Dúvida Fender Mexico

    Autor Mensagem
    Asafe_Tribe
    Veterano
    # mai/08


    Olá, sou novo no fórum e gostaria de uma opinião de vcs, recentemente comprei uma fender Mexico 1990, a guitarra tá com o hardware ok, no entanto precisa de uma pintura nova e tenho interesse de trocar os captadores...ela é HSS com Floyd instalada, minha dúvida é se vale a pena investir nela, pintar trocar os captadores, de repente trocar a ponte por uma gotoh, ou vendo e compro uma RG350 que possivelmente vai atender tbm, pois já tenho uma guitarra modelo strato squier, e comprei outra com humbucker pra tocar um estilo rock fusion, satriani, Oficina G3, e etc

    Megamedes
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Asafe_Tribe

    Depende, o acabamento dela é bom? A madeira usada é boa? A escala é boa? E tal. Se você gosta da guitarra, ela é confortável pra você vale a pena.

    Me parece um bom investimento, mas só vendo ela pra saber. Tem muita gente que não gosta das mexicanas, acho que depende da série e ano que foi feita, eu não conheço muito disso então vou ficar te devendo.

    luxos
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    eu comprari a rg350 de uam vez


    vai ter o maior trabalhão pra arruma a guita...

    agr a rg já é melhorzinha...muito melhor da um up na rg do q nessa fender ae
    xD

    Asafe_Tribe
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    O acabamento é perfeito, madeira, muito boa a data é de 1990, primeiro ano de fabricação da fender no Mexico (se não me engano) MN008023 é o número de série.

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    Asafe_Tribe

    Colocar um Floyd Rose Gotoh ou Original by Schaller pode não ser um bom negócio.

    Você deve verificar qual o "radius" (raio, curvatura) da escala para certificar-se da equivalência com o do Floyd Rose (+- 12 polegadas).

    Normalmente as Fenders ultilizam o "radius" de 10 polegadas, as vezes 9,5 ou até menos. Se você não atentar para isso, poderá ficar com os MIs um tanto mais altos que as outras cordas, pois o Floyd Rose não possui regulagem individual de altura para cada corda.

    Além disso você precisa verificar o "pitch" entre as cordas, pois é possível que (novamente) os MIs fiquem excessivamente perto da borda da escala. As pontes Stratocaster Vintage Steel Block, que equipam os modelos mais caros usam o "pitch" 11,3 mm, enquanto as pontes Mexicanas e American usam o "pitch" 10,8 mm.

    As Fenders são propensas a isso (cordas na beira da escala), particularidade que não gosto.

    Não custa examinar estas questões. É melhor que depois se arrepender de ter estragado um bom instrumento com modificações que não surtem o efeito desejado.

    As alavancas, mesmo as de boa qualidade tem lá os seus macetes, vantagens e desvantagens. Além disso o preço excessivo de um tremolo Gotoh, para não falar no Schaller, mais a mão-de-obra para instalação, novo acabamento são anti-econômicos.

    Você já tem uma guitarra com um trêmolo utilizável, bem honesta, primeiro decida se você gosta tanto assim de alavanca, se vale a pena tanta alteração e despesa.

    Saudações.

    Asafe_Tribe
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen


    Obrigado pela dica,


    Infelizmente já a comprei com a Floyd instalada, se o antigo dono observou essas questões não sei dizer, o detalhe foi que ele pintou ela de branco e ficou horrivel a pintura, até os captadores o cara pintou (dá pra acreditar), por isso estou na dúvida se dou um trato nela, e fico com ela, pois o acabamento da guitarra é relmente superior à minha antiga Squier, ou se vendo e compro uma RG350, ou mesmo uma Viva Gold. Mas valeu pelo toque vou dar uma olhada nisso sim!

    ragio.
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    particularmente eu compraria um zero men ...

    e o acabamento das ibanez tb são impecaveis.


    abraços,
    ragio !

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Asafe_Tribe

    Verifique as informações que lhe dei.

