Faça você mesmo?! Novos tempos!?

Autor Mensagem
Sioux
Veterano
# set/08


Saudações amigos,

O motivo deste tópico é apenas trocar idéias e experiências sobre manutenção no instrumento. Nem vou dizer "Luthieria" porque um Luthier bom é um mestre na arte de fabricar instrumentos e merece sempre nosso respeito e carinho.

O fato é que chega uma certa fase em nossa vida que começamos a ter vontade e perceber que certos ajustes no instrumento pode não ser tão complicado de se fazer. Eu disse "certos ajustes" por isso claro que temos que levar em consideração que certas coisas é melhor não por a "patinha" e deixar os mestres no assunto resolverem.

Mas, porque todo este blah blah blah/? rss explico, minha Condor GX-50 estava com potenciômetro de volume defeituoso ou "zuado" como diriam os mais novos. Como muitos sabem as guitarras de captadores single coil tendem a "zumbir" quando se usa distorção, isso nas posições ponte / meio / braço.
Com este problema carácterístico desenvolvemos técnicas simples pra não deixar aquele "zumbido" horrível estragar o show "rsrsrs" por exemplo reduzir o volume quando não se esta tocando, fechou volume acabou xiado correto? Pois bem, toda vez que eu mexia no pot de volume da minha Condor simplesmente estalava tudo e fazia xiados terríveis piorando o problema! rssss

Pensando em uma maneira de resolver isso a saída mais sensata que encontrei foi comprar um pot novo e substituir. Ai que vem o "X" da questão! Pagar um Luthier pra fazer isso ou eu mesmo tentar fazer? Afinal não deve ser coisa de outro mundo... Trabalho com informática, monto e desmonto micros e sabe, agente se vira nos 30 como diriam... rsss Resolvi fazer eu mesmo!

Deitei minha GX-50 na mesa da copa forrada com manta, peguei todos os acessórios, soldador, estanho, ferramentas e o potenciômetro de 250k LOG A de marca Condor.
Amoleci ou "soltei" as cordas sem a necessidade de tirá-las das tarrachas, isso já foi suficiente pra retirar o escudo.

Virei o escudo pra cima e vishhhhhhhhh...... kkkk quanto fio e ligações. Mas beleza, afinal nestes meus 28 anos de idade não era a primeira vez que me encontrava em situação de desafio rsss.
Primeira coisa que fiz foi pegar um papel e uma canera e redesenhei o esquema no papel, anotei todas as sequencias e boa! liguei o soldador na tomada pra ir esquentando enquanto estudava o melhor modo de soltar as soldas antigas.

Com soldador pronto soltei todos os fios do POT e ao retirar notei um pequeno detalhe.... o POT que estava na minha GX-50 é de 500K juntamente com os outros 2 pot de TONE. Ou seja um trio de 500K. Eu pesquisei antes de comprar e a maioria diz que os pot padrão das strato (fender por exemplo) são de 250K. Enfim, resolvi instalar o POT novo mesmo assim e ver no que dava, qualquer problema maior seria só comprar um pot de 500K e colocar depois.

Então beleza, a primeira solda que fiz não ficou aquela coisa rsss mas acabou soldando bem e ali passei 2 hs soldando e recolocando todos os fios no devido Lugar.

Terminei a solda e a parte elétrica estava pronta, enfiei o escudo no lugar mas sem aparafusar claro, rss vai que não deu certo? rsss
Então fui pra seguda parte da manutenção, minha "mizinha" estava trastejando na 3º casa (nota sol), analisei o braço da minha Condor e notei que ele estava um pouco "Convexo" acho que é este o termo, ou seja ele estava "embarrigado pra cima" fazendo a corda mizinha trastejar.

Li que muitos se enganam em relação ao braço que nem sempre um braço retinho é sinal de "certo" justamente por estes detalhes. O mais correto no meu caso era soltar o tensor para o braço ficar mais côncavo e com isso a corda subir um pouco e não pegar no traste. Girei 2 quartos de volta soltando e beleza, vamos testar.

Pluguei o cabo na GX-50, pluguei no Input do Fender HOT e >> ON <<.......

