"Novas" Gibson modelo 2008

    Autor Mensagem
    Jubstelda
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Jubstelda


    Ae pessoal, tava olhando uns preços ne lojas de instrumentos dos EUA e reparei que em todas as lojas as Les Paul Standard e e Satandard Plus estavam com preço abaixo, 1999 dóares, enquanto o preço normal geralmente é de 2399 a 2599 dólares.Depois vi que surgiu um novo modelo (2008) e então é por esse motivo, estão "desovando" as modelo 2007...

    Acho que muita gente não vai gostar...Entre as principais diferenças que posso destacar são:

    -Chambered mahogany - O corpo de Mogno agora tem câmaras como as da Les Paul Supreme.Essa nova tecnologia permite com que a guitarra tenha um peso até 30% menor sem afetar na qualidade e ressonância do instrumento;Tanto é que é um processo caro e que teve muito estudo.Portanto aqueles que concerteza irão falar "Agora as Gibson tem corpo OCO!!" precisam se informar!

    Neck Shape: Asymetrical - Não entendi muito bem qual a diferença.Olhando pelas fotos me parece que a curvatura do headstock mudou e o braço muda a simetria de acordo com a escala, fugindo dos padrões de braço com shape 50´s e 60´s.

    Tuners: Locking Grover - As velhas (e ruins) tarrachas de plástico Vintage foram substituídas pelas Grover cromadas.

    Os captadores Bustbucker´s Pro de Alnico V foram mantidos;

    O Jack foi substituído por um Neutrik com uma espécie de trava para não soltar, assim com os encaixes fêmea XLR balanceado.

    Toda Gibson agora acompanha StraLock Dunlop.Muito útil, por que todo mundo que tem Gibson sabe que precisa!

    A tanto do tensor agora voltou a vir escrito Standard, como nas Standard antes de 2001 senão me engano.

    Pelo menos as diferenças que notei foram essas;E foram muitas por sinal.

    Creio que as mudanças tem objetivo de modernizar um clássico.Um exemplo disso é o novo Jack, tarrachas e os StrapLock.
    O corpo "escavado" divide opiniões, a maioria por falta de informaçãoou os puristas não gostam.

    as diferenças são válidas tanto para a Standard Plus quando a Standard comum.

    Mais informações: http://www.gibson.com/en-us/divisions/gibson%20usa/products/lespaul/20 08-standard/


    Abçs e comentem o que acharam galera

    pacificpoker
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: pacificpoker
    · votar


    Jubstelda
    agora tem uma tradicional? a ta... agora que eu vi que é aquela que não tem diferença de peso...

    ta quase 4000 a standard... é só pq é lançamente né?

    mas agora parece que a chery burst esta menos vermelha? bem mais bonita

    Zuricow
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Fiquei em duvida msm nese negocio de assymetrical neck shape, sera que diminuiu a grossura do braço?

    Outra coisa também que me deixou bastante intrigado foi o acabamento nas pontas dos trastes, será que isso é bom ou ruin?
    Num apresenta dificuldades para uma regulagem depois ou troca de trastes?
    Sinceramente, essas coisas muito computadorizadas me amedrontam, prefiro algo assim feito muito mais a mao do que por computador. Guitarra nao eh carro!

    E sobre "Agora as Gibson tem corpo OCO!!" , sinceramente não tenho ideia no que isso possa acarretar, eu sempre pensei em mandar fazer uma guitarra com alguma parte meio oca so pra ver como ficava (doidera) mas do jeito que eles falam, que iria pesar 30% menos acho msm eh que de madeira ali so restou a casca. É dificil imaginar uma guibson muito leve.

    Enfim, os luthiers podem ajudar a resoolver essas duvidas.

    Jubstelda
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    pacificpoker

    Tem uma Tradicional sim.Ele é quase a mesma coisa da antida Standard, porém tem captadores PAF 57.

    Esse preço de quase 4 mil dólares é o list Price.O preço na verdade não é isso!Custa na mesma faixa de preço da antiga Standard, $ 2399,00.

    Jubstelda
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Zuricow

    Sobre o braço eu ainda não tenho muita informação.A Guitarra foi lançada dia 1º de Agosto, então ainda não achei ninguém falando sobre.Me parece que está mais estreito (menos gordinho), tipo o braço das Peavey Wolfgang, isso pelas fotos e não pelas medidas e raios da escala.

    Não entendi o esquema da borda dos trastes.Minha Gibson também é assim...Creio que isso não atrapalhe em nada.

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Cada vez que ocorre uma "modernizada" dessas, as guitarras mais antigas se valorizam!

