1/4 de tom, será que to ficando louco?

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# set/08
· votar


pablo guibérrtô

hehehe, estou concordando! Mas lembrando a todos que a corda solta tem apenas 110Hz(quando afinada no padrão Lá4 440Hz). Pois tem gente que acha(não é o seu caso), que a corda lá afinada no padrão Lá4 em 440Hz, terá os 440Hz, apenas por ter o mesmo nome da nota do diapasão(ou seja, não levam em conta em qual oitava é a nota em questão).



percebi q a maior parte das discordancias se deu pela confusão entre corda A e nota Lá

exato! A corda lá solta da guitarra é uma coisa, e o padrão Lá4= x Hertz é outra coisa!

J. S. Coltrane

Isso também é possível, e bem comum em gravações antigas. As edições em vinil do disco kind of Blue, do Miles Davis, tinham o lado B um pouco mais agudo que o lado A. Na hora da gravação de algumas músicas, o motor do rolo do gravador girou um pouquinho mais rápido(e os técnicos só perceberam depois). As edições em CD consertaram esse problema. Mas quem ia tocar junto com o vinil, precisava subir um pouquinho a afinação ao trocar para o lado B, pois era pouco, mas perceptível de ouvido.

pablo guibérrtô
Veterano
# set/08
· votar


makumbator
obrigado pelo esclarecimento

balck7
Veterano
# set/08
· votar


Carina K
PEMAMETAL
bom pode ser q nesse caso, nao seja... mas um exemplo::

se vc botar a mão nm disco de vinil enquanto ele toca, ele vai abaixando o tom, ateh parar a musica, isso pode acontecer com toca cds tb... se tiver algum defeito....

J. S. Coltrane
Veterano
# set/08
· votar


Ótimo tópico

UP

auzenph
Veterano
# ago/10 · Editado por: auzenph
· votar


Esse tópico é muito interessante.
Vou reupar pra fazer uma pergunta a respeito de Still Loving You do Scorpions. Nosso amigo Makumbator diz que a diferença que você sente é por causa da frequência em que o Lá (não a corda, a nota) foi afinado, certo?

Bom, ouvi um comentário na internet dizendo que a afinação original dessa música é em tom de G.
Como eu sempre fui muito curioso a respeito da afinação dessa música (e de Highway to Hell), gostaria de saber opiniões dos mais experientes e de como fazer pra afinar minha guitarra de acordo com a música, tanto em Still Loving You, quanto em Highway to Hell.

abraço!
Edit: Só pra esclarecer, não duvido de forma alguma do conhecimento explicitado por Makumbator, apenas queria um esclarecimento maior e como fazer uso dessa técnica! abraço!

makumbator
Moderador
# ago/10 · Editado por: makumbator
· votar


auzenph

Mas a tonalidade da música é que em G. Nesse caso não há nenhum relação com o padrão de afinação(medido em Hz). Uma coisa não tem relação com a outra.

Outra coisa que aparece é o instrumento estar com alteração nas notas padrão de afinação, mas sem sair do padrão em Hz. É o caso de afinações abertas no violão e guitarra, em que apenas se muda as notas de algumas cordas, mas ainda dentro do mesmo padrão de afinação em Hz.

Por último há instrumentos transpositores(baixo, guitarra e violão são transpositores de oitava, pois soam uma oitava abaixo da música escrita para eles, mas como é oitava os leigos acabam não notando).

Em um clarinete afinado em Bb(por exemplo), ao se tocar a nota dó no instrumento, essa soará como um Bb(um tom abaixo). Logo, a música escrita para ele é feita 1 tom acima, para se acomodar com os demais instrumentos da peça. Mas tudo isso também não tem relação com o padrão de afinação em Hz. Ou seja, o clarinete em questão estará afinado no mesmo padrão de lá 440Hz(por exemplo), mas sua música vai soar 1 tom abaixo do que está escrito.

A razão da trasnposição é de ordem técnica, pois assim se permite que um mesmo músico utilize a mesma digitação em vários instrumentos, sem ter que reaprender em cada um deles. É o que acontece entre o clarinete, clarone e requinta, por exemplo.

Resumindo: tonalidade da peça é uma coisa, transposição de instrumento outra, e padrão de afinação uma terceira coisa diferente.


P.S. Se me lembro bem, a Still loving you usa capo no primeiro traste. O que deixa as cordas soltas meio tom acima. E ainda tem o padrão de afinação em Hz um pouco diferente do A4 440Hz. Mas são duas coisas diferentes, é claro.

auzenph
Veterano
# ago/10
· votar


Nossa quanta informação! hehe
Brigadão ai broder!
Mas não sei se entendi a parte mais teórica sobre transposição hehe.
Mas mesmo assim obrigado! Vou tentar tocar com meio-tom acima e vejo no que dá!

abração!

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# ago/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


Eh bem normal cara! e q nem nem disseram, nao soh no rock.
Mas jah q tamo falando d rock, nos primeiros discos do Oasis tem umas musicas com essa afinaçao "diferente" do padrao.
Algumas musicas dos Beatles tb tem isso!

alejandro78
Veterano
# out/10
· votar


Eu percebí isso em músicas dos anos 80 como On the Rocks da Rita Lee.
Não da certo tocar junto com a gravação original.

tito lemos
Veterano
# out/10
· votar


Tentem tocar Zombie do Cranberries junto com a gravação.
Não dá.
Pelo menos com a guita afinada pelo A 440, não dá.

Headstock invertido
Veterano
# out/10
· votar


Algumas do Misfits também não são em 440

Tomaz.
Veterano
# out/10
· votar


Homem não chora do Frejat, salvo engano, usa afinação um pouco acima do dito normal também.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# out/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Inicialmente devem afinar com o diapasão ou afinador eletrônico, mas ele n devia estar o tempo todo plugado na cadeia. Então com os ensaios e takes provavelmente os instrumentos desafinavam um pouco e eles iam corrigindo apenas comparando um com o outro. Na hora da gravação eles deviam estar abaixo ou acima dos 440, e aí saiu isso aí.

Sei de gente com ouvido absoluto que vai surtar dizendo que tá desafinado se vc colocar esse Highway to Hell no som pra eles sacarem.

TavaresBluesMan
Veterano
# out/10
· votar


O_O

Mas gente isso é MUITO normal...!! Pelo menos pra mim heheheh

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 1/4 de tom, será que to ficando louco?