Processo para fazer nut! osso?

    Autor Mensagem
    Anonimo19
    Veterano
    # ago/08


    Bom... minha guitarra quebrou o nut faz uns dias, e eu mesmo vou fazer meu nut de osso...
    Queria saber qual processo é feito para tratar o osso...me disseram que se usa soda caustica e cloro, se puderem postar detalhadamente as etapas do processo aqui fico grato....

    Anonimo19
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    ninguem?

    Homem Cueca
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Osso é ter que ler "Faser" logo no título do tópico.

    Pior que esse lance de como tratar o osso eu não faço idéia de como se faz.


    Abraços velho...toma cuidado com os "faseres"...verbo Fazer é com Z!

    Anonimo19
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    hahahahha

    Anonimo19
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    pra quem fala "vc" e coisas do tipo nem ligo...

    Lucas_fms
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Anonimo19

    E mais cuidade ainda pra não perder os dedos nessa história ai de soda caustica!

    danielmario
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Aqui tem um processo simples:
    Apenas fervê-lo em água (cuidado... cheira mal) e cortar no tamanho adequado.

    Sei lá, eu acho mais sossegado pegar um feito mesmo, nem é caro assim.

    Headstock invertido
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Onde arranjastes osso?

    o_O

    brunobergesch
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Headstock invertido
    Do jeito que esse cara é tão mao de vaca que nao compra nem um nut de osso (que é barato), deve ser osso dele mesmo.

    danielmario
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Do jeito que esse cara é tão mao de vaca que nao compra nem um nut de osso (que é barato), deve ser osso dele mesmo

    rsrsrsrs


    Onde arranjastes osso?

    Deve ser osso bovino mesmo, o que as pessoas geralmente compram em açougues pra cozinhar e comer.

    marcioguita
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Olá Fiz uma palheta de osso bovino, e ficou mt boa , apesar de ficar um pouco grudenta quando a mão suava. Quero agora fzr de osso humano (só pra tocar "metal") heheh.
    se cortar uma fatia com lâmina de serra , e tendo um como molde , com uma lixa, é perfeitamente viavel fazer. .. :)

    Penta_Blues
    Moderador
    # ago/08
    · votar


    Boa noite!!!
    Bom, quando li o tal "Faser" pensei que poderia ser um novo raio do tipo Laser que está sendo usado para confeccionar nut de osso, mas não foi o caso.
    Bom, quanto à dúvida em si, mais barato do que comprar soda cáustica, cloro, gás de cozinha, etc, etc, etc, é procurar em boa lojas de instrumentos musicais por um nut de osso pronto para ser ajustado ao braço do instrumento.
    Não deve custar mais do que dez reais...
    Valeu!!!

    axleWs
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Penta_Blues
    akii que é goiás, famoso fim de mundo paguei 6 no meu. jah li relatos no fórum dizendo que cozinhar o osso fede muito! Inclusive o rapaz que o fez teve que fazer um esquema mais sério pra tirar o cheiro da casa.

    abraços

    Anonimo19
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    brunobergesch
    Cara moro no interior do Mato Grosso aqui nao tem luthier nm a quilometros daqui e muito menos acessorios de guitarra por iso vo faser o meu...flwww

    Anonimo19
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Penta_Blues
    Moro no interior do Mato Grosso e aqui nao tem nem guitarra direito..
    Se souber de um na net pra vende me indica o site...vlww

    Penta_Blues
    Moderador
    # ago/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    Anonimo19
    Cara, se vc estiver realmente interessado, posso até dar uma perguntada a um lojista amigo meu se ele ainda tem nut de osso e te mando pelo correio.
    Mas veja se ninguém próximo a vc tem, pois vc pode encontrar mais barato e sem despesas de envio.
    Valeu!!!

    Anonimo19
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Penta_Blues
    Cara por aqui é meio difícil de conseguir...
    Se seu amigo tive diz quanto custa?
    E que cidade tu mora?
    Passa a medida pra mim se puder tambem? ok

    Anonimo19
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mas mesmo assim continuem postando maneiras de fazer um ....

    guitarclub
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    só o dinheiro q vc vai gastar com soda cáustica, cloro, gás pra ferver, e Bom Air pra tirar o fedor da casa depois vc já compra uns 20 nuts de osso...

    se vc procurar bem, deve achar em algum lugar pessoal vendendo, tanto pela internet quanto ai na sua cidade.

    e tambem tem a opçao q o Penta_Blues disse... ve com ele ai!


    abraços!

    Anonimo19
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    PedroShinzato
    Na minha cidade....! uahsauhuashauhsas
    Cara aqui não tem nada mesmo.................

    guitarclub
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: guitarclub
    · votar


    Anonimo19
    pô, se bobiar deve ter até luthier nas tribos indigenas no meio da floresta amazonica... impossivel que nao tenha um luthier na sua cidade! tenho (quase) certeza ele vende e coloca nuts de osso...

    ou compra no Paraguai, ou no caminho pra lá... haha!!


    abraço!

