ibanez rg2550 desafinando

    Autor Mensagem
    Pedro Ruschel
    Veterano
    # set/08


    Compraram pra mim essa guitarra nos estados unidos (Guitar Center).
    .Não entendo nada de microafinadas ou floyd rose, mas percebo que a corda sol desafina muito fácil, basta dar alguns bens mais fortes ou acionar a alavanca de forma brusca.

    No mais eu sinto que outras cordas tbm desafinam após algumas alavancadas mais fortes.....

    Existe algo que eu possa fazer... tenho medo de que tenha algum defeito insanável nela...


    valeu

    ogner
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Já trocou as cordas dela? Esta com as originais ainda??

    É uma guita bacanona velho. Acredito que seja alguma regulagem.
    Falando assim fica dificil ajudar...Pode ser q as cordas estejam mal colocadas q a trava do nut nao esteja bem ajustado, etc...
    Tenta explicar mais ou leva num luthier com um jogo de cordas ( boas ) novas pra ele trocar e regular....

    Gibsonfender
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pedro Ruschel
    Que conhecidencia,eu comprei uma lp no Guitar Center e eu afino a corda sol depois de alguns minutos ela ja desafina.
    Vai me dizer que voce comprou em Orlando tambem?hehehe

    Soulface
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pedro Ruschel
    Tem q regular.
    Se vc não puder fazer isso, leve-a à um luthier.

    Pedro Ruschel
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu ja cheguei a apertar aqueles parafusos que seguram a afinação e mesmo assim isso ocorre... as cordas parecem novas. a náo ser por uma marca na corda SI, um amassado.


    Eu ja retirou os parafusos que seguram a afinação e afinei pelas tarrachas, vontando a prender as cordas novamente. Mas mesmo assim o problema perdura. Reparem que eu sou cego em tiroteio, não compreendo nada acerca do funcionamento dessas microafinadas.

    Valeu

    ogner
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pedro Ruschel

    Luthier antes que vc piore a situação!!!
    Hehehe

    Soulface
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pedro Ruschel
    Leve a guitarra à um luthier e peça uma regulagem geral.
    Se fosse só a ponte, seria até bom vc aprender a fazer isso em casa. Aliás, deve aprender daqui pra frente.
    Mas com q guitarra é nova, é bom q o luthier evalie o estado todo dela.

    Pedro Ruschel
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Hehehhe é o que vou fazer. Por acaso algum de vcs sabe um bom e barato aqui em curitiba?

    ABRAÇOS!

    FelipeMassa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pedro Ruschel
    Existe algo que eu possa fazer

    Existe sim, infelizmente a maioria dos luthiers não conhecem a ponte Edge Pro. Todos os luthiers estão acustumados com a Lo pro Edge e regulam tudo errado. Caso sua guitarra tenha a ponte Edge Zero, siga as instruções no manual pq ninguem conhece essa ponte por aqui..

    Caso sua ponte seja a Edge Pro:

    (1) Em primeiro lugar, a forma correta de se deixar a ponte neutra para ter a melhor estabilidade na afinação é assim:
    http://www.ibanezrules.com/tech/setup/angle.htm

    Verifique nesse site a foto da Edge Pro, e deixe exatamente como visualiza na foto. Esqueça o Papo furado de luthier picareta que não entende nada de floyd, é para isso que existe esse fórum.

    (2) Verifique as molas, veja se são 3 molas colocadas paralelas. Caso a afinação for a padrão, deixe assim as molas. Já vem de fábrica assim.

    (3) Tensor. é importante vc saber operar o tensor, para mim muda absurdamente a tocabilidade quando o tensor está muito solto. Caso esteja muito apertado as cordas ficam um pouco mais frouxas e a afinação fica comprometida

    (4) O passo mais importante para se manter a afinação é ESTICAR as cordas com força. Lembre-se de esticar MUITO bem, aplicando uma quantidade boa de força sem quebrar a corda.
    Nesse site explica: http://www.ibanezrules.com/tech/setup/stretch.htm

    (5) Depois que as cordas estão esticadas e absolutamente afinadas, faça vibratos bem mostros em cada corda e verifique a afinação, só trave o nut depois que a afinação fique pelo menos 98% boa com os vobratos.

    (6) Caso não consiga manter estabilidade sem o nut travado, verifique altura na corda Mizinha e mizão na 12º casa. Tire uma medida e deixe ou igual ou a mizinha ligeiramente mais baixa. LEmbre-se de afinar a oitava, que nessa guitarra é super simples.

    (7) Altura do nut. Geralmente a guitarra vem de fábrica com dois calços no NUT, vc pode tirá-los sem problema.

    Resumindo:

    Mantenha a ponte neutra, mantenha uma altura coerente entre a mizinha e o mizão, estique as cordas antes de travar, tire o calço, e regule o tensor para a guitarra ficar com uma curvatura boa sem deixar as cordas frouxas e deixe as molas retas..


