Autor |
Mensagem |
Loilinha Veterano |
# jun/08
Galera.. sou novata no FCC, e gostaria da ajuda d vcs ja usei a busca, + nao obtivi nenhum resposta q pudesse me ajudar. Bom estou com um problema com o som da palheta, sai um som completamente irritante, o som da palheta amplifica com o som e os efeitos da guitarra e da pelaleira, ja tentei de tudo, aumentei e abaixei as cordas, regulei a ponte, afinei a guitarra diferente, reconfigurei alguns efeitos da pedaleira, regulei o ampli, liguei a guitarra em uma mesa de som, em outras caixas de som q tenho aki em casa, ja usei varios tipos de palhetas diferente, + nao consegui mudar nd. Toco guitarra a 1 ano e meio, e soh vim a ter estes problemas de uns 2 meses pra ca! =/ meu equipamento eh de iniciante ainda, as vezes penso q eh por isso q ta acontecendo esses problemas, a minha guitarra eh uma condor rx-20. por favor se puderem me dar uma dica do q pode estar acontecendo,.^^ Agradeço pela atenção, e desculpem pela pergunta idiota.
^^ ;*
|
r2s2 Veterano |
# jun/08
· votar
Loilinha
Troca o pup, deve ter saída muuuuuuuuito alta.
|
Henrique S. Veterano |
# jun/08
· votar
r2s2
os caps são os stock creio eu, nao deve ser esse o problema
acho que esta mais associado a maneira que esta palhetando
|
r2s2 Veterano |
# jun/08
· votar
Loilinha
Ah, me desculpe pela resposta idiota, mas é a única coisa que imagino.
Eu tb tenho esse problema, aí diminuo o presence, diminuo agudos, médios, aumento graves, diminuo ganho e nada dessa merda de porrada chata na palhetada sair.
Como nada resolve, concluí que é culpa do meu captador da ponte, um EMG 89.
Agora espere os conselhos dos que entendem mesmo do assunto, eles vão saber o problema real.
Abraços
|
r2s2 Veterano |
# jun/08
· votar
Henrique S. os caps são os stock creio eu, nao deve ser esse o problema
Então aproveitando, vc acha que pode ser o "meu" problema? Pelo fato de eu usar um 89? No braço é o normal da Ibanez e num sinto isso.
|
ogaitnas Veterano |
# jun/08
· votar
Captador de saída tende a pegar bem o ataque da palheta, experimente afastar um pouco das cordas, tipo abaixa 1mm e testa e assim vai até diminuir o barulho, e tb vale uma conferida na elétrica da guitarra coisa mal ligada ou ligada de forma errada, tb zua com o som, minha mg logo que liguei os meus caps novos, fazinha um estalo da palheta na corda, depois da elétrica e com os aterramentos ligados aonde devia, reduziu a níveis normais o som do ataque da palheta, inaldível de fato.
|
Henrique S. Veterano |
# jun/08
· votar
r2s2
entao cara, eu nunca utilizei esse captador, ja tentou palhetar mais distante da ponte?
(é que eu tenho o habito de palhetar MUITO proximo do braço entao nunca senti esse problema, pode ser isso)
usa palhetas muito grossas, palheta com muita força, tem que ver isso tmb..
valeu!
|
r2s2 Veterano |
# jun/08
· votar
Henrique S. entao cara, eu nunca utilizei esse captador, ja tentou palhetar mais distante da ponte?
Eu palheto sobre o pup do braço.
usa palhetas muito grossas
Uso Fender medium, não creio que seja isso.
palheta com muita força
Só de triscar já dá essa porrada, tb acho q num é isso.
Eu vou aumentar a distância entre o cap. e as cordas como o contrário ali falou, pq as minhas estão a 2 ou 3mm das cordas, muito perto mesmo.
|
Loilinha Veterano |
# jun/08
· votar
Ah, me desculpe pela resposta idiota, mas é a única coisa que imagino. toda resposta eh bem binda r2s2, + tipo.. se os problemas forem nos caps, sera q tem alguma forma q possa regula-los? ou com caps a unica solução seria soh trocar?
tipo abaixa 1mm e testa e assim vai até diminuir o barulh ja tentei fazer issoogaitnas, + nao funcionou. agora com a parte eletrica, eu ja testei os cabos, q estao funcionando normalmente, agora eu soh nao uso nenhum tipo de aterramento..
acho que esta mais associado a maneira que esta palhetando ja analisei essa possibilidade tbm, + o pior eh q nao eh, ate outras pessoas tocando na minha guitarra, ta fazendo o msm barulho =/
|
Henrique S. Veterano |
# jun/08
· votar
r2s2
tente isso, foi mal nao poder ajudar, é que eu nunca percebi esse problema (tirando em stratos que eu acerto o captador com o dedão hehe)
Loilinha
infelizmente não sei te dizer, não é algo que eu esteja familiarizado..
