Cuidado com a Tendinite pessoal ! Relato pessoal

Autor Mensagem
    David Gilmour
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: David Gilmour

Primeiramente, gostaria de dizer que já deixei de ser um membro ativo do fórum há um bom tempo (salvo algumas passagens), mas assim q passei por tal situação e dado ao repouso forçado no qual fui submetido e, principalmente, o fato de possivelmente nunca mais poder tocar coisas q eu curtia, resolvi pedir a uma amiga que digitasse esse tópico.

Segundo... quero deixar claro que nunca passei de um cara que tinha a guitarra como hobbie, sem objetivo de me aprofundar muito nos estudos da mesma mas, quando tinha tempo, curtia tocar com bandas na cidade natal e fazer uns showzinhos... O post vai ficar meio grande, mas acho q é válido pros mais novos e pra quem está começando a gostar da coisa...e PRINCIPALMENTE... alertar a galera q tendinite é uma coisa q mtos manés - como eu - não dão a devida importância e ela pode sim te ferrar pra valer...

Comecei a tocar com 17 anos, em 2003... E convivo com pcs (outro mal para a tendinite) desde os 12... Nunca fui de me aquecer ou fazer exercícios antes de tocar e sempre senti pequenas dores no pulso, seja quando tocava, seja quando passava longos períodos digitando no pc... Tanto meu estágio, quanto a minha profissão exigem o pc (nada relacionado a informática, ou seja, não o uso tão constantemente)... Nunca procurei um médico pra isso... Situação agravada ainda mais pelo fato de ter quebrado o pulso direito por duas vezes e não ter tido uma boa recuperação da última vez (fugi da fisioterapia quando achei q já era o suficiente... Se giro minha mão, meu pulso estrala constantemente...

Com relação a guitarra, principal foco aqui, tive banda até o início de 2006, quando, infelizmente, não tive mais tempo pra tocar e praticamente parei de lá pra cá, salvo alguns dias esporádicos... coisa de um a cada 2, 3 meses....
    Recentemente, tendo em vista que minha faculdade tinha acabado e tinha arrumado um emprego interessante, resolvi comprar um teclado, coisa q sempre me agradou, pra voltar a tocar algo nas noites livres... Percebi que minhas dores estavam ainda mais fortes, mal conseguia fazer aberturas, mas teimoso, achei q era devido ao longo período sem tocar nada regularmente e pelo fato do teclado ser uma novidade pra mim...

Ademais, já desde o ano passado, tenho tido dificuldade para escrever (manualmente) e, cerca de 3 meses atrás, em uma prova dissertativa que era necessário escrever umas 8 laudas, vi que a dor estava começando mto mais cedo e mais forte que antigamente.... Finalmente, tomei vergonha na cara (em parte) e resolvi procurar um médico...
    Marquei consulta com um ortopedista, que diagnosticou uma tendinite avançada e me mandou ficar com o pulso em repouso (com uma tala) e me receitou um anti-inflamatório... No dia seguinte, eu teria de fazer mais exames, radiografias, etc... Não fui fazer... óbvio... tampouco fiquei em repouso, afinal a gente acha q trabalho é a coisa mais importante do mundo...

A gota d´agua veio neste final de semana... Uma semana antes, no feriado, eu e meus amigos da época da primeira banda resolvemos marcar um ensaio neste fim de semana pra brincarmos e relembrar aquela época... Viajei pra minha cidade de novo e seco pra tocar....

A festa acabou cedo... Senti fortes dores na primeira música, não tinha mais abertura alguma.... pra vcs terem noção, power chords... eu só conseguia usar o dedo anelar e o mindinho sem q a dor ficasse forte... Teimoso continuei tocando até q o direito, q sempre foi o ferrado, não agüentou mais...

Hoje de manhã procurei um médico e ganhei folga forçada do serviço por no mínimo dez dias... Amanhã farei uma radiografia, vou retornar ao médico e se necessário será feita uma ressonância... Já fui alertado que ou cuido pra valer da tendinite agora ou em um futuro muito breve pode ser necessário uma intervenção cirúrgica (coisa q o médico acredita ter passado perto já desta vez) no pulso direito... E com certeza meu pulso direito vai ser engessado amanhã...

Já fui alertado que meu molho deve durar mais de 10 dias... Guitarras, teclados, afastados por prazo indeterminado... Talas constantes pra trabalhar no pc e o máximo possível do antebraço apoiado na mesa para tanto...

Portanto rapaziada... tomem cuidado... não cheguem nessa situação... Façam aquecimento antes, tomem cuidado... Pq é frustrante ter não só o serviço, mas um dos hobbies predileto prejudicados por seu próprio desleixo.. Aprendendo na base da pancada... Se perceberem q a dor tem sido constante e gradual, não fiquem enrolando... Procurem um médico... Se eu q era "guitarrista" de feriado já fiquei chateado... imagine um de vocês que estão sempre tocando passando por isso...

Abraço a todos...

