Adagio Albinoni (guitarra e orquestra)

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jun/08 · Editado por: makumbator


Olá!

Gravei o arranjo que eu fiz do Adagio em sol menor, de Albinoni, em versão para guitarra e orquestra. O arranjo foi feito tendo como base a versão para órgão solo.

Normalmente as versões dessa peça com orquestra moderna são muito "romantizadas" e com isso demasiadamente lentas, quase em "largo" e não "adagio", por isso fiz na velocidade mais próxima do estilo barroco original.

Fiz o arranjo no Sibelius 5.2 e depois exportei para o Cubase SX3, colocando o som da orquestra com o sampler EWQL Silver. Orquestra com violino I, violino II, viola, cello, contrabaixo e grande órgão(manual e pedal).

A guitarra foi gravada com Prodrive II e amplitube 2. Não fiquei totalmente satisfeito com o timbre, mas está valendo!

http://www.youtube.com/watch?v=ASsXxSrcGlU


apenas o áudio em mp3:

http://www.box.com/s/5a6e4b511ad44f104caf

Como de costume, disponibilizo o material completo para quem também quiser tocar ou gravar sua própria versão(quem quiser construir sua versão com outros samplers de orquestra, e na velocidade de sua preferência, basta me pedir que mando o midi do meu arranjo).

Aqui a base sem a guitarra(atenção para os diversos rubatos e ritardandos conforme marcado na parte):

http://www.box.com/s/47455e06acda1bd263b4

Aqui a parte de guitarra com partitura e tablatura, assim quem não lê música também pode tocar. Lembrando que essa foi a digitação que eu usei, mas cada um deve desenvolver a que melhor lhe parecer(pois não existe digitação certa ou errada, apenas opções diferentes que funcionam melhor para cada pessoa).


http://www.box.com/s/f8e7d4c86cf19f791a88

Essa música não é tecnicamente muito difícil, mas é um ótimo meio para se praticar o vibrato e a expressividade em geral.

sobrevivente
Veterano
# jun/08
· votar


makumbator
Sabia que tinha ouvido essa música em algum lugar... foi no G3 Live in Denver com o Malmsteen.

Como a música não exige técnica apurada como você mesmo disse, ela exige um certo controle e interpretação. Itens esses que você soube abordar muito bem.
Parabéns man! Excelente execução e timbre muito bom também.

marcio_zav
Veterano
# jun/08
· votar


Melodia linda essa!


(vou ouvir)

A versão do Malmsteen é foda. :D

TG Aoshi
Veterano
# jun/08 · Editado por: TG Aoshi
· votar


makumbator
Cara, ficou MTO F-O-D-A!!!! <o>

Gostei pra caramba! Se era pro timbre ficar melhor do que já está, então... <o>
Mas o que mais me impressionou mesmo foram os vibratos! Estão perfeitos! Mto bem colocados e, principalmente, bem articulados!

O único problema foram os volume swells por volta dos 3:25 e dos 3:55, que ficaram mal articulados...

Parabéns, velho, curti pra CARAMBA!!!

john_joao
Veterano
# jun/08
· votar


Gostei pra caramba! Se era pro timbre ficar melhor do que já está, então... <o>
Mas o que mais me impressionou mesmo foram os vibratos! Estão perfeitos! Mto bem colocados e, principalmente, bem articulados!

muito boa interpretação!

makumbator
Moderador
# jun/08
· votar


sobrevivente
Sabia que tinha ouvido essa música em algum lugar... foi no G3 Live in Denver com o Malmsteen.

Exato. O Malmsteen costumar tocar essa melodia. No primeiro disco dele ela também está presente como intro de uma das músicas.

Parabéns man! Excelente execução e timbre muito bom também.

Valeu!


marcio_zav
Melodia linda essa!


(vou ouvir)

A versão do Malmsteen é foda. :D


heheh, é os vibratos dele são lindos! Na verdade, sou da opinião de que a melhor técnica do sueco está em seu vibrato, apesar da maioria se surpreender mais com a velocidade.

TG Aoshi

Obrigado!!!

Gostei pra caramba! Se era pro timbre ficar melhor do que já está, então... <o>

Sei lá, a gente sempre acha que pode ficar melhor...



O único problema foram os volume swells por volta dos 3:25 e dos 3:55, que ficaram mal articulados...

Realmente. É difícil fazer isso certinho em 100% dessas notas, até porque o intervalo de tempo entre algumas delas é bem pequeno. Minha intenção inicial era mesmo cortar os ataques, para deixar o som mais delicado nesse trecho(em referência ao dolce escrito na partitura).


john_joao

Valeu! Obrigado por ouvir e comentar.

todos

Estou terminando a tab na parte da guitarra, logo logo posto aqui o arquivo.

makumbator
Moderador
# jun/08
· votar


Aqui a parte de guitarra com partitura e tablatura, assim quem não lê música também pode tocar. Lembrando que essa foi a digitação que eu usei, mas cada um deve desenvolver a que melhor lhe parecer(pois não existe digitação certa ou errada, apenas opções diferentes que funcionam melhor para cada pessoa).

