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Leo_FS Veterano |
# jun/08
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lucas-sarmento Me fala entao , funcionalmente, pra que serviria esse acorde ai.
A unica coisa que consegui foi :
e------------------------------------------------------ B--0------1---------------------------------------------- G--0------0---------------------------------------------- D--0------2---------------------------------------------- A--0------3---------------------------------------------- E------------------------------------------------------
Mudei o baixo de corda, Tirei a dobra do D pq eh inutil, e tirei o A na corda Mi pq ele tava dificultando tudo. As notas sao as mesmas.
Isso pra mim eh um Gadd9/A indo pro C. V --> I. Viu como depende do exemplo. Acho que consegui um exemplo pra mostra pq da pra falar que eh um Gadd9/A.
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Leo_FS Veterano |
# jun/08
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Toquem e oucam isso ai pra vcs verem oq to falando. .
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james_the_bronson Veterano |
# jun/08 · Editado por: james_the_bronson
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Minow A nona substitui a tônica, geralmente. A terça vira quarta, a sétima vira b9, 7M = 6, 5 = #11, 13 ou b13, blablabla etc e tal
Que coisa, não :P ?!?!
heuheuheuehuehuehuehe
jessica_... Estes dias aprendi um acorde G2, que, no Guiatr Pro ou no CifraClub era assim:
Isso daí é um Gsus4. Famoso acorde do músico cristão \o/ !!!
Uns dias depois peguei esse acorde uns trastes mais pra baixo e ficou assim:
Gadd9/A. Não pode ser G7(9) porque não tem a sétima, apesar de soar bem parecido. E não pode ser Gsus2 porque tem a terça ;) ...
EDIT: Acabo de ver que é o que o carinha aqui de cima disse, huehuehuehue ^^ !!!
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Leo_FS Veterano |
# jun/08 · Editado por: Leo_FS
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Covnersei com um amigo, pesquisei bastante e talz e vou corrigir, afirmar alguams coisas e chegar uma conclusao:
Sem um contexto NAO SE PODE afirmar se eh um A7 sus4 9 ou um G/A ( Que existe e chama acordes hibridos e eh muito utilizado, inclusive por guitarristas folks, Satriani usa, mais usado num contexto de harmonia modal).
Poderia ser um A7 sus4 9 Se o proximo acorde fosse um D maior po exemplo. Que eh um V --> I . Eh mais fraco, claro que eh um A7 --> D , mas poderia substitu-lo. Mas essa digitacao esta RUIM. Por isso falei. Toquem esse acorde e um D maior depois. Nao da pra ouvir o V -- > I . Esta estranho. Por isso nao falei A7sus 4 9 mas fui logo pro G/A .
Poderia ser um G/A num contexto tonal, Mas essa digitacao que vc deu esta ruim. Como eu falei ali em cima , poderia resolver em C maior tbm. mas pra isso a digitacao tem que mudar, e a que usei ali em cima eh melhor.
Porem, para esse acorde, nessa digitacao, o melhor mesmo eh utiliza-lo num contexto MODAL. Seria um G/A. Algo como tocar como baixo A A A A , e colorir esse A com diferentes acrodes. como por exemplo Em , Dm , G maior. Outra possibilidade e talvez a melhor, TAMBEM MODAL , eh fazer algo como :
e-----5------7-----8------3-------------------------------- B-----0------0-----0------0-------------------------------- G-----0------0-----0------0-------------------------------- D-----0------0-----0------0------------------------------- A-----5------7-----8------3-------------------------------- E-----5------7-----8------3--------------------------------
Utilizar desses "open strings" e colori-las com diferentes baixos.
Meu amigo, terminou a conversa dizendo que a triade de G dentro desse acorde eh muito forte, oq concordo. E Se vc faz A7sus4 9 --> D , vc acaba querendo resolver em G. Oq seria um V/V --> V -- > I . Ele resume falando que esse acorde, nessa "voicing" ( desenho ) eh muito ruim.
toscano diz: tenta... 5 5 0 0 0 5 toscano diz: e depois toca D maior soa como: V/V - V - toscano diz: depois o D maior pede um G porcausa da triade forte dentro dele. toscano diz: muito tempo conversando sobre uma voicing tao ruim pro acorde, lol
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Leo_FS Veterano |
# jun/08
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Por isso esse forum so me decepciona. Fiquei DUAS horas estudando esse assunto, pesquisando, conversando com outros musicos ( modestia a parte, todos deviam fazer isso. Evolui-se MUITO assim, mais do que pegando escalinhas e treinando na guitarra.) pra ninguem falar nada , nao dar opiniao. Eh triste viu. Por isso nao gosto de postar aqui. Foi legal a discussao com Rabbit, thiago mota e o mega. Vcs fizeram com que eu fosse atras pra aprender. Sao por vcs que esse forum valhe a pena.
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thigsm Veterano |
# jun/08
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Alguem sabe onde anda o Panucci?
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kiki Moderador |
# jun/08
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thiago motta pois é, sumiu.
todos só quero deixar uma coisa clara: não existe uma convenção sobre nomenclatura de acordes. não existe norma, não existe regras oficiais. ao contrário da escrita de partitura, que é completamente organizada.
assim sendo, sempre vão haver diferentes possibilidades de nomear um acorde.