|
thigsm Veterano |
# jun/08
· votar
Loilinha sem querer ser chato, esse problema parece estar na sua mão =P
|
ogaitnas Veterano |
# jun/08
· votar
sem aterramento acho que vc deve ter mais chiados do que baruho de palheta, mas tb reveja o jeito como vc toca como todo mundo disse, vc deve estar dando palhetadas no captador.. hehe
|
Alex_Guitar Veterano |
# jun/08 · Editado por: Alex_Guitar
· votar
Loilinha Seja bem vinda ! Sem saber exatamente como é este "ruído" eu acho que fica meio complicado tentar diagnosticar e opinar, de qualquer forma eu acharia uma boa de vc. verificar a maneira como está palhetando como o camarada thiago motta sugeriu anteriormente.
Ainda em tempo, já tentou "afundar" um pouco mais os captadores para dentro do corpo (mexendo nos parafusos de fixação dos mesmos) e levantar um pouquinho a ação das cordas ? Apesar de vc. perder um pouco de captação da vibração acredito que, se for um problema de uma palhetada mais forte, por exemplo, deva amenizar o ruído indesejado.
|
Mister_Fatal_huhha Veterano |
# jun/08
· votar
po eu já tive esse problema com palhetas... tenho duas guitarras uma cort strato e uma cort x11... na strato quando usava palhetas grossas e de um plástico duro e transparente (3.0mm stubby), fazia uma zuada aguda q n sai... diminuiu no cap do braço... mas n tinha equailização q tirasse o teck teck, na outra guitarra diminui um pouco.. mas tem tb... um colega meu falou q mudando o calibre da corda diminui esse som... (aumentando)... tente trocar a palheta, o material dela... tipo a zuada permanece mas o som dela muda e fica mais ameno... tem umas palhetas de resina q particularmente gosto do barulho delas...
|
Tataum Veterano |
# jun/08
· votar
Altura correta pra captadores é mais ou menos 5mm ( me corrijam se eu estiver errado) acho que pode ser isso, certa vez eu subi os caps pra aumentar o ganho e deu isso tb, aí voltei eles...
|
Tataum Veterano |
# jun/08
· votar
Ah, eu comecei a usar apenas palhetas de nilon tb... melhorou ( (na minha opinião)... Abraço
|
Edu1974 Veterano |
# jun/08 · Editado por: Edu1974
· votar
Loilinha vc disse q só começou a ter esse problema de 2 meses pra cá. o que mudou nesse tempo. algum equip ou efeito novo?
se tiver usando agudos de mais ou efeitos que enfatizem os agudos, a palhetada pode fazer um barulho tipo um pequeno e agudo "click". não sei se é iso que vc está relatando.
gosto de palhetas extra heavy. fazem menos barulho e a pegada é melhor (para mim é claro)
|
Robinson Veterano |
# jun/08
· votar
Simplesmente não entendí nada! Nem com a ajuda dos colegas nem muito menos da descrição de um problema como "Irritante" apenas.
"Irritante" podem ser muitas coisas!
Agora, com palhetas os problemas geralmente são muito poucos. É mais comum haver problemas com regulágens isso sim.
De um modo geral: - Palhetas finas costuma gerar um som mais estalado e agudo. - Palhetas de materiais sintéticos brandos e densos costumam gerar sons mais aveludados e muitas vzs a frição com a corda é capturado pelos pickups, ainda mais se a extremidade for arredondada, menos "pontuda". - Tocar em regiões diferentes da corda gera timbres muito diferentes. Quanto mais perto da ponte mais estalado e agudo e com menor sustain. O contrário acontece se tocando mais próximo da escala.
Agora, dependendo das regulágens do instrumento, é possível que altura dos pickups assim como as suas caracteristicas propiciem barulhos:
Um pickup muito próximo das cordas, além de puxar magnéticamente as cordas limitando a vibração, terá mais volume e maior perda de sustain. Junto disto pode fazer com que muitas vzs a palheta acabe batendo nele.
Alguns pickups, incluindo os "top", conseguem capturar o ataque percussivo da palheta, sobre tudo quando se usa drive. Nem todo mundo se incomoda com isto não.
Mas, repito, não consigo adivinhar o que a colega quer dizer com "IRRITANTE" e aí fica difícil ajudar.
|
El Mariachi Veterano |
# jun/08 · Editado por: El Mariachi
· votar
Loilinha Se tocar com os dedos, o som irritante desaparece?
|
Loilinha Veterano |
# jun/08
· votar
thiago motta
sem querer ser chato, esse problema parece estar na sua mão =P kkkkkkkk.. obrigada pelo conselho..rsrs..