    Quanto as modificações, não sei se são boas ou ruins...

    Mas uma coisa eu digo, odeio straplock! não é nada prático! Sou muito mais minha correia com lock nas pontas...
    As tarrachas estão muito bonitas, podia ter uma versão com o botão verde pra dar um ar vintage...
    Agora o jack destoou totalmente. Podiam pelo menos ter feito uma coisa especial pra guitarra ao invés de simplismente colocar um modelo qquer q nem combina com ela!

    teuabreu
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    De maneira geral, as alterações me parecem realmente muito boas, com o corpo meio oco a guita ira ressoar mais, gerando um sustain maior e geralmente proporcionando uma qualidade maior no timbre, novas tarrachas e principalmente novo jack e Stralock, me parece uma evolção realmente.

    Resta alguem de bom senso testar e dizer se realmente é uma evolução o que me parece que sim.

    Hasta la vista Gibson

    JC_Junior
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    só uma pergunta...

    o que tem de especial nesse novo jack???

    Cadarn
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Cara, eu nao sou nada, nao intendo porcaria nenhuma, mas eu fiquei com os dois pés atrás desse negócio do corpo vir 'oco' =|

    Cadarn
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Achei esse vídeo ai ó.



    Carina K
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    me parece ser bom...

    Toda Gibson agora acompanha StraLock Dunlop.Muito útil, por que todo mundo que tem Gibson sabe que precisa!

    oq eh isso? :p

    Jubstelda
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Carina K

    StrapLock é um acessório usado para "travar" a correia na guitarra;Eliminando assim qualquer possibilidade da correia soltar do instrumento enquanto esta tocando guitarra.É uma peça simples e útil.

    JC_Junior

    O novo Jack tem uma trava, ou seja, vc introduz o plug do cabo no jack e depois pra desplugar vc deve apertar um botãozinho que tem nesse Jack para que o cabo solte.É igual nos cabos balanceados (XLR) sakou??

    Abçs!

    Jubstelda
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    BaNdAiD

    Eu particulamente gostei de todas modificações.Eu encaro essas modificações como uma modernização e também é claro Markenting da empresa, visto que toda vez que acontece alguma mudança, a empresa faz propagandas e consequentemente aumentam as vendas.

    Resta agora testar pra ver se realmente melhorou o timbre e tocabilidade!

    João_Luiz
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Jubstelda
    Cadarn

    O vídeo da máquina "Plek" que ele refere no vídeo é esse aqui (é o nome da máquina que está no adesivo sobre o captador da ponte):

    A máquina faz um perfeito ajuste na altura dos trastes e no nut da guitarra, baixo o u violão.

    Para as indústrias que produzem centenas de guitarras por mês é um grande avanço na qualidade.

    Eu preferiria um bom Luthier, mas na falta dele a máquina deve quebrar o galho, rs...

    Gasoline
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Jubstelda
    Muito legal essa Standard, tudo que eu mudaria por padrão, eles mudaram para mim.
    Straplock Dunlop, Tarraxas decente, ponte Tone Pros, jack novo, potenciometros diferentes, e ainda um novo neck profile.
    GAS!


    E isso vai para discordar do Soulface,em relação a "uma Gibson não tem o que melhorar", eu (e agora a Gibson) discordamos.. hahaha.

    Junae
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Interessante...Algo a pesquisar....

    auzenph
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Muito massa...gostei das mudanças.
    Só fiquei encucado com a trava no jack...
    Nada que "trava por dentro" me deixa seguro...qualquer defeito o cabo fica preso...

    ...fora que às vezes pisamos no cabo...e o normal é ele desplugar da guitarra....agora se pisarmos no cabo...ele vai se partir e o plug vai continuar na guitarra =s...ou se nao partir...vai ser um estrago maior do que atualmente.

    o resto achei mto bom...

    ps: mais sustain na les paul?? caraca muito massa!!!!

    Carina K
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Jubstelda
    toda guitarra tem isso? ou só a gibson?

