Como definir um timbre digital?!

Autor Mensagem
qew
Veterano
# jul/08


É isso pessoal, ouvindo o som, a gente destingue um "JCM 800" de uma "Zoom 505", mas como definir o timbre digital? quais os fatores sonoros que diferencia o timbre digital do analogico na sua opiniao?!

maniac123
Veterano
# jul/08
· votar


pelo cheiro...

PGilbert
Veterano
# jul/08
· votar


Bom, na minha opinião é o som "abelhudo" dos timbres digitais. MAs está ficando cada dia mais difícil pois os digitais estão melhorando muito! Eu tive uma zoom 505 e parece um atáque de abelhas africanas....

Minha opinião!

Cya!

Rabbit
Veterano
# jul/08
· votar


maniac123
pelo cheiro...

Sacanagem... hahahah

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


qew

Cara tem uma grande diferença, até em pedaleiras mais caras. Usei durante anos o POD 2.0 e quando mudei para analógico quase caí de costas - muito melhor.

Diferença logo de cara é complicado, mas quem usa bastante saca o som sim... claro, vai muito do ouvido de cada um tb.

Eric 146
Veterano
# jul/08
· votar


Timbre digital não tem peso!

gustavo_gremio
Veterano
# jul/08
· votar


Pra mim timbre digital é aquele timbre que parece estar carregado de efeitos, por exemplo uma distorção aguda demais, parecendo que foi colocado muito reverb no som, mas isso varia muito de ouvido para ouvido, tem muita pedaleira boa por aí.

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
sim, a diferenca eh gritante mesmo! mas como definir um timbre digital?

qew
Veterano
# jul/08
· votar


ja saiu da primeira pagina =P

DENNYSRENGIER
Veterano
# jul/08
· votar


Eu tive uma zoom 505 e parece um atáque de abelhas africanas....

hauahauhauahauhauah Essa foi genial!!!

Bendsup
Veterano
# jul/08
· votar


definição de timbre digital: C3PO cagando!!

bluesband
Veterano
# jul/08
· votar


Cara, eu prefiro um amp hi-gain (Peavey, Soldano, Mesa Boogie, Marshall) e alguns pedais de modulação analógicos (Phase, Chorus) e outros como Whammy, Wah-Wah e um Delay é claro.

bluesband
Veterano
# jul/08
· votar


Digital dentro de um studio você faz milagre, com plugins e tudo o mais... Mas ao vivo, nunca vi timbre legal, só abelha. UM ex: show do Oficina G3 aqui, o timbre do Juninho Afram tava uma bosta !

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


Acho q é uma coisa muito mais dificil de definir...

ok, uma zoom 505II é facil de identificar, mas uma pedaleira top de linha, bem regulada garanto que engana muuuita gente nesse forum...

Ou seja, já vi GT-10 com timbre "digitaloide" e ja vi pod com timbre "organico"...acho q vai muito mais da competencia da peça que segura a guitarra e regula a pedaleira...

Leblues
Veterano
# jul/08
· votar


hahahhaha nego pega a zoom 505 II como parametro pra digital, compara um JCM 800 com uma zoom 505..... aiaia seus comedia!!

pedrobrito
Veterano
# jul/08
· votar


Isso é muito relativo... tem algumas pedaleiras que enganam bem, outras nem tanto. Depende muito também da maneira como foi gravado o som.
Acho que não tem como definir como identificar som digital. Às vezes um som analógico pode "soar" como algo digital pra alguém e vice versa, não tem regra.

Edu1974
Veterano
# jul/08
· votar


..acho q vai muito mais da competencia da peça que segura a guitarra e regula a pedaleira...
Concordo com o BaNdAiD. E além do mais , mesmo dando para perceber que o timbre é digital não significa que o timbre é ruim.
A diferença é mesmo de quem regula os efeitos.

As pessoas tendem a exagerar nos efeitos das pedaleiras ou utilizar os presets e, é claro, que vão estragar o timbre assim.

Fellipe Quirino
Veterano
# jul/08
· votar


As pessoas tendem a exagerar nos efeitos das pedaleiras ou utilizar os presets e, é claro, que vão estragar o timbre assim.

isso é q fode com o timbre....

Vinicius Nogueira
Veterano
# jul/08
· votar


bluesband

O timbre dele no DVD O Tempo estava muito ruim tbm, sem peso, agudo e abelhudo.

Gasoline
Veterano
# jul/08
· votar


qew
eu prefiro definir assim :

timbre digital : substantivo masculino : som de instrumento musical criado utilizando primaria ou maioralmente processadores de sinal digitais, principalmente a nivel de saturação.

aplicação numa frase :
"fulano tem um timbre digital"




Mas falando, sério, não tem o que defina um "timbre digital", até pq, não existe tal coisa como "timbre digital". Muitos aqui, montam um "set analógico" com um Boss DD-x no meio, entretanto o DD-x é Digital Delay.
Ele tem "timbre digital" ? provavelmente.

