Como definir um timbre digital?!

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jul/08
· votar


Drinho

Mas não são apenas as velharias que são analógicas, quase a totalidade dos wha-whas modernos o são, assim como alguns chorus e delays modernos(em pedal inclusive, não apenas unidades grandes e antigas de fita), além dos onipresentes reverbs de mola de amplis de guitarra. Todos esses são exemplos de unidades analógicas atuais, em fabricação, e não peças de museu. Phasers e flangers sim são mais raros de se encontrar em versões analógicas atuais.

Drinho
Veterano
# jul/08
· votar


makumbator

Desculpe a minha ignorancia .. mas eu desconheco todos esses novos nunca vi essas coisas analógicas e ademais isso que eu falei foi informação do pai de uma amiga minha que trabalha na nig e ele acredito que entende mais do que eu dessas coisas ... e se tratando de produtos eu desconheco muita coisa.. mas enfim...

Zandor
Veterano
# jul/08
· votar


matheno

E sabe por que isso é paradoxal, porque mesmo que você prefira o analógico o que você ouviu ainda foi nada mais do que uma representação digital da realidade

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Zandor
sabe por que isso é paradoxal, porque mesmo que você prefira o analógico o que você ouviu ainda foi nada mais do que uma representação digital da realidade
eh isso que eu tentei mostrar nesse topico!

makumbator
Moderador
# jul/08
· votar


Drinho

Não tem dessa de ignorância não amigo! Até porque, realmente a maioria esmagadora dos pedais atuais é digital(sem falar de pedaleiras e unidades de rack digitais), mas mesmo assim não podemos nos esquecer das exceções analógicas, que ainda vivem! Hhehe

Zandor
E sabe por que isso é paradoxal, porque mesmo que você prefira o analógico o que você ouviu ainda foi nada mais do que uma representação digital da realidade

Realmente o arquivo é digital, e provavelmente foi gravado originalmente também no mundo digital. Entretanto, ainda faz alguma diferença criar o timbre também digitalmente. E se formos ao extremo da discussão, podemos nos lembrar de produtores audiófilos que ainda gravam em rolo, sem uso de efeitos digitais, e masterizam também apenas com hardware analógico para só sairem da esfera analógica para a digital no momento de transcrever a master final. Para esses caras faz diferença sonora manter quase tudo no analógico.

matheno
Veterano
# jul/08 · Editado por: matheno
· votar


Zandor
E sabe por que isso é paradoxal, porque mesmo que você prefira o analógico o que você ouviu ainda foi nada mais do que uma representação digital da realidade


nao
pq já toquei eu mesmo , ao vivo
em uma distorção analógica , e uma digital
e eu confirmo q a analógica é melhor

mas nem tudo q é analógico é melhor q o digital
é simplismente diferente

vai do gosto de cada um


por exemplo uma maquina digital eu acho melhor q a analógica

qew
Veterano
# jul/08
· votar


matheno
por exemplo uma maquina digital eu acho melhor q a analógica
mas tem fotografos profissionais que nao trocam suas analogicas por digitais, com ctz vai do gosto de cada um...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Analógico NUNCA soará digital... agora um digital pode aproximar-se de um som analógico, mas nunca com o "MOJO" de um analógico verdadeiro.

matheno
Veterano
# jul/08
· votar


qew
isso mesmo
nao tem melhor no geral
tem oq cada um acha
eu acho o analógico

Lak Lak
Veterano
# jul/08
· votar


pouca dinamica, menos peso...

digital x analogico eh como comparar 2d com 3d... n sei explicar, tem um algo a mais no timbre analogico

edilsonaragaojr
Veterano
# jul/08
· votar


Pra acabar logo com isso..tah aki a diferença...Pronto...ponto final...


edilsonaragaojr
Veterano
# jul/08
· votar


agora vale ressaltar q depende muito de quem timbra...jah vi muita gente tirando sons muito massa com digitais...agora tbm neh...o cara foi competir usando um vamp2 (sem desmerecer, ateh pq vou pegar um agora mesmo...) contra o edu ardanuy (q jah eh um timbrador foda e com uma PUTA pegada, o q influi demais) com um set de pedais NIG (q são ótimos pedais...)...Talvez se o cara tivesse tocado usando um pod x3 contra algum outro guitarrista q fosse humano (pq o edu eh de outro mundo) a história fosse diferente... eh o q eu digo...depende de vários fatores...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


edilsonaragaojr

Putz... o Edu jantou o cara nesse vídeo... deu pena... o cara estava perdidinho... tudo bem que o solo do Ardanuy foi hard rock total mas tá valendo... ele poooode. Hehehehehehehehe...

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


quem toca sente, agora quem só ouve, diferença nenhuma

mas nunca com o "MOJO" de um analógico verdadeiro.


rsss

mojo = capacitores velhos que vendem por 10x o preço pra dizer que é vintage?