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kiki Moderador |
# jun/08
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jessica_... "Criei" um acorde? bom, acho bem possivel que alguem ja tenha criado seu acorde antes de voce. mas isso não importa. o legal é voce se sentir livre pra mexer nos acordes conforme tiver vontade. a gente aprende os acordes comuns primeiro, mas depois que aprende a montar eles pode monta-los conforme a necessidade.
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Leo_FS Veterano |
# jun/08
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kiki Como eu falei , eh uma questao de contexto. Eu expliquei ali as possiveis para esse caso ai.
Oq achou ?
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kiki Moderador |
# jun/08
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Leo_FS é, só depois eu li o seu post
eu não sei dizer se ta certo (nao to com o violão aqui pra conferir), e tambem não entendo tanto de harmonia pra ter certeza, mas acho que tem a ver sim. um mesmo acorde pode ter diferentes nomes, dependendo do tom e da progressão harmonica.
mas o que eu disse é um pouco diferente. é o nome do proprio acorde, de jeito diferente. independente do contexto. por exemplo, eu acho que é assim: voce pode ter um Aadd9 (adicionado a 9, mantendo a terça) e um Asus9 (sem terça). mas tem gente que escreve só A9. como saber? principalmente na internet, essa fonte tão rica de cifras, temos sempre variações enormes. tipo A7M ou A7+ ou A7Maj. é tudo a mesma coisa?
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Penta_Blues Moderador |
# jun/08
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Boa noite!!! Só tenho uma dúvida: Alguém já parou pra perguntar quais notas compõe o tal Acorde que a nossa colega jessica_... acha que inventou?! Alguém sabe se trata-se de uma Tríade, uma Tétrade, um Power Chord ou o que quer que seja? No acorde que ela postou todas as cordas são tocadas? Acho que tá faltando informação pra se chegar a uma conclusão... Valeu!!!
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Leo_FS Veterano |
# jun/08
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Penta_Blues UAUAUHAUHAUHAUHUHAHUAUHAHUAUHAUHHUAUHAHUAUHAUHAUHUHAHUAUHAUHAUHAUHUHAU HAUHAUHAUHUHAUHAHUAUHAUHAUHUH
eh tudo que tenho a dizer. Leia o topico. Se nao quiser, eu te ajudo : A D D G B A
A proposito, vc acha que eu ia fazer akele post todo ali sem saber as notas dakele acorde??? Ahhh poupa ai vai. ...
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Leo_FS Veterano |
# jun/08
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AH alias , nao interessa se trata de triade , tetrade, power acorde . Isso pouco muda a analise que fiz ali que vc deveria ler.
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Minow Veterano |
# jun/08
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james_the_bronson AhuahuaEhuaehuae, eu tava só esperando você entrar aqui! Grande aula de arranjo, antes disso eu só sabia do X6 = X7M
Leo_FS É que por exemplo, a sexta tem a mesma função da sétima maior, então pra rebuscar o negócio você pode substituir a sétima pela sexta, sacou?
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Penta_Blues Moderador |
# jun/08
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Boa noite!!!
Leo_FS Vamos lá então, Sr "Sabe tudo"...
Uns dias depois peguei esse acorde uns trastes mais pra baixo e ficou assim: e-----5------------------------------------------------- B-----0------------------------------------------------- G-----0------------------------------------------------- D-----0------------------------------------------------- A-----5------------------------------------------------- E-----5-------------------------------------------------
Ficou no traste de um A se fosse seguindo do G, G#. Mas agora eu pergunto: que acorde é esse?
e-----5------------------------------------------------- B-----0------------------------------------------------- G-----0------------------------------------------------- D-----0------------------------------------------------- A-----5------------------------------------------------- E-----5------------------------------------------------- Notas: 1-3-5-9 Acorde: G add9 Notas: 1-b3-#5-b7 Acorde: Bm7#5
e-----5------------------------------------------------- B-----0-------------------------------------------------X G-----0-------------------------------------------------X D-----0-------------------------------------------------X A-----5------------------------------------------------- E-----5------------------------------------------------- Notas: 1-5 Acorde: D5 ou Power Chord em D
e-----5------------------------------------------------- B-----0-------------------------------------------------X G-----0------------------------------------------------- D-----0-------------------------------------------------X A-----5------------------------------------------------- E-----5------------------------------------------------- Notas: 1-4-5 Acorde: D sus4 Notas: 1-2-5 Acorde: G sus2
e-----5------------------------------------------------- B-----0------------------------------------------------- G-----0-------------------------------------------------X D-----0------------------------------------------------- A-----5------------------------------------------------- E-----5------------------------------------------------- Esse eu desconheço. Mas de repente vc sabe, professor... Ah, será que não faz diferença?...
Valeu!!!
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lucas-sarmento Veterano |
# jun/08
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Leo_FS
Pra mim sinceramente essa sua analise tomando como base certas progressões faz sentido, mas acho um tanto quanto pessoal
E como a digitação eh RUIM? Pode ser ruim pra voce! Eu achei otima a digitação! É questão de opinião!
