strato Zaganin: cedro ou freijó?

Autor Mensagem
procurador
Veterano
# mar/08


Olá a todos!
Seguinte: adquiri semana passada uma fender american standard 99 sumburst em alder, bem conservada, por um preço convidativo. Gostei da guitarra, mas confesso que preferi o timbre de outras fenders do mesmo modelo que testei. Já pensei em trocá-la ou revendê-la, para comprar uma strato zaganin. Até prefiro uma strato feita a mão, pois assim posso mudar algumas medidas, como por exemplo o rebaixamento do shape, que pra mim os modelo das fender usas são muito acentuado o que pasmem, me causa problemas (já tive tendinite das brabas e só fiu perceber que e rebaixamente é "muito" acentuado" depois que levei a guitarra pra casa...) Ocorre que uma zaganin, vai ficar uns 4.500,00 pelo visto. Então, como gosto bastante das fenders usa, pensei em mandar fazer um CORPO strato no zaganin, o qual fica em 1.200,00 (cedro rosa ou freijó) ou 1.700,00 (ash ou alder - indisponíveis no momento). Então pergundo para construir um corpo strato (com as medidas levemente alteradas para se adequar a mim - pequena redução do rebaixamento do shape) para botar na minha fender usa, aproveitando todo o restante da guitarra, qual madeira seria melhor, cedro ou freijó??? qual mantém mais o som de fender strato (em alder)???

procurador
Veterano
# mar/08
· votar


Vejo vários comentarem muuuuito bem sobre as Zaganins, mas pouco ou nada se fala sobre as alternativas de madeiras por ele usadas. Entre freijó e cedro rosa, qual timbra mais na linha strato alder da fender???

gucrispim
Veterano
# mar/08 · Editado por: gucrispim
· votar


procurador
eu axo que o freijó (por eleminação) já que alguns dizem q o cedro rosa remete ao mogno......... axo q o freijó tende ao "ash" (ou freixo) que tbm eh usado pela fender em strato (assim como alder)

alias...... procure procurador

BaNdAiD
Veterano
# mar/08
· votar


porque ele num usa alder?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


procurador
Freijó.
Abç

Curly
Veterano
# mar/08
· votar


procurador

não vejo como um novo corpo poderia melhorar o som de uma Fender Ams, mas vc é q sabe, mas por 1700 pilas acho que sai mais barato importar:

http://www.stewmac.com/shop/Bodies,_necks,_wood/Electric_guitar:_Bodie s/1/Flametop-S_Front-routed_Guitar_Bodies/Pictures.html#details

só uma dúvida, qual é o resto do seu setup (amp, pedais) ?

Pequeno Gafanhoto
Veterano
# mar/08
· votar


procurador
Seguinte: adquiri semana passada uma fender american standard 99 sumburst em alder, bem conservada, por um preço convidativo

Quanto você pagou ? é com a escala em maple como você estava procurando ?

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


Pq o Nzaganin nao usa alder nas stratos dele?

eu vi o preço daquela Strato vintage dele..tava 3800 reais!

Blackus
Veterano
# mar/08 · Editado por: Blackus
· votar


BaNdAiD
Juliano P
Porque no Brasil não tem alder. Importar alder pra que, com tanta madeira aqui?

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar


procurador

O freijó é mais indicado para uma strato. O cedro para uma LP ou PRS.

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


Juliano P

ele faz em Ash e alder tambem, mas ai o preco sobe...

a HSH dele e em Ash...

Ant--
Veterano
# mar/08
· votar


Putz. Eu deixaria a Fender original (se é realmente boa) e investiria numa Nzaganin também original. Se for preciso vender a Fender, que seja, mas matar uma peça dessas é meio que crueldade.
Tenho certeza que até o Zaganin iria preferir trabalhar numa do zero, do que mesclar peças.