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Henrique S.

mojo = capacitores velhos que vendem por 10x o preço pra dizer que é vintage?

Não... seria tipo o "poder, a essência" dos analógicos.

matheno
Veterano
# jul/08
· votar


edilsonaragaojr
Putz... o Edu jantou o cara nesse vídeo... deu pena... o cara estava perdidinho... tudo bem que o solo do Ardanuy foi hard rock total mas tá valendo... ele poooode. Hehehehehehehehe...
(2)

timbre dele muito melhor!!

pacificpoker
Veterano
# jul/08
· votar


edilsonaragaojr
nossa.. saindo um pouco do assunto... mas não suporto esses caras que vão tocar blues e sai fritando.. fazendo sweep, tapping... nossa... não da pra suportar....

mas pra mim a unica coisa ruim do digital é distorção... o resto ta de boa... principalmente delay... que é totalmente questão de gosto.. já peguei um delay antigão da boss... que se diz analogico.. rosa... e o cinza de hoje... é diferente.. nem melhor nem pior....

arcade
Veterano
# jul/08
· votar


Eu sinto que as distorções digitais são mais abafadas e embolam facilmente quando fazemos shows ou em ensaios. Tenho uma v-amp2 e antigamente eu usava o preamp dela e tinha que retirar o maximo do grave para não embolar com o som do baixo, dava um tipo de ressonância (bum bum) sei lá, quando eu usava PM.

O som das distorções analogicas são mais vivos, ficam bem definidas em ensaios ou shows.

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


pacificpoker

Na boa galera, vcs ficam tentando distiguir analógico de digital vendo videos no youtube com som de baixissima qualidade, em caixinhas de som de 20 reais.....me poupem!!
Quanto a dizer q o timbre do ardanuy ta melhor q o do infeliz dave ghrol metaleiro, que ta tocando com equipo setado em 5 min, com o idolo dele....precisa falar mais?


nossa.. saindo um pouco do assunto... mas não suporto esses caras que vão tocar blues e sai fritando.. fazendo sweep, tapping... nossa... não da pra suportar....²

Gasoline
Veterano
# jul/08
· votar


edilsonaragaojr
Quando começou o video, achei que o cara estivesse com uma Caparison, quase cai para trás, hehe.
Mas depois deu para ver que não é (ou está MUITO estranha, se for, hehehe)

E o Edu, realmente, mandou ver.. como de costume.

edilsonaragaojr
Veterano
# jul/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
ahaeuhaueae, eu tbm fikei com pena do cara...mas o cara tbm keria competir com o Edu???? Se fosse eu, começava a bater palma pro Edu...eh o melhor q o cara tinha a fazer...tipo, sendo camarada se liga??
pacificpoker
cara, isso eh kestão de pegada neh...mas entendo seu ponto de vista...
matheno
o edu eh phoda neh cara...
arcade
entendo...mas acredito q kebrando um pouco a cara, a gente consegue resultados muito bons, agora não eh mechendo 5 min q vc vai conseguir isso...eu com o gdi21 passei um tempo pra timbrar legal...imagino q com o vamp2 seja ainda mais complicado por causa das equalizações digitais e talz...


BaNdAiD
poiseh...eu defendo a idéia de q um equipamento digital bem timbrado faz um som ótimo...adoro as simulações de soldano dos POD's da vida...pra mim são uma das distorções mais lindas q têm...mas aí eh kestão de gosto mesmo...
Gasoline
Poiseh...o azar do cara eh q ele foi entrar numa jam com o edu...O q eh uma Caparison? (desculpe a ignorância)....

Bom, acho q deu pra ter uma idéia da diferença neh galera? Espero ter ajudado...

Agora lembrem de uma coisa...esse foi soh um exemplo...há tbm a situação reversa...o cara com um set de pedais simples timbrando abelhudamente, com perda de sinal (um problema ateh comum em alguns sets), com um chiado da porra, sendo literalmente engolido por um EXCELENTE timbre digital, bem definido, sem chiado...

Como eu disse, são vários fatores...

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


edilsonaragaojr
Agora lembrem de uma coisa...esse foi soh um exemplo...há tbm a situação reversa...o cara com um set de pedais simples timbrando abelhudamente, com perda de sinal (um problema ateh comum em alguns sets), com um chiado da porra, sendo literalmente engolido por um EXCELENTE timbre digital, bem definido, sem chiado...

Como eu disse, são vários fatores...


Assino embaixo!

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


A tecnologia digital está melhorando a cada dia, num futuro próximo, acredito que não só os pedais analógicos como também as válvulas serão substituídas pelo DSP.

Ainda não dá pra trocar um Fender Bassman por um software, mas do jeito que a tecnologia de DSP tá evoluindo, isso não vai ser impossível.