Pra aumentar a espectativa deixei o volume em "0" e fui subindo e BOMM belezaaaaa tudo certo, volume aumentando e diminuindo perfeito!!! Afinei a guitarra e fui testar a mizinha e BOMMM perfect!!!!!!!!!!
Resolvi 2 problemas em aproximadamente 3 hs. sem gastar R$ com Luthier, aprendi um pouco mais sobre manutenção na guitarra e o resultado final foi perfeito.

Este relato amigos não é de maneira nenhuma uma mensagem do tipo "Não leve seu instrumento no Luthier" muito pelo contrário!
Como eu disse luthier é nosso anjo e se eu fizesse besteira teria que recorrer à ele!
Mas eu acho que este "Medo" absurdo que muitos tem em relação a regulagens e pequenos ajustes é um medo muito exagerado!
Tomando um pouco de coragem e lendo muito antes claro, pesquisando muito sobre o assunto muitas coisas podem ser feitas por você mesmo! Não é bom aprender coisas novas? Não é bom você mesmo cuidar dos problemas mais simples do seu tão querido instrumento? Além do mais Já dizia Albert Eisten que "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original".

Se você teve paciência de ler até aqui muito obrigado!
Se você já teve alguma experiência parecida poste aqui, vamos falar sobre este assunto que tanto amedronta muitos...

Um forte abraço.

maniac123
Veterano
# set/08
· votar


Faz um resumo.

Sioux
Veterano
# set/08
· votar


Faz um resumo.

Olá maniac123
Este é um relato contado em detalhes, comum em fóruns de internet. Se o amigo está com preguiça de ler não leia, mas evite postar coisas inuteis e que não agregam em nada.

Um abraço

jigo__
Veterano
# set/08
· votar


Sioux
calma meu polvo!! hehe

o maniac123 só quis participar!!!
hauahauahu


tipo eu tive saco de le, mais eu nao tenho a coragem q vc tem não! :D

deve se pq eu não soldo nd bem, mais td bem!!

Flw aew!

Sioux
Veterano
# set/08
· votar


tipo eu tive saco de le, mais eu nao tenho a coragem q vc tem não! :D

deve se pq eu não soldo nd bem, mais td bem!!


Obrigad pela participação digna de uma pessoa educada e sensata jigo.

Pois então amigo porque este medo todo rapaz? jahaahaha calma calma. Intimidade com soldador é importante pra fazer isso mas não é bixo de 7 cabeças não. Você já experimentou treinar m pouco antes de soldar pra valer? rss

Abraço

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Belo post Sioux!
Certamente me encaixo nesse profile.
Sem grana, no lutheria!

Essas semanas comecei a fuçar na minha guitarra tb (Fender Strato 54; vintage-spec). Não mexo com parte elétrica por falta de material e conhecimento. Mas se tivesse o material necessário, o conhecimento iria vir rapidin e com certeza, eu mexeria se fosse necessário.

Qnto às regulagens mais "simples", acho extremamente válido o próprio usuário tentar achar o próprio padrão.

No meu caso, primeiramente abaixei a ação das cordas. Começou a trastejar um pouco mas ficou fácil de tocar e o som ficou um pouco mais estalado, legal mas com menos sustain e um timbre diferente (mais "quacky"). Fui aumentando, regulando, reafinando até que parassem de trastejar, uma por uma. Cheguei em um resultado excelente. Que está aliando uma boa ação, sem nada de trastejar, com muito mais sustain e um timbre limpo bem mais interessante na minha opinião. Deu até mais gosto de tcoar.

Fora isso, regulei os 'carrinhos da ponte' (saddles) todos, tb um por um, afim de conseguir uma melhor afinação e consegui, usando um afinador eletrônico (analógico).

Depois passei pelos captadores, um por um afim de ver a diferença produzida. Fui no site da Fender, na parte de suporte e imprimi o manual de regulagem básica da Stratocaster. Vi que a regulagem padrão pra caps Vintage-Style é de aproximadamente 2mm no lado Treble e 2.4mm no lado Bass (ou vice-versa agora não lembro). Pois bem... fiz a alteração e fui testando milimetro por milimetro... confesso que não notei muita diferença então, deixei a altura "padrão de fábrica".

Bem... não gastei um centavo e fiz uma regulagem própria. Não comprometi nada o equipamento e o máximo que poderia ter acontecido era, no fim das contas, mandar pra um luthier resolver.

