Ajuda na Atualização de Equipo

    Autor Mensagem
    auzenph
    Veterano
    # jul/08


    Ae gente.

    Eu sou iniciante. Na verdade tenho 3 anos de guitarra...mas desses...somente 1 ano valeu a pena e me evoluiu um pouco.
    Meu equipo atual é um lixo:

    1) Epiphone Les Paul Special II
    2) Ampli Condor GX-10 10w
    3) Pedaleira Zoom G1
    4) Boss Super-Overdrive

    Só o SD1 se salva nesse gear.

    To querendo melhorar a qualidade do meu som. Sinto necessidade.
    Eu tava afim de comprar um Marshall Guv'nor pra me livrar definitivamente dos drives da pedaleira e do ampli. Pensei em caps Sound...mas com essa guita...não sei se vale a pena.

    Mas o que vocês acham que devo fazer primeiro?

    1) Trocar de guitarra
    2) Trocar de Ampli
    3) Trocar os caps da guitarra
    4) Comprar o guv'nor

    por favor...não contem piadas do tipo:
    "escolhe a opção 5) Troca tudo..nada se salva (hehe)"
    ja que nao tenho dinheiro suficiente =p
    ou
    "vai jogar futebol pq se vc comprou esse lixo todo, entao pelo visto vc nao sabe nada de guitarra"

    auhauahuahuh
    essas piadas eu mesmo penso sobre mim =p

    espero que me ajudem.

    Ah, ja ia me esquecendo...seria legal que vcs alem de opinarem sobre que parte devo atualizar de meu gear, dessem opções de equipos pra eu comprar (baratos e bons).

    Ah! E outra coisa! Eu gostaria de gravar meus sons no pc...mas tudo sai muito ruim..minha placa é onboard que veio na Asus...é uma realtek HD. O som é horrivel e estranhamente quando gravo...ele tem umas variações no sinal que deixam o som parecido com o de um robo. Qualquer dia desses eu posto aqui um som gravado. Preciso de que pra gravar com qualidade no pc?

    eu sei que tem muita coisa...mas não quis criar varios topicos, entao espero que me ajudem!
    vlw pessoal.

    Bog
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    auzenph

    Não costumo dar palpites nesse tipo de tópico, mas... Antes de tudo você precisa achar qual é o elo mais fraco da corrente. Ele é o que vai estragar tudo.

    Antes de tudo, se o som do teu amp "puro" (especialmente o clean) não te agrada, troque ele, sem pensar. Pedal é bom só se você quer incrementar o som do amp, mas se o amp for ruim, não há pedal que salve. A G1 segure para modulações, delay e reverb, para isso ela não é ruim.

    Se você acha que o som da guitarra e do amp é "salvável", mas precisa de mais ganho, pedal.

    Se o problema estiver na guitarra, eu no seu lugar colocaria "trocar os caps" em último lugar. Trocaria a guitarra inteira. Mas isso só depois de ter um amp mediano. Se você ligar uma Tonante num amp mediano, tira um som meia-boca, mas se ligar uma Gibson num amp vagabundo, fica uma porcaria (sim, eu já fiz o teste!).

    Para gravar com qualidade: uma pedaleira com gravação via USB. A tua placa de som onboard nem vai ser usada. Se não quiser uma pedaleira nova, vai precisar pelo menos de uma placa de som melhor.

    Não posso dar muitas dicas sobre modelos porque o que tem aí não é igual o que tem aqui, e porque nem sei quanto você pode gastar.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/08
    · votar


    auzenph
    Acho q vc deveria trocar ou de amp ou de guitarra, mas aí como o amigo de cima falou, tem q ver o q n te agrada em matéria de timbre, tente ligar tua guitarra num amp melhor e vice-versa, pra vc sacar aonde q teu timbre n tá te agradando, espero ter ajudado, abraços.

    auzenph
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Bog

    Sobre o amp:
    O som do meu amp clean eu acho tranquilo. Não é nada demais, mas não vejo defeitos. O que sinto falta no amp é que ele fala muito pouco. Volume é bem fraco. Mas eu só toco em casa mesmo. Então nunca aumento muito o volume.

