Quais suas experiências com técnicas?

Autor Mensagem
    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Vinicius Nogueira

Na minha experiência foi muito mais difícil ter um bend com vibrato descente, do que conseguir fazer sextina de alternada. E no meu bend eu tenho o costume de tocar as outras cordas abafadas.

e------------------------------------------------------
    B------------------------15b------------------------------
    G-------------------------x-----------------------------
    D-------------------------x-----------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

Arpejos, tap's, ligados, alternada, são bem complexos e leva um bom tempo pra se ter tal técnica dominada. Levei uns 3 anos pra se ter essas 4 técnicas bem dominadas e limpas, agora bend e vibrato levei 6 anos pra conseguir algo descente.

Conte sua experiência.

balck7
    Veterano
    # ago/08
    · votar

tenho um vibrato bem acertado e rapido, jah meus bends as vezes saem "rocos" fico puto!!!!

ligados eu domino bem, sempre posisiono a mão 100% perpedicular a escala o q torna o pull-of mais facil...

ultimamente tenho desenvolvido mais meus arpejos exoticos e tecnicas de floyd rose...

El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Sério msm... Eu desafino meus bends pq naum me acostumei com guitar ainda... Eu tinha uma Strinberg ki os bends eram na medida, e soh d tocar eu jah sabia c a guitar tava triste, alegre, empolgada (Ashaushaushauhsauhsauaaaaaa)...

Técnica fodaaa p/ mim eh a tal da fritação (naum eh meu ponto final, aonde eu kero chegar com a música)... Naum manjo naum... Eh mtoo fodaaaaa...

Sextinas alternadas (massa p/ kem sabe fazer, pq p/ mim...)...
    Sweep (eu ateh me arrisco, soh nas três últimas cordas... Soh sai qdoo tô mtoo inspirado)...
    Tapping (dessas, eh a ki eu domino melhor (e naum eh 100%, eu disse domino melhor, mas tenho mtoo ki aprender))...
    Bend + tapping (essa eu axo magnífica e eh uma das ki eu mais uso (tbm, se eu fôr fazer em iskema double-stop, a floyd sobe e fica desafinado))...
    Bend (eu uso dmais... Em excesso... Eu tinha ki aprender a usar menos)...
    Slides (eh a msm coisa ki glissar??? Tem alguma diferença??? (uso mtoo d vez em qdoo))...
    Ligados (fraco, talvez pq eu tenho trauma d barulho e tuxo meu V-amp 2 d noise supressor (uso no máximo) e o som morre nos ligados, tenho mtaa dificuldade nos pull-offs, principalmente nas cordas mais graves)...
    Timbragem (sou péssimo p/ timbrar som, mas gosto de fuçar no Samplitude, tentando adquirir algum conhecimento)...

Eh isso aih... + ou - isso...

In The Navy
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Só eu que não tenho dificuldade com alternada?Não vejo nada de difícil em alternada, faço inconscientemente i.i
    Tapping eu sei fazer só umas gracinhas, nada de uso prático
    Sweep picking não faço a minima idéia do que seja
    Meus bends tão saindo legais até
    Ligados não sei se tão bons, o único uso pratico que faço de pull off eh no solo da another brick in the wall
    Bend com vibrato eh difícil, isso se não solto a corda

Mas vamos indo né, toco a pouco tempo i.i

oiio
    Veterano
    # ago/08
    · votar

In The Navy
    amigo, se vc nem sabe o que é sweep, sua alternada nao é boa nao! vc pode achar que é, apenas...

In The Navy
    Veterano
    # ago/08
    · votar

In The Navy
    amigo, se vc nem sabe o que é sweep, sua alternada nao é boa nao! vc pode achar que é, apenas...

Palhetada alternada não é simplesmente sai por ai batendo cima/baixo nas cordas?
    Não vejo o que tem de tão difícil nisso, sem ofensas
    Se eu tiver falando besteira, favor me corrijam

El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar

In The Navy

Jah ouvistes falar em arpejo???
    Jah ouvistes akelas músicas em ki vc sente uma sensação de foguete passando na hora d um solo (das notas mais graves às mais agudas e vice-versa) soh ki mtoo rápido???
    Esse eh o tal do sweep...