Só minha opinião :)

procurador
Veterano
# mar/08
· votar


Curly
fala curly. ó eu aqui de novo com minhas "maluquices", como diz minha esposa. Bem, eu nem uso pedais não, apenas um TS pra empurrar o som dos amplis, um equalizer boss e um compressor boss meu que rescucitei (não tava usando porque tira a dinâmica do som). Amplis, tenho um fender deluxe 112 plus (transistor) que ligo em série num lenze lc 30 que comprei novo ano passado (o som acho que fica melhor que de um hot rod original, pois os falantes eminence que vêm no fender, não curto muito, pra um som definido, não. Tenho ainda um roland jc 120, que já pensei em vender umas 200 vezes, mas que sempre acabo ficando com dó. Ele sozinho nem curto muito (por isso queria vender) mas ligando o laney valvulado em série nele o som fica bem legal (além de alllllllto e super cristalino) pra strato é um negócio fantástico. já pra plugar outras coisas não curto.

procurador
Veterano
# mar/08
· votar


Pequeno Gafanhoto
paguei 2.500,00 com case, manual e um captador jb jr. de brinde, que veio nela, mas o original (este de brinde no caso). Ela é em maple sim e bem conservada. Mas plugando em casa não curti muuuuito o timbre dela não, em vista de outra de um amigo meu (do mesmo modelo). O som é um agudo cortante e meio sem equilíbrio. Tinha notado isso no classic 30 do vendedor de curitiba (super gente boa por sinal), mas pensei que fosse o ampli que é difernete do meu (fender e laney). Mas como o preço tava muito bom achei, comprei ela. Dá pra vender pelo preço que paguei tamquilo e ficar com o cap de brinde. mas daí pensei num corpo (COM MEDIDAS LEVEMENTE ALTERADAS) para ela, para atender melhor minhas necessidades. Mas já cantaram a bola aí em cima pro freijó, que acho que é pesado, segundo me falaram... Talvez o negócio seja pegar a guita do meu amigo, que é mais leve e timbra mais legal, achei. Valeu. Ah, tenho que vender minha japa logo, pra fazer caixa...

procurador
Veterano
# mar/08
· votar


BaNdAiD
não tem no momento. e sem previsão.

procurador
Veterano
# mar/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Doutor!!! Acha mesmo o freijó? Eu pensei nisso também. O cedro pretendo usar numa futura construção de uma guita feita a mão pra meio que simular uma ibanez HSH. Porque pelo que vi, tem um timbre encorpado, porém mais agudo e aberto que o mogno, além de ser mais leve fisicamente, que o mogno. Já pra timbrar na linha fender mesmo, acho que o feijo seria mais indicado mesmo né? Mas será que o tal do freijó é PESADO? Alám daquela questão do rebaixamento do shape, inicialmente lançada, possuo restrição com guitarras pesadas. Vale dizer, que tenho uma gibson studio, que nem uso muito e que queria até vender ela ou trocar num fender usa e vc mesmo me recomendou que não visesse a troca... Então, embora tenha resolvido ficar com a gibson, meio que de estimação (e que estimação rsrsrsrsrs) estou fugindo de guitarras pesadas.
Ah, aproveitando a distinta oportunidade de falar contigo, me fale uma coisa: Gostei de uma fender de uma amigo meu, que talvez trocaria a dele pela minha, que é do mesmo modelo (am std, apenas 8 anos mais velha). Ela é leve como uma tagima 735brasileira, sem demagogia. Seria aceitável uma variação de timbre considerável e sobretudo de peso dos instrumentos, considerando serem em princípio originais??? Grande abraço!

procurador
Veterano
# mar/08
· votar


Edu1974
Era o que eu estava pensando mesmo. Valeu pela dica.
Mas me fala uma guita em freijó pesaria muito??? Mais que uma fender em alder??? Não estou podendo com guitarras pesadas. Abraços.

