nut de osso,latão,carbono ou roller nut ?

    Autor Mensagem
    Tsgk
    Veterano
    # jan/11


    obs: SIM, EU USEI A BUSCA.

    bem, eu tava pensando em trocar de nut na minha guitarra e logo pensei no nut de osso, mas aí eu comecei a pesquisar mais sobre os outros tipos de nut como os de latão,roller nut e o de carbono e vi muitas criticas positivas, principalmente para o de latão. me disseram que o de latão possui um otimo sustain e da um timbre mais brilhante (tipico das stratos), e que os de nut de carbono e o ruller nut são bons para segurar a afinação, mas a minha guitarra não desafina quase nada então já estão praticamente descartados. então estou com a duvida entre o nut de osso e latão. queria saber quais são os pontos fracos tanto do nut de osso quanto do latão.

    agradeço desde já.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    Boa tarde!!!

    Tsgk
    - Nut: juntamente com a ponte, é um dos mais importantes itens a se verificar, pois ambos são os apoios das cordas e os responsáveis por transmitir a vibração das mesmas ao corpo da guitarra e receber a ressonância deste. São vários os materiais: o osso é o mais tradicional e possui um som macio e oferece baixo atritamento; grafite quase não oferece atrito, mas o timbre tende a ser apagado; o latão é dos metais o mais usado para nut e seu timbre é aberto, claro e agudo; o plástico é utilizado normalmente em guitarras de baixo custo; a micarta também pode ser encontrada em guitarras de baixo custo, mas ao contrário do plástico, produz um bom timbre.

    Valeu!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Tsgk
    Não há "pontos fracos", apenas características timbrísticas distintas.
    No de osso, os médios ficam mais pronunciados que no de latão, que tem uma resposta mais em "U". Esclarecendo que essas diferenças são sutís.... Sempre deve-se lubrificar os sulcos da pestana com grafite em pó ou vaselina sólida (não use esse produto caso se utilize de cordas Elixir).
    Abç

    Tsgk
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    é que pelo o que eu li na internet , o latão se encaixa mais nas caracteristicas timbristicas que eu estou procurando (um som mais brilhante) , mas ainda to na duvida com o de osso que seria o mais versatil.
    vocês me recomendariam nesse caso usar o de latão mesmo ?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tsgk
    Se vc acha que ele lhe proporcionará a timbragem que buscas, sim...
    Abç

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tsgk

    Para a sua sorte, tenho um de cada!

    O de grafite é meu preferido, ele está na minha Cort G-vt e realmente o atrito é muito pequeno, em conjunto com as Gotoh com trava, a afinação é muito estável, mesmo utilizando a ponte de 2 pivôs dela com frequência. o Timbre deste material é equilibrado, não acho que seja apagado.

    O De osso equipa minha fender e minha Telecaster, timbrísticamente é meu preferido, como o Bertola disse, ele pronuncia os médios de forma que o timbre fica mais equilibrado em relação ao de metal, por exemplo. Quanto a afinação, nada a reclamar, muito bom.

    Por último, tenho um de Cobre na Minha Giannini, e ele omite um pouco os médios e realça fortemente os agudos, as cordas ficam estridentes em algumas guitarras, mas nesta uma em particular que é um instrumento de Mógno e muito grave, a pestana caiu bem. É a Que mais me dá probleminhas, mas se bem lubrificada, nada a reclamar.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    Boa tarde!!!

    Tsgk
    Eu acho que vc não deve se preocupar tanto assim com esse detalhe de nut, no que se refere a timbre, pois a diferença realmente é sutil e só percebida nos casos em que vc tocar alguma corda com notas abertas (traste zero), já que para os outros casos, o timbre sairá dos trastes que vc digitar.
    Pra mim a característica mais importante a ser considerada no nut é justamente a sua capacidade de não "prender" a corda, a fim de não comprometer a afinação.
    Valeu!!!

    Fisherman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Cara, me explica um lance. Quando se faz um acorde com pestana, o nut fica na minha opinião, sem função. Estou errado? Em acordes sem pestanas, presionamos algumas cordas nos trastes e somente as cordas soltas ficam apoiadas no nut. Na minha opinião, o material com que é feito o nut, se altera o timbre é algo muito sutil.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Fisherman
    Sim, é.
    Como eu expliquei ao rapaz acima, e o Penta_Blues bem observou. Essas diferenças são bem sutís, mas existem.
    Recentemente eu troque a pestana do meu Bertola's Precision Bass de duralumínio para latão, e notei uma pequena diferença nas cordas soltas.
    Abç

    will789
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    mano, oq acontece se usar vaselina sólida nas elixir?

    vlw

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    will789
    Ela reage quimicamente com o revestimento da corda e estraga tudo...
    Quem me ensinou essa foi o grande amigo Fisherman!
    Abç

    Fisherman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Valeu brother. Estou com um nut de osso para vc trocar o de plástico da minha guitarra, mas estou sem tempo de ir até sua oficina. Você está de férias?
    Abç.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Fisherman
    Até 2ª que vem, sim. Amanhã tenho reunião, mas 4ª estarei livre.
    Abç

    Fisherman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Vou ver se arranjo tempo num sábado.
    Abç.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Fisherman
    Ok!
    Abç

    Tsgk
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    bem, dei uma saida e acabei de voltar :D . agradeço a todos que responderam, principalmente ao Mauricio Luiz Bertola,Penta_Blues e ao Paul.Gilbert. esclareceram as minhas duvidas e no fim eu decidi colocar o classico nut de osso já que o de latão precisa de mais manutenção e que não faz muito diferença nas questão do timbre, apenas quando se toca as cordas soltas, alem de que o de osso segura mais a afinação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a nut de osso,latão,carbono ou roller nut ?