    Sobre a G1:
    vlw mesmo..não tinha pensado nesse ponto de vista. Eu acho que ela (G1) altera razoavelmente o timbre da guitarra, mesmo sem drive...só colocando modulações. Mas ainda é usável. Acho que essa sua dica me ajudou muito...estava quase vendendo...justamente pra ajudar no guv'nor...mas vejo que se eu perder minhas modulações vou sentir falta....pq meu amp nem reverb tem. Talvez seja melhor segurar, mesmo tendo modulações meia-boca(melhor que nada).

    sobre a guitarra:
    Eu queria trocar a guitarra também. Eu sei que preciso trocar tanto o amp, quanto guitarra, quanto pedais e tal. Mas a guitarra realmente faz uma diferença muito grande. Os caps da especial sao muito fracos, ela nao tem controles isolados para cada captador...ela é de compensado...não segura bem a afinação...enfim...é uma boa bosta. Eu penso muito em trocá-la...mas pra isso precisaria vendê-la...pra pegar uma SX.

    sobre o pedal:
    Eu acho que preciso de mais ganho sim. E como eu gosto muito do rugido dos marshall...juntaria o útil ao agradável ne. Tá muito fraquinho só o super overdrive pra tocar o que gosto(guns,ac/dc,deep purple,pink floyd...)

    sobre a gravação:
    nunca ouvi falar em pedaleira com gravação USB..pode me explicar melhor? trocar a placa acho q é dificil...se eu fosse gastar 200 e pouco numa placa de som...eu preferia comprar o guv'nor ou juntar pra trocar de guita.
    Eu sou estagiario e tenho que comprar coisas com um bom custo beneficio. Não posso me arrepender. Posso ate comprar com um preço medio, apesar de demorar um pouco mais, mas eu compro. Agora nunca os caros. =p

    vlw pela dicas cara! brigadão!

    marcioguita
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    No seu estagio de desenvolvimento esse set-up esta mto bom.
    Sugiro investir em conhecimento. Faz aula com um bom professor
    Bons estudos!

    auzenph
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    brunoepronto

    Cara,

    essa dica de plugar minha guita com outros equipos é show...também não tinha pensado. Infelizmente só tenho 1 amigo guitarrista que posso fazer isso. Ele tem um cubo marshall mg 10 cd (não é grandes coisas). Mas uma vez fizemos uma jam session e gostei muito mais da minha les paul no marshall dele do que no meu condor. Acho que o ampli faz muita diferença...mas como o caso da minha guitarra é muito grave(guitarra mto ruim, definitivamente)...começo a pensar que se fosse escolher entre atualizar o ampli ou a guita...o melhor seria a guita. Ou tou errado? a duvida agora...fica entre juntar mais e mais...pra trocar de guita...ou comprar o pedal(que cá pra nós...vai melhorar o som do meu ampli ne? já que o guv'nor simula dist de caixas JCM800 ne? não faz milagre...mas melhora!) agora.
    a ansiedade diz pra comprar o pedal agora...mas não sei realmente.

    e ainda fica a dúvida sobre gravação.


    abç

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    auzenph
    Mas o que vocês acham que devo fazer primeiro?

    Cara, SEMPRE deve-se comprar guita e ampli tops de linha ...

    Vá se virando como que vc tem e junte recursos e compre um (sugiro que compre o ampli primeiro) e depois junte recursos novamente e compra o outro ....

    Depois de ter guita+ampli top, aí sim vc pega efeitos de acordo com o que vc precisar pois seu timbre já estará zerado com o ampli e a guita ...

    auzenph
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    marcioguita

    É cara...ótima dica...eu realmente penso muito nisso.
    Infelizmente meu tempo é curto. Trabalho e estudo. Fica dificil ter aulas. Eu sei que QUERENDO todos conseguem arrumar um tempinho, mas...sei la.
    Sinceramente, meu amigo faz aulas e começou a pouco tempo...e realmente tenho certa inveja dele. Tenho vontade de fazer aulas. Ele paga 70 reais por mês...numa escola que dá 1h de aula por semana. Tá caro?