Sharper
Veterano
# jul/08
· votar


Drinho
todos esses são digitais ... NÃO EXISTE EFEITO ANALÓGICO

Gasoline
que até onde eu sei, é digital, pq contem CI´s de processamento de sinal

Isso aí é uma confusão que muita gente faz. Existe eletrônica analógica e digital. Não é porque tem um chip (Circuito Integrado) que é necessariamente digital.

Um CI, como o próprio nome diz, é um circuito, que seria grande, feito com resistores, capacitores, etc, e feito com os mesmos componentes, só que minúsculo em encapsulados naquele quadradinho preto cheio de perninha.

Um CI analógico vai modificar o som atuando na voltagem do sinal, amplificando, atenuando, injetando um sinal modificado ao original, etc... Tudo analógico... Curvinhas...

Um processador (de sinais, por exemplo) já é outra história... Pra ele trabalhar o sinal, ele primeiro converte as curvinhas (voltagens, analógicas) em 0s e 1s, pra depois fazer contas com esses 0s e 1s, pra depois transformá-los novamente em curvinhas. É aí que muitos detalhes podem se perder (quem tiver mais curiosidade, procure por interpolação). Esses pontos perdidos na curva podem ter uma influência maior ou menor no resultado final. Quanto maior o poder de processamento, menos pontos da curva são perdidos e mais fiel é a representação do original.

Isso tudo é pra dizer que CI não é necessariamente digital. Mas ainda tem mta gente q pensa isso e, pior, propaga essa informação falsa.

[]s

Bog
Veterano
# jul/08 · Editado por: Bog
· votar


Sharper
Quanto maior o poder de processamento, menos pontos da curva são perdidos e mais fiel é a representação do original.

Correção: isso é definido pela taxa de conversão ADA e pelo número de bits por amostra.

Claro, se não houver poder de processamento o suficiente, não adianta um conversor com 3 bilhões de amostras por segundo - o processador ficaria o tempo todo tratando interrupções e mesmo assim não conseguiria fazer nada com os dados. Mas um DSP ótimo trabalhando com conversão a 8kHz e 8 bits por amostra ainda seria um buraco negro de sinal.

No mais, é como você falou mesmo... digital é o que passa por uma conversão AD, é processado por algoritmos, e passa por outra conversão DA. O que define na verdade a qualidade do som final, além da conversão, são os algoritmos, cuja complexidade é - esta sim - limitada (mas não determinada) pelo poder de processamento do DSP.

Aliás, o que incomoda muita gente não é a conversão, e sim os algoritmos. E principalmente os algoritmos que tentam simular amps valvulados - o problema não é nem "distorção" apenas (quem já usou um OD-20 sabe disso), e sim a resposta não-linear desse tipo de amp.

Gasoline
Veterano
# jul/08
· votar


edilsonaragaojr
http://www.guitarasylum.com/productpages/caparison/instock.htm

É uma marca de guitarra.
No inicio do video, achei que a dele fosse uma Caparison.. hehe.


Sharper
Por isso eu me referi como "CI de processamento de sinal", pq são na verdade DSPs (mas minha memória me impediu de digitar isso ontem). Concordo contigo, que não tem a ver falar que tudo que tem CI é digital, mas no caso do MZ-2 e do MT-2, até onde eu sei, são digitais, pois possuem DSP, que fazem conversão A/D/A.
Mas valeu a informação.

Naloxone
Veterano
# jul/08
· votar


Analógico = água
Digital = Gelo

São realmente a mesma coisa?????????

Sharper
Veterano
# jul/08
· votar


Bog
Correção: isso é definido pela taxa de conversão ADA e pelo número de bits por amostra.

Sim. Estava incluso na minha idéia de "poder de processamento", justamente pela relação direta entre os 2. De nada adianta um muito alto e outro muito baixo.

Mas é interessante explicitar a separação entre conversões A/D/A e o processamento em si.

Um teaser: "digital nunca vai soar igual a analógico". Se tomarmos o sentido literal de "igual", realmente não vai (usando um osciloscópio e comparando os 2). Mas se o instrumento usado para determinar se são iguais ou não for o ouvido humano, acredito que um dia as diferenças sejam tão pequenas a ponto de serem imperceptíveis p/ nós.

[]s

Gasoline
Veterano
# jul/08
· votar


Sharper
Mas se o instrumento usado para determinar se são iguais ou não for o ouvido humano, acredito que um dia as diferenças sejam tão pequenas a ponto de serem imperceptíveis p/ nós.

Já são para muitas pessoas. Afinal, um timbre gravado com um POD ou afim, engana MUITA gente, mesmo músicos.

Claro que sempre tem como evoluir, então acredito e espero que isso ocorra.

leviribeiro
Veterano
# jul/08
· votar


é só ter um certo conhecimento, que vc diferencia de boa.

o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como definir um timbre digital?!