improviso em solo o que é válido?

Autor Mensagem
GiulianoB
Veterano
# jun/08


e ai galera to aqui perturbando de novo, ontem tinha pedido ajuda pq nao conseguia tirar o solo da paranoid eu nao tinha o ritmo, tipo agora peguei o ritmo em todas as partes do solo vendo inumeras licoes no youtube e escutando o som varias vezes, ate vo pedi pro meu professor de guitarra umas dicas na proxima aula so que quero chega apavorando ja com um solo meio formado hehe , tipo assim.. eu toco ele no ritmo ja so q é super-mega-hiper dificil tocar o solo em alta velocidade igualzinho ao que eu decorei principalmente as partes finais lá na pentatonica tipo assim, é válido eu improvisa, toca o que vier na cabeça ali desde q esteja tocando no ritmo da musica, claro que usando notas da escala sem sair do padrao, mas isso é válido tipo fica uma versao minha do solo mas fica massinha ate hehe, e da pra alongar o solo dos 20 e poucos segundos pra até perto de 1 minuto so fazendo umas bobagens nas escalas.. isso seria errado ou se um dia o cara for toca e quiser faze essas parada tá valendo? pq eh o primeiro solo q to tirando , ja sei toca uma porrada de musica de tudo q eh tipo mas so sabia faze solo da que pais é esse q nem solo é e da smells like teen spirit q tbem nem solo é .. tá valendo!

Blackus
Veterano
# jun/08
· votar


claro que pode cara, esse é o divertido aliás

GiulianoB
Veterano
# jun/08
· votar


hauha massa entao pq achei mais loco toca do meu jeito desde q acompanhe o ritmo e na escala certa ! é que sei lá eh foda nao consegui faze igualzinho so q copia tbem fica chato hehe

EnrickAlves
Veterano
# jun/08
· votar


Improvisa sim cara, é menos chato do que aprender o solo.

GiulianoB
Veterano
# jun/08
· votar


eh verdade pq decora o solo me deu 2 hora de trampo e uma puta dor de cabeça acho q o esqurma eh improvisa, foda q o kra nunca vai consegui faze um solo igual o outro !

jimmy vandrake
Veterano
# jun/08
· votar


pra alongar o solo dos 20 e poucos segundos pra até perto de 1 minuto so fazendo umas bobagens nas escalas..

Isto não vai dar nada. . .

Cara improvise a vontade, (Particularmente acho muito mais digno) mas não alopre, não estrague, não piore a música. Solos de 1 minuto, é morte certa véio. Faça isto não.

GiulianoB
Veterano
# jun/08
· votar


jimmt vandrake

huaha eh verdade cara pq ai começa a repetir muito mas de começo quero fazer solo de 2 minutos se der pra pega mais velocidade e tal ja q to em fase de aprendizado acho q quanto mais melhor hehe :D

jimmy vandrake
Veterano
# jun/08
· votar


GiulianoB

Cara não confunda estudo com tocada na banda. Arruma uns Backing Tracks e dechava, mas na hora de tocar leva direitinho. Também sou guitarrista, e levo quase tudo no improviso, mas acho que tem que haver o espaço para todos na banda. As piores bandas sempre são as que tem ou guitarrista ou baterista aloprado. É indigesto.

GiulianoB
Veterano
# jun/08 · Editado por: GiulianoB
· votar


jimmt vandrake

é verdade cara valeu mesmo , vo ir improvisando aqui pra estudos e tals, nem tenho banda nem sei se um dia vou ter , toco por hobby mesmo e quero aprender o máximo que puder, e nao ser uma maquina de copiar o que os outros tocam hehe, acho que desde que o cara consiga criar algo legal ja tá valendo afinal musica é livre né? tem gente que curte ouvir o "créu" e acha o maximo!
mas eh verdade se um dia toca com banda o cara tem q ter mais disciplina e fazer as coisas certas , tu tem razao brother!

EnrickAlves
Veterano
# jun/08
· votar


GiulianoB
Mas antes de improvisar procure conhecer o solo original, pelo menos de ouvido, pros improvisos sairem melhores.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/08
· votar


GiulianoB

E não esqueça que apesar de básico e simples as pentatônicas não podem ser confundidas com exercício.`Por isso preste bem atenção no que caras como Page, Iommi, Clapton, Blackmore faziam e verás que há muita criatividade e frases muito bem boladas e que nada tem a ver com um sobe e desce de escalas.