Nunca achei minha guitarra tão boa qnto hoje e fiz apenas ajustes que considero padrão na guitarra. O melhor luthier custo/benefício pra mim me cobrou R$100 pra fazer essa regulagem.

Informação é tudo.

Brown
Veterano
# set/08
· votar


Sioux
Pô, ainda bem que deu certo. Eu não teria coragem de mexer assim na minha guitarra. Eu provavelmente gastaria "milhões" no luthier pra ele fazer isso pra mim...rs

O bom é que quando você arrisca e dá certo, você perde o medo, aí para próximas "mexidas" na guitarra você vai mais tranqüilo e seguro.

Abraço

Sioux
Veterano
# set/08
· votar


luthier custo/benefício pra mim me cobrou R$100 pra fazer essa regulagem.

Informação é tudo.


Que bacana conandrade!
100 pilas é tão dificil ganhar e tão rápido pra gastar né? rss mas o Luthier tem que valorizar o trabalho dele. A questão é que você utilizou a mente, a pesquisa e criou corajem.

Estar satisfeito com resultado é muito bom, não pelo fato de não ter gastado grana mas eu penso no fato do aprendizado sabe? poxa a paixão pela guitarra ou qualquer instrumento é pra vida toda, agente sempre vai estar fazendo ajustes aqui, ali e etc.

Rapaz fiquei interessado neste manual padrão strat da fender vou ver se acho no site, =P

Gde abraço e obrigado por participar.

Sioux
Veterano
# set/08
· votar


Pô, ainda bem que deu certo. Eu não teria coragem de mexer assim na minha guitarra. Eu provavelmente gastaria "milhões" no luthier pra ele fazer isso pra mim...rs

O bom é que quando você arrisca e dá certo, você perde o medo, aí para próximas "mexidas" na guitarra você vai mais tranqüilo e seguro.

Abraço


Brown
hahaha eu sei como é, cara mas você tem que conhecer bem o luthier e confiar demais hein? Você não teria coragem de mecher na sua guitarra por medo de estragar ou algo assim mas tem coragem de dar na mão de uma pessoa que você não conhece? Isso é que é coragem hahahahaha brincadeira...

Luthier é como um parente na minha opinião.
Tenho meu luthier, confio nele e em mim, em mais ninguém pra por a mão em minha guitarra rssss

Pergunta:

Imagina se um dia seu luthier tem que viajar e ficar uma semana fora e você tem um show importante e a guitarra simplesmente para de funcionar, você vai deixar ela na mão de um desconhecido ou vai abrir o escudo e ver se por acaso tem um fio solto?

(te peguei haha)

abraço pra vc tb

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Precisa procurar não! Ta na mão! Mega-útil isso!
http://www.fender.com/support/stratocaster.php

Estar satisfeito com resultado é muito bom, não pelo fato de não ter gastado grana mas eu penso no fato do aprendizado sabe? poxa a paixão pela guitarra ou qualquer instrumento é pra vida toda, agente sempre vai estar fazendo ajustes aqui, ali e etc.

Cara... justamente. Fiquei feliz e satisfeito não só por ter poupado 100 pratas, mas principalmente pq consegui uma BOA regulagem do instrumento... do instrumento que sempre quis ter: uma reedição antiga da Strato de braço mapple. Esse sonho posso dizer que realizei... hehe moh barato!!! Com ctz sou apaixonado pela minha guitarra.

Abraços!

Sioux
Veterano
# set/08
· votar


Precisa procurar não! Ta na mão! Mega-útil isso!

conandrade valeu mesmo amigo!
já vou imprimir isso, =P
abraço

Slave of hell
Veterano
# set/08
· votar


Sioux

bem legal vc se garantir..as vezes faço na minha guitarra tbm mas nada na parte elétrica ..sou uma merda com soldas!

a questão nem é ter ou não paciência de ler,e sim se interessou não!como me interessei,eu lí bem devagar tdo,as vzs a galera gasta tempo mandando resumir como se fosses obrigados a ler.

oque eu sou "bom" mesmo é manutenção básica,lubrificar,oitavas,limpesa e talz,ajuste de altura tbm "me garanto"mas elétricas é como ja havia dito,nunca fiquei satisfeito com nenhuma solda minha!