    Eu vou pensar direitinho nisso. Realmente é importante. Infelizmente é um custo fixo a mais entrando no meu orçamento...e complica. Vou conversar com minha namorada sobre isso (hahahaa).
    vlw pela dica cara!

    Bog
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    auzenph

    Cara, o Marshall MG10 é um amp meia-boca. Se você achou que ele é muito melhor que o teu amp, nem pense muito: compre um amp novo. Te garanto que tem coisa bem melhor que o MG por aí (pelo menos dentro da minha concepção de "melhor"). Depois troque a guitarra. Só depois comece a comprar pedais. Não se desfaça da G1, nem agora e nem em um tempo. Pedais baratos de reverb e delay são uma porcaria, e só vale comprar pedais separados depois que você tiver pelo menos um amp e uma guitarra decentes.

    Fernando de almeida
    Cara, SEMPRE deve-se comprar guita e ampli tops de linha ...

    Hehehe, top de linha também é exagero, né? =P

    auzenph
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fernando de almeida

    É...
    ...pensei nisso também cara. Eu tenho a mesma opinião.
    O único problema desse ponto de vista...é que vou passar muito tempo sem trocar nada...só juntando...e uma mudança, mesmo que seja pequena...dá uma novo gás...dá um incentivo a mais pro cara se aperfeiçoar...acho que todos aqui sabem disso. Trocar ampli e guita...são soluções ótimas, mas muito dispendiosas, pois são os componentes mais caros do equipamento de um guitarrista.
    Com 800 reais eu ainda não conseguiria comprar um BOM ampli...e isso é muito entristecedor =(

    é ai que eu paro e penso:
    comprar amps TOP de linha...será necessario? Mesmo que eu deixe de tocar em casa e passe a fazer show pequenos...preciso de um TOP de linha? sera que um mero peavey rage não daria conta? ou um laney mais barato? ou crate? sei la...
    ...eu quero muito trocar ambos guitarra e ampli...mas isso iria demorar. Acho que se for ampli ou guita, vou começar pela guitarra mesmo que é mais barata...dá pra achar uma SG da SX em mogno por 600 - 700 reais.
    um ampli já é outra história...alguém tem dica?

    vlw ae..abraço!

    auzenph
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Bog

    É...pensando nesse ponto de vista...
    ...poderia em vez de comprar o pedal...comprar um amp com uma dist boa...e usar o SD1 pra boostar ne?

    Eu poderia tentar vender meu amp (não faço ideia de quanto valha)
    e juntar com o dinheiro que eu compraria meu guv'nor.
    Alguem pode me indicar um bom amp...que fale razoavel ou bem...que tenha uma boa distorção (naipe marshall) e que seja barato?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Bog
    Hehehe, top de linha também é exagero, né? =P

    A cara, tem que ser o mais top possível ... hehehehehe



    auzenph
    Com 800 reais eu ainda não conseguiria comprar um BOM ampli...e isso é muito entristecedor =(

    Cara, se vc não tiver problemas com usados, indico o Peavey Banditt 80W 1x12" a um preço menor que R$1000,00 ...

    Agora guitarra, o que vc pode fazer é pegar guitarras simples que tenha madeira e construção boa e depois ir substituindo o hardware (caps, ponte, tarracha, etc ...)

    Raven_Heart
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Nem sei se já falaram isso, mas eu ficaria com esse equipo aí mesmo e desenvolveria um pouco mais a percepção musical e a técnica. Enquanto isso, vai guardando dinheiro. Pra estudo esse equipo aí tá legal.

    auzenph
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Sério? um amp de 80W pra tocar em casa? =s
    Não tem algum ate 800 com um bom timbre nao? tipo um de 60/65w?
    ou ate um pouco menos 30w sei la...