procurador
Veterano
# mar/08
· votar


Ant--
Pois é, mais minha fender para revenda valeria de (2.500,00 a 2.800,00).Não adianta tentar por mais que não se vende. Tem gente que parece que gosta de gastar com anúncios absurdos no ML. A própria two tone e outros mais barateires, não vendem muito a mais que isso... Já uma zaganin sairia por uns 4.500,00/5.000,00. Então me parece mais econômico mesclar, além de continuar com o fender no headstock (apesar de que não ligo muito pra isso). Já ficar com duas stratos caras, pra mim não vira. Tenho sim a pretensão de fazer outra guitarra (uma strato levemente modificada pelo conforto do corpo com duplos e single no meio) mas aí seria outra história e mais pra frente também.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


procurador
Meu caro, agradeço a consideração mas por enquanto ainda sou apenas doutorando, portanto o amável tratamento Doutor é dispensável. Bem, o freijó não é uma madeira pesada e o seu timbre é bem próximo ao do Alder. Acabei de construir um PJ com o corpo nessa madeira e o resultado foi bem legal, mas eu havia entendido que vc iría confeccionar uma strato com esse corpo no Zaganin, e não trocar o de sua Fender; isso eu não recomendaría apenas porque o valor de revenda seria diminuído. Quanto à troca pela Fender de seu amigo, se vc gostou do timbre que ela lhe proporcionou e das condições gerais do instrumento, vá em frente.
Abç

procurador
Veterano
# mar/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sei que você é mestre e agora doutorando em ciências ecoômicas ou algo do tipo, mas eu quis me referir vulgarmente e no melhor sentido da expressão, em relação aos seus conhecimetos "guitarrísticos", pois está sempre atento, tendo uma resposta rápida e pertinente todas as vezes em que se manifesta...
Bem, quanto à Zaganin, seria mesmo só o corpo, com aqueles rebaixamentos mais brando. Acho os rebaixamento das stratos, trazeiro e dianteir muito acentuado, pois representam em geral 2/3 da espessura do corpo. O corpo da japonesa é menos rebaixado, contanto com aproximadamente metade da largura do corpo. Percebo que o ideal, seria se o corpo fosse como uma tele quase, com rebaixamente na proporção de 1/3 no máximo da espessura do corpo. Não é uma questão estética e sim uma necessidade, para que eu pudesse tocar sem sentir dores de tendinite.
Vou pensar melhor sobre i$$o. rsrsrsrs

Mas me fala melhor sobre o peso físico do freijó. Li a respeito, que timbra "mais strato" mesmo, mas que não seria tão leve, já que pesaria como o ash, que por sua vez pesa mais que o alder. Estou enganado?
Mas se realmente for leve, ficaria um corpo construído com freijó, bem leve como o corpo de uma tagima 735 brasileira?? Uso a tagima como referência, pois acho ela super leve, portanto com um peso excelente para se tocar em pé e mesmo sentado par anão se força a coxa direita depois de horas tocando sentado...
Sei que uma fender em alder, ou em basswood (japonesa) não é tão pesada não. Aliás seriam até consideradas leve, em vista de uma LP em mogno. Mas se pudesse, eu tocaria numa guitarra leve como a tagima 735, mas com som de fender. Saliente-se que a fender de meu amigo, citada acima, é tão leve como uma tagima. Mas cairá no "inconveniente" de possuir o rebaixamente comum de stratos, que é maior que o da minha japonesa, dái o meu interesse em construir um corpo para ela (minha f. am std).
De qualquer sorte, pretendo construir uma guitarra com corpo para dois humbucker e um single no meio, utilizando do cedro, para ter um som encorpado mas com mais médios e agudos. Seria uma boa opção??? Abraços Mestre!!! Obrigado pelas preciosas informações!

seria como o peso das madeira

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


procurador
Meu caro, a questão do peso do freijó e de qualquer madeira é variável, afinal estamos falando de um produto da natureza, mas vc pode pesquisar nos "sites" da internet (procure pelo google) por textos que indiquem a densidade das madeiras, daí vc terá uma boa referência. Mas o fato é que essa madeira é mais pesada que o marupá sim, mas não muito. Quanto ao rebaixo, prefiro o que foi desenvolvido pela Fender, que é arredondado na parte inferior da trócula. Digo isso pois a perda de massa do corpo nessa região, depõe contra a sustentação e o timbre do instrumento (quanto mais massa, mais sustentação natural e "encorpamento" do timbre, por isso a "superioridade" das guitarras mais pesadas e das cordas de calibre maior).
Quanto ao "Doutor", agradeço novamente sua vênia. Em tempo, sou Mestre em História Econômica (USP) e Prof. de uma Universidade aqui no RJ.
Abçs