rsf
Veterano
# set/08
· votar


Sioux

vc tem um Fender HRD?
em caso positivo, vc já fez alguma alteração "com as próprias mãos" nele?

razão da pergunta...encomendei um alto falante e válvulas e pretendo eu mesmo fazer a substituição...Problema...mal e porcamente consigo, com sucesso, trocar uma lampada...já viu o risco, né?
se vc já fez alguma alteração dessas alterações, tem alguma dica para evitar o "inevitável" risco? hehehe

Juliguitar
Veterano
# set/08
· votar


Sioux
leve em consideraçao que nao é todo mundo que monta e desmonta computador toda hora e sabe algo sobre eletronica.

Sioux
Veterano
# set/08
· votar


oque eu sou "bom" mesmo é manutenção básica,lubrificar,oitavas,limpesa e talz,ajuste de altura tbm "me garanto"mas elétricas é como ja havia dito,nunca fiquei satisfeito com nenhuma solda minha!

Slave of hell
É verdade a solda é algo que exige pelo menos alguns minutos de treinamento. Fazia tempo que eu não utilizava um soldador mas antes de meter ele direto no pot eu fiz uns testes antes rsss.

vc tem um Fender HRD?

rsf
Não não o meu é um HOT Reverb, nunca mexi em amplificador...
=P

leve em consideraçao que nao é todo mundo que monta e desmonta computador toda hora e sabe algo sobre eletronica.

Juliguitar

Sim claro, citei o fato de trabalhar com informática apenas pra exemplificar o desafio, sinceramente nem tem muito a ver os fios dos pots e solda elétrica com placa-mãe e memórias rsss mas realmente é como eu disse, antes de tentar fazer por conta própria é muuuuuuuuuuuuuuuuuito importante uma boa leitura sobre o tema.

;)

Bclamberti
Veterano
# set/08
· votar


Sioux

Assim como vc tbm trabalho com informática, e isso tira um pouco o receio na hora de ter que abrir algum equipamento pra ver a possibilidade de nós mesmos fazermos a manutenção.

Eu por exemplo já desmontei vários teclados pra acertar problemas de sensibilidade. A pouco tempo desmontei um Kurzweil SP76, tirei todas as 76 teclas pra limpa-las, limpei as borrachas, já fiz solda pra acertar o jack do pedal de sustain. E qdo vc abre e vai desmontando tudo é meio assustador...rs

Guitarra eu já abri mas não pra fazer este tipo de manutenção, mas qdo precisar com certeza meto a cara assim como vc fez. Inclusive a minha tá trastejando a mizinha. E queria saber mais detalhes de como acertar.

Abraço e valeu por nos passar sua experiência.

Rafaelvbl
Veterano
# set/08
· votar


Eu também tinha medo de mexer na guitarra e desregular ela. Até que um dia eu tive coragem e quis me aventurar e ver como é dentro dela. Então peguei a chave philips e comecei a desmontar ela para conhecê-la melhor. Era uma Condor RX30 e depois de desmontar vi que não tem nada de tão misterioso e se precisasse trocar qualquer componente interno acho que eu mesmo conseguiria, pois eu tenho certa prática com solda.

Faz pouco tempo que comprei uma Condor CLP2 e vi que tinha uns potenciômetros mal apertados. Então resolvi abrir pra apertar, mas desta vez tive mais medo, pois ela tá na garantia e se eu quebrar ou riscar iria perder a mesma. Mas com muito cuidado e atenção abri ela e fio fácil resolver o probleminha, mas a maior surpresa foi encontrar um pedaço de uns 15cm de Estanho solto dentro dela. Fechei ela e pronto.

Pequenos probleminhas e ajustes que qualquer um que tenha um pouco de coragem pode fazer e conhecer melhor seu instrumento, pelo menos eu gosto de conhecer como as coisas funcionam.

Humans Being
Veterano
# set/08
· votar


Sioux
Parabéns cara, isso é super importante, vc saber o que tem por trás das cordas e controles q estão a sua vista ... também sou adepto a "fuçar" e aprender?

