Técnicas e experiencias sobre regulagem de cordas e como colocar

    Autor Mensagem
    Vingança Troll
    Veterano
    # ago/11


    Eai galera... beleza ... ja fiz varios testes e queria saber a opinião de vcs se ja fizeram tambem

    primeiramente ...

    a regulagem que eu acredito que seja padrão de cordas ...

    Guitarra : Les Paul

    passando pelos furinhos da ponte ... cordas bem baixas ...

    minha opinião :

    acho muito bom pra fazer sweep picking e tocar com cordas soltas ... licks tipo 5-8-0 ... eh oq eu mais curti


    segunda regulagem :

    cordas numa altura mediana ... tambem passando pelo furinho

    acho que melhora a pegada pra fazer bends mais cavalos ... alem de pra mim eu achar melhor pra tocar em pé

    cordas relativamente ALTAS ... passando pelo furinho da ponte

    ate então era a minha favorita ... boa demais pra separ a mão .... desvantagens : fazer tapping eh meio dificil ... mas como eu uso afinação DROP C e " EB" fica melhor um pouco pra mim neh


    ai agora a minha nova experiencia

    colocar as cordas tipo isso :


    http://www.blacklabelsociety.net/gear/tail.jpg


    alem disso as cordas ficarem altas ..

    a regulagem que o luthier fez ficou perfeita ... acho que ficou bem paralelas ... e to curtindo muito o resultado ... curto cordas altas pra clean da uma sensação de mais sustain tambem... essa regulagem... alem de ser boa pra caralho pra descer a mao tambem hehe

    vejam minha nova gravação em outro topico eh com essa regulagem ... hehe to gostando muito ... e detalhe ... eu usei sempre as mesmas cordas , DUNLOP ... e senti a alteração de timbre por causa das regulagens


    contem suas experiencias ..

    ps : esse topico nao eh do tipo " COMO TROCAR CORDAS , BLA BLA BLA " eh apenas debatendo sobre experiencias com isso

    Vingança Troll
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    prevejo forever alone

    Spect
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Também faço top-wrapping na minha SG, porém uso ação da forma que considero média-baixa, .011. Não curto cordas baixa, fico com a sensação de que as cordas não estão sob meu controle, sei lá.

    guizimm
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    postei pra acompanha o topico

    Vingança Troll
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    IUEAHAEIUHAEIUAHEIUAE ... to curtindo a nova regulagem ...

    Vingança Troll
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    alone

    celotoledo
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: celotoledo
    · votar


    Vingança Troll

    Legal....eu estava com as cordas da guitarra trastejando devido a mudança de temperatura brusca que ocorreu em São Paulo. Não estava afim de gastar com Luthier, pois já havia gasto uma puta grana (R$ 30,00), para ver o jogo do Corinthians domingo....hahahahahahahhaha

    Aí resolvi regular. Regulei o tensor do braço e nivelei os trastes. Ficou perfeito.

    Posto como aprendi a fazer isso ou será que é desvirtuamento de tópico?

    Magrinho123
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    celotoledo
    pode postar ué, compartilhe seus conhecimentos com a galera...

    Vingança Troll
    Eu sempre deixo a altura das cordas da minha guitarra relativamente baixa, mas sem exageros, eu acho melhor pra tudo. A minha guita tem ponte flutuante, não dá pra fazer o esqueminha de passar as cordas por cima =/

    Vingança Troll
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    celotoledo



    e eu q moro na bahia , do lado do mar ?

    AIUEHAEUIHAEIUAE

    vou pra sao pauloo direto e sempre levo a guitarra

    maresia + mudança de temperatura .. eh puro ownage pra guitarra


    Magrinho123

    rs , o zakk wylde usa cordas altas nas guitarras com floyd tambem

    pra descer o cacete em padrões de penta eu curto demais

    mas pra algo cromático acho ruim pra inferno

    e pra sweeps tb

    flw!

    Vingança Troll
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    celotoledo


    claro q pode postar

    celotoledo
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: celotoledo
    · votar


    Vamos lá então....

    Primeiro assista esse video, para ter noção do que será feito e já ir pensando nos materiais que irá precisar e como vai se preparar:




    Depois assista essa pequena série:








    Minhas dicas:

    Eu nunca havia feito nada parecido antes e cagava de medo de mexer na guitarra e fazer merda. Portanto, na dúvida não mexa. Leve ao Luthier.


    Se estiver se sentindo seguro, ou de fato estiver desesperado para resolver o problema e sem grana encare a peleja.

    Bom, eu segui os procedimentos dos videos.