Alex_Guitar bom nao sei se eh o jeito de eu tocar como o Thiago estava falando. pq assim, outras pessoas q sabem tocar, ja tocaram nela, e o ruido fika do msm jeito. =/
já tentou "afundar" um pouco mais os captadores para dentro do corpo isso eu ainda nao tentei, + vou tentar agorinha aki pra ver se funciona =] vlw
Mister_Fatal_huhha acho q o problema q vc ja teve eh o msm q eu to tendo msm...
|
Loilinha Veterano |
# jun/08
· votar
Tataum nao sei, talvez posssa ser as palhetas.. eu uso da dunlop, soh q nao sei se sao de marca boa, nao conheço muito disso.
Edu1974 pra falar a verdade estou usando equipos novos sim.. mais duas caixas e uma mesa de som, + msm quando uso o antigo, ta dando o msm problema. =/
El Mariachi nao muito...
|
Jio-kun Veterano |
# jun/08
· votar
Loilinha
Já tentou trocar de palheta?
|
Loilinha Veterano |
# jun/08
· votar
Robinson eh.... Robinson, bom deixa eu ver uma maneira educada de te explicar isso.. tipo o som "irritante" q eu descrevi aki, q vc nao conseguiu enterder é q, quando eu toco, a palheta faz um barulho muito alto, junto com a nota, e fika "irritante" msm, principalmente em solos rapidos, nao sei o q pode ser, + ate com a guitarra desligada, sem ampli. nem nd, nao sai esse som da palheta, e fika muito alto msm, as vezes parece q sai um barulho maior do que o da nota tocada. ate em um video q eu tava gravando, com uma musica do satch q é mais lenta, sai o som da palheta =/ nao sei o que possa ser.. por isso estou pedindo ajuda aki no FCC. Desculpa se nao consegui fazer vc compreender o que eu queria dizer...
|
Loilinha Veterano |
# jun/08
· votar
Jio-kun unhum.. ja usei 5 diferentes aki. + ate agora nd.. usei uma de 3.0(jim dunlop) mm, 2.0 mm(dunlop), e + 3 aki de mais ou menos 1.00mm. ( nao pra ser sincera nao sei de q marca sao)
|
Alex_Guitar Veterano |
# jun/08
· votar
Loilinha Vc. ainda tem este vídeo ou gravação ? Se tiver, poste para escutarmos o "ruído" e tentar ajudar melhor vc.
|
Homem Cueca Veterano
|
# jun/08
· votar
Pra que diminuir o barulho da palhetada?? É a coisa mais bonita de se ouvir!
Nada como ouvir aquela sequencia cavalar de notas escutando cada palhetada.
=)))
|
Robinson Veterano |
# jun/08
· votar
Loilinha
Pois é... me desculpe mas não consigo entender mesmo ao que você se refere dado que a descrição sua não está nos ajudando a entender o problema.
Que palheta faz barulho... claro que faz, do contrário para que serviriam?
Agora o "ruído" adicional à palhetada ao que vc se refere só pode ser um problema caso seja algo fora do comum e dificilmente isto seria culpa da palheta, a menos que vc esteja usando uma de material metálico que interfira no campo magnético das bobinas que me perece não ser o caso.
A sua guitarra tem pickups singles e, pelo visto, vc está usando distorção. É bom lembrar que pickups singles geram ruído mesmo e isto é normal.
Agora seria muito bom vc postar um link com uma demostração para entenderemos melhor e tentar ajudar.
|
Guitar_L Veterano |
# jun/08 · Editado por: Guitar_L
· votar
Loilinha Eu acho que é pura encanação tua ;) Experimente tocar com outra guitarra e outro set pra confirmar isso. Abraços
|
Pombo Veterano |
# jun/08
· votar
Loilinha Vc. ainda tem este vídeo ou gravação ? Se tiver, poste para escutarmos o "ruído" e tentar ajudar melhor vc. (2)
Bem se vc fez todo o tipo de regulagem, troco paleta, abaixo captador, se outras pessoas viram o mesmo problema e vc ja viu q ta tocando da maneira certa. Creio eu que deve ser a parte elétrica.
Você ja testou os 3 captadores e dá o mesmo barulho?Se os 3 captadores tão assim, acho dificil 3 captadores estragarem do nada. Talvez a chave que seleciona os caps ou o potenciometro podem estar ruins. Aconselho vc a levar num luthier ou a alguem q entenda dessa parada de eletronica pra conserta.
|
Loilinha Veterano |
# jun/08
· votar
Alex_Guitar Pombo
Vc. ainda tem este vídeo ou gravação ? Se tiver, poste para escutarmos o "ruído" e tentar ajudar melhor vc.
nao tenho mais o vide q fiz, + vou ver se consigo gravar outro esse fds.. e posto aki pra vcs.. ^^
Guitar_Luppi hm.. vou experimentar sim..
nham.. obrigada a todos pelas e dicas e pela atenção ^^ =*
|