Isso vale pra todos, ja pensou no meio de um show der pau na sua guita? tudo bem vc pode ter uma backup, mas nada como saber mexer e no intervalo vc corrigir o problema ... Prova disso, minha guita tem floyd rose, na minha ultima apresentação, sábado passado, quebrou minha corda sol, e detalhe eu faria o solo da musica que estava rolando ... troquei a corda enquanto o base segurava a musica, e deu tempo de voltar td afinado para o solo ...

é disso q eu falo, seja curioso, troque suas cordas, assim vc adiquire prática ... fique fera naquilo q vc faz por inteiro, não so tocar, mas tb entender todo o funcionamento do seu instrumento ... pode não ter ninguem pra fazer pra vc numa hora dessas ...

abraços.

gucrispim
Veterano
# set/08
· votar


Já tentei fazer isso tbm, com lance de potenciometro, mas akeles fios me deram um nó na cabeça e não consegui funcionar a guita, ai levei no luthier , e eu disse assim "cara q nao sabe mexer e quer fazer eh phoda ne? estraga tudo" ele riu....
(so pra constar, minha familia tem uma oficina mecanica) ai na semana seguinte fui la levar outra guitarra e tals o cara tava inteiro queimado, cheio de bolhas, ai perguntei o q tinha acontecido e ele "meu carro ferveu, fui abrir o reservatorio de água....."

uAHEuAHEuaheu acontece até com luthier, axo q esse tópico e o post do Sioux totalmente válido... mas só uma dica, hora que você precisar dizer pra alguem: "Calma que eu sei o q eu to fazendo" saia correndo, pq essa frase anuncia desgraças!

ogaitnas
Veterano
# set/08
· votar


é muito legal aprender a mexer e fazer essas coisas mais simples vc mesmo hehe
minha guita eu saí mexendo desde o começo nela, fiz umas cags na elétrica
na 1a vez, levei no luthier ele arrumou deixou legal, regulada, aí qdo comprei
o fred para a ponte, fui lá e refiz toda a elétrica com outro esquema heeh agora
com prática, não levei mais que 2h para desmontar tudo, trocar chave, religar
tudo no push-pull e na chave e transformar minha hsh em hh com pushpull e mods
js1200 do satriani heeh :D
só qdo se vai mexer na guita eu diria, vá com calma para não querer montar correndo
e acabar esquecendo alguma coisa e tendo um monte de retrabalho..

bom post

oliviojunior
Veterano
# set/08
· votar


Tenho uma Ibanez RG 550 e nunca me atreví à fazer qualquer tipo de manutenção, além de trocar as cordas e afinar. Sempre tive a curiosidade de desmontar uma guitarra, pois creio que conhecendo os fundamentos técnicos da construção de uma, fica fácil de vc detectar seus defeitos. Foi então que ( por acaso ) encontrei no ML uma Giannini da década de 70, bem detonada. Paguei R$ 120,00 com frete e tudo. Quando chegou tive vontade de chorar, pois dava pra recuperar pouca coisa. Foi então que me surgiu a idéia de fazer uma répica de uma Fender Strato. Não deu outra: Entrei no Ebay e fui comprando aos poucos: Placa de junção do braço/corpo com o logo Fender original, conjunto captadores e pots ( porém não originais, mas com timbres vintage ), guide strings originais, waterslide decal com logo Fender made in USA. A próxima aquisição vai ser um jogo de tarrachas, porém quero encontrar aquelas antigas quadradinhas. Com isso vou fuçando e aprendendo um pouco. Na verdade não vai ser exatamente uma réplica, pq o conjunto todo não foi estudado pra ser uma réplica, vai ser mais uma Franksfender Vintage. Assim que puder posto algumas fotos aqui !

Brown
Veterano
# set/08
· votar


Sioux
Pô, é verdade! Estou entrando em contradição! huahuahuahua
Bem, eu já arrisquei tirar os escudos da guitarra para dar uma "olhadinha" para ver como é dentro e tal, já mexi na altura dos captadores... Talvez isso seja um começo! hehehe

Abraço

denier
Veterano
# set/08
· votar


Sioux

Eu sou Doido pra defasar os Dois "humburguer" da minha Les Pal !!!!

Dizem que a gama de timbres e "terrivel"...

Obs: ai vou conseguir fazer isso na Revista do Edmar Luigi tem falando sobre isso !!!!!

