Oque devo fazer nesta situação?

Autor Mensagem
Fanderslash
Veterano
# set/08 · Editado por: Fanderslash


Olá,

Toco guitarra a uns 2 meses apenas e posso me considerar um iniciante.

Acontece que tenho um certo probleminha no meu dedinho da mão esquerda(sou destro) que me limita a tocar somente com os dedos 1,2,3 e só consigo usar o dedinho na 1ª corda.

NÃO É FALTA DE PRÁTICA,É PROBLEMA NO OSSO!!!

Ai andei pensando e já que não toco a muito tempo,não seria melhor eu tentar tocar como canhoto?
Mas ai também vem outros fatores como :

-Já comprei guitarra razoável para destro
-Guitarras para canhotos costumam ser mais difíceis de se achar e custam mais caro.


Então bateu a dúvida agora.
O que devo fazer?

Grato.

kiki
Moderador
# set/08 · Editado por: kiki
· votar


Fanderslash
desculpe a sinceridade, mas não viaja.
nao vejo vantagem nenhuma em voce "vriar" canhoto. só problemas (pra arrumar instrumento).

na pior das hipoteses voce aprende a tocar so com os tres primeiros dedos mesmo. o django tocada com doias apenas!

Toco guitarra a uns 2 meses apenas e posso me considerar um iniciante.
aprender a tocar direito leva ANOS. continue treinando!

Fanderslash
Veterano
# set/08
· votar


kiki

Existe vantagens e desvantagens.
A vantagem é que eu não estaria limitado,poderia tentar aproveitar o máximo de meus estudos.
E as desvantagens foi a que você citou e a que eu citei.

E toco guitarra a 2 meses,já tenho certa experiências com violão.

Slave of hell
Veterano
# set/08 · Editado por: Slave of hell
· votar


dexa de ser mané e vai estudar pow...ja sei ja sei...que ir ao céu mas num quer morrer...cheio de guitarrista q só usa 3 dedos aí...música é música dedo é dedo...se dedo fosse música tocar ******* seria igual a tocar clarineta....


desculpa aí cara..nada pessoal..mas se não se deixe abater por coisinhas..e virar canhoto num é tão fácil...num é só físico o negoço..vai rachar a kbeça e a carteira

GUGALOO
Veterano
# set/08
· votar


Fanderslash
Se vc começou há 2 meses, essa dificuldade de tocar com o dedinho é normal. estudar bastante, exercícios de cromatismo, irão te ajudar, agora, "virar" canhoto vc está viajando, dae vc não toca nem com o dedo 1, 2, 3, e 4.

Fanderslash
Veterano
# set/08
· votar


Slave of hell

Entendo seu ponto de vista.

Realmente é assim que estou pensando.

GUGALOO

Não é dificuldade,é problema no osso...
Se fosse apenas dificuldade de controle eu não estaria me preocupando.

Slave of hell
Veterano
# set/08
· votar


oq acontece?dói mto?vc pode adaptar uma espécie de dedal como o guitarrista antigo do black sabbath..tommy alguma coisa..que não possuia uma falange em um dos dedos

Fanderslash
Veterano
# set/08
· votar


Slave of hell

Um dos ossos é ,digamos,saltado pra frente.
Não muito,mas interfere a ponto de que ele não consiga se dobrar sozinho.

Eu tento dobrá-lo e o dedo dá um "tec" como se tivesse alguma coisa barrando.

Ai fico limitado a apenas usá-lo pra fazer coisas babacas na 1ª primeira corda como o acorde C.

Slave of hell
Veterano
# set/08
· votar


tenta um médico primeiro...fisioterapia pode devolver essa mobilidade aí

kiki
Moderador
# set/08
· votar


Fanderslash
entendo seu ponto de vista, mas ainda cho mais legal voce enfrentar o lance. voce teria que usar sua criatividade pra "driblar" essa questao (o que eu acho perfeitamente possivel).

depende muito, mas muito mesmo, de qual a sua meta como musico, e do tipo de musica.

se voce quer ser um metaleiro fritador, sua velocidade fica um pouco limitada se comparado a um "4 dedos". mas isso é bem relativo. eu tenho todos os dedos e sou lerdo pra caramba.

provavelmente voce não vai conseguir tirar todos os solos e riffs exatamente iguais ao original, teria que fazer pequenas adaptações ou concessões (escrevi certo?).

voce vai ter que adaptar principalmente os acordes mais complexos, os dissonantes, etc. com sexta, nona, setima aumentada, etc. tipicos de bossa nova. e usar muitos abafamentos.

se voce quer ser musico amador e se divertir apenas, acho perfeitamente cabivel essas adaptações.

se voce quer ser profisisonal, estudar a serio, precisa procurar professores e medicos e avaliar a questao. provavelmente nenhum metodo tradicional, erudito ou popular, espera um musico de tres dedos.

