single = chiado

Autor Mensagem
metal head
Veterano
# jul/08


estou com vontade de colocar novos caps em minha guitar um stratocaster com tres single cois,gostaria de fazer isso para ter um timbre mais emcorpado e menos chiado.
muitos falam que o chiado em minha guitar se deve por ela ter os singles,isso é verdade mesmo?
se eu colocar um humbucker o chiado vai diminuir?
se eu colocar apenas um na ponte o som fica melhor ou precisa trocar todos?
aguardo respostas!

brunobergesch
Veterano
# jul/08
· votar


Realmente os captadores singles tendem a chiar mais que os humbuckers. Mas a fonte do seu chiado pode ser de algum outro lugar, como mal aterramento, ou cabos ruins.

Se este não for o problema, acho que a unica solução seria pegar um noise gate, mas você perderia um pouco de sustain.

Abraços

metal head
Veterano
# jul/08
· votar


mas num fica melhor se eu por um humbucker na ponte?
valeu a ajuda!

PGilbert
Veterano
# jul/08
· votar


Coloca mini humbucker e já era.

Cya!

DarkMakerX
Veterano
# jul/08
· votar


metal head
se o chiado eh muito grande pode ser o amp, o aterramento da guita, a fonte...
mas se voce trocar só o da ponte vai diminuir sim o chiado

Sharper
Veterano
# jul/08
· votar


metal head
mas num fica melhor se eu por um humbucker na ponte?

Pela sua pergunta e texto anterior, talvez seja necessário explicar que vai melhorar quando vc estiver usando o humbucker. Se vc coloca o hb na ponte e usa o single do braço, não adianta de nada.

O ruído pode ser devido ao captador ou a blindagem da guitarra. Faça um teste: coloque a chave seletora nas posições intermediárias (sua chave deve ser de 5 posições, portanto, seriam as posições 2 e 4 para testar). Se o ruído continuar, uma blindagem vai melhorar o seu problema (pois nessas posições, os captadores funcionam muito parecido com um humbucker). Se o ruído cessar, é porque um humbucker seria a solução.

Mas existem captadores stacked. São captadores com som de single, mas com funcionamento parecido com os humbuckers, para anular o "hum". A melhor solução seria blindagem + stacked, se vc quer manter o timbre de single.

[]s

metal head
Veterano
# jul/08 · Editado por: metal head
· votar


Sharper

carammmmmmmba! eu tava achando a mesma coisa,então o problema realmente é sim o cap de minha guitar,peq na 2 e 4 posição naum chia nada!nem na distorção mais pesada sem noise gate (lembrando que eu uso uma pedaleira XV-amp)
Veja se o q eu penso esta certo: nessas posiçoes funcionam dois cap,dois singles igual a um HB, dai naum chia pq simula um HB
mas tem um problema: na distorção o timbre fica bom mas no clean fica muito ruim!
ja tentei regular o ampli e a pedaleira varias vezes mas naum consigo ter o clean que desejo
o HB vai resolver esse problema?
muito obrigado pela ajuda de todos!

metal head
Veterano
# jul/08
· votar


o q vcs acham desse cap:

http://loja.tray.com.br//loja/produto.php?loja=34302&IdProd=1148

e esse:

http://loja.tray.com.br//loja/produto.php?loja=34302&IdProd=1149

mais uma duvida, qual ganho devo pegar: baixo,medio,medio alto ou alto?

Sharper
Veterano
# jul/08
· votar


metal head
o HB vai resolver esse problema?

Normalmente não. Se vc não está gostando do clean com os captadores juntos, imagino q é pq vc quer o clean do single "single" rs.

E das posiçoes 1,3 e 5? Vc gosta do clean com eles (tirando o hum)? Se eles tivessem esse som clean, mas sem ruído, vc estaria satisfeito? Se a resposta for sim, vc quer captadores "stacked".

Sobre saida alta, media, baixa... Vai depender do tipo de som q vc quer. Pra som limpo, os melhores sao de media pra baixa. Pra distorções, normalmente gostam mais das mais altas...

Vc pode botar um HB ou single sized HB (hb em tamanho de single) na ponte, pra sons mais pesados, hard rock e tal, e botar stackeds no meio e braço, pra sons mais limpos. HSS eh uma configuração bem popular.

Os sound/malagoli sao elogiados. Eu não conheço, entao nao vou opinar. Conheço (e tenho) os SDs e Fender.

Exemplo de single sized humbucker (mini humbucker):
http://loja.tray.com.br//loja/produto.php?loja=34302&IdProd=1364

Exemplo de stacked:
http://loja.tray.com.br//loja/produto.php?loja=34302&IdProd=1519

Nao to dizendo pra vc comprar esses... Depende do seu orçamento, claro. É só pra vc ligar os nomes aos bois.

