improviso em solo o que é válido?

Autor Mensagem
abiliao
Veterano
# mar/13
· votar


ola

eu queria saber mais sobre : solo/improviso e escalas .

eu sei que eu posso por exemplo :

usar a escala de Dó Maior junto com os 3 centros tonais das pentatonicas : C , F , G em todas as oitavas .

existe mais alguma(s) escalas que eu posso usar com Dó Maior para improvisar solos ? quais são elas ?


valeu

abiliao
Veterano
# mar/13
· votar


ninguem sabe me ajudar com isso ?

ola

eu queria saber mais sobre : solo/improviso e escalas .

eu sei que eu posso por exemplo :

usar a escala de Dó Maior junto com os 3 centros tonais das pentatonicas : C , F , G em todas as oitavas .

existe mais alguma(s) escalas que eu posso usar com Dó Maior para improvisar solos ? quais são elas ?


obrigado

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/13
· votar


GiulianoB
cara , tu diz q é o primeiro solo q tu ta tirando , n tenta dar um passo maior q a perna ... tenta tocar igual mesmo , e depois vai estudando improviso aos poucos quando tiver um pouco mais avançado.

abiliao
Veterano
# mar/13
· votar


rhoadsvsvai


voce pode responder estas perguntas pra mim ?

eu queria saber mais sobre : solo/improviso e escalas .

eu sei que eu posso por exemplo :

usar a escala de Dó Maior junto com os 3 centros tonais das pentatonicas : C , F , G em todas as oitavas .

existe mais alguma(s) escalas que eu posso usar com Dó Maior para improvisar solos ? quais são elas ?


obrigado

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/13
· votar


abiliao
olha ... é bem mais amplo que isso... a um nivel que se quiseres , tu pode tocar até de forma cromatica (dó dó# ré ré# mi fa fa# ... e assim vai) e isso sem contar q a guitarra só é um instrumento temperado na teoria , a quantidade de comas e divisões de toms que tu pode alcançar com bends e alavancadas é infinita .... quer dizer, tu pode usar ,toda e qualquer escala que exista no meio musical , e cada uma dessas escalas vai te dar uma textura difernte , que pode ser adequada ou não para aquela situação.

por analogia :
quer dizer , tou la cozinhando um filé ... me vai a ideia de usar mel no filé entre os temperos antes de por na frigideira , ta errado? não! é errado ? claro que não! vai ficar bom ? provavelmente não , mas talves um chef fodão desses de culinaria molecular saiba uma receita que ele tempera a carne com mel e fica excelente... agora mesmo para esse cheff ele não vai conseguir o sabor de um filé tradicional.

e geralmente oque o guitarrista procura no improviso (pelo menos no rock e blues é isso) o filé tradicional , que o seu improviso soe parecido com o dos guitar heros.... ai amigo , vc muitas vezes tem q pensar dentro da escala mesmo . nesse caso , tu podes usar pentatonica de lá menor descançando em dó , pentatonica de mi menor , tu pode começar a escala de dó de qualquer outra nota da escala (os modos)... enfim , pra essa progressão C F G eu usaria a maior natural mesmo em jonio . mas procura o filé com mel que só assim vc não vai ser só mais um.

abiliao
Veterano
# mar/13
· votar


rhoadsvsvai


mas quais são as escalas mais comuns de serem usadas junto ao : Dó maior ? e porque ?

o uso do Dó Maior junto com as pentatonicas : C , F , G eu li num livro de harmonia .

existem mais desdobramentos para o Dó Maior ?


obrigado desde ja

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/13
· votar


abiliao
olha só dos exemplos q eu citei.

pentatonica de la menor.

a ,c ,d , e g

(entra em dó maior)

pentatonica de mi menor

e , g , a ,b , d


modo jonio ,
c , d ,e,f,g,a,b

cromatica ,dó

c,c#,d,d#,e,f,f#,g,g#,a,a#,b

modo dorico.

d , e , f , g , a b.


e por ai vai....

Felippe Rosa
Veterano
# mar/13
· votar


abiliao
o uso do Dó Maior junto com as pentatonicas : C , F , G eu li num livro de harmonia .
Explica isso melhor, ficou meio vago isso aí, são as pentas dos tom que falou ?

Felippe Rosa
Veterano
# mar/13 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


Dupru

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/13
· votar


abiliao
tu pode pensar em triades e tetrades , pra dar um contraste

por exemplo , progressão , C F G .

no momento C vc desse o jonico .

ai quando chegar o F , vc mete a triade de dó ( que como vai começar na quinta de fa vai soar legal) ai vai ser , dó mi sol ,

ai ainda no contratempo antes da harmonia entrar no sol , vc joga cromaticamente e , f ,f#
e entra no sol ao mesmo tempo que a harmonia....

só mesmo um exemplo teorico.

abiliao
Veterano
# mar/13 · Editado por: abiliao
· votar


Felippe Rosa

são as pentas que possuem somente notas da escala Dó Maior ( só notas brancas ) , isso gera 3 centros tonais para melodia com a musica em Dó maior .
rhoadsvsvai

as escalas que voce citou podem ser usadas todas junto com Dó maior , certo ?

o que quer dizer : por ai vai ?

voce tem site ou livro que aborde esta exploração das escalas que funcionam junto ao Dó maior ?

