1/4 de tom, será que to ficando louco?

Autor Mensagem
PEMAMETAL
Veterano
# set/08


E ae negada,

Eu posso estar ficando louco, mas existem clássicos do rock n roll que ou foram gravados com a guitarra fora do tom ou foi proposital.

Deixa eu ver se consigo explicar direito. O melhor exemplo disso é highway to hell do Ac/dc. Quando eu toco junto com a musica do cd e a minha guita afinada em E (standard) e dou o acorde A ( 5 corda solta), minha guitarra fica um pouco acima do tom da musica. Mas se eu afino 1/2 tom abaixo Eb e dou o acorde Ab (5 corda solta) também fica dissonante quando, só que neste caso minha guitarra fica um pouco abaixo da musica. A coisa parece ficar em cima quando eu afino ela exatamente entre E e Eb. Ja conferi milhões de vezes a afinação de ouvido e com o afinador eletronico é sempre caio nisso! E isso acontece pra todas as musicas do cd!!!!!!

Será que estou ficando louco? Alguem ja percebeu isso?

Existem outras musicas de outras bandas tb que eu percebo isso. Uma delas é Wheels of Steel do Saxon, eu tenho que afinar a guita exatamente entre D e Eb, se afina em D fica um pouco abaixo, se afina em Eb fica um pouco acima. E de novo acontece pra todas as musicas do cd

Mas lembrando, só da pra perceber se voce tocar sua guita junto com musica

Rodrigues
Veterano
# set/08
· votar


Eu já tinha reparado nisso tambem cara, só que foi num cd ao vivo do accept, achei que era pelo fato da gravação ser ao vivo mas agora que você falou eu fiquei curioso, vou conferir com meus vinis e cds do judas e do king diamond...

Carina K
Veterano
# set/08
· votar


nunca reparei nisso, mas acho q realmente deve ter.. os rockeiros adoram fazer afinações diferentes do padrao ^^

john_joao
Veterano
# set/08
· votar


Eu posso estar ficando louco, mas existem clássicos do rock n roll que ou foram gravados com a guitarra fora do tom ou foi proposital.

sim, isso é proposital, mas isso não significa que elas estejam "fora do tom"

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# set/08
· votar


Black sabbath tb faz muito disso... veja warpigs eu acho q eles mudam a frequencia da lá pra 435hz n tenho certeza n...

B r u t u S
Veterano
# set/08
· votar


still loving you do scorpions eh 1/4 e uns kebrados acima do tom. mas ao vivo eles tocam meio tom abaixo.

e tem coisa o pantera q eh afinado nessa bagunça ae de 1/4 e tal.

Pompermayer
Veterano
# set/08
· votar


PEMAMETAL
O negócio é a frequência da corda A, tradicionalmente se afina A em 440hz, mas eles podem ter afinado em 435hz.

Gui
Veterano
# set/08
· votar


o negocio...é que tem gente que afina o A em 445hz, tem gente que afina em 440hz...e outros ainda em 435hz!!

nenhum tá errado..mas vai parecer diferente sim!


fora que naquela época..a maioria das coisas era afinada de ouvido...então pra ter uma mudança minima...era facinho..

tipo..afinavam um errado..e afinavam todos por esse!=X

PEMAMETAL
Veterano
# set/08
· votar


Bom saber que eu não to enlouquecendo, eu não sou musico profissional, mas pô, toco a 10 anos e pelo menos isso meus ouvidos conseguem perceber

Gui

Era exatamente isso que eu pensei, é que nem afinar uma corda pela outra através de oitavas ou da 5 casa. Se a primeira estiver um pouco abaixo, o resto fica abaixo tb. Mas sei lá né, os caras não iam ser tão relaxados de fazer isso numa gravação profissional.

makumbator
Moderador
# set/08
· votar


PEMAMETAL

Isso é normal. Para vc ter uma idéia, na música erudita profissional, quase não se usa o 440Hz. Muitas orquestras afinam em 442Hz(principalmente as brasileiras), outras em 444, 445, e 447Hz. E algumas afinam em 450Hz. Em interpretações históricas de música barroca, muitas vezes se usa o padrão 415Hz(e com sistema não temperado). Em interpretações de música do rococó e começo do período clássico se usa muito o 418Hz. Resumindo, não existe regra ou padrão fixo, e há muito tempo.

DarkMakerX
Veterano
# set/08
· votar


PEMAMETAL

eh por causa da frequencia
antes era comum afinar em frequencias menores
hoje em dia ja eh meio que padrao 440

DrBrodsky
Veterano
# set/08 · Editado por: DrBrodsky
· votar


Pompermayer

O negócio é a frequência da corda A, tradicionalmente se afina A em 440hz


Não, 440Hz é o primeiro lá da primeira corda.

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Isso também acontece muito em gravações de música popular mais antiga, quando não tinha internet, afinador, etc.

Alguém afinava o seu intrumento e os outros afinavam em função.

almy
Veterano
# set/08
· votar


rapaz....as vzs era pq desafinava mesmo,por melhor q o cara ...mas lembrando q na epoca nao era comum afinador eletronico....por melhor q o ouvido do cara seja pode acontecer uma pequenina variação tb.... mas assim nao acho que isso tire o brilho ou deprecie a musica..o disco IV do led zeppelin(q tem starway to heaven) é cheio de guitarras "desafinadas"

Deji
Veterano
# set/08
· votar


acontece sim, e não só no rock

BaNdAiD
Veterano
# set/08 · Editado por: BaNdAiD
· votar


Po galera, agente não tá falando de 1500 não! Quando o ACDC gravou highway to hell, afinador era uma coisa comum sim!! Qualquer studio decente teria um...