Ou pega um pedal digital, como sei lá.. o Boss Digital Metallizer ou o Boss Metal Zone (que até onde eu sei, é digital, pq contem CI´s de processamento de sinal).
Liga ele num Mesa e ouve a distorção, e me diz se soa parecido com a distorção de um Zoom 505, que por sua vez é bem diferente da distorção do Zoom G2, que por sua vez é bem diferente da distorção da Digitech RP50, que por sua é bem diferente de um POD, que sua vez é bem diferente de uma GT-x, e por ai vai.

Mas claro, minha opinião.

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Gasoline
rsrs

sim, com ctz essa eh uma forma diferente de pensar em um "timbre digital"...


por isso que eu concordo que vai muito mais da competencia da peça que segura a guitarra e regula a pedaleira...
e tbm concordo que mesmo dando para perceber que o timbre é digital não significa que o timbre é ruim., por isso a frase
"montam um "set analógico" com um Boss DD-x no meio, entretanto o DD-x é Digital Delay. ", o que estraga eh que As pessoas tendem a exagerar nos efeitos das pedaleiras o que nao acontece com os analogicos, que por sua vez nao tem tanta opção de configuração... foi essa a intecao do topico, mostrar que o pessoal chega por ae falando que set analogico eh isso e akilo, mas nem sabem que o "digital" eh mto mais usado que a gente pensa, por isso nao podemos generalizar...

Drinho
Veterano
# jul/08
· votar


Senhores ... vou tentar passar mais ou menos o que é

Efeito não é distorção ou overdrive, efeito é chorus, delay, wah wah, reverb, whammy e companhia limitada, todos esses são digitais ... NÃO EXISTE EFEITO ANALÓGICO, não sei porq chamam de pedais anlógicos os efeitos ... por todo efeito tem um som vamos dizer no bom portugues doido, maluco e pra isso algo digital

Distorções e overdrives, existem analógicas e digitais
As analógicas são mais legais por terem aquele som vamos dizer assim puro sem chiadeira que enche mesmo exemplo dum puta som analogico Angus Young - gibson no marshall sem mais nada, e as digitais são aquelas que todo mundo mete o pau que é abelhuda feia e afins por exemplo as da zoom, que mesmo assim bem reguladinha nao faz feio, mas também não faz o que um marshall valvulado faz

geralmente guitarristas usam distorções ou drives analógicos por serem melhores que os digitais, agora os efeitinhos queira ou nao sao digitais... e nao é por isso que é ruim muito pelo contrario.. entao a maioria dos timbres de hoje são digitais... é muito raro vc ver um cara que usa soh a guitarra e o drive puro ... a turma gosta de colocar um salzinho com um efeito ...

zakk wylde por exemplo
Ele usa uma distorção analogica nervosissima com o chorus (digital) lá no inferno.Qque jogue a primeira pedra quem achar aquilo feio... porq eu tava lá no parque antártica e falo o som daquilo é um monstro!

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Drinho
quem falou em "efeito analogico"?

makumbator
Moderador
# jul/08
· votar


Drinho

Mas é claro que existe efeito analógico, vc nunca ouviu falar de delay de fita(já tive um echoman antigão da Roland, que era de fita), reverb de mola, de placa. Nenhum desses é digital. A maioria dos efeitos digitais são recriações de unidades analógicas anteriores. Há também chorus analógico, flanger analógico, além de Phaser, detune, entre outros.

qew
Veterano
# jul/08
· votar


makumbator
o Wah-Wah eh efeito de mola, tbm eh analogico nao eh?!

Drinho
Veterano
# jul/08 · Editado por: Drinho
· votar


qew

Falaram em timbres analógicos ou digitais .. vc define um timbre por tudo o que a pessoa usa

makumbator
Sim desculpe, eu me expressei mal.. quis dizer esses pedais de efeitos que usam atualmente todos são digitais desconsiderando essas coisas mais antigas que mal aparecem

matheno
Veterano
# jul/08
· votar


analogico:http://br.youtube.com/watch?v=8uGCpWPI-Hc


digital:http://br.youtube.com/watch?v=b7N3rPhb_uo


nao sei pq mas prefiro o primeiro
heheh :D

makumbator
Moderador
# jul/08
· votar


qew

Sim, bela lembrança, a maioria dos Wha-whas também é analógica(apesar de existirem também os digitais). Inclusive, o efeito de wha-wha é uma recriação para guitarra e baixo da surdina wha-wha dos metais, muito usada principalmente nos trompetes em formações de big band.

qew
Veterano
# jul/08
· votar


Drinho
ah tah, foi o q eu disse ali entao =]

qew
Veterano
# jul/08
· votar


makumbator
\o/

Inclusive, o efeito de wha-wha é uma recriação para guitarra e baixo da surdina wha-wha dos metais, muito usada principalmente nos trompetes em formações de big band.
informacao legal, nem sabia disso...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como definir um timbre digital?!