    Com relação ao Floyd, ele pode ter sido originalmente instalado na própria fábrica. Era muito comum nos 90's, como ainda é, pois tem até Squiers com Floyds Licenciados.

    Veja este anúncio:

    http://www.cafemusic.com.br/guiaprod.cfm?ID=480&procura=classic

    Saudações.

    Juliano P
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen
    Opa..ja tinha reparado nisso msm...
    algumas fender tem a corda Mi e a mizinha bem perto do fim da escala..quase saindo do braço hehe..
    e algumas ainda tem um espaço igual a minha...
    entao a ponte dessas fender mais caras, sao mais largas?
    a distancia entre as cordas eh um pouco maior?


    valeuuu!

    Juliano P
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    um Upzinho pro Zero Zen ver..
    hehehe

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Juliano P

    São !

    As pontes Fender trabalham, via de regra, com dois tamanhos, uma com "Pitch" 10,8 mm e outra 11,3 mm, entre as cordas.

    As alavancas Vintage, feitas com bloco inferior de aço, normalmente tem o "pitch" maior, ou seja, maior distância entre as cordas. Normalmente são usadas em redições. Examine algumas fotos.

    As Mexicanas e Americans até 2007, normalmente usavam o "pitch menor, pois as cordas ficam menos próximas das bordas da escala.

    Nas novas Americans, que utilizam uma ponte modificada, com "saddles" fixados pelo centro, não mais pela ponta, não sei que medida estão usando.

    Acredito que seja o "pitch" menor, pois é muito mais segura de tocar, evitando o risco da corda sair da escala numa digitação mais suja e imperfeita.

    Por esse detalhe (para mim, deplorável numa Fender) acho mais confortável tocar na Squier 95 MIK que possuo que na American.

    Quanto a este aspecto isoladamente, só tenho elogios às Ibanez Artcores, em especial ao modelos AS 73, pois o braço é impressionantemente confortável e largo, sem economia de Rosewood. Sobra um monte de escala ao lado de cada Mi. rsrsrsr

    Para quem passa grande parte do tempo brincando num violão clássico Giannini, a Ibanez fica bem mais familiar, inclusive em relação ao "radius", por volta de 12 ou 14.

    Dê uma olhada no site da Hosco Gotoh e observe que eles informam todos os detalhes e medidas das pontes e alavancas por eles produzidas.

    Precisão e detalhamento germânico em hardware feito por nipônicos.

    Saudações.

    Juliano P
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen
    Opa amigo...
    muito obrigado pelas informações ai...
    eu sempre via msm stratocaster da fender..com as cordas berando a escala..esses dias msm fiz ate uma pergunta sobre as cordas q passavam em cima dos polos dos captadores..e outras que passavam de lado...principalmente a mi e a mizinha...
    e encaixa certinho nessa informação de ponte tb...
    agradeço muito por ter ajudado!
    um grande abraço ai!

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    Juliano P

    entao a ponte dessas fender mais caras, sao mais largas?
    a distancia entre as cordas eh um pouco maior?


    A ponte eu não sei, mas a distância entre as cordas das Reedições normalmente é.

    Para mim é uma mudança para pior.

    A grande qualidade, na minha opinião é a utilização do bloco inferior em metal mais denso, aço por exemplo (algumas empresas fazem em latão, bronze).

    A Callahan Vintage Guitars por exemplo, fabrica e comercializa pontes inteiras e também kits com o bloco em aço.

    Esta é preferência de muitos, mas de forma nenhuma é uma unanimidade.

    Guitarristas do quilate de Allan Holdsworth afirmam de forma peremptória que as ligas leves no bloco não absorvem tanto o som e energia das cordas como os blocos pesados de aço, ou seja, a liga leve "mata" menos o timbre.

    Quem tem razão ? Eu que não sei. heheheheh

    T +

    Juliano P
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen
    a minha mexicana tem um espaço de escala msm..dps da mizao e da mizinha..
    nada mto grande...mas maior q as reedições e algumas signatures q eu vi...
    sempre vi fotos da eric johnson signatures..e em algumas fotos..parecia q a corda ate saía da escala hehe

    Blackus
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    RG nada, investe na fenderzinha.