    Nesse site vc encontra todo material para regular sua guitarra.

    http://www.ibanezrules.com/tech/setup/index.htm

    Eduardo Marin
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pedro Ruschel

    cara. a minha les paul tava fazendo isso. troquei tarrachas por umas gotoh e mesmo assim. não deu certo.
    levei ela para uma regulagem geral.
    pq na vdd não eh a corda q desafina. e sim as oitavas estão desreguladas.
    leve-a a um luthier.
    revisão geral.
    falow

    FelipeMassa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Se vc aprender a fazer tudo isso, o luthier servira apenas para nivelar e polir os trastes e fazer uma limpeza na guitarra.

    O resto vc precisa aprender pq vai precisar trocar de corda e quando a temperatura muda repentinamente o tensor muda um pouco e pode comprometer a angulação da Edge Pro e portanto, a tocabilidade e estabilidade de ponte.

    Soulface
    Veterano
    # set/08
    · votar


    FelipeMassa
    (3) Tensor. é importante vc saber operar o tensor, para mim muda absurdamente a tocabilidade quando o tensor está muito solto. Caso esteja muito apertado as cordas ficam um pouco mais frouxas e a afinação fica comprometida

    Epa! Epa! Epa!
    Esse negócio de tensor não se resume à "frouxo e pertado" não.
    O tensor existe pra se regular o braço. E não é o braço q regula o tensor.
    Em outras palavras, o braço pode estar empenado com o tensor frouxo ou apertado. Cada caso é um caso.
    Não é o tensor q influencia no seu conforto ao tocar. É o estado do braço.
    Entendendo isso, vc vai poder adaptar qualquer guitarra ao seu jeito de tocar.
    Agora, se vc for afrouxando o tensor de toda guitarra q ver por aí, vai acabar estragando, no mínimo, metade delas.

    FelipeMassa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu falo com categoria que luthier não conhece Edge Pro, porque já levei minha guitarra no Edmar Luighi, na vintage e no marcio Benedete e nenhum deles regulou corretamente a guitarra, todos deixaram a ponte toda torta "ACHANDO" que a ponte era a LO pro edge, que em 1990 eles estavam acostumados com a regulagem dela.

    História da ponte

    A Edge tem um risco na base que precisa ficar paralela ao corpo, assim como a Lo pro edge, mas a gotoh/ ibanez resolveram mudar a forma da ponte pq quando a ação de cordas estava muito baixa não é possível ver o risco para deixar paralelo ao corpo, aí então fizeram ela de forma que fique PARALELA ao corpo.

    Soulface
    Veterano
    # set/08
    · votar


    FelipeMassa
    temperatura muda repentinamente o tensor muda um pouco
    Enfatizando... Não é o tensor q muda.
    Tonsor é de metal. E metal não sofre alerações (deformações) por causa da diferença de temperatura climática.

    lbergamim
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pedro Ruschel
    Depois de comprar uma guitarra a primeira coisa é trocar as cordas... mesmo parecendo nova vc não sabe a quanto tempo aquela corda estava lá...

    Como vc disse que não sabe nada de floyd, trocar as cordas seria uma perigo... leve ela em um luthier pra ele regular e clocar cordas novas... e aprenda a trocar as cordas para a próxima vez...

    Pedro Ruschel
    Veterano
    # set/08
    · votar


    a minha é a edge zero...
    Mas mesmo com as fotos eu naosei por onde começar cara....
    O que eu solto primeiro?

    Eduardo Marin
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pedro Ruschel

    Leva num Luthier cara!!!.

    FelipeMassa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Soulface,

    Digo pela minha experiência com ibanez.. minha guitarra tem o mesmo braço da RG 2550.

    Eu mudo o tensor da minha ibanez RG 1570 (sempre que tiro o braço ou tiro todas as cordas para limpeza), e para mim girar 1/8 do tensor muda drasticamente a tensão das cordas/ altura da cordas em relação à extensão do braço e estabilidade.

    Se eu soltar o tensor 1/4, garanto para vc que eu não consigo fazer ligados, a braço fica como um arco e flexa tipo assim "U"
    Para base fica bom, mas para solo fica dificil de tocar.

    Que guitarra vc tem?

    abs

    FelipeMassa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Enfatizando... Não é o tensor q muda.
    Tonsor é de metal. E metal não sofre alerações (deformações) por causa da diferença de temperatura climática.


    correto! é o braço que muda, falei mal

    FelipeMassa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    a minha é a edge zero...
    Mas mesmo com as fotos eu naosei por onde começar cara....
    O que eu solto primeiro?


    Desconfiei que era a Edge zero porque vc comprou no EUA e agora elas já vem assim. Só lendo o manual mesmo, essa ponte é nova acabou de ser lançada e DUVIDO algum luthier conhecer..

    Se vc for novato com guitarra, esquece o lance de regulagem com o tensor, deixe o luthier regular. A única coisa que ele não vai entender é sobre a ponte pq acabou de ser lançada.

    abs

    Pedro Ruschel
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Se vc for novato com guitarra, esquece o lance de regulagem com o tensor, deixe o luthier regular. A única coisa que ele não vai entender é sobre a ponte pq acabou de ser lançada.