    Anonimo19
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    PedroShinzato
    uhsauashaushuash....Cara essa foi engraçada...
    Cara moro em sorriso MT ...aqui só tem uma loja que vende instrumentos musicais a Kacaria , o nome já diz tudo...só tem kacaria mesmo...Se tiver um luthier vai ser fóda de encontrar por que na lista telefonica não deve ter...hahaha

    axleWs
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    PedroShinzato
    vc não conhece interior do Brasil.

    Anonimo19
    faça como o Penta_Blues sugeriu, essa de fazer o nut nao dah mto certo nao

    abraços

    MarcosBorba
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Anonimo19

    tem pet shop em sua cidade?
    nos pet shops tem ossos (limpinhos e sequinhos) que são usados pra cachorro brincar. Talvez eh melhor comprar um no pet shop que ficar cozinhando osso em casa.

    Anonimo19
    Veterano
    # set/08
    · votar


    MarcosBorba


    Aqui na minha cidade não achei osso mesmo só de outro material lá...

    Anonimo19
    Veterano
    # set/08
    · votar


    haha...pronto já fiz...quando terminar posto fotos aqui....

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Migs_LesPaul
    · votar


    Galera, desculpa ressucitar o tópico mas vou ajudar quem tá querendo fazer o próprio nut, até porquê os luthiers me cobraram uma facada para fazer um. Você vai precisar de:


    Uma serra pequena
    Um nut de plástico (para se tirar as medidas)
    Uma pedra de afiar faca
    Cola super bonder
    Um pedaço de osso que vende em lojas de músicas, pra fazer nut
    E muita paciência


    Coloque o pedaço em cima de uma mesa e coloque o nut em um lugar do osso em que a espessura seja mais ou menos parecida. então você irá pegar uma caneta e marcar nas laterais o tamanho do nut de plastico. Feito isso, serre aonde você marcou com a caneta. Feito isso, você ficará com um pedaço de plástico pequeno, e sairão duas pontas do osso que você serrou (lógico). Agora você colocará o nut de plástico e o pedaço de osso na mesa um em cima do outro. Coloque o nut de plástico de forma que a parte que se encaixa as cordas fique junto a superfíce do osso e use uma caneta para marcar em baixo do nut de osso (provavelmente o de osso vai estar um pouco maior em baixo). Pegue a pedra de afiar faca e, do lado mais grosso, vai lixando o osso DE PÉ até sumir a caneta que você marcou(pare pra descansar pois é muito trabalhoso). Feito isso, coloque seu nut de plástico emparelhado com o nut de osso. Ai você irá serrar as cavidades das cordas usando o nut de plásticp como referência. Ai você irá usar a sua guitarra como referência. Vai tentando encaixar de forma que o nut entre fácil na guitarra. Se não entrar você lixa ele DEITADO na pedra de afiar faca. Vai lixando até o nut entrar. Quando ele entrar com facilidade, você ira dar o acabamento fazendo sumir as pontinhas da parte de cima do nut (o lado em que você apoia as cordas) e ele ficará meio curvado nas pontas (não lixe as pontas da parte de baixo, claro). Depois passe um pouco de cola super bonder embaixo do nut de osso e cole ele na guitarra. O resultado será mais ou menos assim: http://imageshack.us/photo/my-images/407/nutosso.jpg/


    Abraço!


    Editado pra não ter problemas com os luthiers e erros ortográficos.

    rsanttana
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Vamos começar do 0. Anonimous19. Fiz o tratamento em casa e nao tive problema com o cheiro. Fui ao supermercado e peguei uma canela de boi, mas antes voce deve retirar todo excesso da carne, nervo, gordura, e bla bla bla do osso com uma faca bem afiada, inclusive o TUTANO no interior do osso. Depois, basta colocar o osso em uma panela com agua, um pouco de detergente e desengordurante (VEJA) que as nossas mulheres usam na pia. NAO COLOQUE MUITO DETERGENTE e tenha muita paciencia para cozinhar o osso ate soltar todo residuo de carne, membrana, etc. Esse processo deve levar uns 40min. Depois retire o osso e limpe novamente, se nao retirar tudo, repita o processo de fervura.

    Depois é so correr para o processo de muita paciencia que é cortar o osso e trabalhar ate virar um NUT/PESTANA ou RASTILHO. Para fazer palheta de osso voce pode usar COSTELA DE BOI.

    att

    zedoidiao
    Veterano
    # out/12
    · votar


    aí vai a minha dica, compre um nut da graphtec 40 conto e já vem no tamanho fender, com os sulcos, só adaptar ao seu gosto =)
    Se pode ser legal(e mais barato) fazer um mas é melhor colocar o melhor possivel na guitarra =)
    Eu comprei um de osso 10 conto, dava prafazer dois até, mas desisti e comprei esse de teflon que é melhor =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Processo para fazer nut! osso?