Soh quero achar em um lugar que esteja mais facil de compreender se alguem souber ai posta !!!


Voltando eu sou do mesmo jeito ja tive 5 guitarras 3 delas foram demontadas 2 pintadas, ja remontei mesmo sem saber de nada sou bom de memoria e do jeito que elas estavam eu botei de volta!!

OBs uma delas era de micro afinação e deu muito trabalho!

ogaitnas
Veterano
# set/08
· votar


no guitarelectronics.com tem um monte de esquemas para les paul hehe
defasar é bem fácil... usa um push-pull e já era

Dave Hoppus
Veterano
# set/08
· votar


Sioux
Faz um resumo.

Olá maniac123
Este é um relato contado em detalhes, comum em fóruns de internet. Se o amigo está com preguiça de ler não leia, mas evite postar coisas inuteis e que não agregam em nada.

Um abraço




Chupa que é uva !



Valeu por compartilhar sua experiência conosco Sioux.
Parabéns pela dedicação e por ter conseguido resolver teu problema !

Falooou

balck7
Veterano
# set/08
· votar


hehehe to encomendando um JB pra minha ibanez, mas to com medo de faze cagada e estraguar o pickup..putz...será q eu arrisco?

Sioux
Veterano
# set/08 · Editado por: Sioux
· votar


Assim como vc tbm trabalho com informática, e isso tira um pouco o receio na hora de ter que abrir algum equipamento pra ver a possibilidade de nós mesmos fazermos a manutenção.

Eu por exemplo já desmontei vários teclados pra acertar problemas de sensibilidade. A pouco tempo desmontei um Kurzweil SP76, tirei todas as 76 teclas pra limpa-las, limpei as borrachas, já fiz solda pra acertar o jack do pedal de sustain. E qdo vc abre e vai desmontando tudo é meio assustador...rs

Guitarra eu já abri mas não pra fazer este tipo de manutenção, mas qdo precisar com certeza meto a cara assim como vc fez. Inclusive a minha tá trastejando a mizinha. E queria saber mais detalhes de como acertar.

Abraço e valeu por nos passar sua experiência.

Bclamberti

Como vai, então sobre a mizinha seria ideal vc olhar bem o braço, segure a corda na primeira casa e na 15º, olhe se o braço está concavo ou convexo, se tiver mto convexo tente soltar um pouco o tensor, pode ser tb trastes com defeitos ou ação das cordas mto baixa no carrinho da ponte. Estas são as opções que eu olharia.

Abraço e valeu por comentar =P

denier
Veterano
# set/08
· votar


ogaitnas

isso eh um site, to ligado que tem que usar push mais, o mais dificil vai ser as configurações tem uns esquemas de fio essas coisas vou dar uma olhada no velho amigo Google !

Sioux
Veterano
# set/08
· votar


Eu também tinha medo de mexer na guitarra e desregular ela. Até que um dia eu tive coragem e quis me aventurar e ver como é dentro dela. Então peguei a chave philips e comecei a desmontar ela para conhecê-la melhor. Era uma Condor RX30 e depois de desmontar vi que não tem nada de tão misterioso e se precisasse trocar qualquer componente interno acho que eu mesmo conseguiria, pois eu tenho certa prática com solda.

Faz pouco tempo que comprei uma Condor CLP2 e vi que tinha uns potenciômetros mal apertados. Então resolvi abrir pra apertar, mas desta vez tive mais medo, pois ela tá na garantia e se eu quebrar ou riscar iria perder a mesma. Mas com muito cuidado e atenção abri ela e fio fácil resolver o probleminha, mas a maior surpresa foi encontrar um pedaço de uns 15cm de Estanho solto dentro dela. Fechei ela e pronto.

Pequenos probleminhas e ajustes que qualquer um que tenha um pouco de coragem pode fazer e conhecer melhor seu instrumento, pelo menos eu gosto de conhecer como as coisas funcionam.

Rafaelvbl

Mto bacana Rafael, hahaha será que deixaram o estanho de brinde? hahaha boa, abraços!

Sioux
Veterano
# set/08
· votar


Show as participações galera, era esta mesma a idéia do tópico muito bacana as histórias e experiências que tiveram! =D

Abraçoss

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faça você mesmo?! Novos tempos!?