, daí pra frente eu ia na galeria e eram tipo uns 2 cds por semana entre Rush, Yes, Emerson Lake and Palmer e Jethro Tull...o que eu acho engraçado é como o Pink Floyd demorou pra eu gostar.

    Eu fui no show do Rush!!! hauhahauhauhauh...aliás, o melhor da minha vida!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Will Bejar
    Te invejo!

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao
    huehuehuehuehuheu...ah, mano...foi louco!!! Ainda dei sorte de encontrar um camarada no meio daquela muvuca pra me dar carona pra voltar pra casa!!! huahauhauahuah...do Morumbi ao Tucuruvi é longe pacas!!!

    Guardião Washburn
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Ele é o guitarrista que nos diz que nao importa a marca da sua guitarra (fender, gibosn...) o importante é quem esta tocando ela, e quem esta te patrocionando :-)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A criatividade de Alex Lifeson (Rush)