    procurador
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    EU NÃO PODERIA DEIXAR DE REGISTRAR QUE A MUDANÇA DE CORPO INTEIRAMENTE SÓLIDO, PARA O CORPO "OCO", RESULTOU EM PERDA, INEGÁVEL DE TIMBRE!!!
    Semana passada, após ter vendido minha gibson studio de 94, com dor no coração, porque era muito pesada eu estive na capital teodoro sampaio em sampa (na two tone, na playteck e sobretudo na krocodille). Pluguei várias e várias gibsons les paul (como a slash, as stardards novas -leves- e usadas das pesadonas, além de custom, studio e studio premiun), todas lado a lado e concluí que INFELIZMENTE porque vou ficar sem gibson, as guitarras ôcas são NOTADAMENTE DIFERENTES que as antigas (de 2006/07 pra trás) que são maciças... HONESTAMENTE até a pegada em uma gibsons dessas novas não flui como nas anteriores, porque após deixar de ouvir aquele sustain gordo, encorpado e cremoso das tradicionais lespas, eu particularmente até acabei vendo prejudicada a fluência da minha pegada - que já não é lá aquelas coisas. hehehehe. O som ficou de guitarra ôca mesmo e dá até pra tocar numa boa é claro, porém aos puristas como eu, após plugar uma tradicional les paul ao lado dessas cavadas, na hora dá pra perceber a diferença, diferença esta que de certa forma, frustra que está a procurar um som clássico de les paul. Eu, realmmente (INFELIZMENTE) fiquei frustrado mesmo, pois vi que ou compro outra les paul das antigas pesadas, ou não terei mais "aquele" som inconfudível de les paul.

    Junae
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Junae
    · votar


    Procurador, vc deve ter testado as Les Paul Standard modelo antigo. (sem ser as "NOVAS", citadas no tópico, ou seja, as 2008). Esse mês fui 2 vezes pra SP e gastei duas tardes de sexta feira naquele paraíso(teodoro). Sou fã de Les Paul e já tive algumas. Continuo na procura de uma guita que reúna alguns pré requisitos que considero mto importantes. Já fiquei conhecido dos lojistas e também de alguns na Royal Music. Então vou tecer alguns breves comentários. Não vou nem falar do preço absurdo das guitas de alto nível e marcas top. É o seguinte:
    Não existe na Teodoro (hoje) e nem na Royal uma Gibson Standard com braço slim tap 60 necks. Já rodei tudo e não achei.
    Não chegaram as novas Standard 2008 no Brasil. E quando chegar, neguim.....Prepara o bolso...
    Gostei mto da Les paul Slash Signature...braço slim (mescla do 50 e do 60), mto confortável...não gostei da cor...
    As classic com braço slim , essas sim, não gostei do som...Essas são escavadas tb...
    Outra coisa interessante...
    Li na Guitar player desse mês uma comparação entre a Gibson 59 reissue e uma PRS 245. Interessante quando falaram do peso da Gibson. 3,7 quilos, contra 3,8 da PRS. O cara que testou fala da densidade da madeira e, por ser extremamente seca e com menos densidade, a guita ficou leve, sem ser escavada. A guita Gibson 59 reissue que tem na Teodoro (não lembro o nome da loja) , pesa horrores, quase o horror do seu preço...21 mil reais...

    movz
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    21 mil? jesus!

    leoc_rj
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Jubstelda
    Neck Shape: Asymetrical - Não entendi muito bem qual a diferença.Olhando pelas fotos me parece que a curvatura do headstock mudou e o braço muda a simetria de acordo com a escala, fugindo dos padrões de braço com shape 50´s e 60´s.

    Acho que um braço Assimétrico significa que ele é mais fino na parte de trás, na porção que corresponde as cordas agudas, e mais grosso na porção que corresponde as cordas graves.

    Essa ténica dá impressão do braço ser mais fino, trazendo mais conforto e velocidade.

    Pelo menos já vi alguns braços de baixo assim, não sei na Gibson é a mesma coisa.

    procurador
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: procurador
    · votar


    Junae
    Fala!
    Eu me referi às gibsons les pauls "ocas", quando disse gibsons novas (as "ocas" me falou um vendedor da referencemusic, seriam de 2006/07 pra cá). E de fato, o som delas é meio magro: entre uma les paul antiga, pesada e densa e uma SG. As studios também estão vindo leves...
    Quanto ao braço 60, eu testei uma std nova na playtech (tenho quase certeza!!!!!!!!!!!!!!). Falei com o vendedor Ricardo, onde testei também a slash, uma excelente guitarra, excelente mesmo. Testei lado a lado com a epilhone slash, que possui um braço horroroso de grosso, super super grosso mesmo e que tem uma diferença de som que emana da madeira que é de menor qualidade...
    Peguei uma std nova (me referindo às ocas, que ao que me consta são de 2006/07 pra cá) e achei o som no mínimo estranho quando comparado à slash que é maciça e pesadona. Eu estava com esperança de pegar uma gibson dessas, por ser mais leve... mas me decepcionei, apesar de achar elas com som mais encorpado que as SGs (eu estava pensando em uma SG porque mais leve e a special, apesar de inferior à std, é hiper leve...) Valeu.

