"Criei" um acorde?

Autor Mensagem
Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


lucas-sarmento
Me fala entao , funcionalmente, pra que serviria esse acorde ai.

A unica coisa que consegui foi :


e------------------------------------------------------
B--0------1----------------------------------------------
G--0------0----------------------------------------------
D--0------2----------------------------------------------
A--0------3----------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Mudei o baixo de corda, Tirei a dobra do D pq eh inutil, e tirei o A na corda Mi pq ele tava dificultando tudo. As notas sao as mesmas.

Isso pra mim eh um Gadd9/A indo pro C. V --> I. Viu como depende do exemplo. Acho que consegui um exemplo pra mostra pq da pra falar que eh um Gadd9/A.

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


Toquem e oucam isso ai pra vcs verem oq to falando. .

james_the_bronson
Veterano
# jun/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Minow
A nona substitui a tônica, geralmente. A terça vira quarta, a sétima vira b9, 7M = 6, 5 = #11, 13 ou b13, blablabla etc e tal

Que coisa, não :P ?!?!

heuheuheuehuehuehuehe

jessica_...
Estes dias aprendi um acorde G2, que, no Guiatr Pro ou no CifraClub era assim:

Isso daí é um Gsus4. Famoso acorde do músico cristão \o/ !!!

Uns dias depois peguei esse acorde uns trastes mais pra baixo e ficou assim:

Gadd9/A. Não pode ser G7(9) porque não tem a sétima, apesar de soar bem parecido. E não pode ser Gsus2 porque tem a terça ;) ...

EDIT: Acabo de ver que é o que o carinha aqui de cima disse, huehuehuehue ^^ !!!

Leo_FS
Veterano
# jun/08 · Editado por: Leo_FS
· votar


Covnersei com um amigo, pesquisei bastante e talz e vou corrigir, afirmar alguams coisas e chegar uma conclusao:

Sem um contexto NAO SE PODE afirmar se eh um A7 sus4 9 ou um G/A ( Que existe e chama acordes hibridos e eh muito utilizado, inclusive por guitarristas folks, Satriani usa, mais usado num contexto de harmonia modal).

Poderia ser um A7 sus4 9 Se o proximo acorde fosse um D maior po exemplo. Que eh um V --> I . Eh mais fraco, claro que eh um A7 --> D , mas poderia substitu-lo. Mas essa digitacao esta RUIM. Por isso falei. Toquem esse acorde e um D maior depois. Nao da pra ouvir o V -- > I . Esta estranho. Por isso nao falei A7sus 4 9 mas fui logo pro G/A .

Poderia ser um G/A num contexto tonal, Mas essa digitacao que vc deu esta ruim. Como eu falei ali em cima , poderia resolver em C maior tbm. mas pra isso a digitacao tem que mudar, e a que usei ali em cima eh melhor.

Porem, para esse acorde, nessa digitacao, o melhor mesmo eh utiliza-lo num contexto MODAL. Seria um G/A. Algo como tocar como baixo A A A A , e colorir esse A com diferentes acrodes. como por exemplo Em , Dm , G maior.
Outra possibilidade e talvez a melhor, TAMBEM MODAL , eh fazer algo como :


e-----5------7-----8------3--------------------------------
B-----0------0-----0------0--------------------------------
G-----0------0-----0------0--------------------------------
D-----0------0-----0------0-------------------------------
A-----5------7-----8------3--------------------------------
E-----5------7-----8------3--------------------------------


Utilizar desses "open strings" e colori-las com diferentes baixos.

Meu amigo, terminou a conversa dizendo que a triade de G dentro desse acorde eh muito forte, oq concordo. E Se vc faz A7sus4 9 --> D , vc acaba querendo resolver em G. Oq seria um V/V --> V -- > I . Ele resume falando que esse acorde, nessa "voicing" ( desenho ) eh muito ruim.

toscano diz:
tenta... 5 5 0 0 0 5
toscano diz:
e depois toca D maior
soa como: V/V - V -
toscano diz:
depois o D maior pede um G porcausa da triade forte dentro dele.
toscano diz:
muito tempo conversando sobre uma voicing tao ruim pro acorde, lol

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


Por isso esse forum so me decepciona. Fiquei DUAS horas estudando esse assunto, pesquisando, conversando com outros musicos ( modestia a parte, todos deviam fazer isso. Evolui-se MUITO assim, mais do que pegando escalinhas e treinando na guitarra.) pra ninguem falar nada , nao dar opiniao. Eh triste viu. Por isso nao gosto de postar aqui. Foi legal a discussao com Rabbit, thiago mota e o mega. Vcs fizeram com que eu fosse atras pra aprender. Sao por vcs que esse forum valhe a pena.

thigsm
Veterano
# jun/08
· votar


Alguem sabe onde anda o Panucci?

kiki
Moderador
# jun/08
· votar


thiago motta
pois é, sumiu.

todos
só quero deixar uma coisa clara:
não existe uma convenção sobre nomenclatura de acordes. não existe norma, não existe regras oficiais. ao contrário da escrita de partitura, que é completamente organizada.

assim sendo, sempre vão haver diferentes possibilidades de nomear um acorde.

kiki
Moderador
# jun/08
· votar


jessica_...
"Criei" um acorde?
bom, acho bem possivel que alguem ja tenha criado seu acorde antes de voce.
mas isso não importa. o legal é voce se sentir livre pra mexer nos acordes conforme tiver vontade.
a gente aprende os acordes comuns primeiro, mas depois que aprende a montar eles pode monta-los conforme a necessidade.