Tem gente ki chama de sweep tbm a técnica de se aproveitar a palhetada (técnica esta conhecida com economic picking)

B-------------------------------------------------
    G----------------------------------------------------
    D-----------------------3---5---7-----------------------
    A---------3---5---7---------------------
    ↓ ↑ ↓ ↓ ↑ ↓

Sakas ki d uma corda p/ outra a palhetada naum muda d direção???
    A essa técnica d saltar cordas com uma mesma direção d palhetada tbm eh chamada de sweep picking (ou economic picking)...

In The Navy
    Veterano
    # ago/08
    · votar

El Musicista

Po, vlw ae pela explicação, vou procurar videos no vctubo pra ver se aprendo mais!

oiio
    Veterano
    # ago/08
    · votar

In The Navy
    sim, é isso.
    mas vc desenvolver uma alternada bacana é complicadíssimo, sao poucos os guitarristas que conseguem uma alternada realmente foda. O grande Mestre, pelo menos na minha opinião, da palhetada alternada é o Paul Gilbert!

Já o sweep é interessante.
    procura alguns exercicios específicos e vai mandando ver!
    começa pelos de 3 cordas e vai indo

oiio
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Vinicius Nogueira
    E no meu bend eu tenho o costume de tocar as outras cordas abafadas.

Vc quis dizer que isso é algo ruim?
    se for, eu n acho!

também faço assim :)

a nao ser que eu esteja tocando alguma música onde o bend é executado de maneira limpa, aí tem q ir de acordo né :)

In The Navy
    Veterano
    # ago/08
    · votar

sim, é isso.
    mas vc desenvolver uma alternada bacana é complicadíssimo, sao poucos os guitarristas que conseguem uma alternada realmente foda. O grande Mestre, pelo menos na minha opinião, da palhetada alternada é o Paul Gilbert!

Alias, qual eh a definição de palhetada bacana?
    Que acho peguei hábito disso pq desde que comecei a fazer exercícios, todos eram na palhetada alternada, ficava horas treinando isso
    Já peguei uns exercícios, vou treinar amanhã eles!

Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Vinicius Nogueira

Bends e vibratos são as duas técnicas mais difíceis apesar de parecer fácil... é igual blues, poucas notas, parece simples... todo mundo acha que sabe tocar, mas não é como parece.

Bends com vibrato então... (rs)

Não tenho domínio de sweep, chicken pick e arpejos... palheto tudo que toco menos quando faço uns ligados doidos.

In The Navy

Palhetada alternada não é simplesmente sai por ai batendo cima/baixo nas cordas?

Vi poucos aqui do FCC executando com clareza e definição.

El Musicista

Técnica fodaaa p/ mim eh a tal da fritação (

Com o tempo você aprende... qualquer um consegue fritar... fritar com um fraseado bem técnico é que são outros quinhentos.

El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Esse era um exemplo ki um professor de guitarra passou p/ mim...

Como o exercício eh grande, vou deixar soh a parte do Am... Espero ser útil em minha explicação...

e-------------------------------5---8---12---8------------------------ ---------
    B--------------------------5-----------------------10----------------- ----------
    G---------------------5----------------------------------9------------ -----------
    D----------------7-------------------------------------------10------- ----------
    A------------7-----------------------------------------------------12- ----------
    E---5---8------------------------------------------------------------- --12---8-

E fica repetindo essa seqüência...

Kual a dificuldade???

Todas!!!!

Experimente tocar com distorção, fazendo cada nota soar individualmente...

E nas mudanças de corda, c vc vai p/ corda d baixo, continue a palhetada p/ baixo; qdoo vc vai p/ corda d cima, mantenha a palhetada p/ cima (observe ki com exceção das cordas E, as outras eh somente uma nota e jah pula para a outra corda...

Eh meioo fodaaaa d explicar assim, mas espero ki ao menos vc tenha tido uma esclarecida...

Grande abraço!!! Fike com DEUS e ateh a próxima!!!!!!!

El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Nick_Oliveri_Guitar

Com o tempo você aprende... qualquer um consegue fritar... fritar com um fraseado bem técnico é que são outros quinhentos.

Eh por essas e outras ki vc vai me ver na grande maioria das jams fazendo solos "devagares", "lentos", justamente por não saber fritar tecnicamente...

C fôr p/ ficar subindo e descendo escalas como jah vi acontecer (apesar do pouco tempo ki tenho aki no FCC), ou fritar como c naum existisse metrônomo, melhor nem fritar...