    Junae
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Procurador, eu tive duas Gibson SG. Vendi e vou fazer uma guita com Luthier. O que eu achei ruim na SG é o braço hiper gordo e a falta de equilíbrio da guitarra. O braço chega a parecer mais pesado que o corpo. As reissue tem o braço slim, mas são demasiado caras. Fui na playtec também, aliás eu acho que foi uma das primeiras lojas. Toquei na Gibson Slash e achei ela demais. Mto boa mesmo. Quase 10 mil reais. Na guitarcenter ela custa 2399 dólares. Falei com o Paulo da Reference também. Fui em "todas" as lojas da Teodoro e posso te garantir. Não achei nenhuma GIbson Standard com braço 60. Só o 50. Agora, quanto ao som, eu concordo com vc. Corpo escavado, gibson mais magrinha no som.
    Abços.

    procurador
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Junae
    Eu acho que toquei mesmo na playtech há 10 dias com uma std de braço 60 (além da de 50). Falei lá com o Ricardo. A guitarra estava ao lado de várias outras gibsons na entrada do lado esquerdo, acima, perto da slash de 10 paus.
    Quanto às SGs. elas são meio estranhas. mas a std é mais equilibrada no peso (apesar de que preferiria o peso pena da special, eu que não posso com peso...) Todavia todas elas tem um braço pode-se dizer horrível de grosso, com respeito a quem gosta.
    Sobre guita em lulhier, toquei numa arroyuelo na krocodille, uma les paul em mogno, hiper bem acabada (dá pau nas gibsons atuais sem qualquer dúvida), que no quesito som me surpreendeu. achei melhor que as gibsons. ela tem peso e o méido grave de uma studio, com a definição de uma standard. achei maravilhosa. porém muito pesada. O braço, era confortável também. Bem que o Daniel, gerente da krocodille me falara que o cara fazia LP com deve ser feita. A guita deve ainda estar no side deles. Valeu.

    procurador
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Junae
    "Agora, quanto ao som, eu concordo com vc. Corpo escavado, gibson mais magrinha no som."
    INFELIZMENTE É ISSO MESMO! Eu peguei um studio escavada dessas novas, como já disse ao lado de uma das studios antigas e nesta a pegada fluiu muito mais. Aliás, até uma ibanez atcore semi-acustica que tinha lá (igual uma que tenho em casa, só que a minha com gibson 57 classic) que que fiz questão de tocar lado a lado com a gibson oca, me pareceu melhor pra tocar - som mais encorpado, apesar de menor definição, já que a guita é asiática e estava com caps originais. É uma triste realidade, o que me faz permencer distante de uma gibson, já que acho MUITO pesadas as antigas... Valeu.

    altirock
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: altirock
    · votar


    Desenterrando o tópico pois é ainda é um assunto "atual".
    Eu acho que essa questão do corpo escavado foi muito estudada pela Gibson, no site ela afirma que a guitarra ganha ainda mais Sustain devido à ressonância que é gerada pelo espaço "oco".

    Tenho uma Gibson Les Paul Standard modelo 2008, nunca toquei em outra Gibson, mas acredito que as variações de timbre não são devido ao tratamento do corpo e sim da própria madeira, ou seja, independente de ser weight relief, chambered ou toda sólida, cada madeira tem sua própria característica, mesmo sendo do mesmo tipo.

    E não tem como afirmar qual é melhor ou pior, porque o padrão Gibson sempre garantiu qualidade, as variações que podem ocorrer são características que podem agradar uns e desagradar outros, mesmo se tratando da mesma guitarra.

    Se as guitarras possuírem o mesmo captador, ligadas em amps iguais com os mesmo equips e setups, eu duvido alguém apontar qual é qual.

    laurimttll
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Porém a 2008 LP Standard saiu de linha, agora temos uma nova Standard, 2012 que tomou seu lugar, ela utiliza Modern Weight Relief e tampo AAA Maple. Eu pessoalmente não gosto de guitarras chambered, ja tive uma 60's tribute não 'me descia' o fato de uma lp ser tão leve.. Também achei meio parecido o som com uma ES 335 que eu ja tive.
    Segue link da nova Standard

    http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-USA/L es-Paul-Standard.aspx

    altirock
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Achei interessante os Push-Pulls, percebi que retiraram o jack Neutrik com trava. Esse Modern Weight Relief parece bem melhor estruturado que o antigo . Parece que eles querem tornar a Standard em algo Old School novamente.

    laurimttll
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Pois é, achei um regresso tirarem o Jack Neutrik.. Mas os push-pulls com certeza foram um upgrade! O modern weight relief me parece um casamento do tradicional weight relief com chambered haha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Novas" Gibson modelo 2008