o lance da guita pra canhoto nao é só preço. é tambem, mas é pra vida toda. sempre que voce estiver numa roda tocando violao com os amigos, vai passar aperto. se algum dia voce precisar de uma guitarra emprestada, nao vai achar facil.

eu conheci um cara que tinha serrado o dedo indicador da mao esquerda numa máquina. ele tinha o dedo, mas ele nao dobrava direito. mas tocava varios mpbs. fazia os acordes de jeitos diferentes, usava o indicador mais como pestana, por que nao conseguia usar a ponta do dedo. mas tocava caetano, chico, numa boa.

esse seu problema é diagnosticado? há um parecer medico definitivo dizendo que ele é asism pra sempre?

bom, essas são as minhas opiniões...

no mais, só digo o seguinte: não se deixe limitar pelas limitações!

Slave of hell
e virar canhoto num é tão fácil...num é só físico o negoço..vai rachar a kbeça e a carteira
mas eu acho que se começar do começo invertido nao tem problema. tanto canhoto toca como destro sem problemas...

The Root Of All Evil
Veterano
# set/08
· votar


Aprende a tocar como canhoto numa guitarra de destro sem inverter as cordas, igual ao Edgar Scandurra.

Tataum
Veterano
# set/08
· votar


cara, faz fisio ou usa só tres dedos.... a maioria dos caras toca com 3 notas por corda.... vai ter que treinar abertura dos 3 que vc pode usar.... manda bala....

Aero
Veterano
# set/08
· votar


Fanderslash

Muitos guitarristas tocam perfeitamente com 3 dedos...
É mais difícil, mas não é impossível!
E tente procurar um médico... Ele pode te ajudar, te passando fisioterapia, etc.


kiki

tanto canhoto toca como destro sem problemas...

Faço parte desses! =)
E até acho que eu seria pior ainda tocando como canhoto! :x

André Arraiano
Veterano
# set/08
· votar


meu, na boa, esses lances ai de dedinho desobediente desaparecem com o tempo, soh vai se ferrar "virando" canhoto, sendo que eh destro...

André Arraiano
Veterano
# set/08
· votar


The Root Of All Evil
Jimi Hendrix, q por sinal, mal usava o mindinho iaheUIHEIhiuo

Vinicius Nogueira
Veterano
# set/08
· votar


Fanderslash

Cara, vc vai precisar usar o seu dedinho, e vc VAI aprender a ter firmeza nele para que quando vc fizer um ligado, o som saia perfeito.

Isso leva anos pra vc adquirir. Mas sim é viagem sua esse negócio de canhoto...

No começo eu tbm não conseguia usar o dedinho, e demorei MUITO tempo, exatamente 3 anos e ainda tenho uma certa dificuldade pra ter a idependência na abertura 1-2-4 e 1-3-4 ... Que é uma abertura extremamente importante para muitos licks.

Solução pro seu problema?? Treino e paciência.

Fanderslash
Veterano
# set/08
· votar


A todos que responderam podem ter certeza que vou tirar proveito de seus comentários.

Vou tentar criar o meu próprio estilo mesmo,infelizmente vou ter que sair dessa coisa de padrão(exercícios,solos) de 4 dedos.

E sobre o médico,eu já fui em um sim.
Ele disse que provavelmente eu cai e o dedo acabou indo pra frente,e hoje não tem mais correções e nem tratamento/físio para isso.
Também disse que até poderia fazer uma cirurgia para tentar recolocar no lugar,mas teria mais chances de fracasso do que sucesso.
E mesmo se desse certo,eu levaria um tempo para consegui-lo mexer normalmente.


Vinicius Nogueira

Obrigado por postar,mas você não leu o tópico por completo.

Meu problema não é dificuldade em usá-lo apenas por falta de prática,e sim por problemas no osso.

Headstock invertido
Veterano
# set/08
· votar


Não faça essa besteira de tocar como canhoto sendo destro!!!
Eu raramente uso o dedo mindinho e isso não me atrapalha...e além do mais tem caras que tocam muito e raramente usamo dedinho...Clapton, Smith, e o Django tocava com DOIS dedos só...pense nisso!

Levy Fialho
Veterano
# set/08
· votar


André Arraiano
Jimi Hendrix, q por sinal, mal usava o mindinho iaheUIHEIhiuo


ele e muitos outros mestres... SRV , AK, FK

Vinicius Nogueira
Veterano
# set/08
· votar


Levy Fialho

AK, FK ??

leolmx
Veterano
# set/08
· votar


Cara, se fosse eu nem perguntava aqui no forum sobre isso, virava canhoto na hora. Meu irmão toca baixo e é canhoto mas começou a tocar como destro, não fez diferença nenhuma para ele.

O que eu quero dizer é que vc sendo iniciante, a dificuldade será a mesma e, de novo, se fosse eu, me arrependeira de saber que tenho uma mao direita com quatro dedos disponiveis, mas usando apenas dois para palhetar...