    Me ferrei!!!!!!!!!!!! =(

    FelipeMassa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Soulface

    Enfatizando... Não é o tensor q muda.
    Tonsor é de metal. E metal não sofre alerações (deformações) por causa da diferença de temperatura climática.


    Vc tem razão o que muda é o braço, eu falei errado. Vc afirmou que metal não sofre alteração com temperatura, e isso não é verdade, o metal sofre(se dilata e expande) mais que a madeira.

    por favor, não me bloqueia do fórum :)

    abs

    FelipeMassa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pedro Ruschel
    Me ferrei!!!!!!!!!!!! =(

    Se ferrou nada! leva no luthier e mostra o manual da guitarra. Fala para ele ler e regular a ponte conforme no manual. Se não tiver, dá uma olhada no site da ibanez lá deve ter.

    Não se preocupe quanto ao restante, o luthier va regular legal, só respondi para vc sobre essas pontes da ibanez pq tem um monte de luthier que ainda não conhece essas pontes.

    abs

    FelipeMassa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pedro,

    Apenas para concluir..

    Como essa é uma guitarra cara, achei que vc já tocava guitarra há muito tempo e por isso respondi com dicas para ajustar. Se vc tem dúvidas não faça nada, leve em um luthier que é melhor. A única coisa que precisa é levar o manual para mostar sobre a angulação da ponte, só isso.

    abs

    Pedro Ruschel
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Felipe,

    Que bom, o manuel está em mãos e conforme puder ver consta uma descrição detalhada. Muito obrigado pelas dicas, cara.
    Enfim levarei num luthier mesmo, com um jogo de cordas novas pra trocar.
    Obrigado pela atenção!

    Soulface
    Veterano
    # set/08
    · votar


    FelipeMassa
    Se eu soltar o tensor 1/4, garanto para vc que eu não consigo fazer ligados, a braço fica como um arco e flexa tipo assim "U"
    Para base fica bom, mas para solo fica dificil de tocar.


    A questão é: Nada garante q o braço da guitarra dele esteja no mesmo estado q o braço da sua, pra ele mexer no tensor igual a vc e sofrer as mesmas influências. Entende?
    O tensor por si só, é simples. É uma espécie de "parafuso" q vc gira a porca pra apertar ou afrouxar. não tem nada demais nisso.
    Agora, com isso, ele influencia no braço, q é uma coisa muito mais complexa.
    Aí começamos a falar de madeira, q sofre influência de tudo qnto é lado.
    Se o cara mora em um lugar com maior humidade relativa q vc, a sua dica já não pode fazer o mesmo efeito. Se ele morar em outro hemisfério então, é completamente diferente.
    Por isso q não dá pra chegar em uma pessoa q reclama da (des)afinação da guitarra, e simplesmente mandar ele girar o tensor.
    Vai q o braço da guitarra já tá empenado. Aí o cara vai lá e gira para o mesmo lado... Pode acabar co a guitarra!

    Que guitarra vc tem?
    Eu sou luthier. moro no Japão.
    Já regulei praticamente qualquer modelo de Ibanez q vc possa imaginar. hehehehehe

    Vc afirmou que metal não sofre alteração com temperatura, e isso não é verdade, o metal sofre(se dilata e expande) mais que a madeira.
    Mas eu falei em alteração de temperatura climática.
    Eu acho q o cara não mora dentro de um forno q chea à 1500ºC.
    Estou falando de uma alteração q varia, no máximo alg em torno de 40ºC durante um ano inteiro.

    FelipeMassa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Soulface,

    Com certeza vc entende mais do assunto que eu ehehehe, apenas toco guitarra e estou tentando ajuda-lo da forma que aprendi com minha experiência com ibanez. Usei termos leigos.
    Acho que no caso dele a melhor solução é não regular sozinho agora, só depois de uns anos de guitarra.

    Depois de muita decepção com os luthier aqui da teodoro e de sampa, descobri que a única forma de manter minha guitarra 100% regulada e afinada é aprendendo a mexer nela.

    O Japão deve ser muito louco.. A construção dos apartamentos são feitas de material leve por causa dos terermotos?

    O lance da temperatura li no site do www.ibanezrules.com na parte de guitar tech.

    abs

    Soulface
    Veterano
    # set/08
    · votar


    FelipeMassa
    Acho que no caso dele a melhor solução é não regular sozinho agora, só depois de uns anos de guitarra.
    Sempre defendi q todo guitarrista/baixista tem q aprender a regular o próprio instrumento.
    Fiz até um bolg ensinando uns macetes. Mas ele tá meio abandonado agora por total falta de tempo (lutheria aind anão é o meu ganha-pão principal).
    Mas assim q tiver mais tempo, vou fazer um site explicando muita coisa.

    O Japão deve ser muito louco.. A construção dos apartamentos são feitas de material leve por causa dos terermotos?
    A engenharia japonesa é coisa de outro mundo. Monstruoso demais!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ibanez rg2550 desafinando