valeu

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/13
· votar


abiliao
as pentatonicas menores (provavlemente as que vc esta se referindo ) de c , f e g não são só notas brancas não.... acho q tu deve ter cometido algume rro de interpretação ai..

por ai vai , eu quis dizer , que qualquer um dos modos gregos de dó ,tu pode usar , é só procurar uma textura q encaixe,(dorico , jonio , frigio etc)

Felippe Rosa
Veterano
# mar/13
· votar


rhoadsvsvai
Nesses graus como base se pode usar a pentatônica menor de Dó também, mesmo o C sendo maior, os graus F e G (4º e 5º) pertencem tanto a escala de C maior quanto menor...
Claro que não vai se poder para em qualquer grau, é aquele velho jogo de pentas maiores e menores que há no blues, o Slash faz muito bem isso, assim como caras mais blueseiros( Eric Clapton, Buddy Guy, Albert King, B.B King, etc...)

abiliao
Veterano
# mar/13 · Editado por: abiliao
· votar


rhoadsvsvai
as pentatonicas menores (provavlemente as que vc esta se referindo ) de c , f e g não são só notas brancas não.... acho q tu deve ter cometido algume rro de interpretação ai..


ai que esta , eu procurei um gerador de escalas na NET e estas 3 escalas sairam diferentes em um gerador e outro gerador que eu achei ..

ficou confuso , mas o livro dizia pentatonicas de C , F , G e um dos geradores de escalas confirmou , as 3 pentas são só notas brancas .


conferi ai :

http://www.cifrasfx.com.br/serv/escalas/index.html

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/13
· votar


abiliao
isso ai é a escala natural de dó em todo o braço , e não as pentas menores...

penta menor de sol por exemplo é sol , SIb , do , ré fa.

abiliao
Veterano
# mar/13
· votar


rhoadsvsvai



voce não entendeu .

coloca la :

escala : pentatonica maior
afinação : teclado
tom : C depois F depois G

voce vai ver que as tres são feitas de notas brancas .

o link :

http://www.cifrasfx.com.br/serv/escalas/index.html

não registrou a escala que eu selecionei .

isso estava em um livro de harmonia tambem , só que eu não me lembro o nome do livro .

até

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/13 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


abiliao
a pentatonica da menor relativa de dó é a de la menor

a pentatonica da menor relativa de sol é a de mi menor .

a pentatonica da menor relativa de fá é a de ré menor.


e sim , toda usam só notas brancas..... mas a pentatonica menor de fá não é a de ré , é a de fá . que não é só notas brancas , a pentatonica menor de sol ,não é só notas brancas e a pentatonica menor de dó não é só notas brancas.

sacou agora?

abiliao
Veterano
# mar/13 · Editado por: abiliao
· votar


rhoadsvsvai

ta rolando uma confusão :

eu estou falando das " pentatonicas maiores " de C , F , G .

e voce das " pentatonicas menores ".

só agora reparei , desculpe-me da bagunça

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/13
· votar


abiliao
acho q é isso mesmoheheh

abiliao
Veterano
# mar/13 · Editado por: abiliao
· votar


rhoadsvsvai
olha só dos exemplos q eu citei.

pentatonica de la menor.

a ,c ,d , e g

(entra em dó maior)

pentatonica de mi menor

e , g , a ,b , d


modo jonio ,
c , d ,e,f,g,a,b

cromatica ,dó

c,c#,d,d#,e,f,f#,g,g#,a,a#,b

modo dorico.

d , e , f , g , a b.


e por ai vai....


esse esquema que voce citou acima ...

transpõe ele pra mim em Dó Maior ?

obrigado


LeandroP
Moderador
# mar/13 · Editado por: LeandroP
· votar


abiliao

Entenda que em música tudo é relativo. Se eu pegar as notas que formam a escala de Dó maior, eu posso conseguir uma escala de Ré menor, Mi menor, Fá maior, etc... Tudo depende do referencial, da disposição dessas mesmas notas.

Veja um exemplo:

Penta de Dó maior:

C, D, E, G e A

Pentatônica de Lá menor:

A, C, D, E e G

Perceba que ambas as pentatônicas são compostas pelas mesmas notas. O que muda é apenas a disposição dessas notas.

Em tempo, veja as notas da escala diatônica de Dó maior:

C, D, E, F, G, A e B

Você pode tirar dessa escala as pentatônicas de:

Ré menor:
D, F, G, A e C

Mi menor:
E, G, A, B e D

Fá maior:
F, G, A, C e D

Sol maior:
G, A, B, D e E (ou F se preferir)

Lá menor:
A, C, D, E e G

Si menor:
B, D, E, F e A

Perceba que todas as notas estão dentro da escala de Dó maior, no entanto, você tem diferentes tonalidades sobre cada grau (nota) da escala de Dó maior.

abiliao
Veterano
# mar/13
· votar


LeandroP


existe escalas com " notas pretas ( sustenidos ) " que podem ser usadas com o " Dó Maior " ?

no caso dos " modos gregos " , eu posso usar todos os que são compostos de notas brancas junto com o Dó Maior ? isso faria mudar o centro tonal igual acontece com as pentatonicas ?

obrigado denovo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a improviso em solo o que é válido?