Colocar captadores de Strato em Telecaster

Autor Mensagem
P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08


Boa noite Fórum Cifraclub!

Já faz um tempo que estou com essa dúvida... tenho interesse de, num futuro não muito distante, comprar uma Tele e fazer umas modificações, só que enquanto eu sonhava com as possibilidades, surgiu essa dúvida: Fica bom colocar captadores de Strato em Telecaster? Para ser mais específico, eu estava pensando em trocar os captadores da ponte e do braço pelo set da Fender, o Texas Special.

Eu sei que existe o set Texas Special para Teles, mas no Brasil é praticamente impossível de se encontrar um set novo =(

alexdiffer
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E
tenho interesse de, num futuro não muito distante, comprar uma Tele e fazer umas modificações
Voce pode comprar uma customizada a seu modo em um luthier de confianca, la alem dos captadores voce te ma opcao de escolher as ferragens, madeiras, captadores até a tinta que vai ser usada na guitarra.

só que enquanto eu sonhava com as possibilidades, surgiu essa dúvida: Fica bom colocar captadores de Strato em Telecaster?
Não existe captadores especificos para strato..nem para tele....o que existem são captadores humbucker, singles e etc...

Espero ter ajudado!

::AlexDiffer::
www.myspace.com/alexdiffer

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


alexdiffer
Obrigado por responder hehehe... é que é o seguinte... eu sempre tive essa dúvida por causa dos captadores de braço que são instalados em Teles são um pouco diferentes (são chamados de "Lipstick"), aí eu fiquei com essa dúvida se teria algum problema de colocar um single convencional.

alexdiffer
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E
Se couber na cavidade .... pode sim


::AleDiffer::
www.myspace.com/alexdiffer

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


alexdiffer

claro q tem diferença cara, o da ponte da tele é largo pra caramba, e o teleneck é estreito em relaçao ao single strat...

P.U.L.S.E

da pra por com uma adaptação, mas nao fica a mesma coisa, e no braço tem q cortar o escudo...

tenta pegar um set encomendadno, acho q vai ser mais negocio, e o set de singles de strat nao vao tem o timbre tradicional de tele...

Lak Lak
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E
problema nao, mas acarretaria certa mao de obra... nao sei quanto a escavação, mas no minimo o escudo ia ter q cortar...

abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E
O que vc pode fazer é comprar um captador Texas Special para o braço, mas o da ponte TERÁ que ser um específico para telecaster pois eles tem uma "engenharia" de construção totalmente diferente. Consulte o site da Guitarfetish.
Abç

Iago
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E
sim, existem caps especificos para tele e strato, especialmente pelo modo de instalação ser diferente.

o captador do braço da tele é mais estreito que o de uma strato, e este fica parafusado ao corpo da guitarra. Alem do escudo ter que ser adaptado, o corpo tambem tem que ser adaptado, caso ele nao possua o "piscinão" nesta posição. Outra coisa a ser observado é o comprimento dos fios do captador, mas isso seria bem facil de se resolver.

o captador da ponte fica aparafusado à ponte atraves de 3 parafusos, porem acredito que os 2 necessarios para se instalar o cap. de strato batam com os furos. Acho que voce vai precisar calçar o captador por baixo com um pequeno pedaço de madeira, para se evitar vibrações indesejadas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


Iago
Não é bem assim.
O captador do braço pode ser facilmemte adaptado, mas o da ponte não, pois as dimensões físicas do mesmo são muito diferentes. Não adianta, o captador da ponte TEM QUE ser específico.
Abç

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Nossa não conhecia esse Guitarfetish... o site é muito bom mesmo os caras fazem uns captadores que parecem ser sensacionais, e enviam para o Brasil \o/... assim que eu pegar a minha Tele vou comprar um deles, obrigado pela resposta... abraço.

Iago
Veterano
# jul/08 · Editado por: Iago
· votar


As std mexico, highway (e acredito que as American STD tb) ja vêm com o piscinão de fabrica.

Bertola, sei não.. nunca tentei botar cap de strato na minha tele ehhehe mas assim, no olho, nao vejo muita diferença de shape, acho que é possivel ate que o da strato seja menor em tamanho.. mas ai o problema seria os parafusos não baterem nos furos da ponte..

Ou ele podia dar uma de GE Smith e botar aquela ponte "serrada no meio" hehehehe que eu acho extremamente estilosa! e parafusar o captador da ponte no corpo tambem (tome dinheiro..).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E
Cara, esses captadores são muito bons, eu já usei.
Iago
Cara, vc está confindindo a largura com o comprimento, esse, no caso dos capts de tele, é menor, daí o capt não cabe na ponte, ademais, existem 3 parafusos de fixação, e não 2.
Abç

Iago
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, vc está confindindo a largura com o comprimento, esse, no caso dos capts de tele, é menor, daí o capt não cabe na ponte, ademais, existem 3 parafusos de fixação, e não 2.
Abç


Na verdade Bertola, pensando melhor aqui.. é a bobina do cap da ponte da tele que é maior em largura e comprimento que o de uma strat,o mesmo com a capa. Com certeza daria pra botar o cap de uma strato ali e acho que ate sobra espaço. a posição dos parafusos sem duvida é o problema, pq não bate mesmo.