[]s

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Sharper
Se vc não está gostando do clean com os captadores juntos, imagino q é pq vc quer o clean do single "single" rs.
E das posiçoes 1,3 e 5
concordo, entao nesse caso ao inves de trocar de captador, coloca, mais coloca mesmo sem dó, o noise gate, que o sustain pro Clean nao eh tao importante...

metal head
Veterano
# jul/08
· votar


Sharper

valeu mesmo cara,noss que ajuda!
mas então meu orçamento é de até 100 reais!eu queria muito os fender ou seyoumor duncan mas é um preço muito elevado pra mim.
como tenho tres single na minha guitar,gostaria de fazer essa ordem HSS mas vou trocar apenas o cap da ponte,e com o que vc me disse vou pegar um de alto ganho ou um medio alto ganho pq eu uso muita distorção.
quanto ae negocio do clean,a posição é a quinta (apenas o cap da ponte) no clean naum chia nadinha,mas ae poe distorção é aquele show de horrores,uma chiadeira!
nas posiçoes 2 e 4 naum ha chiado em ambos (clean e distorção) mas o clean fica meio abafado,parece até teclado ,mas a distorção fica legal
então se o som do clean icar iqual no HB ae naum é bom,pq se for assim pra que eu vou preocupar-me com trocar caps,basta por a chave na posição 4
mas se o som ficar igual o da 5 posição ae sim eu troco
mas então,o problema do chiado da 5 posição da chave se deve pelo cap single?
ou se eu trocar fica a mesma chiadeira?
pq o q eu quero mesmo,é ter os caps na quinta posição,pouco noise gate (pq esse efeito deixa o tibre da guitar um lixo, volume q eu quiser,e com o clean iqual o da chave na 5 tudo isso sem nenhum chiadinho.
O HB pode fazer tudo isso?

qew
então cara,o noise gate da minha pedaleira acababa com o meu som,ainda mais eu que sou guitarrista solo,quando se faz um solo ele fica cortando o timbre
por EX: uma nota q era pra durar 4 tempos acaba durando 1 e naum é culpa do guitarrista.

obrigado a ajuda de todos!mais opinioes!

qew
Veterano
# jul/08
· votar


metal head
então cara,o noise gate da minha pedaleira acababa com o meu som,ainda mais eu que sou guitarrista solo,quando se faz um solo ele fica cortando o timbre
cara, tbm tenho um X-Vamp, e se vc regular certinho nao corta tanto nao, mas pra q vc quer sustain no clean?

metal head
Veterano
# jul/08
· votar


é pq eu naum gosto do clean na 4 posição ja regulei o XV-amp de tudo quanto é jeito é fica vaiado,e outra eu uso bastante distorção mas as vezes é necessario um clean.
vc sabe como por noise gate no ultimo sem cortar?!
noss,passa pra mim ae!
hehe valeu cara!

qew
Veterano
# jul/08
· votar


metal head
cara, to tentando te dizer que vc nao vai precisar de sustain no clean, entao mete noise-gate e usa as posições "1,3 ou 5" com o NG ligado que nao vai ter problema, e na distorcao vc usa as posicoes "2 ou 4" do jeito que a musica pedir sako?!

vc sabe como por noise gate no ultimo sem cortar?!
tem que tomar cuidado com o ganho, da um trabalho dos caramba, eu mesmo ainda nao consegui um clean satisfatorio (nem dist rsrs) mas ae eh falta de competencia msm =)

nao sei
Veterano
# jul/08
· votar


mini humbucker / stacks

metal head
Veterano
# jul/08 · Editado por: metal head
· votar


puxa agora pouco tava mexendo no XV-amp e finalmente consegui o tibre legal (mas o clean naum esta 100% satisfatorio,mas melhorou bastante
qew,vou manda o patche,teste e me diga se gostou.Sua guitar é stratocaster?

Amps/type
sevage beast

Amps/gain
16:00

Amps/vol
14:00

Noise G./Gain
11:00

Compressor/Gain
00:00

Modulation/Type
auto wah

Modulation/Veloc
--------

Modulation/Gain
16:00

Modulation/Vol.
16:00

Delay/Type
--------

Delay/Veloc
--------

Delay/gain
--------

Delay/vol
--------

Reverb/Type
ambience

Reverb/Veloc
-------

Reverb/Gain
11:00

Reverb/Vol
9:30

Pedal Assign
effect

Configure/type
P1

Configure/gain
9:30

Configure/Vol.
12:00

Bass EQ/bass
12:00

Bass EQ/adjust
12:00

Presence/High
12:00

Presence/middle
12:00

lembrando que o auto wah fica desligado pelo pedal de expreção,quando quiser ligar aperte o pedal.

qew
Veterano
# jul/08
· votar


metal head
Modulation/Type
auto wah

para que auto-wah em efeito clean? prefiro um chorus...
aki funciona melhor usando a simulação de "JCM 800", falta um poko de graves... o "reverb" ta bom, vai de gosto... experimente de auto-wah, pra um poko de chorus (eu gosto do "4") e poem os graves no "15:00" mais ou menos, só coloca NG se tiver mto ruido, eu acho desnecessario... tenta ae e ve o que achou =]

Kamus23
Veterano
# jul/08
· votar


metal head

Sei la...