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


kiki
Como eu falei , eh uma questao de contexto. Eu expliquei ali as possiveis para esse caso ai.

Oq achou ?

kiki
Moderador
# jun/08
· votar


Leo_FS
é, só depois eu li o seu post

eu não sei dizer se ta certo (nao to com o violão aqui pra conferir), e tambem não entendo tanto de harmonia pra ter certeza, mas acho que tem a ver sim. um mesmo acorde pode ter diferentes nomes, dependendo do tom e da progressão harmonica.

mas o que eu disse é um pouco diferente. é o nome do proprio acorde, de jeito diferente. independente do contexto.
por exemplo, eu acho que é assim: voce pode ter um Aadd9 (adicionado a 9, mantendo a terça) e um Asus9 (sem terça). mas tem gente que escreve só A9. como saber?
principalmente na internet, essa fonte tão rica de cifras, temos sempre variações enormes.
tipo A7M ou A7+ ou A7Maj. é tudo a mesma coisa?

Penta_Blues
Moderador
# jun/08
· votar


Boa noite!!!
Só tenho uma dúvida:
Alguém já parou pra perguntar quais notas compõe o tal Acorde que a nossa colega jessica_... acha que inventou?!
Alguém sabe se trata-se de uma Tríade, uma Tétrade, um Power Chord ou o que quer que seja?
No acorde que ela postou todas as cordas são tocadas?
Acho que tá faltando informação pra se chegar a uma conclusão...
Valeu!!!

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


Penta_Blues
UAUAUHAUHAUHAUHUHAHUAUHAHUAUHAUHHUAUHAHUAUHAUHAUHUHAHUAUHAUHAUHAUHUHAU HAUHAUHAUHUHAUHAHUAUHAUHAUHUH

eh tudo que tenho a dizer. Leia o topico.
Se nao quiser, eu te ajudo : A D D G B A

A proposito, vc acha que eu ia fazer akele post todo ali sem saber as notas dakele acorde??? Ahhh poupa ai vai. ...

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


AH alias , nao interessa se trata de triade , tetrade, power acorde . Isso pouco muda a analise que fiz ali que vc deveria ler.

Minow
Veterano
# jun/08
· votar


james_the_bronson
AhuahuaEhuaehuae, eu tava só esperando você entrar aqui!
Grande aula de arranjo, antes disso eu só sabia do X6 = X7M

Leo_FS
É que por exemplo, a sexta tem a mesma função da sétima maior, então pra rebuscar o negócio você pode substituir a sétima pela sexta, sacou?

Penta_Blues
Moderador
# jun/08
· votar


Boa noite!!!

Leo_FS
Vamos lá então, Sr "Sabe tudo"...

Uns dias depois peguei esse acorde uns trastes mais pra baixo e ficou assim:
e-----5-------------------------------------------------
B-----0-------------------------------------------------
G-----0-------------------------------------------------
D-----0-------------------------------------------------
A-----5-------------------------------------------------
E-----5-------------------------------------------------

Ficou no traste de um A se fosse seguindo do G, G#.
Mas agora eu pergunto: que acorde é esse?


e-----5-------------------------------------------------
B-----0-------------------------------------------------
G-----0-------------------------------------------------
D-----0-------------------------------------------------
A-----5-------------------------------------------------
E-----5-------------------------------------------------
Notas: 1-3-5-9
Acorde: G add9
Notas: 1-b3-#5-b7
Acorde: Bm7#5

e-----5-------------------------------------------------
B-----0-------------------------------------------------X
G-----0-------------------------------------------------X
D-----0-------------------------------------------------X
A-----5-------------------------------------------------
E-----5-------------------------------------------------
Notas: 1-5
Acorde: D5 ou Power Chord em D

e-----5-------------------------------------------------
B-----0-------------------------------------------------X
G-----0-------------------------------------------------
D-----0-------------------------------------------------X
A-----5-------------------------------------------------
E-----5-------------------------------------------------
Notas: 1-4-5
Acorde: D sus4
Notas: 1-2-5
Acorde: G sus2

e-----5-------------------------------------------------
B-----0-------------------------------------------------
G-----0-------------------------------------------------X
D-----0-------------------------------------------------
A-----5-------------------------------------------------
E-----5-------------------------------------------------
Esse eu desconheço.
Mas de repente vc sabe, professor...
Ah, será que não faz diferença?...

Valeu!!!

lucas-sarmento
Veterano
# jun/08
· votar


Leo_FS

Pra mim sinceramente essa sua analise tomando como base certas progressões faz sentido, mas acho um tanto quanto pessoal

E como a digitação eh RUIM? Pode ser ruim pra voce! Eu achei otima a digitação! É questão de opinião!