Naka-man
    Veterano
    # jun/08
    · votar

Meu pêsames.

pacificpoker
    Veterano
    # jun/08
    · votar

David Gilmour

Nunca fui de me aquecer ou fazer exercícios antes de tocar e sempre senti pequenas dores no pulso

(fugi da fisioterapia quando achei q já era o suficiente... Se giro minha mão, meu pulso estala constantemente...

velho!!!o meu tambem estralha quando eu giro o pulso.... eu lembro que quando eu era pequeno acho que coloquei gesso no braço.. mas não lembro pq.. e tirei ele com uns 3 dias... sendo que era pra ficar 15... mas me assustou esse negocio de estalar o pulso... mas sera que só aquecimento já soluciona todos os problemas??

David Gilmour
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: David Gilmour
    · votar

pacificpoker
    Olá.. Suficiente não sei se é, mas com certeza ajuda.
    Eu tive os pulsos ferrados por uma série de motivos.
    Pc desde cedo, trabalho com pc, guitarra tocada de forma errada, recuperação de lesão mal feita...
    Eu não indaguei meu médico com relação ao que deve ser feito pra se evitar a tendinite em guitarristas... Hoje nem tocava mais praticamente, meu foco e preocupação é outra hehe.. Mas como travei tocando, lembrei do fórum na hora...

Quanto ao estralar... Se for um estralo pequeno, relaxa q é normal... acho q de todas pessoas estralam conforme o movimento... Mas se ele for alto, vc sentir um atrito as X, é diferente... Eu já tinha sido alertado q o meu não era normal...

Aero
    Veterano
    # jun/08
    · votar

David Gilmour

Cara, boa sorte aí com o seu pulso...
    Tomara que não tenha que operar!

E muito obrigado por vir avisar a todos, mesmo estando nesta situação!

Melhoras aí!

David Gilmour
    Veterano
    # jun/08
    · votar

Pessoal, vou me mandar da frente do pc pq to ficando sem quem digitar já hehe...
    Se alguém quiser saber de algo, deixe a pergunta no tópico q na medida do possível e qdo estiver melhor pra digitar, ou alguém tenha saco pra fazer isso por mim (q não vai ser eu de novo rs), eu respondo...

Aero
    Veterano
    # jun/08
    · votar

David Gilmour

Outra coisa...
    Sabe algum aquecimento, que ajude?

Valeu! :D

Negotiberio
    Veterano
    # jun/08
    · votar

Eu ia postar isso mas... depois percebi que eh caso pessoal...
    -----------------------------------------------

Melhoras ae man...

=/

lucas-sarmento
    Veterano
    # jun/08
    · votar

Aero

Cara, tem um tópico fixo ali em cima que fala sobre tendinite e outras lesões que da umas dicas de aquecimento.

Negotiberio
    Veterano
    # jun/08
    · votar

lucas-sarmento
    Cara, tem um tópico fixo ali em cima que fala sobre tendinite e outras lesões que da umas dicas de aquecimento.

Ele está postando a história dele man...

Aero
    Veterano
    # jun/08
    · votar

lucas-sarmento

Eu já tinha dado uma olhada, rapidinha...
    Mas não tinha achado nada...

Vou procurar melhor! xD
    Valeu!

Aero
    Veterano
    # jun/08
    · votar

Negotiberio

Hehe...
    O post dele foi pra mim, porque eu perguntei sobre formas de aquecimento!

Rapha_krust...
    Veterano
    # jun/08
    · votar

FUDEU O GILMOUR TÁ COM TENDINITE!!!

Fisioterapeuta
    Veterano
    # jun/08
    · votar

por isso que eu falo, deem mais atenção ao meu topico pinado la em cima... tendinite e coisa séria que pode acabar com a carreira de muita gente...

melhoras pra vc gilmour

Tycoon
    Veterano
    # jun/08
    · votar

Já sofri desse mal também.
    Muito PC e guitarra por longo tempo, sem cuidado e já era.
    Mas diagnostiquei bem no início e deu pra recuperar rápido.
    Mas a má notícia é que mesmo depois do tratamento o braço e as mãos nunca mais foram os mesmos.

r2s2
    Veterano
    # jun/08
    · votar

Nem me fale sobre isso..

toty
    Veterano
    # jun/08
    · votar

ficar sem guitarra, nem posso imaginar a dor!!!

Tycoon
    Veterano
    # jun/08
    · votar

O primeiro sintoma que tive era como um choque na mão enquanto formava um acorde. A mão chegava a pular do braço da guitarra.
    Logo em seguida percebi que mão esquentava bastante e permanecia quente por bastante tempo.
    Depois surgiram as dores, na palma da mão e no ante-braço.
    Pouco antes de eu procurar a fisioterapia, eu tinha pouca força pra segura os acordes. Cerca de 20 minutos tocando eram suficientes pra ficar dolorido por uns 3 dias.
    Todas as outras atividades dava pra fazer normal, exceto aquelas que usam movimentos parecidos ao de tocar guitarra.

Quando vi que não dava mais, procurei a fisioterapia.
    Nas duas primeiras semanas nada de guitarra e muito pouco PC.
    O tratamento durou 5 meses e baseava em alongamentos, uso de eletrodos, massagem e exercícios de fortalecimento dos músculos.
    Os exercícios só iniciaram mesmo depois da inflamação ter sido cura. Usa-se aquelas bolinhas de borracha e alteres de 1kG.

leoc_rj
    Veterano
    # jun/08
    · votar

Cirurgia é o menor dos teus problemas. Você corria, ou corre, sério risco de ser aposentado por invalidez.