pq E mixolidio resolve no acorde de D/E ?

    Autor Mensagem
    Renatu
    Veterano
    # mar/08


    a configuração do acorde seria (1 7b 9 11).. e o modo mixolidio tem a 7b.. encaixa..tbm tem a 9 e a 11 q seria a 2 e a 4... blz até axo q sakei.. mais e expliquem melhor.. o pq do D/E...pq do E mixolidio... ? num sei c ficou clara minha duvida... =s

    thilawyer
    Veterano
    # mar/08
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    Cara... juro q naum entendi sua pergunta... mas vamos lá...

    E mixolidio é o V grau da escala de A/F#m

    Se vc tocar a escala de A sobre o acorde D/E causa a intenção do mixolidio pq o baixo em E gera esse efeito... o D também faz parte da escala... sendo do IV grau...

    D/E eh uma inversão do acorde D com a 2ª no baixo...

    Tentei dar uma resumida no q seria o E mixolidio.. mas dah uma melhorada na sua pergunta pra gente entender o q vc queria rsrs

    thilawyer
    Veterano
    # mar/08
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    Agora eu vi o titulo cara... li o post mas desconsiderei o titulo...

    Veja... o E mixolidio resolve bem no D/E pq as notas desse acorde saum: E,A,D,F#... Qual outro acorde ele resolve!? O A certo!? Q tem... A,D,E... se adicionarmos uma 6ª/13ª temos o F#... invertendo o baixo para o E... temos um A13...

    Serah q me entendeu?

    Mas olha... o panucci eh o cara pra te responder isso rsrs

    LeandroP
    Moderador
    # mar/08
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    Renatu

    O acorde D/E é na verdade um acorde E suspenso --> Esus ou E7(4/9)

    E = tônica
    D = 7a menor (daí o modo mixolídio)
    A = 4a justa (daí o "suspenso")
    F# = 9a maior

    É comum ver a grafia D/E pra facilitar a formação do acorde, pois você vê uma tríade de D maior com a 9a no baixo. Mas trata-se de um acorde suspenso mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/08
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    Este modo é o mixolídio_4, onde a 4a não é uma nota de passagem (pois está na formação do acorde) e a 3a deste modo passa a ser uma nota de passagem. O desenho é o mesmo, a abordagem é um pouco diferente, pra não perder o efeito de suspensão.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/09
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    galera, vou ressuscitar este topico pq estou voltando a estudar umas coisas de teoria e nao to sacando este negocio aki:
    alguem poderia explicar resumidamente isso de "resolver em tal acorde", como posso estudar isso melhor?
    *sim, jah usei a busca...estou upando este pra nao criar um novo*

    vleu|!

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09
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    Motoboy From Hell-SDMF
    A resolucao se dah para uma quebra de tensao.

    Serviu?

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/09
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    prog_jam


    hmmm
    poderia dar um exemplo simples, por favor?
    acho que saquei a ideia principal...

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09
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    A diminuta de passagem serve como exemplo...


    C7 | F7 | C7 | % | F7 | F#dim7 | C7 | A7 | Dm7 | G7 | C7 C#dim7 | Dm7 G7 ||

    Agora foi?

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09
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    Ah, os acordes dim7, pro caso de alguma duvida na digitacao: F#dim7 = F7/F#
    C#dim7 = C7/C#

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/09
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    hey man, valeu

    pelo q entendi
    vc cria uma tensao com o acorde com diminuta, e dai "resolve" ele com um acorde posterior, certo?
    Como sei qual deve ser a resoluçao entao?

    Minow
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Minow
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    prog_jam
    Pô cara, assim acho que ele não vai entender nunca.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Cara, é o seguinte.
    Certos acordes, chamados dominantes, contém o intervalo de trítono (quinta diminuta) na sua formação, e pelo som tenso do intervalo, ele funciona como acorde de preparação pra um acorde de função tônica.
    Um exemplo clássico é o quinto grau resolvendo no primeiro, por exemplo, em dó maior:

    C7M | F7M | G7 | C7M

    C7M = tônica
    F7M = sub dominante
    G7 = dominante, quinto grau de dó, resolve em C7M.

    Você pode fazer outras resoluções possíveis, como resolver o G7 no Em7 ou Am7, como também pode usar o sétimo grau Bm7(b5) como dominante. Enfim, existem milhares de opções.
    Os acordes diminutos são formados por dois trítonos, então eles tem muito mais resoluções possíveis.

    Pesquise por funções tonais que você chega lá, isso que eu passei é o básico do básico do básico!

    *Edit*
    Ortografia.

    Minow
    Veterano
    # jun/09
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    Motoboy From Hell-SDMF
    Basicamente o campo harmônico fica dividido assim, pelas funções tonais:

    Tônica = I, III, VI
    Sub Dominante = IV, II
    Dominante = V, VII

    Sabe os campos harmônicos maior e menor natural?

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09
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    Minow
    Na real acho que nem assim ele vai entender...
    O ideal nesse caso eh exemplo sonoro mesmo...

    Motoboy From Hell-SDMF
    Cara, isso vai ser complicado de te explicar assim, ao menos pra mim... Mas o seu entendimento sobre a diminuta de passagem estah correto.
    No mais eh teoria musical mesmo, como o minow estah falando, inclusive pelo que li acho que ele vai poder te dar uma explicacao mais tecnica sobre o assunto, coisa que seria longa demais pra mim e nao tenho muita paciencia pra ficar digitando 300 posts de 300 linhas cada...
    Vai na dele que acho que voce vai conseguir seu entendimento pleno.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/09
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    Minow
    prog_jam


    Ae pessoal, valeu pela paciencia! hehehehe

    acho q entendi a ideia!
    eu coloco um acorde do V ou VII grau preparando, e resolvo ele com a tonica ou seja, I, III ou VI, certo?

    Minow
    Veterano
    # jun/09
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    Motoboy From Hell-SDMF
    Muito basicamente é isso.
    Mas você entendeu por que isso acontece?
    Na dúvida, qualquer acorde você pode botar um V7 pra resolver nele. Independente do campo harmônico ou função.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/09
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    Minow

    admito que nao entendi o pq isso acontece hehehe
    teria relaçao com as notas que compoe o acorde?

    Minow
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Minow
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    Motoboy From Hell-SDMF
    Sim!
    Você entendeu o que é o trítono? É o intervalo de quinta diminuta, que é bem dissonante.
    Quando você toca um acorde tipo V7 e em seguida um I7M, você "abre" o intervalo com um cromatismo que dá a impressão de repouso.
    Experimente você. (:
    Cara, se eu tiver te confundindo, avisa. Eu não sei até onde você manja de teoria, não sei se sabe como funciona o campo harmônico maior, não sei se sabe os intervalos... então qualquer coisa grita que eu volto um pouco e te explico o que você não sabe até aí!


    Obs: isso é na harmonia funcional tradicional, existem muitos estilos em que você vai ver um acorde dominante como tônica.
    No blues por exemplo, ou no funk.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jun/09
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    Minow

    poxa cara, valeu ai pelas informaçoes!
    ajudou bastante!

    valeu \o/

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