    Retirei as cordas e passei um paninho para tirar o pó;

    Olhei o braço e verifiquei uma pequena inclinação;

    Criei coragem e corrigi a inclinação girando com a chavinha o tensor na direção correta. Só fiz esse procedimento pois não tinha dúvidas quanto a análise do braço. Estou relativamente acostumado em olhar e verificar. E fui virando bem devagar a chavinha para ter certeza da direção e da correção;

    Como minha guitarra tem escala clara com verniz (RG 350MZ SLB), colei fita crepe nela para proteger. Mas tirei um pouco da cola, colando e descolando da mão, antes de colocar na escala, para não correr o risco de tirar o verniz ao retirar;

    Comprei uma lima igual ao do cara do primeiro video e usei para verificar o "efeito gangorra", onde deveria dar mais ênfase na "limagem" (nem sei que raio de pedra com diamente é essa que o cara usou na série do segundo video.rs). Limei e depois conferi se estavam todos nivelados;

    Comprei 3 folhas de lixa d´àgua, uma de 320, 600 e 1.200. Passei nos trastes nessa ordem e por último a palha de aço. Não coloque pressão ao passar as lixas, seja suave....é para ter em mente que é para "deixar brilhando" e não para reduzir. Como não tenho aquela lima especial para arredondar os trastes e nem encotrei para comprar, arredondei os trastes com a lixa mesmo. Passando nas laterias, fazendo os movimentos circulares (vindo da lateral para a parte de cima) . Ficou bom....ou pelo menos quebrou o galho...

    Apliquei a cera automotiva e lustrei os trastes. Removi a fita crepe com muito cuidado. Passei um pano em tudo. Por fim coloquei as cordas, afinei e fiquei feliz da vida. Não estava trastejando nada.

    É isso.....Para mim serviu, pode servir para você também.

    Não esqueça: tenha paciência em fazer trabalho manuais desse tipo. Não pule as fases, pois são importantes e só se meta à besta se estiver seguro. Eu não me responsabilizo por cabacices....rs

    celotoledo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Tá vendo? Deu o maior trampo e niguém viu.....up.

    AnonymousEpidemic
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    celotoledo
    Hahahahahahaha, vimos sim. eu já lí e ví umas 3 vezes.
    Muito obrigado.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    Vídeos novos e legais do canal da Dunlop :)

    A dica de usar o grafite do lápis é uma boa!

    RESTRING: WITH GARY BRAWER - LES PAUL STYLE GUITAR



    RESTRING: WITH GARY BRAWER - FENDER STYLE GUITAR



    Arimoxinga
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    celotoledo


    opa cara valeu mesmo pela postagem irei ler com atenção por que minha guitarra está trastejando na primeira casa da Ezinha e pelo que vi o traste da frente está mais alto como não tenho medo e minha guitarra é "Macho" eu vou tentar arrumar hehehe vlw novamente.


    Peace!!

    Calime
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    celotoledo
    Eu não me responsabilizo por cabacices....rs


    OAUhOUAhouhaouhaouhaOUahouaHOUAH

    celotoledo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Arimoxinga

    Dá hora...faz que vai dar certo!!


    Calime

    É sério cara...hahahahhaaha

    Arimoxinga
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    celotoledo

    já fiz cara! fiz em 4 trastes acabou o trastejamento ficou faltando agora só passar a palha de aço mas(irei fazer depois), já ficou dez hehehe valeu ai mais una vez ;)


    Peace!!

    johnFrusciante
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    galera tenho uma strato da condor e sempre usei 09, acabei de comprar uma ernie ball 010, preciso mexer algo na regulagem pra usar esse calibre?

    Arimoxinga
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    johnFrusciante

    naturalmente só nos carrinhos da ponte! deixa passar um tempo se tu perceber que o braço está vindo para frente dai que tu pensa em mexer no tensor. acho que não vai precisar


    Peace!!

    johnFrusciante
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    outra coisa, ja vi pessoas aconselhando trocar as cordas uma por uma, isso é necessario mesmo? o que desajustaria tirando todas? já fiz isso varias vezes com minha guita antiga e nunca notei diferença nenhuma mas tambem a guita era um lixo...

    Spect
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    johnFrusciante
    outra coisa, ja vi pessoas aconselhando trocar as cordas uma por uma, isso é necessario mesmo? o que desajustaria tirando todas? já fiz isso varias vezes com minha guita antiga e nunca notei diferença nenhuma mas tambem a guita era um lixo...

    É mais recomendável pois você não expõe o braço à mudanças bruscas de tensão, mas não vejo problemas em tirar todas as cordas desde que não fique muito tempo sem elas. Como sempre aproveito para limpar a escala quando troco cordas, tiro todas elas.

    Sobre a sua primeira dúvida, troque as cordas, e observe se acontece algo com o braço. Se ele mudar, aí sim faça o ajuste do tensor. Se não acontecer nada, só dá uma checada nas oitavas mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnicas e experiencias sobre regulagem de cordas e como colocar