Pimenta_1
Veterano
# set/08
· votar


Fanderslash


cara, esquece o lance de usar guita de canhoto, esse não é o problema

vc precisa continuar praticando, só isso, treinar seu dedo pra alcançar outras notas.

no início é assim com a grande maioria, toco há 14 anos e aconteceu o memso comigo.

vai com calma, dois meses não são determinantes pra isso, vc precisa continuar praticando

abs

gege_correa
Veterano
# set/08
· votar


Bem, como é um problema físico, e não técnico (a principio) vc pode tentar sim tocar como canhoto... acho que vai ser bem difícil, coordenação e tal, mas é uma possibilidade... e não precisa trocar de guita, apenas inverta as cordas da tua (fica muito style por sinal! hehe)... ou, vc continua como destro e se adapta as suas dificuldades e tenta usar ela a seu favor, desenvolvento e adaptando licks, etc, a sua forma de tocar/suas limitações... Vc disse que já tem certa experiência com o violão, como destro mesmo??? E seu dedinho não te atrapalhava? Abraço! ;-)

Fanderslash
Veterano
# set/08
· votar


gege_correa

Olá cara,

Então,atrapalha sim viu...
Mas eu só tocava violão por ser mais barato que guitarra rs
Não pretendia me afundar nessas coisas eruditas então nem dei muita bola pra ele.

Ai quando comprei a guitarra vi que tava com um problema que poderia considerar como grave.

alfacorrea
Veterano
# set/08
· votar


Eu apenas cito um cara: Django Reinhardt

Esse cara foi um dos grandes nome do jazz cigano.

Ele sofreu um acidente em um incêndio e perdeu 2 dedos da mão da escala.

Dos 4 dedos que tinha pra usar ele só tinha agora 2 dedos e desenvolveu uma técnica especial para poder continuar a tocar.

Eu te digo: ele toca melhor com 2 dedos na escala do que muito carinha com 4 dedos na escala.

Se ainda não se convencer, cito outro: Tony Iommi

Esse cara sofreu um acidente em uma serralheria e perdeu a ponta da falangeta de 2 dedos da mão da escala. Ele desenvolveu uma técnica para superar esse problema.

Acho que vc não precisa usar uma guitarra de canhoto para poder ter todas as opções de uso da guitarra.

Vc só precisa desenvolver uma certa técnica para usar o dedo 1, 2 e 3 e usá-los rapidamente, de forma que isso supere a falta do uso do dedo 4.

Tem uma penca de carinhas que tocam pra caramba e não usam o dedo 4.

Não desista e não perca a esperança. É a dedicação que vai te levar à superação.

Abraço

Alexandre

pablo guibérrtô
Veterano
# set/08
· votar



se ele conseguiu vc consegui!!!! dont stop the music!

Ant--
Veterano
# set/08
· votar


Mete um slide nesse mindinho e manda bala. Deixe o slide permanentemente nele quando estiver tocando. Após alguns meses vc vai notar que certas limitações servem para fazer surgir alternativas bem mais interessantes.

ogaitnas
Veterano
# set/08
· votar


Fanderslash

acho que vc está exagerando.. eu com 2 meses tb não usava o mindinho.. tanto
que o 1234 p/ mim só era 123.. depois de um tempinho, me obrigando a usar
o mindinho (tocando devagar) e agora uso na boa.. para alguns acordes ainda
tenho que me esforçar, mas já serve hehe

só para constar eu quebrei o midinho há muito tempo e não liguei, e isso me deixou
com uma curvinha na ponta do dedo, e isso realmente atrapalha na guitarra...

Davi Dornelles
Veterano
# set/08
· votar


Fanderslash


mano, nao desanima nao!

nao sei qual o problema q vc tem no dedo minimo.....
pra isso vc teria q ser bem franco com a galera!!!

se vc tiver realmente um problema serio e tal, como uma perda de parte do dedo ou algo nesse porte, ai como vc esta começando nao seria errado tentar se adaptar ao canhoto nao!!
eu sou canhoto e toco como destro normalmente!!

agora se vc nao tem problema fisico nenhum com o dedinho, relaxa e treina muito q com tempo ele vai se coordenando.....


valew

Fanderslash
Veterano
# set/08
· votar


Ant--

Juro que pensei em fazer isso,desenvolver um estilo que use sempre um slide,que no caso ficará no meu 4ª dedo.


ogaitnas

Então,não é problema de falta de prática,é culpa de uma curvatura no osso que impede que o dedo se dobre.
Ai só consigo dobrá-lo quando dobro todos os dedos,ou seja,não interfere em nada em minha vida,apenas na hora de tocar guitarra.

Davi Dornelles

É um problema no osso cara.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Oque devo fazer nesta situação?