Link:

http://www.4shared.com/file/52087119/42270d92/Adagio_em_sol_menor_Albi noni_-guitarra_com_tab.html

Tataum
Veterano
# jun/08
· votar


makumbator

Perfect... gostei muito, qto aos volume swells.... apela prum pedal de expressão... dá o mesmo efeito e fica mais facil....

hehe, eu sou apelão sim....

Abraço.

zélo cardoso
Veterano
# jun/08
· votar


Meu "Mestre e Consultor", gostei demais !!! Eu e minha esposa ouvimos juntos e achamos realmente muito legal, você tem a música na alma e sua execução nessa música foi sensacional !!!
Parabéns, e um abraço, Zélo Cardoso

makumbator
Moderador
# jun/08
· votar


Tataum
Perfect... gostei muito, qto aos volume swells.... apela prum pedal de expressão... dá o mesmo efeito e fica mais facil....

hehe, eu sou apelão sim....


heheh...valeu por ouvir e comentar. Naquele trecho realmente só um pedal de volume para facilitar!



zélo cardoso

Obrigado "cumpadi" por ouvir e pelas palavras gentis!!!!

diogenes_g3
Veterano
# jul/08
· votar


makumbator
Parabéns, muito bom
e ainda de quebra postou o acompanhamento ^^

makumbator
Moderador
# jul/08
· votar


diogenes_g3

Parabéns, muito bom
e ainda de quebra postou o acompanhamento ^^


hehehe, valeu! E sobre os acompanhamentos, sempre compartilho, assim todos podem tocar!!!

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# dez/08
· votar


makumbator

Gostei bastante, principalmente do timbre. É muito difícil chegar num timbre desse.

Esta peça é ótima, muito boa escolha também, bem expressiva. O fato de ter disponibilizado a partitura, a tablatura e o backing track foi uma coisa fantástica. Bem sacado.

Parabéns!

Abs.

Culino
Veterano
# dez/08
· votar


ressucitando o topico.... ficou óóóótimo cara....melhor que o original ;)...parabens!!!

makumbator
Moderador
# dez/08 · Editado por: makumbator
· votar


supermulti
Culino

Obrigado pelos elogios gente. E incentivo a todos que postam músicas completas no fórum a disponibilizarem ao mesmo tempo a partitura e tab, além das bases de playback. Nada melhor que proporcionar aos demais material de estudo!

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/08 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


makumbator

Ficou muito foda, parabéns.



Eu tava pensando em fazer um arranjo pra ela também, só que com baixo e bateria, algo mais rock e tal.

Vou chama-lo para participar.

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


The Root Of All Evil

Valeu!

Se quiser, eu gravo o baixo em um arranjo seu para essa música. Basta me avisar, e terei o maior prazer!!!

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/08
· votar


makumbator

Quero ouvir sua versão de Honor Thy Father!
Upa ae de novo.

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


The Root Of All Evil

OPa, nem sei se tenho ela ainda. Tenho que procurar!!! Te aviso!

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator

Muito bom relembrar!

Que tal você começar a gravar vídeos pra botar no youtube? Terá mais feedback por lá.

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil


Que tal você começar a gravar vídeos pra botar no youtube? Terá mais feedback por lá.


Já pensei nisso, mas e a preguiça para editar vídeo?(eu não conseguiria gravar de qualquer jeito e com o áudio sendo registrado pelos mics da câmera). Pensei em fazer igual aquela galera que grava só o som e faz uma apresentação tipo "powerpoint" só passando imagens...hashhsa...só para dizer que é um vídeo! HHEhehee!

FAP
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator
Na verdade, sou da opinião de que a melhor técnica do sueco está em seu vibrato, apesar da maioria se surpreender mais com a velocidade.

Idem.

Cara, parabéns, ficou muito bom mesmo! Mas depois que eu ouvi a versão do Malmsteen, nem mesmo a música original me agrada mais huauahua

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator
eu não conseguiria gravar de qualquer jeito e com o áudio sendo registrado pelos mics da câmera

Grava a guitarra em linha enquanto filma, depois sincroniza o som!
Já fiz assim uma vez e ficou legal (exceto pela minha câmera ser fraca).

Pensei em fazer igual aquela galera que grava só o som e faz uma apresentação tipo "powerpoint" só passando imagens...hashhsa...só para dizer que é um vídeo! HHEhehee!