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


Iago

caber, cabe, mas nao fica com o timbre especifico da tele...

a bobina tem aquele formato nao só pra encaixar na ponte convenhamos heheheh


Cara, esses captadores são muito bons, eu já usei.(2)


Iago
Veterano
# jul/08
· votar


Henrique S.
caber, cabe, mas nao fica com o timbre especifico da tele...
hehehe isso não faz parte da discussão! :D O cara so quer saber se dá pra por um cap de strato!

a bobina tem aquele formato nao só pra encaixar na ponte convenhamos heheheh

bobina influencia no timbre agora?

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


Iago

bobina influencia no timbre agora?


P90 tem som de tele? de Strato?

entao uai heheheh

Iago
Veterano
# jul/08
· votar


Henrique S.
P90 tem som de tele? de Strato?
boa, me pegou. :) mas embora a parte superior da bobina de uma tele seja maior que de uma strato, a parte onde o fio fica enrolado (acho que se chama "core") é do mesmo tamanho ;) te peguei hehehe

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


Iago

"mesmo" tem algumas diferenças sensiveis (que nesse caso influencia)
sem contar na chapa de cobre que tem embaixo da estrutura do Tele bridge

e é claro, o fato do captador ser parafusado na ponte metalica tambem da o plus da tele...

nos 2 links abaixo, da pra ver as diferenças (e tambme tem as medidas) dos captadores tele bridge e um tradicional de stratocaster...

http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Pickups:_Kits/1/Parts _Kit_for_Strat_Pickup/Pictures.html#details

http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Pickups:_Kits/1/Parts _Kit_for_Tele_Bridge_Pickup/Pictures.html#details

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


Iago
Não dá não, pois já tentei fazer isso.....
O problema é o comprimento do captador de strato e a sua "rebarba" onde se fixam os parafusos, eles ficam para fora da placa da ponte.
Henrique S.
O P90 é um single, mas sua bobina tem muito mais espiras que um single comum, resultado em uma "saída" muito mais alta. O som é diferente.
Abç

Iago
Veterano
# jul/08 · Editado por: Iago
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Realmente Bertola, realmente eu fui la e peguei minha velha strato e comparei.. os parafusos nao tem nada haver em posicao um com outro.

Henrique S.
Pois é, nao fui tao longe assim, falei que o "core" (onde fica enrolado o fio) tem a mesma dimensões. Ou seja, a bobina em si, sem incluir a posição do captador ou coisas como capa de cobre (que nem todas tele possuem). O "core" da bobina de um P-90 tem diametro bem maior.

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


Iago

nem tao maior assim! tem um conhecido meu daqui que faz captadores (PAFs, P90, e singels de tele) e me mostrou umas fotos do processo de montagem, nao é tao maior assim nao,


Mauricio Luiz Bertola

sim, o numero de espiras aumenta a saida devido a indução magnetica, mas nao é por isso que o timbre muda, a concepção dele é diferente

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


Henrique S.
Também.
Abç

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara se duvidar acho que vou comprar os caps da ponte e do braço nesse site huahuah... porque tb não estou encontrando captadores de braço avulsos do Texas Special... mas só pra confirmar: Então o captador do braço de uma Tele pode ser substituído sem nenhum problema por um single de Strato?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


P.U.L.S.E
Exato, mas o da ponte não, tem que ser o específico mesmo.
Recomendo neste site: www.gutarfetish.com
Ou os Spirit que tem no site do Edmar Luigi.
Abç

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Beleza... Obrigado pela ajuda!

Por mim tá resolvido... mas se alguém tiver mais alguma duvida em relação à esse assunto, acho que compensa postar aqui já que o tópico tem bastante conteúdo.

Obrigado.

gucrispim
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pra tele, tem algum genérico a Semordança (seymour) stack ? Tp spirit ou gfs e tals? queria da malagoli, mas em contato com o Erico ele disse que ainda nao faz stack pra tele.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/08
· votar


gucrispim
Spirit ou GFS, pode procurar que tem.
Abç

gucrispim
Veterano
# jul/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
no site da spirit http://www.musical-express.com.br/spirit/ eu não achei nenhum stack pra tele, tem so pra strato mm lá.
da gfs ainda vou dar uma olhada, mas pelo q me lembro o site da gfs nao traz mtas especificações sobre a construção e características dos captadores

Henrique S.
Veterano
# jul/08
· votar


gucrispim

stack tipo Fender noiseless a GFS lançou agora uma linha, mas só pra stratocaster

pra tele tem só a linha de captadores Paralel coils (tipo o Chopper T, hot rails para tele...)

gucrispim
Veterano
# jul/08
· votar


Henrique S.
pods cre, mas ai eu axo q ja nem tem nada a ver com stack ne? geralmente esses tipo hot rails tem uma saida muito maior q os stack

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Colocar captadores de Strato em Telecaster