Eu gosto do ruido dos singles, poxa é só você olhar os grandes guitarristas que usavam Strato, tambem tinha ruido, mas isso fazia parte do timbre e ficava 10...

Mas se você quer tocar com Distorção, ai eu aconselho o Humbucker mesmo...

Kleber Blacklock
Veterano
# jul/08
· votar


Aproveitando o tópico do amigo (só para não criar outro parecido / quase igual), gostaria de esclarecer algumas dúvidas (com sua permissão, amigo metal head):

1 - Sempre gostei dos humbuckers para drive, porém adoro o som dos single coils para guitarra limpa. Se eu usasse um stack, seria um bom meio termo? Sei que não ficará com a pauleira dum humbucker, mas melhoraria o drive "xôxo" que é característica dos single com distorção (amigos, não estou desprezando os single, é que a característica deles é o habitual "hum" e o drive mais leve)?

2 - Numa configuração H-S-S, poderia trocar o Humbucker por um Stack e conseguir esse meio termo que procuro?

3 - Numa configuração H-S-S o humbucker não "abafaria" o single do braço? Pergunto pois a potência de um humbucker costuma ser maior que a de um single, não? Tenho medo de cair para o cap single do braço e o som "sumir".

4 - Com um "stack" na ponte (ainda usando a configuração H-S-S e substituindo o humbucker por single) eu conseguiria harmônicos artificiais satisfatórios ou cairia na mesma que um single coil (respeitando a técnica e coisa e tal, é muito mais fácil dar um A.H com um humbucker que com um single coil)?

Acho que é tudo. Agradeço a ajuda do pessoal e a licença do
metal head para usar o tópico dele para esclarecer dúvidas minhas.
Valeu!

metal head
Veterano
# jul/08
· votar


Kleber Blacklock

pode usar o topic ae

qew
esse patche é pra distorção, naum é pra clean
o clean escrevo depois,eu tb gosto mais de chorus

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


metal head
Compre esses aqui (junte uma grana e compre logo os 3):
http://www.stellfner.com.br/Popup%20Strator%20Neodymium.htm
Abç

qew
Veterano
# jul/08
· votar


metal head
suspeitei desde o principio heeheh!

ta legal cara! so falta mexe ali na equalização! nao gosto do "auto-wah" mas como ele fica desligado eh opcao sua... qto ao compressor nao precisa desligar, eh so coloca-lo ate onde nao fizer chiado, agora se so um poko dele ja faz barulho, eh melhor deixar desligado... tente a simulacao "ultimate gain" ela nao precisa de mto drive...

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Kleber Blacklock
cara eu nao entendo nd de captadores, mas na minha opiniao, o "Stack" nao te daria a potencia de um Humbucker e tbm tiraria a caracteristica dos single-coils, entao pro seu caso acredito que a melhor saida seria um Humbucker na ponte e deixar o single no braco, assim vc preservaria a caracteristica single, e teria um humbucker pro drive na ponte... minha opiniao, em td caso poste no topico de ajuda do "Bertola" la eles vao te orientar corretamente...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


qew
No caso desses Stellfners Neodymium que citei acima, o modelo "Hot" tem uma saída comparável a muitos Hb's, mas é óbvio que ele não soa como um. No caso de colocar 3 desses, será necessário, para aproximar o timbre do de um single-coil comum, trocar os pots da guitarra por 500K.
Abç

metal head
Veterano
# jul/08
· votar


qew

eu naum gosto muito de compressão ele só aumenta o volume.
quanto a o ultimate gain ele é muito bom pra fazer base,mas pra solar eu prefiro o nu-metal ou o sevage beast
o patche do clean eu mando depois,pq agora ele ainda naum esta 100% quando estive eu mando.
Flw

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
se vc diz! ok, qual os potenciometros que vc indica para os singles-coils?

metal head
faz assim:

British Hi Gain
Bass EQ> "15:00" os dois
presence> "12:00" +/-
sem drive
Chorus "4"
reverb "a gosto"

\m/

metal head
Veterano
# jul/08
· votar


qew

acho que vc errou na escrita aqui no XV-amp naum te British Hi Gain tem um parecido,vou faze-lo daqui a pouco dai eu comento.

mas acho que ta legal sim,mas SEM DRIVE?!?!?!
heheeh até mais!

metal head
Veterano
# jul/08
· votar


qew

cara,como vc usa a distorção?
eu testei o teu patch agora,noss muito bom o clean só esta um pouco abafado

qew
Veterano
# jul/08
· votar


metal head
cara,como vc usa a distorção?
eu testei o teu patch agora,noss muito bom o clean só esta um pouco abafado


eh foi o que eu disse "presence> "12:00" +/- agora da uma editada...

clean nao vai drive neh mano...

a distoção, eh simples, escolhe a simulacao, se for akelas "ignorante" de tanto drive, regula o drive, se for mais fraca de drive, coloca no ultimo e usa mais ou menos a mesma equalizacao, sem chorus claro...

metal head
Veterano
# jul/08
· votar


qew

foi mal ae cara,eu pensei que fosse um drive
a,qual é sua guitar?é strato?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a single = chiado