Prefiro tocar lento, desenvolver uma idéia e trabalhar em cima, como se eu contasse uma história com minhas poucas notas sakas??? Naum sei o ki vc axou da minha primeira jam (naum me lembro c seu comentario foi favorável ou desfavorável), mas pelo menos foi o ki eu tentei fazer...

E concordo ki um bend com um bom vibrato eh mtoo foda d fazer...

Valeu aih pelo incentivo... Estamos aih!!!

Grande abraço!!! Fike com DEUS e ateh a próxima!!!!!!!

Vinicius Nogueira
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Palhetada alternada pra mim os mais limpos e precisos são Gilbert e Petrucci. Foda..

Uma técnica que eu estou sofrendo muito é arpejo com salto e fazendo tap.. puutz, o negócio difícil. O rei nisso é o Michael Romeo, tá louco, os saltos de corda com tap que ele faz eu fico besta de ver. Muito limpo o som do cara.

El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Vinicius Nogueira

O Tio Petrucci naum eh desse mundo... Ele eh um andróide programado para palhetar alternadamente, e fazer grandes composições... Ashuahsuahsuahsuahsuaaaaaaaa...

Michael Romeooo... Falou no kraaaa... Pensei nele agoraaa...
    Estou ouvindo neste exato momento The Accolade, do Symphony X...
    Mtoo brutaaa, bem arranjadaaa, bem soladaaa, bem tocadaaa...
    A música eh lokaaaaaa...

Os ligados dele são violentos...
    E eh bem isso ki vc falou...
    Arpejos com salto e tapping...
    O kraaa manjaaaa...
    E a limpeza na execução dele é impecável...

edukotzen
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Pra mim a técnica mais difícil da guitarra é sem duvida aqueles fraseados que você usa os dedos da mão da palheta e cordas soltas, típico do country, e o bend com vibrato!!

Já a minha técnica preferida é a palhetada alternada, gosto do som percusivo dela quando você abafa na ponte, muito difícil eu misturar palhetada com ligado, ou eu faço um ou faço outro hehehhe

Também tenho muita dificuldade de usar sweep em escalas e determinados padrões, talvez pelo vicio de alternar tudo isso dificulte um pouco pra mim

edukotzen
    Veterano
    # ago/08
    · votar

In The Navy

Jah ouvistes falar em arpejo???
    Jah ouvistes akelas músicas em ki vc sente uma sensação de foguete passando na hora d um solo (das notas mais graves às mais agudas e vice-versa) soh ki mtoo rápido???
    Esse eh o tal do sweep...

Tem gente ki chama de sweep tbm a técnica de se aproveitar a palhetada (técnica esta conhecida com economic picking)

B-------------------------------------------------
    G----------------------------------------------------
    D-----------------------3---5---7-----------------------
    A---------3---5---7---------------------
    ↓ ↑ ↓ ↓ ↑ ↓

Sakas ki d uma corda p/ outra a palhetada naum muda d direção???
    A essa técnica d saltar cordas com uma mesma direção d palhetada tbm eh chamada de sweep picking (ou economic picking)...

Uma coisa que não me agrada no economic picking é a acentuação, fica um negocio meio reto, eu já gosto de uma palhetada bem acentuado tato na cabeça do tempo como no contratempo, e por isso você escuta as frases incríveis do gilbert, steve morse com pegada e bem acentuada essa é a grande vantagem da alternada

Eu uso o sweep mesmo apenas para arpejos e na mistura do mesmo com escalas (jazz/fusion)

GuitarHome
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: GuitarHome
    · votar

Também acho que bends e vibratos são das técnicas mais complicadas de se desenvolver, sempre tem o que melhorar...
    Parece facil pensando que é só vibrar a corda no vibrato e no bend puxar a corda pra cima, mais quem dera fosse assim em hehehe! Tem que ter expressão, vibratos rapidos ficam estranhos.. É uma técnica que poucos dominam BEM por aqui...
    É muito mais "bonito" ver um guitarrista tocar com uma boa pegada (não levem pro outro lado), sabendo dar bends e vibratos expressivos, do que ver aquele que toca sweeps e mais sweeps alternadas a 350 km por hora e tem uma pegada horrivel, ainda mais quando tem aquele timbre ruim!
    Desenvolveu a velocidade mais não desenvolveu o mais "elegante" digamos..

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Quais suas experiências com técnicas?