procurador
Veterano
# mar/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Beleza.
Mas os rebaixamentos da fenders, variam. Minha japan (que está a venda para fazer caixa e cobrir parte dos gastos com a aquisição da usa) possui rebixamente menos acentuado que a am std. Realmente, os rebaixamentos trazeiro e dianteiro de seu corpo vão até metada da espessura do corpo (no final do rebaixamento, vale dizer, no canto do corpo onde há o rebaixamento, a espessura do corpo cai pra metade). Não sei se deu pra entender.. Já na fender usa esse rebaixamento, na frente e no de trás do corpo é maior, afinando ainda mais o corpo, deixando o corpo com aprox. 1/3 da espessura dele, no ponto final do afinamento. Ou seja, a usa tem os cantos rebaixados mais finos que o da japa. Esta grosso, modo estaria mais próxima de uma tele, que não possui qualquer rebaixamento. O modelo da japa é MAIS CONFORTÁVEL pra mim. Noto que se fosse menos rebaixada, ficaria ainda melhor. Porém ela não timbra como a usa, daí a idéia de mandar fazer um corpo num luthiuer. SERÁ QUE A REDUÇÃO no nível do rebaixamento, implicaria mudança de timbre? A japonesa timbra como strato (é strato) apesar de menos rebaixada... Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


procurador
Sim, quanto mais madeira vc retira, menos massa. Acho que vc deve pesquisar atentamente uma série de instrumentos, descobrir o que mais lhe agrada em termos de timbre e peso e adquirí-lo. Outra questão: Se vc tem uma Strato japa que lhe agrada nesses sentidos, porque uma Strato USA? Seu dinheiro não seria mais bem empregado em outras coisas? São apenas questionamentos que vc mesmo deve responder.
Abç

Pequeno Gafanhoto
Veterano
# mar/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Se vc tem uma Strato japa que lhe agrada nesses sentidos, porque uma Strato USA

me intrometendo um pouco nessa conversa, acho que isso é um fetiche de quase todo guitarrista, a Fender tem que ser americana, se não for não tem graça, pode até ter o timbre e construção melhor, mas tem que ser americana ... acho que é isso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


Pequeno Gafanhoto
Talvez.... Não sei.
Mas se for o caso, creio que o mais interessante (e caro) seria como fez meu amigo (e camarada de banda) Sandro Carvalho: Comprou uma Fender Stratocaster 1978! Eh,eh,eh,eh...........
Abçs

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


A fender americana tem a tradição..e tb tem uma qualidade das peças melhor, pra justificar o preço tb...entao eh mais facil encontrar americanas boas, do q japa ou mex boas!
mas nao necessariamente tem q ser americana. Voce fazendo um pequeno upgrade numa japa..tenho certeza q fica na mesma qualidade!

Juliano P
Veterano
# mar/08
· votar


Blackus
valeu pela resposta!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


Juliano P
Cara, atualmente, eu tenho encontrado até mesmo as mexicanas com melhor som e custo-benefício que as americanas, e as japas, sempre foram boas......Quanto à questão de feitiches, eu não posso opinar, é pessoal e subjetivo. Para mim, o que importa é o som e a música que se extrai do instrumento (que óbviamente deve ter um mínimo de qualidade).
Abç

Pequeno Gafanhoto
Veterano
# mar/08 · Editado por: Pequeno Gafanhoto
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você tem toda razão, mas só conseguimos chegar a essa conclusão quando atingimos a maturidade e nos libertamos dessa coisa de que algo precisa de marca pra agradar, tenho acompanhado muitos guitarristas por aqui e que fizeram suas guitarras sob medida em luthiers e hoje não as trocam nem pelas mais caras guitarras importadas, mas a princípio a questão da fender ou gibson é fetiche mesmo, mas eu tambem vou me libertar desse paradigma ... hehehehehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


Pequeno Gafanhoto
É verdade, mas não quero que os companheiros acima tomem o que disse com crítica, até porque, eu também tenho meus feitiches: Por garotas de pernas compridas enfeitadas por meias 7/8, eh,eh,eh,eh,ehhhhhhhh..........................
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a strato Zaganin: cedro ou freijó?