Raven_Heart
Veterano
# jun/08
· votar


GiulianoB
Cara, sempre fui muito do improviso também, e te digo uma coisa, por experiência própria...talvez muitos aqui discordem, mas acho importante tentar ao máximo tirar o solo da música igual ao original, pra você pegar a idéia que o guitarrista tava tentando passar, assim como adicionar alguns licks ao teu "acervo"...e aí sim, depois de tirado o solo, você pode improvisar à vontade. Alguns solos são muito marcantes, e fica estranho para quem já conhece a música escutar um solo totalmente diferente. Veja bem, não estou dizendo pra você copiar totalmente, mas manter algumas das partes mais marcantes do solo, e improvisar em cima disso. Identidade própria é importante, mas acho também importante malhar bastante em cima do solo original, isso ajuda bastante a desenvolver algumas técnicas e memorizar licks legais, que você posteriormente poderá usar enquanto improvisa sobre outras músicas. Bons estudos!

felipegoffi
Veterano
# jun/08
· votar


Faça o improviso em cima do principal do solo original, Pegue as partes boas da original e fique improvisando...

GiulianoB
Veterano
# jun/08
· votar


Raven_Heart

pois é brother, eu to tentando ao maximo tira igual o original mas nao sai da uns branco parece hehe, mas se eu for tocar bem devagar sai tudo, mas nao vou esquenta a cabeça tenho so 3 meses de guitarra tenho tempo pra aprende melhor, so que quero ao menos consegui tira esse solo de boa ja que gosto muito desse som hehe!

Raven_Heart
Veterano
# jun/08
· votar


GiulianoB
Mas é isso aí mesmo cara...toque devagar, não adianta querer atropelar as coisas. É mais importante você ir tirando aos poucos, pra ir pegando as técnicas, digitações, e tal. Velocidade vem com o tempo. Meu problema foi justamente esse...de tanto querer só improvisar, não tirar os solos, a velocidade veio, palhetada limpa, rápida e tudo mais, mas me faltam "cartas na manga", entende?

EnrickAlves
Veterano
# jun/08
· votar


de tanto querer só improvisar, não tirar os solos, a velocidade veio, palhetada limpa, rápida e tudo mais, mas me faltam "cartas na manga"
2

Megamedes
Veterano
# jun/08
· votar


Vô fazer isso amanhã na bon jovi. Adicionamos uns compassos a música =)

Isso dá uma peculiaridade a banda. Só não exagere muito.

ogner
Veterano
# jun/08
· votar


GiulianoB

Minha opiniao é parcida com a do Raven_Heart.
Existe uma diferença entre vc imrovisar na musica e improvisar na musico pq nao consegue toca-la...Acho q vc pode e deve improvisar muito. Mas o legal de tirar solos é conhecer tecnicas e estilos de guitarristas diferentes. E o desafio tb. Mas nao acho graça nenhuma mais (agora, pq antes eu me achava pq ja conseguia tocar coisas do J. Petrucci) um guitarrista tocar um solo extremamente dificil do sei la quem e nao conseguir improvisar num simples blues...

eusebio
Veterano
# jun/08
· votar


Cara, pentatônica em E e coerência. Procure não copiar, e sim criar o seu solo, pegue o feeling da música e tente "contar uma história" com o solo.

Guitar_L
Veterano
# jun/08
· votar


EnrickAlves
Raven_Heart
de tanto querer só improvisar, não tirar os solos, a velocidade veio, palhetada limpa, rápida e tudo mais, mas me faltam "cartas na manga"
Mas então se faltam cartas na manga, como improvisar? Só tocar notas dentro da escala não é improviso, é limitação. A coisa toda perde o sentido. Pra improvisar bem, temos que ter fraseado. Ele pode vir de muitas maneiras, desde tirar solos até pura inspiração ouvindo algo.
Abraços

ogner
Veterano
# jun/08
· votar


Guitar_Luppi

É, e eu ja tenho 99% de certeza que pra vc ser um improvisador, foda, sem limites tem que entendet muto bem tb de harmonia. Esse 1% q falta é q sempre existe um mané iluminado que tem o don da coisa..Hehehehe