E de novo! Até onde eu sei nao existe G/A! Porque só tres tipos de inversoes sao aceitas: terça no baixo, quinta no baixo e sétima no baixo
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Minow Veterano |
# jun/08
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lucas-sarmento Até onde eu sei nao existe G/A! Porque só tres tipos de inversoes sao aceitas: terça no baixo, quinta no baixo e sétima no baixo
Então se eu fizer uma música e usar um G/A, está errado?
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lucas-sarmento Veterano |
# jun/08
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Minow
Não!
O que estaria errado de acordo com os meus conhecimentos, seria a nomenclatura do acorde!
Isso de acordo com o que eu aprendi sobre música até hoje.
Mas se estiver errado me explica ai o certo! Estou sempre de cabeça aberta para aprender!
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Rabbit Veterano
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# jun/08
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Minow Então se eu fizer uma música e usar um G/A, está errado?
Eu sempre usei esse tipo de acorde. Faz uma funcao de Dominante.
G/A - D7M/9
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thigsm Veterano |
# jun/08
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kiki pois é, sumiu.
Se ele tivesse aqui, ia calar a boca de todo mundo em um post =D
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Penta_Blues Moderador |
# jun/08
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Boa noite!!!
Minow Então se eu fizer uma música e usar um G/A, está errado? Pra mim o que está errado é dar este nome ao Acorde já que A é 2 ou 9 na Escala e, portanto não pode ser escrito como se fosse uma Inversão. Valeu!!!
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lucas-sarmento Veterano |
# jun/08
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Rabbit
Se você encarar o Lá como tônica (o que na minha opinião está certo) ele vira um V.
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lucas-sarmento Veterano |
# jun/08
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Penta_Blues
Exatamente o que eu quis dizer!
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Penta_Blues Moderador |
# jun/08
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Boa noite!!!
lucas-sarmento Se você encarar o Lá como tônica (o que na minha opinião está certo) ele vira um V. Se fizer isso pra mim seria um acorde realmente estranho: A7sus2sus4... Valeu!!!
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Leo_FS Veterano |
# jun/08 · Editado por: Leo_FS
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Penta_Blues Puta que pariu vc eh burro mesmo neh , puta merda. Sse ele colocou 5 5 0 0 0 5 eh pq eh pra tocar tudo neh oh mula.
Penta_Blues lucas-sarmento G/A nao eh uma inversao. Eh apenas um La no baixo com um acorde de G embaixo dele. Nada mais que isso. Hora nenhuma eu aflei que eh uma inversao. esse X/Y nao quer dizer que eh uma inversao. Quer dizer que eh um acorde X com um baixo em Y. Portanto pra deixar claro, EXISTE SIM G/A heheh .
lucas-sarmento Eu ja expliquei no meu post pq ela eh ruim. Ela eh meio indefinida. Essa digitacao nao eh forte suficiente pra esse acorde. Tem dois D ali sendo que poderia ter um E no lugar do D , varias coisas. Eu nao usaria ela pra fazer um A7 sus4 9 -- > Dmajor. Nao usaria ela pra fazer um G/A -- > C . No maximo usaria ela pra aproveitar as open strings e fazer uma harmonia modal em cima disso igual falei ali. Agora, se vc quer usa-las, nao posso fazer nada. Que eh ruim, isso eh fato. Vc pode usar outras digitacoes MUITO melhores do mesmo acorde. Entendeu oq quero dizer? ? essa em particular eh ruim.
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lucas-sarmento Veterano |
# jun/08
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ou um A7sus4(9) ou alguma coisa assim! Esse acorde é bastante usado em bossa nova. E nos songbooks do Chediak se não me engano ele era citado sem o sus! Mas nao tenho como conferir agora
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Leo_FS Veterano |
# jun/08
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lucas-sarmento Ja falei 30mil vezes que pode ser um A7sus4(9) caso ele resolve em D maior por exemplo. Agora , no contexto modal ali que ja citei tbm ele funciona como um G/A. Porem como A7sus4(9), que ja nao eh tao forte como um A7,indo para D maior ele eh fraco , princpalmente porcausa dessa digitacao ai
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lucas-sarmento Veterano |
# jun/08
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Leo_FS
Ruim pra você. essa indefinição pra mim é maravilhosa
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lucas-sarmento Veterano |
# jun/08
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Leo_FS
E porque voce ta nervosinho?
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Leo_FS Veterano |
# jun/08
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Penta_Blues Quanto ao SR sabe tudo, seja mais coerente. Todas as horas aqui que fiz minahs conclusoes perguntei oq achavam. Perguntei oq nao sabia para o Minow por exemplo.
Mas agora, sou muito mais esperto que vc, me desculpe se isso te encomoda. Posso nao saber mais ( apesar de que estou convicto que sei), mas mais esperto que tu eu garanto que sou. Baixa a bola ai agora, pq depois dakela pergutna ali de qual acorde o cara ta falando com 5 5 0 0 0 5 vc nao merece falar da esperteza e inteligencia de ninguem heheheh
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