Ehehe igual eu fiz no vídeo da minha música da Rosa :P

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


FAP
Mas depois que eu ouvi a versão do Malmsteen, nem mesmo a música original me agrada mais huauahua

Sério mesmo?
Eu acho a versão do Malmsteen um lixo completo, sério mesmo e sem querer arrumar briga.

Ele mete uns blublu horríveis nesta música que vou te contar...

Sem exagero prefiro esta versão do Makumbator do que a dele.

De Ros
Veterano
# abr/10
· votar


Nossa!!!

Aqui o bicho pegou!
Apesar de eu gostar muito dos ornamentos que o Malmsteen inseriu nessa música, uma versão menos agressiva como a tua ficou demais!!

E o acorde aos 3'01'' ? Quase caí da cadeira! Não imaginava que tinha essa modulação! Passa para maior assim, sem nem avisar! Putz! Tinha que mandar um oficio antes, hehehe!!

Em suma, bom demais! Parabéns, tu toca muito bem, além de fazer ótimos arranjos!

buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy
· votar


makumbator

Fala nobre amigo,tudo em paz? Cara,não preciso nem comentar,ficou muito bom cara.Uma coisa prazerosa de se ouvir,sem barulheiras,fritações e coisas do tipo. Vcs citaram o Malmsteen ,mas eu gostaria(claro,com vossa permissão),de postar um video do saudoso Wander taffo tocando esta mesma canção que também curtia de ver ele tocando.E numa dessas pode servir de inspiração para algúm outro coléga ou até mesmo para que algum coléga que não conheceu,passe a conhecer este GRANDE guitarrista que nos deixou à pouco(e que marcou a guitarra brasileira),posso? Então,peço licença ao coléga:



makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


De Ros

FAP
Cara, parabéns, ficou muito bom mesmo! Mas depois que eu ouvi a versão do Malmsteen, nem mesmo a música original me agrada mais huauahua


Valeu mesmo!

Mas eu ainda gosto mais de uma versão da St. Martin in the fields, que é bem próxima do original, apesar de não ser uma orquestra de interpretação barroca.

The Root Of All Evil

Sem exagero prefiro esta versão do Makumbator do que a dele.


Mas o véio sueco é o véio sueco!Rará!

Das versões que eu já ouvi o Malmsteen tocando(em estúdio ou ao vivo), a que prefiro é a do disco de estréia dele. Nessa há menos ornamentação exagerada e mais sentimento, além de ter um belo timbre da guitarra em todo álbum(melhor que o dos últimos CDs dele, por exemplo).

Aliás, esse primeiro disco dele ainda me agrada bastante.

De Ros

Obrigado cumpadi!

E o acorde aos 3'01'' ? Quase caí da cadeira! Não imaginava que tinha essa modulação! Passa para maior assim, sem nem avisar! Putz! Tinha que mandar um oficio antes, hehehe!!

Hashsah! Legal esse acorde maior assim na lata! Hhehehe!

FAP
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
Sério mesmo?
Eu acho a versão do Malmsteen um lixo completo, sério mesmo e sem querer arrumar briga.
Ele mete uns blublu horríveis nesta música que vou te contar...
Sem exagero prefiro esta versão do Makumbator do que a dele.


Sem stress, respeito sua opinião. Também não sou totalmente à favor dos "blublu" que o Malmsteen faz o tempo todo, mas achei muito interessante a adaptação que ele fez pra Icarus' Dream Suite Op. 4. E ainda com os vibratos dele, ficou sensacional.

Essa música tem um tempo difícil de acertar... pelo menos eu sempre me embabaco naquela parte inicial ali.

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


buddy guy

Cara, eu estava assistindo à TV nesse dia que estava ele e o maestro no programa. Lembro até hoje!

O Taffo é sempre bem vindo! Tenho um amigo que estudou com ele há muitos anos nos primórdios do IGT, e ele adorava o Taffo, tanto no pessoal quanto musical.

Ah, e obrigado pelos comentários elogiosos! Valeu!

buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy
· votar


makumbator
buddy guy

Cara, eu estava assistindo à TV nesse dia que estava ele e o maestro no programa. Lembro até hoje!

O Taffo é sempre bem vindo! Tenho um amigo que estudou com ele há muitos anos nos primórdios do IGT, e ele adorava o Taffo, tanto no pessoal quanto musical.

Ah, e obrigado pelos comentários elogiosos! Valeu!



Opa irmão,disse a verdade cara.Deu muito bem para sentir o teu feeling ao tocar. Sinceramente,não perdi meu tempo em ouvir teu trabalho. Amigo,as vezes que cito o Wander,cito com uma certa emoção e reverência(por tudo que foi o Wander,como músico e pelo legádo que ele deixou). Fico feliz que o amigo tenha de certa forma curtido meu post,pois foi de maneira sincéra e espontânea. Grande abraço e parabéns mais uma vez. Valeu !!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Adagio Albinoni (guitarra e orquestra)