Sniper
Veterano
# jun/08
· votar


GiulianoB
eu toco ele no ritmo ja so q é super-mega-hiper dificil tocar o solo em alta velocidade igualzinho ao que eu decorei principalmente as partes finais lá na pentatonica

Cara, esse solo nem é rápido assim nao, é só treinar, fazer uns exercicios, que vc tira ele numa boa

Raven_Heart
Veterano
# jun/08 · Editado por: Raven_Heart
· votar


Guitar_Luppi
Mas então se faltam cartas na manga, como improvisar? Só tocar notas dentro da escala não é improviso, é limitação. A coisa toda perde o sentido. Pra improvisar bem, temos que ter fraseado.
Exatamente, esse é o problema, o abismo que existe entre improvisar e improvisar BEM. Tenho meu pequeno repertório de licks e gosto bastante de brincar com algumas técnicas mais "alegóricas", como two-hand tappings e sweeps. Um leigo diria que toco bagarai, mas quem entende um pouquinho mais de música já sabe que sou um guitarrista apenas "aceitável".

rsp_guitar
Veterano
# jun/08
· votar


GiulianoB

pois é brother, eu to tentando ao maximo tira igual o original mas nao sai da uns branco parece hehe

Eu penso dessa forma: se vc se sente à vontade para improvisar em cima do solo original, e já tem competência para fazer algo legal, por que não? E quanto a improvisar o solo quando dá uns brancos, todo mundo faz isso às vezes.
Mas, até para que seu improviso fique no contexto da música é preciso que vc estude o fraseado original, se não consegue tirá-lo, escuta bastante pra pegar a idéia do autor.
Pegue a tab do solo que vc tá achando complicado, divida em trechos menores e estude um por um, e depois que tiver aprendido bem as frases separadas, junte tudo.
Se um solo é difícil pra vc, é porque ele contém os elementos que vc precisa estudar, então o melhor é vc usar esse solo para o seu desenvolvimento musical. Pode ter certeza depois que vc tiver aprendido ele, vc vai estar com uma técnica muito melhor, e com um improviso muito mais contextualizado.

Resumindo (ufa!): Não sabe o solo, mas precisa tocar a música, improvise e continue estudando o solo / sabe o solo, mas acha que pode criar algo legal em cima, improvise / CUIDADO: Algumas músicas tem seu ápice no solo, então, muitas vezes, é melhor fazer o solo original mesmo (vai estar todo mundo esperando pra ouvir ele, aí vc deixa pra improvisar em casa).

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


GiulianoB
improviso em solo o que é válido?

Sim, preferencialmente se o improviso ficar melhor que o solo (isso na opinião da banda e não só na sua ....)!

Lak Lak
Veterano
# jun/08
· votar


eu so totalmente a favor do improviso! mas eu axo importante tirar solos famosos como aprendizado, aprender uns 'moves' novos e tal, vc acaba incorporando isso no seu jeito de tocar...

rsp_guitar
Veterano
# jun/08
· votar


Fernando de almeida
Sim, preferencialmente se o improviso ficar melhor que o solo

Pois é! Eu já vi muito virtuoso por aí acabar com a música preferir um improviso imcopente ao invés de fazer o solão massa que o autor criou. Aí é foda.

Dudu SG
Veterano
# jun/08
· votar


Raven_Heart
Cara, sempre fui muito do improviso também, e te digo uma coisa...


Disse absolutamente tudo, além de técnica, vc ganha experiência. E outra, pra quem ta ouvindo é mil vezes melhor ouvir o solo original do que um improviso. Eu pelo menos não gosto quando alguém improvisa em cima de solos consagrados como o de "Ironman" do Black Sabbath, pra mim isso é acabar com a música.

leviribeiro
Veterano
# jun/08
· votar


cara, vc que tá começando, tira o solo certinho, decora ele, faz de tudo pra saber o original. Depois que o solo já virou mecânico, ous eja, já tá na ponta dos dedos, daí vc pensa em improvisar alguma coisinha, mas nao estraga um solo clássico =)

abiliao
Veterano
# mar/13
· votar


ola

eu queria saber mais sobre : solo/improviso e escalas .

eu sei que eu posso por exemplo :

usar a escala de Dó Maior junto com os 3 centros tonais das pentatonicas : C , F , G em todas as oitavas .

existe mais alguma(s) escalas que eu posso usar com Dó Maior para improvisar solos ? quais são elas ?


valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a improviso em solo o que é válido?