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Renatu Veterano |
# mar/08
a configuração do acorde seria (1 7b 9 11).. e o modo mixolidio tem a 7b.. encaixa..tbm tem a 9 e a 11 q seria a 2 e a 4... blz até axo q sakei.. mais e expliquem melhor.. o pq do D/E...pq do E mixolidio... ? num sei c ficou clara minha duvida... =s
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thilawyer Veterano |
# mar/08
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Cara... juro q naum entendi sua pergunta... mas vamos lá...
E mixolidio é o V grau da escala de A/F#m
Se vc tocar a escala de A sobre o acorde D/E causa a intenção do mixolidio pq o baixo em E gera esse efeito... o D também faz parte da escala... sendo do IV grau...
D/E eh uma inversão do acorde D com a 2ª no baixo...
Tentei dar uma resumida no q seria o E mixolidio.. mas dah uma melhorada na sua pergunta pra gente entender o q vc queria rsrs
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thilawyer Veterano |
# mar/08
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Agora eu vi o titulo cara... li o post mas desconsiderei o titulo...
Veja... o E mixolidio resolve bem no D/E pq as notas desse acorde saum: E,A,D,F#... Qual outro acorde ele resolve!? O A certo!? Q tem... A,D,E... se adicionarmos uma 6ª/13ª temos o F#... invertendo o baixo para o E... temos um A13...
Serah q me entendeu?
Mas olha... o panucci eh o cara pra te responder isso rsrs
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LeandroP Moderador |
# mar/08
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Renatu
O acorde D/E é na verdade um acorde E suspenso --> Esus ou E7(4/9)
E = tônica D = 7a menor (daí o modo mixolídio) A = 4a justa (daí o "suspenso") F# = 9a maior
É comum ver a grafia D/E pra facilitar a formação do acorde, pois você vê uma tríade de D maior com a 9a no baixo. Mas trata-se de um acorde suspenso mesmo.
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LeandroP Moderador |
# mar/08
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Este modo é o mixolídio_4, onde a 4a não é uma nota de passagem (pois está na formação do acorde) e a 3a deste modo passa a ser uma nota de passagem. O desenho é o mesmo, a abordagem é um pouco diferente, pra não perder o efeito de suspensão.
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Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# jun/09
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galera, vou ressuscitar este topico pq estou voltando a estudar umas coisas de teoria e nao to sacando este negocio aki: alguem poderia explicar resumidamente isso de "resolver em tal acorde", como posso estudar isso melhor? *sim, jah usei a busca...estou upando este pra nao criar um novo*
vleu|!
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prog_jam Veterano |
# jun/09
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Motoboy From Hell-SDMF A resolucao se dah para uma quebra de tensao.
Serviu?
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Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# jun/09
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prog_jam
hmmm poderia dar um exemplo simples, por favor? acho que saquei a ideia principal...
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prog_jam Veterano |
# jun/09
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A diminuta de passagem serve como exemplo...
C7 | F7 | C7 | % | F7 | F#dim7 | C7 | A7 | Dm7 | G7 | C7 C#dim7 | Dm7 G7 ||
Agora foi?
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prog_jam Veterano |
# jun/09
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Ah, os acordes dim7, pro caso de alguma duvida na digitacao: F#dim7 = F7/F# C#dim7 = C7/C#
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Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# jun/09
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hey man, valeu
pelo q entendi vc cria uma tensao com o acorde com diminuta, e dai "resolve" ele com um acorde posterior, certo? Como sei qual deve ser a resoluçao entao?
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Minow Veterano |
# jun/09 · Editado por: Minow
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prog_jam Pô cara, assim acho que ele não vai entender nunca.
Motoboy From Hell-SDMF Cara, é o seguinte. Certos acordes, chamados dominantes, contém o intervalo de trítono (quinta diminuta) na sua formação, e pelo som tenso do intervalo, ele funciona como acorde de preparação pra um acorde de função tônica. Um exemplo clássico é o quinto grau resolvendo no primeiro, por exemplo, em dó maior:
C7M | F7M | G7 | C7M
C7M = tônica F7M = sub dominante G7 = dominante, quinto grau de dó, resolve em C7M.
Você pode fazer outras resoluções possíveis, como resolver o G7 no Em7 ou Am7, como também pode usar o sétimo grau Bm7(b5) como dominante. Enfim, existem milhares de opções. Os acordes diminutos são formados por dois trítonos, então eles tem muito mais resoluções possíveis.
Pesquise por funções tonais que você chega lá, isso que eu passei é o básico do básico do básico!
*Edit* Ortografia.
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Minow Veterano |
# jun/09
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Motoboy From Hell-SDMF Basicamente o campo harmônico fica dividido assim, pelas funções tonais:
Tônica = I, III, VI Sub Dominante = IV, II Dominante = V, VII
Sabe os campos harmônicos maior e menor natural?
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prog_jam Veterano |
# jun/09
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Minow Na real acho que nem assim ele vai entender... O ideal nesse caso eh exemplo sonoro mesmo...
Motoboy From Hell-SDMF Cara, isso vai ser complicado de te explicar assim, ao menos pra mim... Mas o seu entendimento sobre a diminuta de passagem estah correto. No mais eh teoria musical mesmo, como o minow estah falando, inclusive pelo que li acho que ele vai poder te dar uma explicacao mais tecnica sobre o assunto, coisa que seria longa demais pra mim e nao tenho muita paciencia pra ficar digitando 300 posts de 300 linhas cada... Vai na dele que acho que voce vai conseguir seu entendimento pleno.
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Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# jun/09
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Minow prog_jam
Ae pessoal, valeu pela paciencia! hehehehe
acho q entendi a ideia! eu coloco um acorde do V ou VII grau preparando, e resolvo ele com a tonica ou seja, I, III ou VI, certo?
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Minow Veterano |
# jun/09
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Motoboy From Hell-SDMF Muito basicamente é isso. Mas você entendeu por que isso acontece? Na dúvida, qualquer acorde você pode botar um V7 pra resolver nele. Independente do campo harmônico ou função.
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Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# jun/09
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Minow
admito que nao entendi o pq isso acontece hehehe teria relaçao com as notas que compoe o acorde?
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Minow Veterano |
# jun/09 · Editado por: Minow
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Motoboy From Hell-SDMF Sim! Você entendeu o que é o trítono? É o intervalo de quinta diminuta, que é bem dissonante. Quando você toca um acorde tipo V7 e em seguida um I7M, você "abre" o intervalo com um cromatismo que dá a impressão de repouso. Experimente você. (: Cara, se eu tiver te confundindo, avisa. Eu não sei até onde você manja de teoria, não sei se sabe como funciona o campo harmônico maior, não sei se sabe os intervalos... então qualquer coisa grita que eu volto um pouco e te explico o que você não sabe até aí!
Obs: isso é na harmonia funcional tradicional, existem muitos estilos em que você vai ver um acorde dominante como tônica. No blues por exemplo, ou no funk.
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Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# jun/09
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Minow
poxa cara, valeu ai pelas informaçoes! ajudou bastante!
valeu \o/
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