Análise de timbre - álbum "A Show of Hands" (Rush)

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08


    E aí povo!

    Queria postar aqui um timbre de guitarra que na minha opinião é único. Trata-se de uma guitarra da marca Signature (isso mesmo, é marca, e não modelo de endorsee). Ao que me parece, foi uma marca de guitarras personalizadas, que foi usada pelo guitarrista do Rush, Alex Lifeson, de 1985 até 1989 mais ou menos. Se eu não me engano, o último baixista do Pink Floyd, Guy Pratt, também usou baixos Signature.

    Dêem suas opiniões ou até mesmo teorias da origem de tal timbre. Pode ser que nem seja da própria guitarra...


    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Eu tenho dúvidas se o timbre vem dos captadores (são três singles) ou se é algum efeito extremamente esotérico.

    r2s2
    Veterano
    # out/08
    · votar


    erico.ascencao

    O violão ficou com um som foda. Mas a guitarra achei normal o timbre.
    Mas esse show é foda! O Solo de batera do Neil Peart é "o" solo!

    João_Luiz
    Veterano
    # out/08
    · votar


    erico.ascencao
    Sou Rush desde pequenino....

    Obviamente já usou vários amps e efeitos ao longo de sua carreira, inclusive uma pedaleira da Roland chamada GP16 na década de 80 (tive uma por sinal).

    Ultimamente o som de sua guitarra vem principalmente de seu amp signature, um Hughes & Kettner Alex Lifeson Signature TriAmp: http://namm.harmony-central.com/WNAMM05/Content/Hughes_Kettner/PR/Alex -Lifeson-TriAmp.html

    Ele usa vários efeitos, inclusive já brincou dizendo que usa Chorus desde que ele foi inventado, rs... ah, usa um pitch shifter no início desse solo.

    Até!

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Eu acho o som dessa guitarra muito estridente, e isso não é defeito pra mim, acho até muito legal.

    Mas daonde vem este timbre? Será que é um tipo diferente de captador? Só sei que a guitarra é SSS...

    Gasoline
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Gasoline
    · votar


    erico.ascencao
    Não era nesta época que o Lifeson estava usando cabeçotes SolidState (transistor) para guitarra da marca Gallien Krugger ? (sim, a mesma que fabrica os famosos amps de baixo).

    Dizem que o timbre "magro" e estridente dessa época, é caracteristica desses amps, que até onde eu sei, nem se fabrica mais.
    Porém, nunca testei esses amps, mas a guitarra não parece ser nada demais, uma superstrat com 3 singles.

    No mais, é o timbre normal do Lifeson, com bastante agudos, chorus pronunciado, e delays, e reverbs que variam com a situação. A saturação é mediana, nada de high gain, para manter a definição dos voicings diferentes que ele usa nos acordes.

    Basicamente é isso.

    Ah sim, sem contar situações especiais, onde são aplicados modulações e filtros diferentes (intro de spirit of radio,por exemplo).

    E não tem o que dizer, Rush é MUITO bom. Sempre foi, e um dos melhores (senão O melhor) show que tive o prazer de ir.

    PrDan12
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Rush é demais mesmo!

    O violão é um OVATION...muito loco! (apesar de não gostar muito)

    A guita dele é de luthier....e o timbre bem perto de AMP só...e ele mete os efeitos depois com uns oitavadores...

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/08
    · votar


    Prá mim, um disco que é referência em efeitos, principalmente de phaser, é o "Fly by Night". Bom demais.

    guitartube
    Veterano
    # out/08
    · votar


    supermulti
    "Fly by Night". Bom demais.
    Discão do carai.
    Inclusive o riff principal de Fly by Night, incluem um Ré e um Sol (com três dedos), acordes bem abertos dando aquela sonoridade musical. Coisa que o Marcinho Eiras abomina hahahahahaha.


    flw!!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Ressucitando o tópico...

    Esta semana descobri daonde deve vir este timbre do Alex Lifeson. Na verdade um vídeo que serve como boa referência para o timbre desta guitarra é este aqui. Observem os trechos que começam nos instantes 0:32 e 2:58. Trata-se de um timbre bem "gralha fanha", com muitos, muitos médios.



    Contando sobre a descoberta... enquanto testava a minha recém comprada strato (uma SX SST 57, corpo em alder e braço em maple), "achei" um timbre muito parecido com a chave seletora na posição meio-ponte. Corri pegar minha Cort X6 pra testar o timbre com a chave seletora na mesma posição, porém o timbre ficava muito encorpado. Cheguei à conclusão que esta guitarra deve ser construída de maneira muito semelhante às stratos tradicionais da Fender, porém com design moderno e com a Floyd Rose.

    Dando uma googleada eu achei um site sobre a Signature Guitars (http://www.geocities.com/signatureguitar/), e lá confirmei a informação: a guitarra do Alex é feita em alder, assim como as Fender tradicionais.

    Só uma observação sobre a empresa: me parece que o Alex carregou esta marca nas costas devido ao seu renome no meio guitarrístico na época. O estranho é que o Alex sempre foi um Gibson Man, e nesta fase específica da carreira ele aderiu ao estilo shredder e começou a usar estas Superstratos. Depois que a empresa sumiu (por volta de 1990), ele passou a usar umas PRS.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Análise de timbre - álbum "A Show of Hands" (Rush)