E antes dos afinadores eletronicos, haviam os diapasões (se não souber o que é, pergunte a deus (google))

Ou seja, os caras afinavam assim pq eles queriam!! como explicou o makumbator, afinação é uma questão de escolha!

balck7
Veterano
# set/08
· votar


eu cho q deve ser coisa do player, caso vc esteja executando ela no pc, se for vinil, certeza q é o aparelho de som, ....

mesmo no caso do pc, a musica pode sofrer alteração, dependendo da distancia das caixas de som, talvez no driver do pc tenha algum simulador de falantes rotativos ou coisa assim...

é... no meu tinha reverb, ai eu fui lá e tirei... num dava pora ouvir as guitarras direito... só vocal....=(

PEMAMETAL
Veterano
# set/08
· votar


balck7

Hehehe cara, acho que voce deu uma viajada legal. Falantes rotativos? Não, a coisa é afinação mesmo.

A resposta que o Makumbator deu esclareceu tudo, ous seja, afinações não padrão são uma coisa normal.

pablo guibérrtô
Veterano
# set/08
· votar


PEMAMETAL
naum sou muito fã desse estilo de rock mas me diga uma coisa esse referido album é ao vivo???
isso pode ter influencia sobre a afinação

Carina K
Veterano
# set/08
· votar


balck7

Hehehe cara, acho que voce deu uma viajada legal


o som muda a afinação? O.o

pablo guibérrtô
Veterano
# set/08
· votar


Mister_Fatal_huhha
veja warpigs eu acho q eles mudam a frequencia da lá pra 435hz n tenho certeza n...
a frequencia de lá a que vc se refere é a corda ou a nota???
a nota Lá é correspondente a 440 hz, antes ou depois disso são comas e não a nota lá.
agora se vc tiver falando da corda lá, ai sim vou concordar com vc pois existem muitos musicos q usam (no caso de instrumentos de cordas) a frequencia das cordas diferente das padrões

pablo guibérrtô
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
Não, 440Hz é o primeiro lá da primeira corda
Não, 440 hz é a nota lá independente de que corda vc consiga tirar essa nota!!!

PEMAMETAL
Veterano
# set/08
· votar


pablo guibérrtô

O album é de estudio


a frequencia de lá a que vc se refere é a corda ou a nota???
a nota Lá é correspondente a 440 hz, antes ou depois disso são comas e não a nota lá.
agora se vc tiver falando da corda lá, ai sim vou concordar com vc pois existem muitos musicos q usam (no caso de instrumentos de cordas) a frequencia das cordas diferente das padrões


Com certeza ele esta se referindo a 5ª corda solta. Ouça a musica aí e tente tocar junto, voce vai perceber.

makumbator
Moderador
# set/08
· votar


pablo guibérrtô
Não, 440 hz é a nota lá independente de que corda vc consiga tirar essa nota!!!

Não necessariamente! Cada oitava tem uma frequência diferente(múltiplas). O lá 440Hz é apenas o Lá4, o Lá3 por sua vez tem 220Hz, assim como o Lá5 tem 880Hz, o Lá6 1320Hz, o Lá2 tem 110Hz, e assim por diante.
Quando se diz padrão de afinação Lá em 440Hz, está implícito que o Lá4 é que terá essa frequência, e consequentemente TODAS as outras notas cromáticas da escala terão sua frequência particular definida em função disso(e do sistema de afinação ser ou não temperado, e se é temperameno igual ou não, mas isso é uma outra história).

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Afinação em comas? :O

anarka
Veterano
# set/08
· votar


makumbator

eu acho q ele quis dizer q se tocar a corda E na 5a casa terá uma frequencia de 440hz tambem...
nao so a corda A solta

makumbator
Moderador
# set/08
· votar


anarka

Pois é, mas lembrando que a corda Lá solta da guitarra, não tem 440Hz, e sim 110Hz. Mas vc está certo quanto ao fato de nos instrumentos de cordas, haver a mesma nota em lugares diferentes.

J. S. Coltrane
Veterano
# set/08
· votar


Mais uma possibilidade: quando tocamos uma fita mais rápido, ocorre uma mudança de tom. Uma chance remota é eles terem acelerado a fita original um pouco até chegar nessa afinação.

George Martin [o "quinto beatle"] fez isso em Sgt Pepper. Tocou um trecho muito rápido uma oitava abaixo e na metade do andamento no piano. Acelerou a fita e dobrou o andamento subindo tudo em uma oitava.

pablo guibérrtô
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
em q momento foi dito Afinação em comas?

pablo guibérrtô
Veterano
# set/08
· votar


makumbator
Não necessariamente! Cada oitava tem uma frequência diferente(múltiplas). O lá 440Hz é apenas o Lá4
não consegui entender se vc tah concordando ou discordando da minha opnião.
é possivel tirar o la4 em qualquer corda, ela não deixa de ser la independente de que oitava ou corda ela seja tocada.
ela so deixa de ser la se mudar sua frequencia tipo 441, 442, 445 417, e tantas outras citadas.
percebi q a maior parte das discordancias se deu pela confusão entre corda A e nota Lá

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 1/4 de tom, será que to ficando louco?