E de novo! Até onde eu sei nao existe G/A! Porque só tres tipos de inversoes sao aceitas: terça no baixo, quinta no baixo e sétima no baixo

Minow
Veterano
# jun/08
· votar


lucas-sarmento
Até onde eu sei nao existe G/A! Porque só tres tipos de inversoes sao aceitas: terça no baixo, quinta no baixo e sétima no baixo

Então se eu fizer uma música e usar um G/A, está errado?

lucas-sarmento
Veterano
# jun/08
· votar


Minow

Não!

O que estaria errado de acordo com os meus conhecimentos, seria a nomenclatura do acorde!

Isso de acordo com o que eu aprendi sobre música até hoje.

Mas se estiver errado me explica ai o certo! Estou sempre de cabeça aberta para aprender!

Rabbit
Veterano
# jun/08
· votar


Minow
Então se eu fizer uma música e usar um G/A, está errado?

Eu sempre usei esse tipo de acorde. Faz uma funcao de Dominante.

G/A - D7M/9

thigsm
Veterano
# jun/08
· votar


kiki
pois é, sumiu.

Se ele tivesse aqui, ia calar a boca de todo mundo em um post =D

Penta_Blues
Moderador
# jun/08
· votar


Boa noite!!!

Minow
Então se eu fizer uma música e usar um G/A, está errado?
Pra mim o que está errado é dar este nome ao Acorde já que A é 2 ou 9 na Escala e, portanto não pode ser escrito como se fosse uma Inversão.
Valeu!!!

lucas-sarmento
Veterano
# jun/08
· votar


Rabbit

Se você encarar o Lá como tônica (o que na minha opinião está certo) ele vira um V.

lucas-sarmento
Veterano
# jun/08
· votar


Penta_Blues

Exatamente o que eu quis dizer!

Penta_Blues
Moderador
# jun/08
· votar


Boa noite!!!

lucas-sarmento
Se você encarar o Lá como tônica (o que na minha opinião está certo) ele vira um V.
Se fizer isso pra mim seria um acorde realmente estranho: A7sus2sus4...
Valeu!!!

Leo_FS
Veterano
# jun/08 · Editado por: Leo_FS
· votar


Penta_Blues
Puta que pariu vc eh burro mesmo neh , puta merda.
Sse ele colocou 5 5 0 0 0 5 eh pq eh pra tocar tudo neh oh mula.

Penta_Blues
lucas-sarmento
G/A nao eh uma inversao. Eh apenas um La no baixo com um acorde de G embaixo dele. Nada mais que isso. Hora nenhuma eu aflei que eh uma inversao. esse X/Y nao quer dizer que eh uma inversao. Quer dizer que eh um acorde X com um baixo em Y. Portanto pra deixar claro, EXISTE SIM G/A heheh .



lucas-sarmento
Eu ja expliquei no meu post pq ela eh ruim. Ela eh meio indefinida. Essa digitacao nao eh forte suficiente pra esse acorde. Tem dois D ali sendo que poderia ter um E no lugar do D , varias coisas. Eu nao usaria ela pra fazer um A7 sus4 9 -- > Dmajor. Nao usaria ela pra fazer um G/A -- > C . No maximo usaria ela pra aproveitar as open strings e fazer uma harmonia modal em cima disso igual falei ali. Agora, se vc quer usa-las, nao posso fazer nada. Que eh ruim, isso eh fato. Vc pode usar outras digitacoes MUITO melhores do mesmo acorde. Entendeu oq quero dizer? ? essa em particular eh ruim.

lucas-sarmento
Veterano
# jun/08
· votar


ou um A7sus4(9) ou alguma coisa assim! Esse acorde é bastante usado em bossa nova. E nos songbooks do Chediak se não me engano ele era citado sem o sus! Mas nao tenho como conferir agora

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


lucas-sarmento
Ja falei 30mil vezes que pode ser um A7sus4(9) caso ele resolve em D maior por exemplo. Agora , no contexto modal ali que ja citei tbm ele funciona como um G/A. Porem como A7sus4(9), que ja nao eh tao forte como um A7,indo para D maior ele eh fraco , princpalmente porcausa dessa digitacao ai

lucas-sarmento
Veterano
# jun/08
· votar


Leo_FS

Ruim pra você. essa indefinição pra mim é maravilhosa

lucas-sarmento
Veterano
# jun/08
· votar


Leo_FS

E porque voce ta nervosinho?

Leo_FS
Veterano
# jun/08
· votar


Penta_Blues
Quanto ao SR sabe tudo, seja mais coerente. Todas as horas aqui que fiz minahs conclusoes perguntei oq achavam. Perguntei oq nao sabia para o Minow por exemplo.

Mas agora, sou muito mais esperto que vc, me desculpe se isso te encomoda. Posso nao saber mais ( apesar de que estou convicto que sei), mas mais esperto que tu eu garanto que sou. Baixa a bola ai agora, pq depois dakela pergutna ali de qual acorde o cara ta falando com 5 5 0 0 0 5 vc nao merece falar da esperteza e inteligencia de ninguem heheheh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Criei" um acorde?