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Juliano P

    É só medir a distância entre o centro do Mi da 6ª e o centro do Mi da 1ª corda com os "saddles" bem agrupados.

    10,8 X 5 = 54,0 mm

    11,3 X 5 = 56.5 mm

    Dois milímetros e meio é uma bela diferença.

    A propósito: Ví seu outro tópico sobre os buracos nos corpos da Fender. Minha Squier Koreana não tem, nem a American

    T+

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Juliano P

    O vídeo do SRV Austin City Limits mostra ele tocando com uma Strato em que o Mizão praticamente está fora da escala.

    Deprimente. hehehehehe

    Juliano P
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen
    medindo a distancia entre as cordas na ponte..a minha ta com 52 mm
    hehehe

    |A minha fender tem aqueles furinhos sim..embaixo das cavidades dos captadores...hehe...

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    Juliano P

    Meça a distância entre o centro das cordas, não entre elas.

    De qualquer forma estou lhe dando os dados das pontes de reposição da Gotoh, e a Fender pode utilizar medidas levemente diferentes.

    Além disso os "saddles" podem ser levemente "undersized".

    Mas ficou bem claro que a sua ponte não é a vintage, que tem medidas muito ruins, pois espalha demais as cordas.

    Quanto aos captadores, esta grande quantidade de modelos e medidas de ponte, só poderia acarretar discrepâncias quanto à posição dos polos dos pickups.

    De uma olhada no site da Steffner, pois você vai encontrar a informação de que ele fabrica singles em duas medidas. Acho que 52mm e 51 mm.

    Tudo isso para usar uma menor distância no pickup da ponte.

    T +

    Juliano P
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen
    Mas eu medi no centro das cordas msm..e deu 52mm...
    deve ser uma pequena diferença... pois nem está sobrando mta escala depois da mizao e da mizinha..
    só no captador do braço..q a mizao e a mizinha passa um pouco fora dos polos..hehe as cordas passam pra dentro dos captadores..e deixam os polos pra fora..hehe...

    mas muito obrigado pelas informações ai...
    valeu msm!
    abraçoooo!

    Asafe_Tribe
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bom, conferi em minha guitarra e ambas cordas Mi (maior e menor) não passam da escala, tem uma sobra sim, e olha que a floyd rose dela não é original de fábrica, conversei com um luthier ontem, e ele me falou que dar uma geral na pintura dela ficaria por volta de uns 200,00, daí eu trocaria os captadores da minha Squire com os dela (os da minha squire são Fender american Standard, tem um sonzão, troquei há um tempo já), e aí precisaria trocar só o humbucker dela, pra ficar filé, a ponte não trocaria, é muito caro...

    Asafe_Tribe
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    ou faço isso, ou vendo ela do jeito que tá e compro uma Cort X-11 ou RG350, pra ficar com duas guitarras uma strato e uma com microafinação...

    Kamus23
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Asafe_Tribe

    Posta uma foto da sua guita...

    Abraços

    Asafe_Tribe
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Como faço pra postar???

    Kamus23
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Asafe_Tribe

    http://imageshack.us/ posta aqui muito facil...

    Asafe_Tribe
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Asafe_Tribe
    · votar


    http://img178.imageshack.us/my.php?image=dsc04208na1.jpgFoto 01- Fender Mexico 1990

    Asafe_Tribe
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    http://img229.imageshack.us/my.php?image=dsc04214pv5.jpgFender Mexico - Close

    Asafe_Tribe
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    http://img229.imageshack.us/my.php?image=dsc04218wq1.jpgUltima - Close

    Asafe_Tribe
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Kamus 23[b][/b]


    Conseguiu Abrir? Ver as fotos, como ela é branca os detalhes não vão ser possiveis de ver, essa Floyd foi adaptada, mas não tem problema não, funciona normalmente...

    Kamus23
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Asafe_Tribe

    Sim sim...

    Muito bonita sua guitarra...

    Ta ficando bem vintage...

    Eu se fosse você ficaria com ela...

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Fender Mexico