    Raven_Heart

    Falaram sim...e realmente é uma boa dica pra mim. Vou pensar bastante a respeito...vlw ae!

    auzenph
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Raven_Heart

    Você acha que dá pra eu treinar e melhorar minha percepção musical e tecnica sem professor? Tipo...pegando tutoriais na internet, vídeos e livros? Se sim, me indica algo?
    Vale uma escola de musica que cobra 70 reais por mes...sendo 1h de aula por semana?


    abç

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    auzenph
    Sério? um amp de 80W pra tocar em casa? =s
    Não tem algum ate 800 com um bom timbre nao? tipo um de 60/65w?
    ou ate um pouco menos 30w sei la...


    cara, o peavey tem um timbre animal .... Como vc quer menos potencia, em torno de 65W tem o peavey Studio Pro ... 40W Marshall Valvestate 8040 ... 25W FENDER - AUTOMATIC SE ... 30W LINE 6 SPIDER II ...

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    auzenph
    Segura o amp pros estudos, troca a guita se está se sentindo desconfortável (timbre é outra história), e usa a zoom só pras modulações, pra isso ela é bem legal.

    Amp você só troca quando realmente sentir necessidade de melhora no timbre, porque ele é o que vai modificar mais o som, mas se você não toca em banda pode ser deixado como prioridade secundária.

    O melhor durante o tempo que a gente estuda é ter conforto, e se você se sente confortável com a LP especial, não tem porque trocar agora.

    Tudo o que eu falei vai contra tudo o que eu tenho costumado dizer aqui heheh, mas pra você acho que é o melhor mesmo.

    Se quer dar um upgrade no seu set mesmo, fala aí quantos $$ tem disponível pra galera poder opinar.

    auzenph
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Rapaz...meu aniversario é dia 15 de julho...ai minha namorada pensou em me dar esse pedal pq eu tava querendo.

    Mas com essas dicas eu ja nao sei o que quero. Eu não tenho muito...queria gastar no max 200 reais.

    Eu sei que pra qualquer coisa que não seja pedal isso é impossivel...
    Mas felizmente eu posso tentar vender minha guitarra...
    se eu conseguir posso juntar com esse dinheiro e trocar por uma sx por exemplo.
    Eu gosto de les paul, mas sinto que ela não me deixa feliz:
    1) é compensado, entao tira o tesão de dar upgrade
    2) apenas 2 knobs...1 tom e 1 volume...pouca versatilidade
    3) tensor ruim...não deixa eu colocar cordas de maior calibre...só posso usar 09
    4) captadores fracos...
    5) tarraxas de pessima qualidade que não seguram a afinação.
    6) com certeza tem uma parte eletrica pessima sem blindagem(apesar de ainda não ter visto)

    entao a minha melhor ação seria trocar de guitarra...mas dependo de vender esta...ai complica um pouco mais =s

    abç ai

    ps: ainda espero respostas com dicas de equipos bons e baratos (agradeço de antemão à Fernando de almeida pelas dicas),
    dicas de gravação e mais opiniões sobre qual decisão tomar.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: zaqueu_grunge
    · votar


    auzenph
    450 da venda da sua lp special + 200 = dinheiro suficiente pra pegar uma SX SGG (Shelter SG) usada de braço colado com um bom timbre que vai te satisfazer por um bom tempo. de quebra, você já está acostumado com o braço da LP, então vai ser mole se acostumar com ela também :)


    edit: não faça upgrades nessa guitarra, eu vejo como dinheiro jogado fora mesmo.

    e não compre mais pedais enquanto não tiver um bom amp :)

    auzenph
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    zaqueu_grunge

    É né! Quero muito isso. Acho a SSG bonita e boa. Toquei numa aqui em Recife. A madeira parece ser boa, não é tão pesada quanto uma les paul, o braço estava muito bom(na que toquei), ela é linda (GG1 é feia =p) e barata.

    Só precisava mesmo vender esta guitarra que me serviu muito bem no início, mas já não me serve mais.

    Mas o guv'nor não é uma boa não hein? ahuahau
    a G.A.S é fogo! me pegou de jeito. Eu to querendo uma distorção legal...porque o SD1 é fraco sozinho. E fico sentindo falta. =(

    que dúvida cruel!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda na Atualização de Equipo